Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Evento de CMS Livre da Tempo Real em SP será gratuito

A Livraria Tempo Real, parceira do BR-Linux, retificou o recente anúncio de seu evento sobre CMS, informando que o mesmo passa a ser gratuito (mas há necessidade de inscrição prévia. Diz o anúncio: "As inscrições já estâo abertas para o evento "Gerenciamento de Conteúdo com Software Livre" que a Livraria Tempo Real estará realizando no auditório da FIAP em São Paulo no dia 26-02-2005! Após consenso com os palestrantes, a inscrição será GRATUITA para este evento. O processo continua sendo necessário, mas o valor da inscrição foi zerado! Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (sigla em inglês CMS) são a base sobre a qual uma pessoa, empresa ou instituição pode divulgar suas informações e integrar seus colaboradores e clientes. O ato de redigir a informação, revisá-la, autorizá-la e todo o fluxo de tarefas involvidas estão presentes no centro do CMS, gerenciando o processo. Neste evento traremos uma visão geral sobre instalação, configuração, funcionalidades, apresentação, customização e desenvolvimento em: PHP Nuke: É o mais conhecido CMS livre que existe. É muito utilizado em sites de comunidades on-line e é caracterizado pela grande quantidade de funções presentes na instalação padrão e/ou nos Módulos adicionais. É desenvolvido sobre uma linguagem de programação muito difundida, o PHP. Plone: Plone é um Sistema Gerenciador de Conteúdo livre e de código aberto. Seu objetivo é fornecer valor a cada nível de uma organização. Ele vem com um sistema de workflow, segurança e funções pré configuradas, um conjunto de tipos de conteúdo e suporte a várias línguas. Há vários desenvolvedores, escritores, e pessoas que testam o Plone de todas as partes do mundo, contribuindo todos os dias com o Plone. Plone funciona sobre um Framework de Gerenciamento de Conteúdo chamado ZOPE e é desenvolvido na linguagem Python. Os palestrantes são profissionais reconhecidos na comunidade e com vasta experiência no mercado."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
PHPNuke: Também conhecido como o CMS mais bugado que existe - principalmente com relação a bugs de segurança. Parece que o sujeito que o faz (o desenvolvedor principal) também não é lá muito amigável e não aceita patches com facilidade.

Por causa disso até apareceu um fork do phpnuke pra sanar esses problemas, o PostNuke.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de minholi
Agua e vinho: Podem dizer que eu estou sendo tendencioso, mas cá entre nós, não existe comparação entre os 2. O Plone é um CMS voltado para o segmento corporativo, que possue entre outras coisas suporte a workflows, um framework para desenvolvimento de novos conteúdos, suporte webdav, etc.

O Plone é uma ferramenta de "gestão de conhecimento", enquanto o phpNuke é um Web Bulletim Board System. Se o foco do evento estiver voltado ao tratamento separado de cada uma das ferramentas ele com certeza será muito interessante, mas se misturarem alhos com bugalhos só vai gerar confusão, pricipalmente para o pessoal do Plone.
Comentário de Jarbas Peixoto Júnior
CMS TWiki: O grupo OpenSourceCMS disponibilizou em seu site http://www.opensourcecms.com uma série de CMS com a finalidade de testes, para que se possa saborear antes de decidir pela sua utilização (ou não).

Todos os CMS disponibilizados voltam a sua configuração original de duas em duas horas, por isso mesmo pode mecher à vontade, sem medo de detonar alguma coisa.

Dentre os CMS mais conhecidos posso citar:

XOOPS - http://www.xoops.org - http://underpop.com - http://www.xoopstotal.com.br
=====================================================================
PHP-Nuke - http://www.phpnuke.org - http://www.phpnuke.org.br - http://www.underlinux.com.br - http://www.fedora.org.br/
=====================================================================
Plone/Zope - http://plone.org/ - http://www.zope.org http://plonetarium.incubadora.fapesp.br - http://www.tchezope.org/ - http://www.zopebrasil.com.br/ - http://www.cbsnewyork.com/ - http://www.boston.com/ - http://plonetarium.objectis.net/ - https://linux.co.uk/
=====================================================================
Mambo - http://www.mamboserver.com
=====================================================================
b2evolution -http://b2evolution.net/ - http://zilli.gulinuxsul.org/b2/index.php
=====================================================================
Xaraya - http://www.xaraya.com/ - http://pt.xaraya.com/
=====================================================================
TikiWiki - http://tikiwiki.org/
=====================================================================
Drupal - http://www.drupal.org/ - http://br-linux.org - http://zine.fedora.org.br/
=====================================================================

E o TWiki? Quem conhece o TWiki não o troca por outro. É seguro, estável e simples.

