Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dreamlinux: distribuição nacional roda em micros com 64MB de RAM

Encontrei publicado hoje, no boadica.com.br, a notícia sob o título "Mais uma versão do Pinguim com jeito brasileiro". No texto: "Está disponível na grande rede mais uma distribuição Linux montadinha bem aqui na Terra Brasilis. Chama-se Dreamlinux e sua principal característica é ser extremamente modular, permitindo a personalização a gosto do freguês, com mais ou menos softwares, dizem seus criadores... Segundo André Felipe, designer e um dos desenvolvedores da nova distribuição, o projeto contém versões light do sistema - chamadas de Little Dreams Collection. A idéia é que elas rodem em PCs mais simples, fugindo do gigantismo dos atuais sistemas operacionais, mesmo os abertos. Com elas, bastará ter 64Mb de memória para rodar o sistema direto do CD-ROM - explica André." "O Dreamlinux está disponível para download aqui.". O que destaco como interessante é o fato de ter sido indicado como fonte o Jornal O GLOBO, e não um sítio da comunidade Linux, como o próprio BR-Linux.” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de KyNDeR
Parabéns !: Ainda não baixei a ISO, mas gostaria de dizer que o pessoal do Dreamlinux está de parabéns pelo belo site, super informativo, bem organizado e visualmente bem feito. Parece muito interessante o Mkdistro Maker - com certeza eu vou experimentá-lo.

Mais uma vez Parabéns! O site é bem chamativo.
Comentário de bebeto_maya
É um trabalho visualmente mu: É um trabalho visualmente muito bom, com um design simples e funcional. O que falta em estética no Kurumin, por exemplo, sobra no Dreamlinux...Embora ambas as distros sejam fortes em suas áreas.
Comentário de Grobsch
Anúncio: Li a reportagem no jornal e torço para o projeto, apenas deixo o adendo que o sistema modular é uma antiga criação do Tomas Matejicek (Slax) e já é usado por centenas de distros livecds, no caso eles usam o sistema do Morphix que não conheço, e muitos livecds já trazem um programa para remasterizaão total, o Slax tem inclusive um programa que permite a reconstrução da ISO pelo windows chamado de MySlax Creator, e o GoblinX tem o liveupgrade que permite a criação de um livecd sem necessidade de instalação alguma...
No mais vale a pena testar para ver se existe alguma compatibilidade entre os módulos do dreamlinux e os que nós usamos...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de ricardomoc
Distro: Parece um belo sistema. Melhor ser iniciativa nacional. Legal é que privilegia o idioma português, inclusive no site. Seria interessante, mas não necessário, que o nome fosse em português. Mas tá bom. Muito bonito. É bom também vir com o Gnome, fugindo um pouco do tradicional KDE nos live cds. Vou testar, claro =)


---------------------------------------------------

Quando começa a vida? Saiba mais. Reflita. Comente.
http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de valdolinux
:
O Site é enxuto e super bonito!
Vou dar uma olhada na distro.
Espero que ela seja 10 também na estabilidade!

No mundo linux, quanto mais melhor!
Parabéns ao grupo de desenvolvimento.


valdolinux
Comentário de anakinpendragon
Não desmerecendo o projeto,: Não desmerecendo o projeto, mas ta quase igual ao slax popcorn, so que com as vantagens do debian e mais a vantagem de ser em
portugues-br, com um bom tratamento estetico. E uma boa combinação, desejo sorte ao projeto. So senti falta de uma coisa no site(muito organizado e bonito por sinal), qual tamanho do download da iso? alguem sabe? Não fala de requerimento de hardware também...
Comentário de fzero
Na verdade é XFCE.: XFCE não é Gnome, embora seja baseado no GTK também. É bem mais rápido e enxuto, uma maravilha minimalista. :)
Comentário de Lauro
Beleza...: Rapaz, gostei bastante dos temas (ícones, papéis de parede, etc) desta distro. O cuidado com a parte gráfica, a meu ver, deu ótimos resultados. Espero que o sitema tenha ficado também rápido, estável e amigável, com estas características mais a beleza que já citei, tem tudo para ter um grande futuro...

PS: Gostei principalmente dos screanshots do DreamXFCE, acho que a cada dia me apaixono mais pela interface "a la MAC OS X"...hehe

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de fzero
Tem designer na parada, só pode.: O grande problema da maioria dos projetos de software livre é a falta de designers e pessoas com bom senso estético em geral. Programadores não sabem nada de design, ponto. Qualquer coisa feita por eles nesse sentido é um desastre completo - e isso inclui o design de 99% dos sites. O Dreamlinux parece ter alguém que sabe o que está fazendo na equipe, o site é realmente muito bom.
Comentário de ricardomoc
Ops: Tem razão. Desculpa minha falha. Apesar de tudo, é em GTK+, e parece bastante.


