A IBM apresentou esta semana uma versão do seu SGBD DB2 totalmente gratuita. O intuito por detrás desta atitude da IBM é fazer o seu produto mais conhecido pelos programadores e ganhar potenciais usuários. A DB2 Express-C é essencialmente igual à base de dados comercialmente vendida pela IBM, mas com algumas limitações para não retirarem mercado da versão comercial. Esta versão só pode ser instalada em máquinas com processadores AMD ou Intel, num máximo de dois processadores (que podem ser dual-core) e só permite que se utilize até 4GB de memória, não havendo no entanto limitações em termos de usuários ou em termos de tamanho de base de dados. A IBM avançou com este lançamento seguindo o exemplo dos seus rivais, Microsoft e Oracle, que já tinham feito lançamentos similares de versões gratuitas das bases de dados. A nota foi enviada por RuiAxe (axenet?hotmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
A Oracle possui um versao desenvolvedor que é gratuita e também uma versão server cujo servidor é gratuíto mas a cobrança das licenças clientes deixa claro que de gratuíto não tem nada.
Me surpreende mencionarem que a Microsoft agora tem uma versao gratuita do MSSQL, onde ouviram falar nisso ?
A Informix tem uma versao livre.
A Sybase tem uma versao gratuita para 5GB+Intel(monoprocessado).
A Sybase seria uma opção "gratuita" para quem deseja migrar MSSQL para Linux porque além da gratuidade sob as condicoes acima, mantém inalteradas os sistemas que foram desenvolvidos usando a DBLib do MSSQL (a TransactSQL- triggers e SPs são as mesmas). Porém vou lhe dizer, conseguir um curso de ASE For Linux é díficil, é mil vezes mais facil encontrar curso de Postgre e Firebird do que para Sybase. Já tentamos contatar a própria Sybase Brasil e mesmos eles não retornam nenhuma ligação e se é assim para quem quer pagar então imagina o serviço para quem não pagou por ele.