Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Que aplicativo você mais gostaria de ver portado para o Linux?

Existe uma pesquisa em curso no site da Novell, chamada: 'The Application People Most Want Ported to Linux Is... ' Eles estão pedindo que mais pessoas participem desta pesquisa. Você pode votar ou ver os resultados parciais.” A nota foi enviada por Renato Machnievscz (machnievsczΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
Portar...: Sem rodeios... Eu gostaria que o Adobe Photoshop fosse portado. Como fotógrafo sinto muita falta dele no Linux. Sei que existe o The Gimp, mas ele não dá conta de tudo, principalmente nas questões de letras (styles) e muitas outras ferramentas para retoque em fotografias. Em segundo plano ficaria com a Corel. Não que este seja extremamente necessário quanto o primeiro que mencionei, mas seria uma boa pedida. Por favor, sem flames... Já que perguntaram... respondi!
Comentário de Helvio Mota
Autocad...: Olha o AutoCAD lá em segundo!
Nossa, o AutoCAD portado para Linux seria um sonho... já cheguei até a escrever para a Autodesk perguntando se havia alguma possibilidade. Acho que nem preciso dizer a resposta...
Eu sei que existem vários programas similares para Linux (estou até "fuçando" um chamado Cycas), mas para quem usou ACAD a "vida inteira" uma versão para Linux seria a pá de cal definitiva no Windows.
Paz a todos.
Comentário de fzero
Ableton Live!: Indispensável para qualquer produtor musical que também toque ao vivo. É um troço revolucionário mesmo, mudou tudo no mundo da música eletrônica quando foi lançado. http://www.ableton.com
Comentário de bagatelo
Eu não entendo porque eles n: Eu não entendo porque eles não lançam esses softs pra linux. O número de usuários linux é maior que o mac da apple. Eu não entendo. Será que dentro de dez naos teremos um gimp equivalente ao photoshop 6? O que eu mais odeio no gimp é interface. Eu não vejo nada demais em copiar dos outros. Porque não simplesmente clonam o photoshop? Eu sei, tem aquele gimpshop, mas não me agradei. Eu quero saber é da interface. Não gosto daquele monte de janelas que o gimp tem. Gosto de programas em uma janela só. POR FAVOR, alguém me explica porque tantas empresas ignoram tanto o linux? A micofofi suborna elas para não lançarem softs para linux?
Comentário de ano@nimo.com
Todos os mencionados acima, s: Todos os mencionados acima, sem dúvida.

A minha sugestão, no entanto, seria para um burner de CDs iqual ao antigo "Drive Letter Access" (DLA) da Veritas que vinha com os CD-RW da HP.

Um gravador de cds/dvds (CDR ou CDRW) tipo UDF para Linux (quem sabe até grudado no Kernel em forma de modulo !).

Eu detesto ficar abrindo programa para gravar cd toda vez que eu preciso gravar um arquivinho no cd. No Xandros até é possivel usar o File Manager, mas e nos outros ?

Já é tempo de aparecer um substituto do floppy. Os CDs/DVDs são os melhores candidatos. O preço de um CDR hoje em dia é de menos de 1 Real.

Só falta o soft para fazer a coisa funcionar no Linux.
Comentário de SS_Sputnik
"Vicio" do Software "Gratis": Sabe por que as softhouses não portam seus aplicativos pra Linux? Por que estes estão "viciados" no Software Livre e torcem o nariz pra tudo que é "fechado". Os MAC Users estão acostumados a pagar por seus softwares, o mesmo não acontece com o Linux que fazem de tudo(leia-se Engenharia Reversa) para clonar o software fechado para este SO.
Eu gostaria muito de ver o Autocad e o Photoshop portados para o Linux.
Quando ao Corel, já houve um port dele para o Linux, assim como o WordPerfect mas como eu disse antes, só dava prejuizo pois alem do número pequeno de Linuxers, estes não pagam por seus softwares!

Comentário de Marcel
O Textpad. Embora existam out: O Textpad. Embora existam outros aplicativos como ele para linux, nenhum tem a praticidade e funcionalidades que ele tem.
Comentário de lscalado
Os produtos da Adobe/Macromedia.: Gotaria de ver portados os softwares da suite de web da Adobe/Macromedia. Dreamweaver, Fireworks e Flash. Assim, muitas pessoas deixariam de vez o Windows e migrariam em massa para o Linux. Assim acredito eu.
Comentário de Douglas Augusto
A quantidade de usuários diz: A quantidade de usuários diz pouco sobre a atratividade de uma plataforma. Os usuários GNU/Linux podem ser maior do que os Mac, mas o que importa é, a quantidade de usuários que se interessam pela ferramenta (e estão dispostos a pagar por ela).

Portanto, é possível (e provável) que os usuários Mac, por exemplo, que se interessem pelo Photoshop seja maior do que os usuários GNU/Linux.

Quanto à questão da interface do GIMP, isto é um conceito relativo e subjetivo, e nem todo mundo gosta da interface do Photoshop. A motivação dos desenvolvedores foi construir o GIMP à sua maneira, não simplesmente clonar o Photoshop. O argumento "deveria imitar por ser mais popular" não funciona, ainda bem.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Ananias
Linux vs Max: O número de usuários linux é maior que o mac da apple.

Da onde você tirou essa informação?

Talvez seja verdade para o Brasil. Para os EUA não é. Para os países ricos (que são os que de fato pagam por software) também não.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de ann
O que voces querem mesmo é a: O que voces querem mesmo é acabar com o ânimo dos abnegados desenvolvedores de software livre. Eu, lendo esses comentários, já iria fazer outra coisa.
Comentário de Douglas Augusto
> A minha sugestão, no entan: > A minha sugestão, no entanto, seria para um burner de CDs iqual ao antigo "Drive Letter Access" (DLA) da Veritas que vinha com os CD-RW da HP.

Não sei se funciona para CD-RW, mas não deixa de ser interessante: Como transformar seu DVD/RW em um disco de backup como se fosse um HD convencional. Mas o melhor mesmo para isso é usar a tecnologia correta: DVD-RAM. Basta montar e copiar.

> Eu detesto ficar abrindo programa para gravar cd toda vez que eu preciso gravar um arquivinho no cd. No Xandros até é possivel usar o File Manager, mas e nos outros ?

No Nautilus parece ser igualmente trivial.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Pinguim123456
Front Page: é isso mesmo eu queria mesmo era algum programa q chegasse aos pés do front page, n conheço, nem o dream... Sem flames, eu curto pra caramba o Front, é o único programa da M$ que sou fã, mas sou fã mesmo qq menino faz um site nele. Já tentei o NVU, bluefish, composer... Nada como o front... Abraços
Comentário de Tilinho
Por que não Linux?: Concordo que os desenvolvedores de softwares se preocupam com o retorno financeiro, e os usuários linux não estão acostumados a pagar por seus aplicativos. Mas pense no seguinte:

Se na sua empresa você pudesse optar, por exemplo, por windows + photoshop ou linux + photoshop, o que você escolheria?

Na "minha" empresa, certamente optaria pela 2a opção. É claro que na minha casa, eu usaria no meu linux um photoshop pirateition. Mas os desenvolvedores, fazem sua grana com as empresas, por que em casa, seja linux ou seja windows, ninguém paga. Porque línux é free, e windows é pirata.


Quanto a interface do gimp, realmente é bem chata, pois os botões são muito grandes, e as ferramentas ficam em janelas separadas. É claro que não deveriam copiar o layout do photoshop por ser o mais popular, mas SIM, porque é o melhor! Seria uma cópia saudável!! ;)

Um bom exemplo de cópia saudável, é este padrão que temos de gerenciadores de janelas, menus inicar da vida, barra de tarefas. É o melhor e não tem porque mudar...

E finalmente respondendo a pergunta: EU QUERO O PHOTOSHOP!!!!

Comentário de Grobsch
Autocad: Como Engenheiro CIvil de formação, o que mais faz falta é o Autocad, conheço muitos que usam este aplicativo... mas o Autocad tem o agravante que ele é imensamente superior a qualquer outro concorrente...
Votaria nele... o resto já tem no Linux de ótima qualidade... Especialmente o GIMP, esqueçam o photoshop, o GIMP em breve será melhor...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Rafael Iga
GIMP: o GIMP substitui muito bem o Photoshop, uso ele tanto no Linux qto no Win, é só saber USAR !
qto ao programa mais necessário para quem trabalha com web é o Flash mesmo.
Comentário de Jonatã
CorelDRAW: Gostaria que o CorelDRAW 12 fosse portado...
mas antes eu gostaria, não que fosse portado realmente, mas que pelo menos algum desenvolvedor pudesse ajudar a aentender os arquivos criados por ele... NENHUM programa para linux abre/entende arquivos do CorelDRAW... pra mim e para empresa q trabalho, seria uma mão na roda para uma migração total para linux...
Comentário de Reply
"Um bom exemplo de cópia sau: "Um bom exemplo de cópia saudável, é este padrão que temos de gerenciadores de janelas, menus inicar da vida, barra de tarefas. É o melhor e não tem porque mudar..."

Eu não diria que menu iniciar e barra de tarefas é o melhor sistema. Se você já tivesse usado o Dock e Exposé concordaria comigo. ;)

Como o RMS sempre disse, copiem do Mac e não do Windows.

Comentário de Sergio Clemente
Gostaria muito de ver o Photo: Gostaria muito de ver o Photoshop e o Studio da Macromedia.

The GIMP realmente tem o seu valor só que eu não me sinto a vontade utilizando - o .

Nada contra o software mas opnião é opnião.

E os programas da Macromedia até agora não têm concorrentes a altura deles.

FALOW !
Comentário de glaydsonlima
Você devia conhecer o Dreamw: Você devia conhecer o Dreamweaver. Não tem comparação.

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de ricarab
Concordo!: Não é para desagradar os colegas acima, mas acho que estão sendo um pouco preconceituosos com o nosso Gimp! Creio isso ser a mesma comparação entre OpenOffice x Microsoft Office, os dois são de ótima qualidade, e competem muito bem, o que falta em um sobra no outro e vice-versa, justamente o que é saudável numa boa e justa competição!

Creio que hoje, tanto o OpenOffice quanto o Gimp estão ao nível dos softwares similiares, e se hoje falta algo neles, seu rápido desenvolvimento com certeza superará as deficiências!

Acho que falta realmente algo como o Autocad, e infelizmente como disse o colega acima, não existem substitutos a altura.

Algo que me deixa mais feliz na área de pesquisas e desenvolvimento é que existem softwares como o Mathematica, Matlab e Maple para o Linux, o que falta, e convenhamos não seria fácil de se conseguir, seria um software livre e grátis a altura desses. Há o octave, scilab etc mas realmente não chegaram lá.