---------------------------------------------------

Quando começa a vida? Saiba mais. Reflita. Comente.
http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de maiconfaria
generalização estupida!: generalização estupida!
Não vale nem discutir com você!

Comentário de alsimoes
Parabéns!: Olha que eu critiquei o PAMPA porque era um anúncio de distro que não tinha nehuma informação e no "furor" dos comentários aqui no BR-Linux surgiram defensores e criticos (eu inclusive), mas vejam a diferença do anúncio do PAMPA para o do Dreamlinux.

Poderiam surgir uma nova distro todo dia mas se cada uma mostrasse o nivel de refinamento que Dreamlinux está aparentando pelo menos no seu lançamento (eu ainda não baixei mas com certeza farei isso) a história seria diferente.

Mais uma vez meus parabéns!!!

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Eu quero World of Warcraft nativo no meu Linux!
Comentário de nemesis
não acho: Eu concordo com ele. Criação de GUIs ou websites é realmente "programação visual", uma arte em si que nada tem a ver com linguagens de programação ou compiladores.

Programadores em geral realmente são péssimos em design gráfico, mas ocasionalmente tem um talentoso em ambas as artes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Renato
320,8 M: Estou baixando agora, pelo firefox, e este é o tamanho indicado. Poderiam ter feito um torrent, pois o número de downloads já é razoável.

Comentário de edards
No meu firefox deu 313.3MB, m: No meu firefox deu 313.3MB, md5sum não encontrei...

Torrent ajudaria mesmo.

Vamo testa...


Comentário de Ansass
LInk: O link

http://www.boadica.com.br/noticia.asp?=7740 que ta na noticia, não esta funcionando!
Comentário de ricarab
Concordo!: Pode-se ver que a comunidade aceitou bem esse novo sistema, e ao que parece foi justamente porque ele mostrou algo de novo ou melhor!

Não significa que as outras pequenas (menos famosas!) distros não tenham algo de bom, mas é que quando um pequeno projeto que não se mostra tão ambicioso quanto os grandes, esses são vistos muito mais como auto-promoção do que pequenos e não tão ambiciosos projetos.

Lembro-me da ocasião do lançamento do PAMPA linux o Morimoto deu sua opinião e inclusive publicou-a no seu site, falando entre outras coisas sobre a comunidade brasileira. Não é de maneira nenhuma uma crítica ao Morimoto, aliás, eu também concordo com partes do que ele disse, mas eu gostaria de saber o que ele pensa sobre isso AGORA com lançamento dessa distro.

Morimoto, o que vc acha do comportamento da comunidade brasileira? Será que há sempre comportamentos ruins, ou a comunidade é tão forte e extremista que impulsiona os grandes projetos e sufoca os pequenos?


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Adriano Gabriel
Mais uma ?: Nao desmerecendo o projeto do pessoal que ficou realmente bonito acho
que os desenvolvedores linux deviam ser mais unidos e concentrar em algo em comum. A cada dia aparece uma distro diferente. Os esforços tinham que convergir para uma distro mais amigavel, estavel ..e principalmente com um marketing forte para ser difundido entre os desktops das pessoas que nunca viram linux. Ubuntu foi o que pra mim mais chegou perto disso alem de ter um certo investimento para divulgaçao. Imagine que uma pessoa leiga hoje resolve a optar por linux ela fica perdida no meio de tanta distro que surge a cada dia. Para os mais experts otimo ...mas eu prefiro brigar para ver o linux em mais desktops possiveis para que empresas grandes como Adobe e outras nao tenha como negar suas versoes para linux. Mas enquanto a comunidade linux nao se unir para isso ...vai ser dificil.


Comentário de alsimoes
Só posso falar por mim...: Me vi em terceira pessoa no seu comentário...

Eu admito que não tenho contribuido diretamente com nenhum projeto, mas costumo criticar os projetos pequenos que trazem pouca ou nenhuma inovação com relação ao projeto original que derivaram e normalmente admiro aqueles que mesmo sem trazer grandes inovações tem um projeto planejado e objetivos claros pré-definidos.

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Eu quero World of Warcraft nativo no meu Linux!
Comentário de vladimir
ai ai: Coisa linda q tá dando no link...

Microsoft OLE DB Provider for SQL Server error '80040e14'

Line 1: Incorrect syntax near '='.

