Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Clonando HDs via rede com G4U (ghost for unix)

Uma grande dificuldade de administradores de sistema é a perda de tempo quando o assunto é reinstalar o sistema. Quando temos várias máquinas com o mesmo hardware (ou parecido) podemos fazer a clonagem dos HD. Para este fim temos vários programas que fazem a clonagem mas no geral só podem ser feitos abrindo as máquinas e colocando o HD a ser clonado como master e o HD novo como slave. Este procedimento gera uma série de transtornos como ter que abrir as máquinas e algumas vezes o HD tem de ser iguais, sem contar que vc só pode fazer uma máquina por vez. Para resolver esse problema estarei expondo o sistema G4U (ghost for unix). Com o G4U podemos criar a imagem da máquina já montada e configurada e hospeda-la em um servidor FTP de forma compactada, possibilitando baixar pela rede montando em vários computadores ao mesmo tempo e de forma bastante rápida.” A nota foi enviada por Marcus Maciel (mmacielΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de openglx
Outra ferramenta interessante: Para quem estiver interessado existe tambem o SystemImager (www.systemimager.org), que eh uma ferramenta livre para fazer replicacao em massa. Vale a pena ver tambem.
Comentário de André Luiz(Café)
Já utilizei o G4U e gostei b: Já utilizei o G4U e gostei bastante da idéia o maior problema dele é que o arquivo (imagem) fica do mesmo tamanho do HD, não importa se o mesmo esteja com a metade do espaço ocupada.
Comentário de Matias Mendonça Mozart de Medeiros
indicação: http://www.partimage.org

Esse é o marvado.
Comentário de jarbelix
Reduzindo o tamanho da imagem: Neste link http://www.feyrer.de/g4u/#disks tem os detalhes de como "eliminar" os espaços em branco (espaço livre) antes de ser gerada a imagem. Procure o tópico: 5.10 Reducing the image size.

Basicamente falando é assim:

Standard Unix:
This works on any Unix variant - Linux, NetBSD, Solaris, etc.:

dd if=/dev/zero of=/0bits bs=20971520 # bs=20m
rm /0bits


No link acima tem um programa feito em pascal para ser utilizado em Windows que produz o mesmo efeito, isto é, eliminar o espaço disponível antes da geração da imagem a ser clonada.

Pessoalmente já utilizei o g4u e gostei muito. É simples e rápido.

Abraços,
Jarbas

Comentário de Carlos E. Morimoto
Primeiro!: Augusto, não fique bravo pelo "Jabá", mas quem lê o guiadohardware conhece esse programa desde 2002 ;-)

http://www.guiadohardware.net/artigos/215/

Comentário de brain
Jabá é bem-vindo: Menção a conteúdo relevante de outros sites é tão bem-vinda no BR-Linux que eu até incluí isso nos termos de uso do site ;-)
Comentário de N_I_T_R_O
Pra quem nao tem servidor de: Pra quem nao tem servidor de ftp (como eu) uma boa opcao é o UDP Cast
Com 2 disquetes é possivel clonar as maquinas
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=923

Comentário de Clayton G. C. Santos
Compactação no G4U: Eu utilizei o G4U aqui com o parametro [GZIP] e ele fez a compactação da imagem de 8G para 48MB no final. Ele foi utilizado no backup de um HD com sistema operacional proprietário de um equipamento hospitalar(mainframe) da philips, não presisei nem saber que tipo de sistema rodava ou formato de arquivos! Ele fez tudo transparente e muito funcional! Muito melhor que os concorrentes, e ainda é em NetBSD! que moral!

Comentário de André Luiz (café)
Más o suporte a NTFS é expe: Más o suporte a NTFS é experimental!.. :-( já o utilizei também e dá alguns probleminhas, más faz bem o serviço com FAT32.
Comentário de André Luiz(café)
UDP Cast é muito bom também: UDP Cast é muito bom também!.. agora me parece que ele tem suporte a PXE.
Comentário de manoel_lobo
PartImage + NTFS: Eu realmente já presenciei problemas relativos à NTFS.

Porém, toda vez que eu clono uma partição, eu faço o teste, simulando a restauração.

Se o resultado da simulação for positivo, pode ter certeza de que a restauração não vai falhar, falo por experiência própria.

Caso a simulação falhe, clone novamente e simule novamente.
Comentário de brandizzi
Reitero!: Usamos o UDPCast aqui no laboratório do nosso curso desde 2004, quando as lincenças do Norton Ghost adquiridas pela antiga gestão[1] venceram. Muito bom mesmo! Recomendo. Aliás, o link é http://udpcast.linux.lu/

A gente até chegou a experimentar o G4U, mas parece que não o usamos por um motivo que não me lembro :) Bem, não importa: experimente ambos!

[1] Tá parecendo ataque da oposição, né? :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004