Enfim, pessoalmente me sinto bem servido no Linux, o que realmente sinto falta é de grandes títulos de jogos. Por que será que nenhuma grande produtora não fez algo até agora? Sei que muitos jogos foram abertos para a comunidade, mas ainda há carências!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Leandro S. dos Santos
Dreamweaver: O Dreamweaver é o único que me faz falta, ele é simplesmente arrazador, a cada dia fico mais impressionado com ele, dá para fazer um site "todo" dinâmico com formatação toda em CSS sem saber programar nada e ainda ir mais além, ele também quebra um galhão para desenvolver sites tableless.
Comentário de Adriano Olszewski Gabriel
aplicativo portado para linux: Sem duvida se a gigante Adobe entrasse para o mercado linux este teria enorme força ..visto que hoje eu e muitos usuarios ainda tem que infelizmente usar o windows por causa dos programas da Adobe e Macromedia (comprada pela Adobe). O dia que a Adobe tiver programas para linux, com certeza o linux tera muito mais chances e sua popularidade aumentaria significativamente. Mas deve ter um acordo comercial muito forte por traz disso ..
Comentário de Adriano Olszewski Gabriel
Vamos encher o saco da ADOBE: Sei que não é nada tao significativo para uma gigante de software mas se a comunidade linux se junta-se a gente poderia pelo menos ter um pouco de atençao da empresa. Visto que ja rolou muitos comentarios que a Adobe so entraria para o linux o dia que o linux tivesse realmente um numero significativo de usuarios portanto... entre para a camanha "vamos apurrinhar a Adobe"... envie e-mails ..comentarios para eles vai..é como uma lista de assinaturas revindicando algo ! Se cada um mandar um e-mailzinho que seja ... quem sabe !!! Eu ja mandei o meu ! hehehe
Comentário de Anderson.
Tudo isto é falta de IDE e RAD !!!: A falta de ferramentas, que funcionem em multi-plataforma (cross plataform), que tenham sido inicialmente desenvolvidas em Ambiente windows e depois portadas para linux, seguindo as características de ter IDE e ser RAD.

Existem projetos muito bons (NetBeans, Eclipse, Lazarus, etc.), mas ainda não é o suficiente. Tem que trazer a turma de desenvolvedores que já fazem programas para Windows, para também fazer o mesmo no Linux e para isto tem que existir um Port da ferramenta.

Poderiamos até mesmo comparar linguagens de programação com distros ou times de futebol. É só fazer alguma critica a linguagem A ou B que saltam usuários para defende-la. E a resposta é simples : Tudo aquilo que se domina, é melhor defender do que ficar trocando.

Resumindo : Ja tem empresa liberando versões Free de Ferramentas e Banco de dados, para manter desenvolvedores (e suas aplicações específicas de plataforma) atrelados a um sistema operacional.

Comentário de sasasasas
Desnecessário!: acho desnecessário isto,pois no linux existem ferramentas muito melhores que em outros ambientes, o que falta é conhecimento da existência e do uso dessas ferramentas.

Por exemplo, o dreamweaver em minha opinião, só é utilizao por ser ensinado em escolas de "web design", e por ser mais popular que qualquer outra ferramenta, não porque é realmente o melhor editor de design de web pages!

UM produto que merecia uma melhor divulgação, de como utilizar, etc ..., seria o GIMP, que supera em muitos aspectos o Adobe Photoshop!

No entanto isso vai continuar pairando em poucos cabeças, tudo que é novo, e digamos "diferente", tende a ser regeitado. O linux tem diversos aplicativos superiores, ou até inferioes ao que estão aqui sendo solicitados para portar. Mas acretito que com o tempo isto irá mudar!
A melhor forma que vejo seria, melhorar cada vez mais os aplicativos existentes, e fazer uma coisa muito importante, novidades, novos aplicativos, novas extensões par o gimp por exemplo ... bom essa é minha opnião!
Comentário de hehehe
podiam portar o office : podiam portar o office

dai poderiamos migrar milhoes da maquinas para linux em um piscar de olhos :)
Comentário de bagatelo
Deveriam fazer um Photoshop I: Deveriam fazer um Photoshop IMPOSSIVEL de ser instalado sem ser original. (Isso é possivel?) Mas também, ser barato. Eu pagaria uns R$ 150 reais por ele. Assim, tudo mundo iria comprar, e isso iria compensar ele ser caro; tudo mundo pirateia, e poucos pagam.
Comentário de tijucas
Nunca usei nem GIMP nem Photo: Nunca usei nem GIMP nem Photoshop, mas já vi pessoas usando e me agradei foram das janelas separadas nos dois. O Photoshop no mac (esse que eu vi) tem as janelas separadas e quem usa disse que é melhor para usar que o do windows com as janelas juntas.
Comentário de The Darkness
O que realmennte falta no LIN: O que realmennte falta no LINUX é uma mudança radical de conceitos.

Como assim? Vão perguntar alguns.

Muitos de nós apenas querem alguma ferramenta equivalente a outra comercial tão boa quanto e que seja de graça, e isso realmente só vai existir daqui a algumas gerações quando a transformação que iniciamos estiver completada.
Hoje as empresas que desenvolvem essas ferramentas, estão colhendo o fruto de anos de trabalho e "investimento", e por isso elas cobram merecidamente (nem todas) por seus produtos. E até mesmo eu teria medo de entrar em um mercado onde a maioria das pessoas quer tudo de graça.

Quando nós usuários LINUX mostrarmos para o mercado que o que nós queremos é somente liberdade de escolha e não software de graça, as empresas irão mudar seu comportamento, mas até lá temos muito ainda o que fazer.

Não estou aqui dizendo que as alternativas "gratuitas" não estejam certas e que devemos parar de incentivá-las, o que digo é que para que alguma coisa seja feita é preciso haver financiamento (de qualquer tipo: financeiro, emocional, e etc) e com software é assim também. Precisamos enquanto comunidade financiar os produtores de software para que os softwares sejam portados para a nossa plataforma.

A idéia que alguns tem de que "O Windows é pirata e o LINUX é de graça" está de certa forma equivocada, a gratuidade do LINUX é um detalhe apenas e não o motivo original. Eu usuaria LINUX mesmo que fosse pago, porque as vantagens que ele me proporciona eu nunca tive com o Windows.

A "força" do LINUX é também sua "fraqueza". "LIBERDADE" tem um preço a ser pago, e muitos de nós queremos usar a "LIBERDADE" sem pagar o preço por ela. Precisamos mudar isso e mostrar ao mundo essa mudança, só assim o mundo irá nos apoiar.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de helvecio
Brasileiros votaram pouco: A participação de Brasileiros é fraca. Vamos lá galera !!
Comentário de Wagner Macêdo
Picasa: Gosto muito do Picasa para organizar e mexer nas fotos digitais, gostaria de ver ele no Linux.
Comentário de sri_canesh
Ok, Então me fala algo que s: Ok, Então me fala algo que seja melhor do que o Dreamweaver no Linux.

Não vale falar "liberdade", e outros aspectos filosóficos..apenas questões técnicas.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de brandizzi
Só para constar...: ...é bom respnder no site da Novell também, só aqui não adianta :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Motivos para ignorar Linux tr: Motivos para ignorar Linux transbordam, e dependem de cada produto. Por exemplo, o Mac OS tem mais tradição no mundo do design que qualquer outro sistema operacional, além de estar apoiado numa plataforma de hardware bem mais poderosa que as demais - para produção gráfica, claro.

Outras aplicações simplesmente não são portadas porque não vão ser usadas. Por exemplo IMs: se a AOL ou a Microsoft portassem seus IMs para Linux, provavelmente a comunidade diria "Legal!" e continuaria usando Kopete ou Gaim.

Lembremos que, por algum motivo estranho, de uns tempos para cá (uns trinta anos :D) fazer aplicações portáveis tornou-se muito mais caro. Se queremos Photoshop no Linux (bem, eu não faço questão, mas todos parecem querer) vamos ter que criar uma massa de compradores muito grande.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Possibilidade: Sabem aquele novo framework da Microsoft para Web - cujo principal programa chama-se, creio eu, Acrylic? Pois é, acho que ele vai ser bastante positivo para nossa comunidade :)

Pense bem: a Microsoft pode trapacear no Acrylic e cia. para deixá-lo e.g. mais rápido, integrado ao Visual Studio.Net etc. e tal além de, naturalmente, enfiá-lo goela abaixo quando for possível. A Adobe vai ter que criar novas habilidades competitivas - e tem uma que ela certamente pode adquirir, mas a Microsoft não, que é a portabilidade para sistemas livres. N.B. não estou dizendo que *será* assim, mas é uma interessante possibilidade :)

PS1: Fireworks? Eu não alimentaria esperanças de a dona do Photoshop mantê-lo...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Anon-Ra
Consegui instalar o Picasa pe: Consegui instalar o Picasa pelo Wine sem problemas, mas tambem gostaria de ver um porte nativo.
Comentário de brandizzi
Simples: Questão técnica não existe (para mim o GEdit *humilha* qualquer editor gráfico cheio de oba-oba - para mim), o que existe é gosto pessoal. O seu gosto pessoal é pelo Dreamweaver[1], e nós não podemos, não queremos nem devemos mudá-lo - embora eu ache que seria legal você preferir um software livre. Ops, escapou a questão "filosófica" :)

Torço para que portem o DW para Linux, para que você possa usar, mesmo eu preferindo o GEdit e muita gente preferindo NVU, Kate, Bluefish, Emacs, vi...

[1] A bem da verdade, acredito que a preferência pelo DW seja resultado de seu largo uso no "ensino" de "Webdesign"...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Clap, clap, clap!: Falou e disse, Jorge! Aliás, esta visão de "eu quero de graça!" é um dos motivos pelos quais softwares não são portados para Linux. Se eu fosse uma Adobe da vida e tomasse a maioria dos usuários brasileiros (mesmo os usuários de Linux)como caso de estudo, não perderia tempo portando um Photoshop ou um Dreamweaver para Linux sabendo que a cambada toda vai simplesmente pirateá-los.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de n1nj4
"Por exemplo, o dreamweaver e: "Por exemplo, o dreamweaver em minha opinião, só é utilizao por ser ensinado em escolas de "web design", e por ser mais popular que qualquer outra ferramenta, não porque é realmente o melhor editor de design de web pages!"

Cara, você conhece mesmo o Dreamweaver pra dizer isso?
Engraçado a pessoa não conhecer a ferramenta e querer argumentar sobre ela. Muitos tem ideia que o Dreamweaver é só um editor HTML conhecido e nada mais, que qualquer outros software com o mesmo fim por ai faz a mesma coisa.

Me informe uma outra ferramenta que seja melhor que o Dreamweaver pra desenvolvimento de sites e aplicativos WEB dinâmicos, que te dê a possibilidade de conectar a uma base de dados, criar aplicativos em php, asp, jsp, coldfusion..., que tenha um excelente editor CSS integrado, ferramentas para trabalhar com XML, que te possibilite trabalhar vendo em tempo real o resultado do que você esta fazendo, criar sites Tableless com rapidez e facilidade.

Eu até hoje não achei nenhuma.
Comentário de manoel_lobo
Concordo com o The Darkness!: É muito bom e "fácil" ter tudo de graça, a pirataria está aí pra mostrar isso, já que software se copia, então vamos investir em hardware ? correto ?