/noticia.asp, line 50
Comentário de Piguim123
Só n gostei do nome... Pq Dr: Só n gostei do nome... Pq Dream?, se é nacional pra q inglês?
Comentário de Gardenal com pinga
Rapaz, deve o tal efeito "BR-: Rapaz, deve o tal efeito "BR-Linux"... mas o Boa Dica não tem nada a ver com a distro, eles só noticiaram. Não comece a atirar pedras nos caras dizendo que tão usando um servidor Windows para hospedar...
Comentário de ricardomoc
Demorou: Rapaz, acho que o esforço em algo comum é válido. Mas também é válido novas distros. Se estas não apresentam nenhuma inovação, não despertam o interesse do público, acabam morrendo naturalmente. A partir do momento que um projeto qualquer (e não estou falando só de Linux) incha, normalmente ocorrem cisões. Vejo muitas distros que não foram pra frente porque não inovaram (caso da Definity Linux, por exemplo), outras que inovaram mas se fecharam demais (caso da Techlinux). Tomara que esta distro continue e tenha cada vez mais pessoas envolvidas.



---------------------------------------------------

Quando começa a vida? Saiba mais. Reflita. Comente.
http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de 64
64: Eu rodo debian no meu pc, e ele tem 64mb de memoria...!!!
Logicamente, utilizo o maravilhoso Window Maker !
Comentário de eunao vi
e quem disse isso?: e quem disse isso?

Comentário de Mauro Xavier
Bom site: Realmente, o site está ótimo e com um tema bastante suave, está de parabéns, porque a grande verdade é que a frase "a primeira impressão é a que fica" acaba se aplicando.

Quanto a distro, não a testei para fazer afirmações, mas percebi que as personalizações do XFCE estão meio no estilo OS X, elegante do jeito que gosto. E ainda por cima se lembraram dos usuários com pouca memória RAM, algo que infelizmente em nosso país ainda é muito comum... Ponto positivo pelo foco do projeto.

É isso aí, mais uma vez parabéns pela iniciativa!

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de BugBuster
Fica na boa ae xiita, larga d: Fica na boa ae xiita, larga de ser cretino e se num tem o ki falar num fala MERDA!!
Comentário de brandizzi
Estou humorístico hoje: Jovem Anakin, seu post me pareceu algo como "tá igualzinha ao projeto Foo, só que com as vantagens a, b, c, d, e, f e outras 72 a mais" :)

Não sou distreiro, mas esta eu fiquei com vontade de experimentar... Mandou muito bem! Achei, porém, que o acesso aos screenshots ficou afastado demais da página principal. O que, é claro, é só um detalhe.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Se não é para separar...: ...para que liberar o código? :)

Não, não, esta diversidade é linda (pareci Caetano Veloso agora), mas eu concordo com a questão da confusão. Venho inclusive impretando a campanha "Não use a palavra Linux" :)

Cansei de ver gente chegando em e.g. um blog discutindo Ubuntu para dizer que instalar programas no "Linux" é difícil - quando a gente consegue fazer a pessoa entender o que é uma distro, ele diz que usa Slackware...

Mas não creio que seja culpa da diversidade - é culpa nossa, que na ânsia de apresentar "Linux" fazemos Kurumin e Gentoo caírem no mesmo balaio...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de eumesmo
Realmente está muito bom. É: Realmente está muito bom. É bem objetivo com as informações.
É impressão minha ou os temas com cores azuis tendem a ser mais agradáveis?
Comentário de thluxx
Parabens!: Incrivel! Apenas nao consegui arrumar o teclado de meu Inspiron 1100, no mais, desde o boot, o sistema foi perfeito. Tela 1024X768 (foi dificil conseguir essa resolucao com outra distro), som perfeito,belissimo tema e o principal, muito, mas muito rapido. Tudo de bom. Parabens a toda equipe envolvida e com certeza, achei a minha opcao a distro live cd.
Comentário de ricarab
Não só sua!: Também acho que a cor azul nos temas é mais agradável, se não um padrão de beleza adotado pelas grandes distros: Conectiva, Mandriva, Suse e Fedora são assim, temas diferentes, mas baseados na cor azul!

O Ubuntu é um ótimo desktop, para mim o melhor para o usuário doméstico, tem um ótimo tema, porém, creio que a cor marrom é um pouco difícil de engolir! Vejam só, a cor marrom da distro deve ter realmente algo a ver com a nacionalidade do Ubuntu, a África, e creio que a cor já esteja enraizada na distro, de modo que se houvesse mudanças talvez perdesseia a identidade do sistema.

Também já vi o própio empresário e idealizador do Ubuntu reclamando de pessoas que criticam até a cor do tema escolhido. Concordo com ele, mas ele mesmo deve ver que se pretende colocar o Ubuntu no mercado como uma grande distro, que está se tornando, então deve entrar nos padrões!

Isso não é uma crítica ao Ubuntu, eu uso e recomendo, mas a questão é que estamos acostumados com os temas das grandes distros e quando algo diferente salta aos olhos é difícil olhar de outro modo.