Quem usa o TWiki? Acesse http://twiki.org/cgi-bin/view/Main/TWikiInstallation para ter uma idéia de quem já instalou o TWiki.

=====================================================================
TWiki - http://www.twiki.org - http://www.iti.br - http://twiki.im.ufba.br - http://twiki.im.ufba.br/bin/view/Portugues - http://www.ciranda.net - http://www.pauloteixeira13.com.br - http://psl-go.softwarelivre.org
=====================================================================

Espero ter podido colaborar na divulgação dos *diversos* CMS existentes.
Comentário de Carlos
PHP-NUke é dose: Depois de usar o php-nuke por anos e ter o site invadido uma infinidade de vezes devido a bugs que o Francisco Burzi insistia que não exitiam acabei mudando para o Xoops
http://www.xoops.org
http://www.xoopsbr.org
http://www.xoopstotal.com.br
Além de ser mais seguro e programado orientado a objetos, ele tem sistema de cache que agiliza o acesso ao DB, muitos módulos(verdade que menos que o php-nuke), templates em html, Smarty e uma boa comunidade no Brasil.

O criador do PHP-Nuke acaba dependendo de modulos/hacks externos como o sentinel para aumentar a segurança do sistema, o duro é que os caras agora estão cobrando pelos addons de segurança...dureza
Comentário de Jeveaux
Só PHP?: Este evento, tem mesmo como idéia falar só de CMS feitos em PHP?
Comentário de brain
Não: O Plone não é em PHP.
Comentário de Guaracy Monteiro
Já sabia o que iria ler ante: Já sabia o que iria ler antes de acessar o site da Tempo Real e ler os comentários. Só posso dizer que concordo com os comentários. Pessoalmente acho que o mercado deve formar profissionais e não conhecedores de um produto. O que mais me indiguina é ver um título 'Curso de Informática' e no conteúdo tem:
- 1o mês Word
- 2o mês Excel
- 3o mês PowerPoint
- 4o mês Access

CMS é um acrônimo muito genérico. Acho que eles deveria falar sobre o que significa, quais os nichos, etc e não se deter apenas em dois. Existem centenas em diversas linguagens, cada um com características específicas. Acredito que não seja uma citação tendenciosa, mas achva melhor, simplesmente eliminar as duas referências.

Uma relação um pouquinho mais completa:
http://www.la-grange.net/cms

De qualquer forma, ponto positivo para a gratuidade do evento (afinal eu não sou um cara tão chato assim).
Comentário de Walter cruz
Apenas uma propaganda básica do b2evolution: O b2evolution assim como o word press é um fork do b2, com suporte a múltiplos blogs e múltiplos usuários, múltiplas categorias nos posts, skins, RSS (inclusive ATOM). Pessoalmente, acho a divulgação dele um pouco falha, pois o considero um software excelente ! :)
Comentário de casca
Esse tópico apareceu em boa: Esse tópico apareceu em boa hora nas pesquisa web que estou fazendo agora atrás de informações dos CMS livres do mercado.
Tenho pouca esperiência nessas ferramentas e apesar de ter testado várias entre elas Mambo, Xaraya, PostNuke, PHPNuke dentre outros eu ainda não me decidi qual a melhor para minha empresa.
Tenho algumas perguntas e talvez vocês possam me ajudar.
1º)Somente o Zope/Plone tem Workflow das publicações de páginas e nottícias?
2º)Qual CMS seria mais indicado no caso de eu querer desenvolver um portal? A idéia é ter na primeira página uma espécie de capa, one aparecerá notícias de outros subsites. Cada subsite terá suas próprias notícias e links independentes, mas na capa do site será mostrado uma notícia selecionada pelo adminstrador de cada subsite.

Acho que pra isso já está de bom tamanho para reavivar o tópico.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004