Não concordo quando dizem que o Linux é melhor que o Windows pelo fato de ser gratuito, o Linux é melhor que o Windows pelo fato de ser aberto (não estou falando da licença GPL ou qualquer outra), tem o código-fonte disponível e acessível para quem quiser estudar/auditar/modificar, esse modelo de desenvolvimento tem nos provado, e creio que a única maneira de produzir algo visando a extrema qualidade é assim.

Faço minhas as palavras do The Darkness.

Com certeza existem acordos comerciais "do lado sombrio da força" entre a M$ e outras gigantes do software para não produzirem aplicativos pro Linux, mas por outro lado, se tratando da pirataria, não tiro a razão deles, mas também não aceito os preços exorbitantes.

Em qualquer atividade econômica existem "as prostitutas de mercado", são aqueles curiosos que chegam por debaixo do pano e lhe "queimam" perante seu cliente, dizendo que você cobra muito caro pelo serviço e que faria o mesmo ou melhor por um preço mais "acessível".

Da mesma maneira uma empresa não gosta/quer que seu produto seja pirateado.

Antes que alguém me pergunte sobre as "prostitutas de mercado", vou logo responder: cobro o que acho justo pelos meus serviços, o mercado está aí, todos são livres para pesquisar preços, só não aceito esse tipo de atitude.

Mas voltando ao assunto, os usuários não utilizam o Windows, utilizam os aplicativos, o sistema operacional é somente a base para os aplicativos serem executados, uma vez que esses aplicativos funcionassem no Linux ou em qualquer outro SO, a troca do mesmo seria transparente perante o usuário.

Um Windows "pelado" não serve pra nada (pra pegar vírus e spywares ? brincadeiras sombrias à parte), assim como um Linux "pelado" também não.

Torço para que esse dia chegue e que cada um utilize o SO melhor para determinada tarefa, não aquele que lhe enfiaram goela abaixo.

Tá postado o meu pensamento, podem me jogar no camburão agora!
Comentário de gmoliv
Win: kernel32.dll e win. nem que seja o 95, ele dá um pau em qualquer linux. duro admitir, mas depois de trabalhar 2 anos com linux (em infraestrutura, segurança e programação), concluo que ele é feito para competir com windows 9x, e não chega nem aos pés do xp. ainda assim, num p133 16 mb e 1.1 gb de hd (o que era o grande "tchan" do linux: rodar em 486) eu rodei tranquilamente um windows 98. e nem o linux modo texto rodava nele...
Comentário de marcon
mudanças no Linux: Para ser mais atraente para as empresas, o Linux deveria dar mais atenção ao kernel e bibliotecas. Eles mudam toda hora, algo que funcionava na versão x.y.01 não funciona mais na versão x.y.02, e o kernel sofreu grandes mudanças nos ultimos anos, e ainda está mudando.
para uma empresa isso é muito ruim, ela teria que manter desenvolvedores trabalhando pra atualizar seu software a cada mudança nas bibliotecas, pois se os clientes pagaram eles querem que o software funcione na ultima versão do Linux.
Isso torna muito caro manter um software comercial para linux. a base de usuários é menor e existem muitas versãos das mesmas bibliotecas instaladas em vários computadores pelo mundo.
Exemplo: uma universidade comprou um programa de matematica chamado "Maple". tempos depois, devido a mudanças nas bibliotecas, ele não funcionava mais no Linux. Eles fizeram um patch, resolveu por um tempo, mas as bibliotecas mudaram de novo.
Eles queriam o mercado de Linux, universidades usam muito linux e um programa de matemáticca é uma boa pras universidades.
Eles então portaram todo o programa para java, agora tem duas versões, uma que roda nativamente em windows e outra em java.
Porque java? porque o que você escreve em java hoje vai funcionar por muito tempo ....

Comentário de Marcio Jr.
portar: Acho que o aplicativo que mais sinto falta é o Protel (Design Explorer) que é um software para roteamento de placas de circuito impresso.
Não conheço nenhum software similar no Linux.

É um dos principais motivos para ainda mantermos máquinas rodando Windows em minha empresa.
Além dele, outros que também gostaria são os software de ambientes de programação / emulação / simulação dos grandes fabricantes de microprocessadores como TexasInstruments (CodeComposer, IAR) e Microchip.
Comentário de henrique paiva
tem razão: Com razão, nunca vi uma estatística séria que provasse que existem mais usuários linux do que Mac. Sei que lá fora o Mac é muitíssimo usado. Eu mesmo uso linux desde 98 e adoro, mas no meu ibook roda Mac OS Tiger, e não tiro ele de lá de jeito nenhum. No meu desktop roda Mandriva/Ubuntu.

A grande questão é que os usuários de Mac são muito satisfeitos com o SO que usam, ao contrário do usuários de windows que são frustrados e a maioria usa porque a maioria usa. Ou seja, convencer um usuário de Mac a mudar para linux, não é uma tarefa fácil. E nem adianta dizer que esses usuários são leigos, porque muitos deles são geeks excelentes. Mesmo porque é o único sistema operacional que roda a maior parte de aplicaçoes de software livre e proprietárias como MS Office, Photoshop, Corel, Dreamweaver, e maioria dos citados na enquete da Novel para serem portados para linux já rodam no Mac OS.
Comentário de Silvio Cesar
Aplicativos nem tanto quanto os sites: Os Aplicativos nem tanto quanto os sites que os caras não testam no firefox e ficam muito ruim e muitos nem funcionam direito.
Comentário de Copernico Vespucio
esse porte do Corel eu jamais pagaria: Quando ao Corel, já houve um port dele para o Linux, assim como o WordPerfect mas como eu disse antes, só dava prejuizo pois alem do número pequeno de Linuxers, estes não pagam por seus softwares!

Eu instalei o Corel Linux na época e fiquei p* da vida com o que vi.

Pelo que me lembro, os programas não foram *realmente* portados para Linux. Ao contrário, todas as dll, controles, etc estavam presentes na distro e o "porte" era um ambiente que emulava os serviços necessário do Win para a execução. Resultado: O Corel Draw rodava ainda mais lento que no Windows e bebia processamento que era uma beleza!

Se o pessoal da Corel tivesse feito o trabalho correto de remontar as bibiotecas em formato compatível com *nix e reimplementar a interface com o sistema operacional (sim, daria mesmo trabalho e sim, custaria mais dinheiro), eu acharia justo pagar pelo porte.

Mas fazer uma gambiarra daquelas e cobrar os tubos por isso eu acho anti-ético.

Comentário de sri_canesh
Brandizi, : Brandizi,

Além de se meter onde não é chamado, falou besteira.
Em nenhum momento falei que prefiro o DW e muito menos que uso ele.

O cara mais acima não falou em "gosto pessoal" e sim que há coisa melhor. Melhor como? onde? no que?

Talvez a preferência seja pelo fato de ser realmente a unica opção realmente viável para quem precisa fazer sites comercialmente, e não apenas páginas de changelog, onde realmente o Gedit é imbatível.

Apenas para seu conhecimento, como já falei, não uso o DreamWeaver. Como trabalho com o Visual Studio, faço tudo nele, mas sem usar o modo design. Faço tudo na mão, adoro abrir e fechar tag, mas isso pq preciso fazer pouca coisa. Se fosse fazer site comercialmente, com certeza usaria algo produtivo.

Você é acadêmico, deve estar na idade onde é legal "ser do contra", "ser fã do Che Guevara", mas te garanto que isso passa e você vai cair na real, sabendo avaliar onde um Gedit pode ser bom e onde um DW pode ser bom.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Copernico Vespucio
não imitar, mas melhorar: O argumento "deveria imitar por ser mais popular" não funciona, ainda bem.

Imitar eu não digo, mas podiam fazer para o GIMP uma interface melhor do que ele tem hoje.

Depois de tanto tempo passado, a interface do GIMP continua com nota baixa em usabilidade...
Comentário de Flavio Suárez
Isso mesmo!: Isso mesmo!
Sou desenvolvedor em Clarion for Windows e ainda não achei uma ferramenta RAD semelhante no mundo Linux (e olha que eu tenho procurado!).
Infelizmente, a empresa que desenvolve o Clarion prefere que o desenvolvedor que deseja fazer desenvolvimento multi-plataforma o faça usando a ferramenta para gerar aplicações web (PHP, ASP, ASP.NET). Outra empresa, oferece a possibilidade de usar a ferramenta para gerar aplicações java (tanto via web como desktop).
Com certeza, é uma estratégia válida. Mas eu adoraria ter essa ferramenta nativamente no Linux.
Claro, os puristas vão reclamar que é código fechado, que é comercial, etc.
Tudo isso é verdade! Mas é a melhor ferramenta (IMHO)!
Do site (http://www.softvelocity.com):
"Clarion is a data-centric Advanced Rapid Application Development (ARAD) tool featuring roundtrip code generation that preserves all of your own hand-written code while allowing you to re-generate your application as often as needed. It provides reusable metadata to quickly create "corporate quality" applications to manage business data.

The code generator (AppGen) relies on "templates" to define the application; both UI and business logic. Clarion provides a comprehensive template set crafted by master programmers, hardened by years of use in the the real world. Any programmer can also create their own templates, in effect flawlessly cloning their expertise to all subsequent projects.

The release of Clarion version 6 broadens the support for data access, and smoothly integrates additional support for XML, ADO and SQL. Clarion 6 adds new support for client-side Triggers, Business Rules collections, Report Generators that can output reports to PDF, HTML, XML and TEXT , native support for RichText, and the mapping of relational data to XML elements."

Comentário de Copernico Vespucio
NVU: O NVU está perto de ter a usabilidade e os recursos *básicos* do Dreamweaver. Mas ainda não chegou lá.

Creio que, se o DW não for portado, um aperfeiçoamento do NVU pode resolver os problemas dos designers no Linux.
Comentário de Lauro
EU TAMBÉM: Eu também sinto falta do AutoCAD, ou pelo menos algum programa com interface e ferramentas mais ou menos similares... Uso muito pouco do poder que este programa disponibiliza, apenas para desenhos relativamente simples em 2D, mas mesmo assim não sei da disponibilidade de blocos, atributos etc em programas para a plataforma GNU/Linux.

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Manoel Pinho
Protel: Não é tão poderoso quanto o Protel mas é bom

http://www.lis.inpg.fr/realise_au_lis/kicad/

E existe um comercial chamado Eagle

http://www.cadsoftusa.com/info.htm

que custa muito mais barato do que o Protel

http://www.cadsoftusa.com/prices.htm

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de alepaes
DVD-RAM é sem noção mesmo...: Pena que anda cada vez mais difícil achar mídia e gravadores que suportem.