Vida longa ao Ubuntu e parabéns ao elegante tema do DreamLinux, está uma maravilha!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Deyson Thomé
Excelente !!!: Já parabenizei o pessoal no site deles.....O nível está realmente estimulante....Se muitos já leram meus post's aqui no Br Linux, devem saber que sempre fui defensor do Kurumin e sou e sempre serei um grato admirador do Morimoto. Mas devo admitir que as coisas andam estranhas pro lado do Kurumin...o fórum está desagradável e poderia ter um nível um pouco melhor. Não a nível técnico, mas a nível de relacionamento humano. Pois o modo grosseiro que impuseram ao fórum afastará os usuários de nível mais elevado, provocando uma queda, já evidente, na qualidade da distro. O que é uma pena,,,pois o Kurumin era a grande esperança do Linux desktop,,,ainda é,,não está perdido, mas alguém precia ter maturidade lá por aquelas bandas. Veja bem Morimoto, é só um comentário de quem GOSTA do kurumin. Eu perdi vontade de ir no fórum e vou me direcionar ao DreamLinux,gostei muito.
O que espero, é ver sempre esse nível elevado dentro da distro, que as pessoas sejam educadas e que permitam que moderadores maduros saibam lidar com as dúvidas que forem colocadas. Fazendo assim, pessoas de igual nível se aproximarão e a distro terá estimulo, crescimento e conquistará espaço,e existe muito espaço para uma distro amigável em portugues, muito mesmo.
No mais só me resta a admiração, pela inventividade propciada pelo software livre..não importa que outro fez semelhante, o que importa é , a partir de um ponto comum desbravar novos rumos. Software LIVRE é isso, liberdade, para expressão e expansão da criatividade, em busca do melhor sempre. Lembrem-se de que, o prório Knopper desenvolveu seu trabalho a partir de um trabalho anterior de um outro desenvolvedor . Poderíamos até brincar,,,dizendo " No software livre, nada se cria , nada se perde. Tudo se transforma.."
Comentário de CWagner
O design de programas é um p: O design de programas é um pouco diferente de sites.

Talvez você consiga ver algumas diferenças abrindo sites e programas lado a lado.

O ponto aqui é que no caso do site você está preso ao design do responsável e não pode fazer nada a repeito. Já no Software Livre, você pode colocar toda a sua vocação de grafista, craque em acessibilidade, etc a seu favor de mais alguém que se interesse pelo trabalho realizado.

Ou seja, mostre os defeito e conserte, ou pelo menos dê dicas de como deveria ficar para ser melhor apresentado/utilizado.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Robsonmd
Até ele deixou de entrar no fórum!: Bem se você quiser pode se cadastrar no kurumin tecnical em http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/40 lá você as regras são um pouco rigida por não ser fórum de suporte mas está bem produtiva e o morimoto sempre lá está e outros companheiros.
Comentário de Grobsch
???: Interessante como aceitam bem umas distros e caem matando em outras... não vejo porque este tipo de discriminação, toda distro é importante e toda distro tem algo que já foi feito e algo inovativo... Temos que aceitar as novas distro sem parcialidade...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Carlos E. Morimoto
Isso: É isso mesmo, tem muito tempo que não apareço no forum, nem sei como estão as coisas por lá. Deixei de acessar pelos mesmos motivos do Deyson.

Atualmente existe um forum tecnico, para questões relacionadas ao desenvolvimento do sistema aqui: http://forumgdh.net/viewforum.php?f=40

Postei inclusive uma mensagem falando sobre essa questão do suporte a usuáros finais outro dia.

Comentário de hamacker
po, tinha screenshots ? não: po, tinha screenshots ? não achei.
vou voltar lá para conferir.
Comentário de hamacker
Quando o XFCE deixou de ser u: Quando o XFCE deixou de ser uma WM, ele passou a ser um GNOME como todos gostariam, menos consumo de RAM, adaptavel em resolucoes de 800x600. Ele é legal, mas ainda tem problemas, muitos usuarios querem colocar icones na tela sem o uso do iDesk cuja configuração é um arquivo texto e um automount ao estilo do gnome-volume-manager, o gerenciador de arquivos e mídia dele é bem pobre e até dificil de entender, mas aí temos outras opcoes.

Uma outra coisa legal no XFCE é que em dois passos voce deixa ele com cara de GNOME, porém sem o consumo do GNOME. Dá para deixar com cara de KDE, mas se for usar os aplicativos KDE vai ter o mesmo consumo galopante do KDE.
Comentário de marmsm
O Tema DREAMLINUX quando instalado no hd: Eu gostei da distro, instalei, mas para ficar com a mesma configuracao do livecd alguem sabe como fazer...
Comentário de brandizzi
Eu me vi na mesma situação :): Os screenshots estão em http://www.dreamlinux.com.br/saiba-screen.html

Acesse o menu "Saiba Mais" que aparece um menu onde uma das opções são os screenshots.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Mauro Maria de Miranda Mello
O segredo do design: Copiar o OSX é coisa de design que "sabe o que está fazendo"?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004