Mas dar um mk2fs /dev/hdd é um barato mesmo... :)

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de zca
Já experimentou o Varicad? (: Já experimentou o Varicad? (www.varicad.com).
Comentário de CPolegatoJr
O que precisamos portar são: O que precisamos portar são soluções e não softwares e acho que a pergunta está incompleta e completo seria perguntar: Qual aplicativo quer ver portado para Linux e quanto está disposto a pagar por ele em percentuais de sua versão para Windows, MacOS, Solaris e/ou outro SO que seja? Teríamos ae um punhado números reais e sustentáveis, dos quais poder-se-á tirar conclusões. Não querendo ser sádico, mas já sendo, já que vão portar tudo isso, quero que portem os crackers! hehehehehehe, brincadeirinha!

[]'s

Claudio

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções.

Comentário de romano
Dreamweaver: Dreamweaver com ceretza . Testei o NVU e não gostei .Mas na hora
do aperto tem que usar o VIM mesmo .

Rodrigo Romano Moreira
Comentário de Leandro S. dos Santos
Primeiro use, depois fale.: Bom, não vou me dar o trabalho de te responder questões técnicas pois já deu para perceber que você não conhece o produto ao qual julgou "desnecessário", agora se você apresentar questões técnicas sobre as vantagens e desvantagens do mesmo, poderemos conversar de igual para igual.
Comentário de Jonatã
Mas... penso que o fato de um: Mas... penso que o fato de um programa não mais rodar com uma versão de bilbioteca, e consequentemente requerer uma mais atualizada, é bom, não é ruim... assim a pessoa/empresa obriga-se a instalar/desenvolver a versão mais atualizada, melhorando cada vez mais o produto JUNTO com as bibliotecas...

Atualização e resolução de problemas de bibliotecas hoje em dia é difícil só pra quem quer...

Isso so demonstra como a base do sistema que a comunidade desenvolveu em torno do linux é forte, segura, sólida....
Comentário de nemesis
nenhum?: olhando em
http://www.textpad.com/products/textpad/features.html

eu consigo observar apenas uns 3 itens que não existem no emacs, vim, scite ou kate, o mais importante do qual seria este:

* DDE interface to other tools, such as MS Visual C++. The editor detects when an open file has been modified by another tool, and prompts you to reopen it.

como DDE é uma tecnologia Windows, não faria muito sentido em *nix mesmo, até porque existem tecnologias similares mas nativas, como pipes, named-pipes, sockets e coisa e tal...

Eu diria que Textpad é bom para usuários notepad se sentirem poderosos, mas ainda tem muito chão a rodar antes de se comparar em recursos com emacs ou vim. Por outro lado, se um dia chegar a oferecer tanto poder e flexibilidade quantos estes 2, não vai mais ser tão "fácil" para quem não gosta de aprender... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
psgml-mode do xemacs. : psgml-mode do xemacs.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Google Earth. Sei que um por: Google Earth. Sei que um port está vindo e não é algo tão difícil já que o original também é em OpenGL...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de adell
Não é um flame, mas!: Serio mesmo, não estou querendo criar um flame, mas o Front Page é uma verdadeira maquina de gerar lixo!!

Faça o teste! Crie um formulario manualmente e depois faça a mesma coisa no FP! Verá a quantidade de lixo no codigo, imagine agora que você tem que fazer um portal usando o FP e deve usar uma linguagem dinamica qualquer atrelado ao codigo gerado! Já imaginou o trbalho

Sim, é verdade que qualquer pessoa consegue criar um site com ele, mas...
---------
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de Marcel
As especificações do Textpa: As especificações do Textpad não dizem tudo sobre ele. Quem utiliza e conhece as teclas de atalho sabe !

O poder de usar regexp em pesquisa e susbstituição, identação de linhas, de blocos (selecionados verticalmente), realces de sintaxe personalizável e simples, macros, classificação de linhas por ordem alfabética e numérica, maíscula/minúscula/mista, mostragem hexadecimal, plugins, macros, navegação por marcadores, etc...

Não estou dizendo que vim, emacs e afins sejam ruins, mas a praticidade do textpad para multiplas linguagens não tem igual !
Comentário de nemesis
quem utiliza e conhece...: "Quem utiliza e conhece as teclas de atalho sabe !"

Digo o mesmo sobre vim ou emacs.

"O poder de usar regexp em pesquisa e susbstituição, identação de linhas, de blocos ..."

Nada do que vc disse é novidade naqueles 2, apenas que tais recursos existem naqueles editores antes mesmo do M$-DOS nascer.

"a praticidade do textpad para multiplas linguagens não tem igual !"

Qualquer editor de textos decente, como o Textpad, é genérico o suficiente para poder ser prático com várias linguagens e até oferecer recursos específicos por linguagem.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Oi Cássio, seu comentário f: Oi Cássio, seu comentário foi realmente pertinente porém outro dia estava sendo pago para ajudar uma empresa com os seus sistemas e notei que o programador deles é um usuário ferrenho do DW e estava observando a forma dele trabalhar.

A forma como ele dá ALT+TAB e troca pelo Corel, re-edita, copia/cola e vai usando outras ferramentas me impressionou muito, porém um probleminha que eu tiro de letra com CSS tirou a tranquilidade do programador que nao conseguia colocar uma ancora num objeto de página. A grande sacanagem desses produtos é que voce faz muito bem aquilo que o programa lhe entrega, mas dada a versatilidade com que o cliente deseja as coisas, faz com que tenhamos que driblar situacoes, no caso acima ele usou um subterfúgio com tabelas para prender o objeto e ficou porcamente feito no FF, mas funcionou no IE.

O que quero dizer é que se voce amarrar-se na IDE e não for conhecedor da linguagem que está por detrás vai sempre se achar programador ou webdesigner quando na realidade é apenas um diagramador.

Crio sistemas comerciais em PHP e verazmente lhe digo, o DW tem algum suporte ao PHP, mas infelizmente tá longe do nível do Eclipse que atualmente utilizo. Alias mesmo o bluefish, gphpedit, SciTE e quanta são melhores visando esta necessidade de programação com depuração do que o DW onde a maioria apenas diagrama e nao conhece nada de programação.

Talvez a realidade para .asp seja diferente, mas para o PHP não é.
Comentário de oiasioas
O markenting: Com certeza o linux deve importar o marketing que os outros fabricantes utilizam em seus sistemas!
Comentário de hamacker
e tem umas bibliotecas qt tam: e tem umas bibliotecas qt também.
Comentário de hamacker
Não dava para compilar o pro: Não dava para compilar o programa estaticamente ?
Comentário de marcon
não me refiro a bugs: não estou falando de bugs, mas de mudanças mesmo. Mudanças internas nas bibliotecas que fazem com que o software que as usa tenha que ser reescrito. hoje não existe um compromisso de fazer com que determinada funcionalidade da biblioteca seja acessada sempre da mesma maneira. O pesoal simplesmente muda a biblioteca e quem escreve o software que utiliza a biblioteca tem que se virar e reescrever seu programa.
Isso causa o surgimento de muitos sistemas linux com versões diferentes da mesma biblioteca, e um programa comercial de sucesso teria que rodar em todas elas, algo muito difícil. Grandes empresas não ficam atualizando seus softwares toda hora, isso causa problemas e perda de tempo e dinheiro.
Comentário de marcon
compilação estatica: até poderia, mas ele é grande, uns 30 MB, e se colocar a Glibc dentro dele vai ficar enorme....
Comentário de Manoel Pinho
AutoCAD: AutoCAD ficou popular porque foi um dos primeiros programas do gênero para PCs mas, sinceramente, há muitos outros programas melhores e mais baratos (ou com o mesmo preço mas mais funcionalidade).

Para mecânica pelo menos o SolidWorks (http://www.solidworks.com/) ou o SolidEdge (http://www.solidedge.com/) seriam mais interessantes

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de hamacker
No relatado só não uso asp: No relatado só não uso asp e couldfusion e minha ferramenta é o Eclipse, de quebra ainda desenho banco de dados relacionais e executo queries no meu servidor SQL. Tem até um plugin para editar páginas em wiswig, mas a questão é que com o uso de templates e bibliotecas próprias não necessido disso. Como dizem alguns "less is more".

Acho que ferramentas de programação as vezes é um gosto pessoal.
Já tentei outras ferramentas no mundo Linux e sinceramente....achei horripilante, mas outras sairam melhor do que o esperado. Os comentários a respeito do Gimp achei que foram desproporcionais porque alguns queriam que o Gimp fosse o PS e não dá para comparar com uma ferramenta com quase 20 anos. Haverá coisas talvez que o Gimp nunca tenha, como aquela palheta de cores proprietária chamada pantone que é importante para certas gráficas darem autenticidade as cores, mas enfim nem todos precisam, mas quem precisar vai ter que comprar um photoshop seja no linux ou windows.
Comentário de hamacker
Diagramar páginas até que: Diagramar páginas até que é legalzinho, só não dá para programar páginas dinamicas com ele.
Comentário de ufa
???: Vc só pode estar de brincadeira ou é um trasgo!!
Comentário de The Darkness
Gostei da colocação. : Gostei da colocação.
Realmente seria bom que a comunidade pudesse demostrar o quanto estaria disposta a gastar para que as empresas pudessem pensar sério em fazer as migrações.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de sri_canesh
CMYK não são "algumas gráf: CMYK não são "algumas gráficas que precisa". São todas!

Você simplesmente não faz um trabalho gráfico para ser impresso em offset sem CMYK.

Agora, para trabalhos que não precisam ser impressos, o GIMP é excelente.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Richard Stallman
Portabilidade: JOGOS ! JOGOS E JOGOS !
Comentário de Manoel Pinho
"De grátis": Esse papo de que as software houses não portam seus aplicativos para linux porque os usuários de linux não gostam de pagar pelos softwares é balela ! Vamos falar a verdade: NINGUÉM gosta de pagar por softwares, principalmente quando eles não são usados para ganhar dinheiro. Elas não portam os aplicativos para linux porque elas ainda estão muito presas a anos de código win32 legados, a ferramentas e bibliotecas de desenvolvimento proprietárias que não permitem uma portagem para outras plataformas e mesmo ignorância (sobre o linux e softwares livres em geral) de seus dirigentes e programadores. É o princípio das apostas nos jogos: a maioria das pessoas aposta no favorito só porque ele é o favorito. E muitas vezes ele é o favorito apenas porque começou primeiro ou alguém (o marketing) disse que ele era o favorito.

Por que algumas empresas e pesoas físicas pagam pelo software proprietário ?

1- Porque usar sem pagar é ilegal e pode trazer conseqüências cíveis e penais.

2- Porque precisam de suporte e atualizações, no caso de softwares proprietários, a única alternativa é a própria empresa que o produziu ou um de seus "parceiros" (e nesses casos não dá para ficar irregular).

3- Em alguns casos não há como escapar por causa da venda casada. É o caso da maioria dos laptops e micros de marca que vêm com o sistema operacional que nós conhecemos.

4- Porque ganham dinheiro com ele e, assim como estão acostumadas a comprar ferramentas para trabalhar, compram os softwares que as fazem ganhar dinheiro. O gasto é considerado investimento.


Antigamente era muito comum comprar workstations caras para rodar softwares especializados e carísimos como CADs e programas gráficos. Depois que os PCs aumentaram o desempenho e ficaram baratos o mundo tradicional do software proprietário não acompanhou.

A hipocrisia do esquema de preços que muitas das grandes software houses praticam é revoltante. O preço dos programas é alto demais para quem vai usar de forma não profissional ou ocasional. Normalmente não há distinção de preços para uso doméstico, acadêmico (quando existe, as versões acadêmicas são um lixo e não tão baratas assim) e não profissional. A versão para esses usos costuma mesmo ser a pirata, tanto no Brasil quanto lá fora. Aqui vemos camelôs vendendo esses programas na rua por "déis reau" mas lá fora a pirtaria via P2P rola solta também.

Eu sinceramente não preciso de um Photoshop, nem de um Dreamweaver, etc e nem sei usar direito esses programas. Para mim, mesmo que existisse versões linux não justificaria comprá-los pelo preço caro e pelo meu uso. Se tivesse uma empresa e precisasse desses programas para uso profissional eu compraria, mesmo que rodando no windows. Logicamente preferiria a versão linux mesmo que fosse o mesmo preço.

O fato de não existirem esses programas para linux não me impediu de usar exclusivamente linux no desktop. Também não ia querer usar um desktop linux com o mesmo pensamento dos power users de windows atuais, que entulham os seus hds com dezenas de versões piratas de programas proprietários caríssismos e feitos para uso profissional e não usam nem 10% das funcionalidades. Acabam pegando uma porção de malwares porque ficam instalando dezenas de cracks e entrando em páginas web do submundo warez.


Resumindo, torço (e já dei meu voto no site da Novell) para que possamos ter a oportunidade de comprar esses programas altamente específicos e de uso profissional quando realmente for preciso. A opção pela versão linux desses programas deve ser pela questão de funcionalidade e de versatilidade do linux. Precisa do programa ? Então pague o valor caso ache justo ou procure alternativas. O que NÃO precisamos é ter desktops linux cheio de warez, com a mesma filosofia que predomina no mundo windows.



------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Copernico Vespucio
Pantone: Haverá coisas talvez que o Gimp nunca tenha, como aquela palheta de cores proprietária chamada pantone que é importante para certas gráficas darem autenticidade as cores, mas enfim nem todos precisam, mas quem precisar vai ter que comprar um photoshop seja no linux ou windows.

Cabe à comunidade de Software Livre a criação de um Padrão aberto e não proprietário para expressão de escalas de cores para combater com o padrão Pantone.

É imoral (a la RMS! :-] ) que exista esse tipo de patente. Padrões e normas técnicas devem ser definidos por comitês e não por apenas uma corporação.
Comentário de Copernico Vespucio
Fatos: Desculpe-me, mas acho que suas "observações" não correspondem aos fatos. Quando fizer declarações assim ("linux não rodou no equipamento não-sei-o-quê..."), por favor informe os detalhes do equipamento, qual a versão do Kernel usado, distro, etc.

Ao fazer uma declaração contra algum software por aqui, seja detalhado e claro em relação ao que não julgou correto e prove isso com dados que permitam reproduzir sua experiência.

Caso contrário, isso será considerado trollice, e vc. será certamente censurado.
Comentário de bagatelo
Já ouvi essa história de co: Já ouvi essa história de copilação estática e dinamica. Alguém sabe me explicar o que significa?
Comentário de marcon
compilação: basicamente, compilação estática é colocar as bibliotecas que o software precisa dentro do propiro software, durante o processo de compilação. Ele fica com tudo que precisa pra funcionar, mas fica grande e essas bibliotecas ficam servindo somente a ele. A vantagem é que vai funcionar sem problemas no micro.
Na compilação dinâmica as bibliotecas não são colocadas dentro do software, ele fica menor e as bibliotecs podem ser utilizadas por outros programas. Mas você precisa ter todas as bibliotecas que ele vai necessitar já instaladas no micro.
Comentário de anon
Editor:
O textpad é um ótimo editor, o kate é bom mas ainda
não tem algumas funcionalidades do textpad.

Chama-lo de editor para "usuários notepad se sentirem poderosos",
é coisa de babacas que não usam ( como o mané acima ). Não dá para conversar com pessoas que acham que só porque o software roda no windows o softeare é um lixo.

Vi e Emacs ?

Bons, mas falta interface. Ficar decorando comandinhos de
teclado do vi e emacs é para adolescentes idiotas que acham
que usar um editor de texto linha de comando os tornam
"usuários linux avançados"


Comentário de nemesis
avançado: "Não dá para conversar com pessoas que acham que só porque o software roda no windows o softeare é um lixo."

eu não disse que ele é lixo. é bem decente e certamente uma das melhores opções para usuários Windows. apenas não é tão potente quanto os outros 2.

"Bons, mas falta interface."

não, não falta. sua interface são os keystrokes para comandos.

"Ficar decorando comandinhos de teclado do vi e emacs é para adolescentes idiotas que acham que usar um editor de texto linha de comando os tornam 'usuários linux avançados'"

Não, ninguém fica decorando comandos de teclado: isso decorre de uso contínuo. A necessidade de produtividade é que se faz decorar atalhos de teclado. Garanto que um usuário avançado de Textpad também faz tudo, TUDO, sem mouse ou dropdown menus.

GUIs, mouse e menus são coisa para novatos. Depois que o cara fica experiente, eles só atrapalham.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Morvan
Eagle roda: ... em Win*, *nices e Mac. Sua versão demo permite placas com, no máximo , 100 pinos ou lides; é mais utilizada em nível de "hobby", quer dizer, se você for utilizá-la para tarefas não-comerciais, não há nenhum problema - você mal notará que é uma cópia demo. Eu o utilizo e recomendo. Acabo, inclusive, de desenhar um Amplificador estéreo com o uso do Eagle.
Comentário de anon
mais do mesmo: "eu não disse que ele é lixo. é bem decente e certamente uma das melhores opções para usuários Windows."

Nossa, como mudou !!!
Antes era Editor para usuarios de notepad se sentirem poderosos,
agora é bem decente e uma das melhores opções para usuários windows.

Quando você decidir o que realmente acha, me avise.


"não, não falta. sua interface são os keystrokes para comandos."

claro, claro, keystroke agora virou interface ...


"Garanto que um usuário avançado de Textpad também faz tudo, TUDO, sem mouse ou dropdown menus"

Você fala por todos eles ? Inclusive por mim que também
sou usuário avançado ?

"GUIs, mouse e menus são coisa para novatos. Depois que o cara fica experiente, eles só atrapalham."

É o comentário tipico dos que acham que linux
tem que ser todo linha de comando. Que pra ser usuário
fodão, tem que fazer tudo na linha de comando, etc ...
Só faltou falar que vi e emacs é pra 311t3 e editores
visuais pros wannabe.


Comentário de brandizzi
"Fã de Che" foi golpe baixo: Você está sinceramente estressado demais com uma coisa tão mínima. Aliás, eu realmente não vi onde fui tão ofensivo ao dizer que o GEdit *pode* ser melhor que o DW dependendo do gosto pessoal.

Para mim o GEdit é melhor porque ele tem tudo que preciso e é leve. Você tem razão, eu sou acadêmico, acabei de entrar na empresa-júnior do meu curso e talvez mude de idéia agora. Entretanto, sinceramente, o GEdit ainda é, para mim, o melhor editor de textos possível, tanto para escrever HTML/CSS quanto C ou Python - que é o que mais escrevo - mas não o seria para programar em e.g. Java ou C#. Talvez se eu trabalhar com webdesign o DW torne-se realmente o melhor para mim - mas no momento não é: eu já o usei e simplesmente foi um canhão para plantar flores. Agora, eu não acredito que porque 95% do mercado acha o DreamWeaver "o melhor" ele seja realmente "o melhor" num sentido "técnico" absoluto cujos parâmetros não foram sequer definidos. A única coisa que eu queria dizer era que não existe um sentido técnico que torne um software "o melhor" num sentido absoluto, e uma discussão baseada em "méritos técnicos" é potencialmente vazia. Não foi minha intenção ofender.

Ainda não vi onde falei besteira, mas, se a falei e foi tão ofensiva - a ponto de levar a outras ofensas pessoas -, peço sincero perdão. Entretanto, por favor, não me diga para entrar no mundo real - ou melhor, no *seu* mundo real, que, na sua opinião, é mais real que o meu. Se eu tivesse entrado no mundo real há três anos atrás, teria largado um curso superior para fazer páginas em ASP e estaria, obviamente, usando Windows XP pirata agora. O mundo acadêmico não é menos real que o profissional.

E que, no final das contas, o DW seja portado para Linux - pois parece que, algum dia, ele será o editor que vou precisar :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Marcel
Eu acho que está faltando um: Eu acho que está faltando uma coisa para você: USAR !
Não dá para discutir a praticidade do textpad com você, sendo que pelo jeito você nunca tenha usado ele.

Vi é muito bom, mas abre 1 documento por vez... e eu não quero ter que apertar ESC : w q para sair e salvar... Aff ! Ou mesmo o vim, muito SECO.

Emacs é bom ? É... mas não contém todas as funcionalidades que o textpad possui !

Realce de sintaxe, todos têm ??? Sim ! Mas crie uma nova linguagem TRALALA e experimente fazer com que estes editores passem a entendê-la: tempo perdido e pouco resultado.

Eu acho que você não pode criticar um programa sem tê-lo usado A FUNDO. Use o textpad por 30 dias (não, não paga-se: ele é shareware e não expira - poderia ser open, mas infelizmente não o é), utilizando TODO poder dele. Depois, quando tiver ARGUMENTOS volte para aí sim poder criticá-lo (ou não)
Comentário de Douglas Augusto
DVD-RAM, tecnologia subestimada: Acredito que a maioria dos gravadores LG suportam, especialmente os GSA (cuidado com os GWA). Os preços são basicamente os mesmos, portanto basta verificar se suporta gravação de DVD-RAM ou não.

Na Tech CD pode-se comprar uma mídia de DVD-RAM por ~R$10. Na Ponto BR também vende. No Mercado Livre também.

Além da praticidade e flexibilidade na gravação, a mídia de DVD-RAM garante maior confiabilidade nos dados; para backups isto é imporantíssimo. É uma pena o mercado de certa forma ter ignorado as virtudes das mídias de DVD-RAM.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Anderson.
Ferramentas de desenvolvimento !!!: São a chave para o sucesso de qualquer plataforma. Aonde portem mais ferramentes que tenham IDE e sejam RAD, funcionando em multi-plataformas, a coisa avança.

Se uma empresa esta distribuindo kits studio de graça e também um versão do servidor sql, é com o objetivo claro de prender a plataforma.
Comentário de cenoura
Teve uma versão do Corel, se: Teve uma versão do Corel, se não me engano a 3 (beeeem velha) que rodava nativamente no Linux (usava motif ?), depois disso é que eles fizeram algumas que utilizavam o wine e ficou pesadona.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Lauro
Ainda não...: Sou engenheiro eletricista e faço projetos de redes de distribuição urbanas e rurais, além de alguns projetos de subestações. Uso geralmente o AutoCAD para fazer estes projetos e alguns croquis, coisas simples, tudo em 2D, só que ao mesmo tempo me habituei com a interface e as ferramentas úteis do AutoCAD. A migração por esse lado pode ser resolvida, basta talvez um pouco de esforço pessoal, mas como dependo de trabalhos externos de impressão ou mesmo do fornecimento de algum arquivo em dwg contendo a planta de um loteamento por exemplo, além de outros programas que rodam apenas no win, uso aqui na empresa o Win XP. Em casa tenho um desktop em dual boot e um notebook c/ Ubuntu 5.10 (meu preferido) e Suse 10.0. Será que este programa (VariCAD) seria indicado para este tipo de uso? Parece-me mais voltado para mecânica... Será que tem algum programa que lê e salva em dwg ou dxf no Linux?


==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de adilson
VariCAD lê e grava dwg: Sim, o VariCAD é mais voltado para mecânica e em 3D.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de brandizzi
O horror! O horror!: Apesar de eu discordar da afirmação de que a falta de "pagantes" não é um dos grandes motivos para a inexistência do software, eu aplaudiria seu post - se meu aplauso tivesse algum valor.

É bom nos fazer atentar que quando (e eu acredito que a palavra é "quando" e não "se") a Adobe, a AutoDesk, a Sierra etc. investirem em aplicações para Linux elas provavelmente tentarão trazer para o mundo túxico o padrão de negócio típico das aplicações da plataforma Windows. Afinal, uma distro Linux cheia de softwares craqueados inevitavelmente se tornaria tão perigosa quanto um Windows XP cheio de programas alterados por brinquedinhos do astalavista.sk.

Acredito que há muita gente na comunidade que ainda não atentou para estes detalhes - geralmente iniciantes que ainda têm muito da visão "janélica" do mundo :)

Ratificando: eu realmente adoraria que todos os softwares citados fossem portados para Linux, mesmo não usando quotidianamente nenhum deles, mas não gostaria de ver o mundo Linux se transformando no mundo Windows, onde os softwares evoluem lentamente, são caros e craqueados ao extremo :)

PS: Eu já ouvi tantas e tantas e tantas e tantas vezes, de tanta gente habilitada, que Photoshop é melhor que Gimp, CorelDRAW melhor que Inkscape, Dreamweaver melhor que NVU, MS Office melhor que OOo que não me atrevo a discordar - embora não use os primeiros - mas eu realmente gostaria de saber como seria o mundo se e.g. o Photoshop evoluísse com a velocidade do Gimp. Como caso de estudo, analisem a evolução do Yahoo!Messenger no Linux :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Xico
Correção: : Correção:


Ao fazer uma declaração contra algum software livre incluindo o Linux por aqui, seja detalhado e claro em relação ao que não julgou correto e prove isso com dados que permitam reproduzir sua experiência, além de se preparar para ser moderado, pois, aqui existem xiitas linuxers que nunca aceitarão sua opinião.



:)
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de hamacker
Nao sei se me expressei mal,: Nao sei se me expressei mal, mas a palheta pantone é uma palheta de cores vendida por uma empresa na qual as cores sao indexadas e correlatas na mesma palheta em diferentes produtos ou hardware. Esses indices de cores garantem que a cor será a mesma entre todos nao importando se os softwares forem diferentes desde que usem a mesma palheta. Voce até sabe qual é a cor pantone correspondente no CMYK, mas só o fato de usar CMYK o contratante poderá não aceitar o seu trabalho.

O pessoal que desenvolve a arte gráfica diz que dá diferença, mas não vejo como poderia dar diferença se estou apenas abrindo uma tabela de equivalencia de cores dum sistema para o outro. O pessoal de CAD vai me entender porque o Autocad é cheio de dezenas de tamanho de papel, muitos deles é exatamente o mesmo tamanho, só muda a unidade, se um é ISO o outro é ABNT e assim por diante e no fundo tudo é 'milimetros'.

Como arte grafica não é a minha praia, acredito neles até que alguem desminta.

Sim, antes que voce me pergunte, patentearam as cores. Que absurdo!
Comentário de brandizzi
Depende do universo do programa: Certamente isto é bom para programas livres, mas não acredito que seja para software proprietário, cujo desenvolvimento é mais lento, mais caro e lucra mais quando libera mais "improvements" de uma vez só - i.e., lança uma nova versão.

Vou (re)citar o exemplo do Yahoo!Messenger: um mês atrás o testei no meu Debian a versão atual - que ainda usava GTK+ 1.2! Se é difícil para o Yahoo! atualizar um mensageirozinho, que se dirá de um Photoshop? Por isto que eu digo que, se um software livre alcança um "concorrente" proprietário, o proprietário tem grandes chances de ficar *muito* para trás.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Pegando fogo: Apesar desta thread ther chegado no nível do flame, gostaria de deixar uma nota: keystroke é interface sim! Só não é interface gráfica :)

Mesmo assim, agora fiquei curioso para experimentar o Textpad. Nunca encontrei um editor decente+simples para Windows. Quando sou obrigado a usar Windows tenho de me contentar com ou um Eclipse ou um Emacs (que, note bem, é muito bom, mas não me agrada *no* Windows - nos Unices é um dos meus editores preferidos).

Valeu pelo toque!

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Felipe Rafailov
Primeiro, não vejo mal nenhu: Primeiro, não vejo mal nenhum em usar softwares proprietários no Linux (desculpe-me, RMS). A liberdade que eu tenho em usar um software livre é a mesma que eu tenho de não usar um software livre. O programa só tem que ser bom, e para dar certo no Brasil, tem que ser barato (ou contrabandeado, o que é mais provável). Eu pagaria por um software (proprietário ou não) se eu realmente precizasse dele.
Comentário de Emerson Gomes
Earth3D: Já existe o Earth3D para Linux que faz o mesmo serviço.
Comentário de hamacker
e usa vim/gvim no Windows ser: e usa vim/gvim no Windows seria uma heresia, não ? :)
Comentário de Emerson Gomes
Muita gente diz que não usa: Muita gente diz que não usa Linux pq não tem aplicativo X. Isso é triste pq:

1) em 95% dos casos existem softwares que fazem o exato mesmo serviço custando bem menos (R$0 na maior parte das vezes).

Vejo que o Photoshop tá no topo da lista...
Mas o que o GIMP não faz que Photoshop faz?
O problema é na interface? Simples, use o Gimpshop.
http://plasticbugs.com/?page_id=294
Não tem desculpas.

Basta dar uma caçada em listas como essa:
http://es.wikipedia.org/wiki/Equivalencias_Windows_en_Linux

2) A Maioria dos programas solicitados rodam muito bem/perfeitamente utilizando versões recentes do Wine ou do CrossXOffice.
(Não que não dê pra usar programas nativos... Mas mais uma vez a interface é diferente)


Comentário de Douglas Augusto
Com a mesma resolução dos m: Com a mesma resolução dos mapas?

Visualizadores do tipo para GNU/Linux existem aos montes (pelo menos uns três), mas o grande diferencial do Google Earth é a qualidade dos mapas.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Marcel
Bem, na verdade com todos os: Bem, na verdade com todos os recursos do KDE e GNOME (leia-se QT e afins), já é ruim utilizar vim no linux ;-)

Com a possibilidade de gerar um editor com TABs no linux, vamos continuar com :wq ??? heheheh
Comentário de sri_canesh
:
Vejo que o Photoshop tá no topo da lista...
Mas o que o GIMP não faz que Photoshop faz?
O problema é na interface? Simples, use o Gimpshop.
http://plasticbugs.com/?page_id=294
Não tem desculpas.


Tem desculpa. Ela se chama CMYK. Impossível GIMP em trabalhos para impressão.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Não estou sendo estressado.: Não estou sendo estressado. Apenas não gosto quando falam que falei algo que não falei. Não trabalho com DW e nem pretendo, mas por obra do destino tenho contato com muitos profissionais que usam DW. E não usam pq fizeram curso. Aliás nem curso fizeram, aprenderam na marra.
Todos eles são loucos para fazer mais em menos tempo. Se houver alguma alternativa open source que seja MELHOR, com certeza irão usá-la.

O mundo acadêmico não é irreal. É apenas "ideal demais", algo que chega a ser platônico. Depois, quando o produto resultante da união de duas moléculas de hidrogênio com uma de oxigênio bate no tecido muscular que encobre a parte de trás de bacia humana, as pessoas costumam ver que as coisas tem que ser um pouco diferentes do idealizado.

Já que você acredita que não possamos comparar um software por méritos técnicos(SIC!), então vou reformular minha pergunta: "a) qual software livre pode ser mais produtivo para construir sites, e pq? b) cite algum caso de sucesso de utilização do software proposto no lugar do dreamweaver". Sem essas respostas, sua afirmativa de que existe coisa melhor que o DW fica apenas no campo da suposição.

Corrigindo sua interpretação, não falei que você é fã do CHE. Falei que como acadêmico provavelmente você está na idade em que se é comum ser fã do Che. É apenas uma metáfora. Mas na minha adolescência também fui fã do Che. É normal ;)

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de _Revolt_
Bom, vou dizer o que eu acho:: Bom, vou dizer o que eu acho: o pessoal do software livre * muito desunido, a id*ia de liberdade faz com que os esfor*os nao sejam concentrados em um objetivo.. qtas dezenas de editores vetoriais de imagens n*s temos? quantas centenas de programas que fazem a mesmissima coisa? o pessoal quer "ser dono do proprio negocio" e iniciam um projeto desnecessariamente sendo que existem dezenas ou centenas que fazem a mesma coisa e estao precisando de colaboradores! qto aos editores vetoriais: quantos deles fazem um trabalho igual/parecido ao do corel? o que quero dizer * que, se o pessoal se unisse e focasse menos em quantidade e mais em qualidade, o Linux em pouco tempo teria um arsenal de softwares excelentes e livres! unir o "GOffice"/"Koffice" /XOffice com o AbiWord com o OpenOffice.org com as centenas de Processadores de texto e de calculos parece ser algo impens*vel! assim continuamos nessa ladainha: O OpenOffice chegando l* precisando de colaborados e um Office novo saindo a cada mes... gostaria de ter a opini*o de alguem sobre isso.


O "Office" * s* um exemplo
Comentário de Douglas Augusto
Não são todos os capazes de: Não são todos os capazes de compreender e extrair o que ferramentas como o Vim podem oferecer; elas normalmente parecem hostis à primeira vista.

Com dezenas de alternativas com janelas, botões e firulas, prefiro muito mais o Vim e o Mutt, simplesmente porque são mais flexíveis e produtivos para aqueles que descobriram que o mouse não é uma panacéia.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Anderson.
CMYK no Gimp: Ao que parece, já tem plugin que coloca suporte para CMYK no Gimp.
http://www.novell.com/products/linuxpackages/professional/gimp-cmyk.html
Comentário de Douglas Augusto
GIMP CMYK plugin: > Tem desculpa. Ela se chama CMYK. Impossível GIMP em trabalhos para impressão.

Talvez o GIMP CMYK plugin, embora incompleto, possa atender muitas necessidades que tangem o CMYK, especialmente a exportação (via separação) para impressão.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de marcosalex
O Textpad gera uma produtivid: O Textpad gera uma produtividade imbatível, não resta dúvida. E o fato de copiar a interface do Notepad, ainda ajuda pessoas que estão acostumadas ao padrão Windows, diminuindo o tempo de aprendizagem.

Haskell developer
Comentário de nemesis
uso: "Eu acho que está faltando uma coisa para você: USAR !"

pq vc está assumindo que nunca usei? no trabalho tem uma cópia...

"Vi é muito bom, mas abre 1 documento por vez..."

quando foi a última vez que o usou? 1978? vim suporta multiplos buffers ativos...

"e eu não quero ter que apertar ESC : w q para sair e salvar"

não. prefere apertar ALT + F4 e selecionar Sim na caixa de diálogo Salvar, né? por alguma razão, :wq me parece bem mais econômico...

"Emacs é bom ? É... mas não contém todas as funcionalidades que o textpad possui !"

pfffttt... tá falando sério, cara? emacs é meu segundo sistema operacional favorito e tem tanta funcionalidade quanto... :)))

"crie uma nova linguagem TRALALA e experimente fazer com que estes editores passem a entendê-la: tempo perdido e pouco resultado."

pq vc acha que com Textpad seria diferente? além disso, com vim e emacs, syntax highlighting é mera questão de especificar um arquivinho de sintaxe. Fora que vc pode facilmente criar scripts nesses editores com funcionalidades específicas por tipo de arquivo...

"você não pode criticar um programa sem tê-lo usado A FUNDO."

bom, vou te dar o benefício da dúvida, pois do pouco que usei o editor, ele realmente pareceu bem mais limitado do que os outros 2. Vou dar uma segunda chance... mas duvido que substitua gvim... ;)

ainda mais pq gvim e emacs são software livre, e Textpad um shareware com tempo limitado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcosalex
Existe opção de desabilitar: Existe opção de desabilitar isso. Alias, o FP é extremamente configurável e a ferramenta dele de gerenciar portais desconheço semelhante.

Haskell developer
Comentário de viniciusramos
Winamp: Bom, antes que me crucifiquem, deixo claro: uso e me amarro no XMMS.

Mas algo que sinto muita falta é a 'Media Library', do Winamp; com ela, posso assistir centenas de clipes on-line, além de milhares de rádios de todos os cantos do planeta...e isso de forma fácil e muito rápida. Quem conhece e usa banda larga, sabe do que estou falando.

Existe uma versão do Winamp pra Linux, mas até agora não funciona a Media Library...
Comentário de nemesis
mesmo demais: "Antes era Editor para usuarios de notepad se sentirem poderosos,
agora é bem decente e uma das melhores opções para usuários windows."

Com certeza seu modo de operação é bastante similar ao notepad, por isso, usuários destes se sentirão em caso, mas agraciados com bem mais poder de fogo.

"claro, claro, keystroke agora virou interface"

interfacear com um sistema não necessita de gráficos.

"Inclusive por mim que também sou usuário avançado"

algumas pessoas nunca abandonam velhos vícios.

"É o comentário tipico dos que acham que linux
tem que ser todo linha de comando. Que pra ser usuário
fodão, tem que fazer tudo na linha de comando"

não, é o comentário típico de alguém que percebe que digitar CTRL+S e voltar a editar textos sai bem mais rápido do que tirar a mão da área de edição de texto do teclado, alcançar o mouse, movê-lo ao ícone de salvar e clicá-lo, voltar a mão pra área de edição de textos do teclado e voltar a editar textos...

acredite: com keystrokes apenas é possível realizar um número bem maior de tarefas num período de tempo mais curto do que usando mouse e menus...

"Só faltou falar que vi e emacs é pra 311t3 e editores
visuais pros wannabe."

ora, e não é que é?... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de leonardoav
Foobar 2000: Para mim não falta nada, mas queria ver o Foobar 2000 rodando no linux.
Comentário de zca
É, a gente poderia ter um s: É, a gente poderia ter um só tipo de carro, um só tipo de geladeira, um só tipo de computador, ... ...
Comentário de marcosalex
Criar um site "na unha" é bo: Criar um site "na unha" é bom para desenvolvedores, mas designers e quem trabalha com grandes portais precisa de produtividade. Aliás, produtividade é um fator crucial pra maioria das empresas, já que tempo (cada dia que passa) é igual a dinheiro e cada vez mais dinheiro. O tempo que se perde fazendo arte e testando um objeto na unha ganha-se em outras atividades. Design na mão, só quando a ferramenta não atende.

Sobre o Gimp, o suporte a CMYK (padrão mais utilizado nas gráficas) ainda é fraco e a fidelidade de cores dele ainda está anos-luz atras do Photoshop. Outro problema são filtros. Efeitos que demoram vários segundos no Gimp o Photoshop faz em tempo real na mesma máquina. Os algoritmos do Photoshop são imbatíveis, quem trabalha na área sabe.



Haskell developer
Comentário de Emerson Gomes
Você ainda não usou o Amaro: Você ainda não usou o AmaroK :)
Quando usar, vai esquecer o que é Media Library (do Winamp)
Comentário de dondalski
interface: para quem gosta de interface, use o kvim ou o gvim
Comentário de marcosalex
Uma das coisas mais important: Uma das coisas mais importantes nas gráficas é a fidelidade de cores e o CMYK do Gimp está bem longe disso. Outra coisa são filtros que sao muito mais lentos do que o Photoshop. Pra usuários domésticos e webdesigners, o Gimp pode até servir, mas pra uso profissional, ainda está longe.
Haskell developer
Comentário de Renato
Por que não descobri antes?: Caramba, uso o emacs a pelo menos seis meses, principalmente para LaTeX, e fico me perguntando, como pude não usá-lo antes! Uso fortran também, bingo! Excelente. Não tem como discutir estas coisas. Quer usar Textpad? Use, mas jamais me convencerá do contrário, e olha, já tentei muito editor por aí.
Comentário de nemesis
no linux: Já usei kate, do KDE, com a maioria dos plugins voltados pra programação ligados. Já usei SciTe, que, além de tudo, é multi-plataforma. E já usei tmb o gedit, que ainda não está no mesmo nível que os dois.

Todos seguem o mesmo modelo de interface e comportamente popularizado no Windows pelo notepad, mas com bem mais recursos.

Ainda preciso testar o Textpad realmente a fundo, mas minha impressão após um breve período de uso é de que ele está mais ou menos no mesmo nível destes ( tirando o gedit, possivelmente ).

Mas Emacs e Vim estão em um nível superior, sem dúvida. Bem acima, com ou sem dropdown menus em suas versões para interface gráfica...

Da mesma forma que me comprometo em testar o textpad mais a fundo, eu sugeriria que vc tmb tentasse um desses dois e não desistisse por causa de atalhos de teclado ou comportamentos diferentes do que ao qual vc está acostumado. Provavelmente sua opinião vai mudar.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Hélio
O NVU é um editor para vovozinhas: Só funciona precariamente na visão gráfica. Se você editar no modo texto, formatar do jeito que você gosta de ler, alternar para o gráfico e voltar, ele esculhamba tudo. Fica tudo numa linha só.


Comentário de thluxx
Apenas dois...: Dreamweaver e Photoshop... pra mim é o que falta.
Comentário de Roger de Almeida
Olhando Por Outro Prisma: Não deu para ler todos os comentários. Diante disso, posso ser reduntante nas minhas ilações:

1. A pesquisa revela um ponto bastante sutil. A Novell quer saber o número de pessoas a utilizar os seus produtos.

2. Dependendo da demanda por determinados Softwares, a Novell pode comprar empresas detentoras dos direitos autorais de tais softwares para embutir no seu produto. Com isso ela abocanha uma fatia consideravel do mercado.

Ao escrever o item 2, não tinha pensando até então neste modelo de negócio: comprar empresas para tornar livres os seus softwares e/ou portá-los nativamente para o GNU/Linux ou melhor, Suse/Linux.

A MS fez e faz isso mas agrega apenas para o seu império.
......


[]
Roger

2006 vai ser o ANO do Software Livre. Escrevam isso ai!!!

Comentário de Douglas Augusto
> Uma das coisas mais importa: > Uma das coisas mais importantes nas gráficas é a fidelidade de cores e o CMYK do Gimp está bem longe disso.

Eu não conheço, mas você já experimentou esse plugin e pôde atestar esta falta de fidelidade? Qual versão testou, a última (0.3)?

> Outra coisa são filtros que sao muito mais lentos do que o Photoshop. Pra usuários domésticos e webdesigners, o Gimp pode até servir, mas pra uso profissional, ainda está longe.

Na Brasoftware o Photoshop CS2 custa R$ 1.800, versão Windows. Com este preço, você ou compra uma máquina nova ou faz um upgrade que certamente compensaria com folga os "filtros mais lentos". Não obstante seria um upgrade que beneficiaria qualquer aplicativo, não apenas o GIMP.

Agora, se contar com a pirataria e com a resistência à mudanças, a adoção do GIMP realmente é prejudicada. Do contrário, somente onde de fato o GIMP seria incapaz, veríamos falar muito mais desta solução livre.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de GDA
DW...: Olha, com todo respeito à sua vivência, eu vinha utilizando o DW há pelo menos 3 anos diariamente em meus trabalhos em PHP, XHTML e CSS, e sinceramente já não o estava achando tão produtivo assim. Tanto que passei o ano passado inteiro procurando outras IDEs e acabei optando pelo jEdit (ainda no Windows, e hj no Linux) que, ao menos na minha máquina, roda muito mais rápido e me atende em tudo o que realmente preciso.

Antes dele, eu já tinha personalizado o SciTe pra editar os códigos, enquanto usava outros programas para suprir - com vantagens - os demais recursos que utilizava no DW. Mas eu nem posso ser considerado uma referência, pois sou de uma época em que se utilizava o bloco de notas para fazer quase tudo. Atualmente, se eu fosse recomendar uma estrutura de produção para web (design e PHP), certamente a minha listagem incluiria:

- jEdit ou VIM para edição de códigos;
- Apache + PHP + MySQL;
- InkScape + Gimp para layout e gráficos;
- Firefox para testes e algumas excelentes extensões;
- IE6 pra testar, pq 60% do mundo ainda usa aquela porcaria;
- documentação de referência e/ou Google;
- o FTP client da sua preferência (eu uso a conexão do Gnome)

Alguns outros "brinquedinhos" tb seriam bem vindos (principalmente para o trabalho colaborativo), mas o básico é isso. E se vc olhar bem, tudo (exceto o IE, a menos que se use uma gambiarra) funciona tanto no Linux qto em Windows, sem a menor diferença de produtividade ou de qualidade.

Abração!
Gláucio

Comentário de chatus
E você ?: Voismecê fala...fala...fala, além de ter memorizado um monte de comandos, que software relevante de FATO você fez até hoje ?
Às vezes as conversas são ridículas entre os usuários Linux...
Ah! Configurei o samba todo na unha!
Ah! Instalei um RAID-1 no slackware!
Ah! Editei o arquivo do X como matcho! Usei o vi...

Cadê os aplicativos cara pálida ? Onde está o nosso EMACS ? O nosso X ?
Me faz lembrar o Lobão que afirmou que o brasileiro goza com o p do outros...
Sapo de lagoa nunca viu mar mesmo...
Comentário de GDA
Na mosca, hamacker...: É por aí mesmo... Uma boa parte dos profissionais (por serem humanos, e não maus profissionais) acaba por se especializar mais na ferramenta do que nas soluções, ou no objeto central e outros fundamentos da sua profissão.
Comentário de GDA
Compatibilidade: No meu caso, sinto mais falta de compatibilidade do que de portabilidade. Ainda tenho recebido layouts de clientes em Corel 11, ou tenho de testar sites em IE6. As ferramentas do Linux me bastam 100%, mas ainda é muito difícil lidar com as opções da grande maioria.
Comentário de sri_canesh
R$ 1.800,00 não é nada para: R$ 1.800,00 não é nada para quem está acostumado a comprar máquinas de impressão que custam mais de um milhão

Também não é nada comparado ao risco de usar um plugin sem garantia e que pode causar sérios problemas de fidelidade na impressão ( e com isso um prejuízo astronômico)

Nada contra o GIMP(até pq eu uso ele aqui e nem quero outra coisa), mas ele precisa amadurecer um pouco mais nessa parte. E quando ele estiver bem, pode apostar que haverá uma utilização em massa.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Alberto Caeiro
O que realmente: O que realmente precisamos no linux!

O que realmente precisamos que seja portado no linux,são algumas facilidades .....

O que eu quero dizer é, o linux tem muito problema de "incompatibilidade" de aplicativos, quando estes não fazem parte da árvoré oficial. O linux tem muito incompattibilidade de hardware de alguns fabricantes.

É NECESSÁRIO QUE SEJA PORTADO PARA O LINUX, OS DRIVERS PARA QUE POSSAMOS INSTALAR NOSSAS IMPRRESSORAS, ... etc ...

Se a Macromedia portar o dreamwever, o que vai mudar? quantas pessoas vão utilizar o aplicativo da macromedia pelo fato de estar no linux?, por exemplo; alguem usa o mac por causo dos aplicativos da adobe, que me disseram, rodam melhor lá que no windows?

Não quero ser arrogante, só estou expressando minha opinião, precisamos amadurecer mais nossos aplicativos, temos muitas coisas boas, e em minha opnião, uma ferramenta que é desenvolvida para um ambiente, num vai ser a mesma coisa em outro ambiente!

Estas desculpas que, portando aplicativos comercias para o linux as pessoas passam a utilizar, acho ser uma grande bobagem, e o linux passe a ser um clone de um sistema que nem funciona direito!

Recetentemente meu chefe pediu que instalasse o kurumin em sua máquina, bom instalei, e em seu primeiro uso foi, cade o discador do IG? onde tá o Word?

Portar uma solução para o LInux, não vaio adiantar de muito, se as pessaos não suberam utilizar e entender o linux!
Comentário de Marcelo Ulianov
perfeito.: E pra piorar esperam que a Adobe libere o fonte do Photoshop pela GPL, para que a "comunidade" possa "ajudar"... Sabe quando isso vai acontecer ? Nunca.

E que mania de se comparar ao Mac. Aquele é outro mundo. Esqueçam.
Comentário de Grobsch
Para arquitetura não...: Para arquitetura não existe nada nem perto do Autocad, ele é o programa onde a diferença é a maior em qualquer plataforma... parece que chegaram a portar o microstation para linux um tempo atrás, mas mesmo o microstation perde feio do Autocad...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de SS_Sputnik
Picasa em micro lento.: Tenho ele instalado no Ubuntu via wine mas acho que o google deveria retribuir o que a comnidade já fez por ela. Portar Picasa e Google Earth é o minimo que ela poderia fazer.
Comentário de Robson Dantas
Brasil nem tá na lista...: Ou o Brasileiro é muito burro ou preguiçoso!
Poxa, o Brasil ainda nem aparece na lista dos países que estão votando... Esse pessoalzinho papagaiado só sabe postar besteira aqui!!! Vai lá e vota, lerdo.
Comentário de WalterCruz
Editores?!: Bom, vc conhece o SciTE !? Pequeno (existem versões que cabem num disquete), poderoso, leve e multiplataforma.

Possui o uso de regexp para busca e substituição (embora não tenha ainda os quntificadores do tipo {1,3}, realce de sintaxe para diversas linguagens (veja uma lista em http://scintilla.sourceforge.net/SciTEDoc.html )
Possui suporte a calltips, configuráveis (vc pode adicionar os seus próprios calltips), classificação de linhas em ordem alfabética é facilmente implementável através de scripts na linguagem Lua, como eu mesmo já publiquei no wiki lua-usrs. Classificação numérica será tçao fácil quanto.

Navegação por marcadores, embora não use, sei que suporta.
Enfim, não sei o que o textpad tem demais :)

Comentário de SS_Sputnik
Censura.: Caramba, as vezes chego até ser radical pró-Linux, mas notei um pouco de censura nesses dois posts. O que é que tem do rapaz achar que o win95 roda mais rápido que o Linux? Eu acho o mesmo que ele. Peguem um instalação nova(zerada) do windows 95 e calcule o tempo de boot do mesmo. Faça mesmo com uma disto comum Linux....

Não estou defendendo o uso do windows 95, até porque MSDOS daria boot até mais rápido que os dois sistemas e a velocidade de inicialização não é o ponto mais importante no sistema
Comentário de SS_Sputnik
Não faz!: Não faz, não. O Earth3d Não tem os niveis de zoom a que pode chegar o Google Earth.
Comentário de Máximo Mascarenhas de Moura Meira
Regulando mixaria: Ah, essa velha conversa fiada de que compilação estática ocupa muito espaço no HD.

Instalei um Linux novo aqui há apenas uma semana, adicionei uns 20 programas e meus diretórios /var/log/packages e /var/log/removed_packages já estão ocupando 12 Mb. 12 Mb só para registrar e manter a instalação de menos de 500 programas. Imagine que tamanho vai ocupar daqui a um ano.

12 Mb para registrar e manter a instalação de 500 programas pode até parecer pouco, mas se todo programa ocupasse SÓ seu próprio diretório, nem precisaríamos da droga do /var/log/packages e do traste do /var/log/removed_packages. Os 12 Mb cairiam para ZERO Mb.

O diretório /var/www/htdocs tem nada menos que 5.2 Mb, sendo que a maioria absoluta é composta por versões de documentos em línguas que eu nunca vou falar na minha vida.

Meu sistema ainda tem pouca coisa e o slocate já ocupa 11 Mb. E o objetivo do slocate é mera conveniência. O sistema não pára de funcionar sem ele.

Os diretórios /usr/doc, /usr/man e /usr/info ocupam mais de 220 Mb! Sendo que eu nunca vou ler mais que 10% daquilo tudo.

São apenas alguns exemplos de total falta de consrangimento com o uso do HD de qualquer Linux, que são perfeitamente aceitos e defendidos pela "comunidade", ostentados pela Dona Zica e saudados pela Leci Brandão em cadeia nacional.

Hoje em dia nem se encontra mais nas lojas HD com menos de 80 Gb. E pela diferença de preço, é muito mais negócio comprar um de 160 Gb.

Mas a "comunidade" do Linux continua e sempre vai continuar defendendo essa idéia idiota de que compilação estática "consome muito espaço". Tá louco, né. Com compilação estática, tudo ia ficar muito mais FÁCIL pro usuário leigo e Linux não foi feito pra ser fácil.
Comentário de SS_Sputnik
Novell não tem cacife!: A MS tem grana pra comprar quem ela quiser... A Novell mal se sustenta das pernas.
Comentário de brain
Convencimento: Ao preencher a pesquisa, a mensagem final do formulário informa que a Novell pretende usar estes dados para tentar convencer os autores dos softwares a disponibilizar versões para Linux. Nada perto de adquirir as empresas, nem menção a liberar o código.
Comentário de leleobhz
Err...: Isso já existe. http://packet-cd.sourceforge.net/


P.s: Pra quem falou do DLA e do directcd
Comentário de Douglas Augusto
Como assim não é nada? Voc: Como assim não é nada? Você acha que alguém gosta de jogar dinheiro fora?

Meu contra-argumento foi em relação ao "os filtros do GIMP são mais lentos". Com essa grana de R$ 1.800 daria para fazer um belo upgrade, suficiente --e com folga-- de anular a suposta lentidão dos filtros GIMP, agregando ainda vários outros benefícios.

> Também não é nada comparado ao risco de usar um plugin sem garantia e que pode causar sérios problemas de fidelidade na impressão ( e com isso um prejuízo astronômico)

Mas que risco é esse? Que garantia a Adobe pode te dar quanto aos filtros? Isto está me parecendo FUD.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de nemesis
interessante, mas estúpido: Em primeiro lugar, se todos os seus programas usam uma mesma biblioteca e foram compilados com ela estaticamente, eles não vão apenas ocupar mais espaço de HD: quando estiverem rodando, CADA UM DELES vai estar ocupando memória em seus processos com a carga extra da biblioteca, enquanto que esta memória seria compartilhada no caso de uma shared library. Imagine que beleza todos os aplicativos do KDE compilados estaticamente, hein? haja memória, definitivamente bem mais caras por MB que HDs...

Em segundo lugar, com relação à documentação: se vc não quer, simplesmente faça "rm -fR /usr/man" e por aí em diante. Mas não peça para que os pacotes não venham com a documentação, senão são mais chatos do mundo Windows a nos perturbar com queixas enjoativas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
verdade: RedHat 6.0 também roda bem mais rápido que Ubuntu Linux!! E Windows95 também é bem mais rápido do que Windows XP!!! como pode??!!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ano@nimo.com
"Isso já existe. http://pack: "Isso já existe. http://packet-cd.sourceforge.net/"

Conheço há algum tempo, mas só funciona com CD-RW. O legal seria funcionar com CD-R ou DVD-R (por causa do preço e superior qualidade da mida).
Comentário de Bruno Laturner
Padrões...: Por outro lado, cabe aos fabricantes dos hardwares escaneadores, impressores e visualizadores de imagens adotar um só padrão.

O motivo de ter todas essas colorspaces é mais questão dos hardware, o software só segue o mundo físico.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de Bruno Laturner
Não é FUD.: Não é FUD, pelo menos não infundado. E talvez a palavra certa não seja filtros.

É mais uma questão de:

Tenho um monitor de 10 mil reais.
E ainda pago bastante pelo serviço de calibrar esse monitor.
Tenho uma impressora de 1 milhão de reais.
E o preço da tinta também é astronômico.

Devido ao suporte do Photoshop à minha impressora, que chega ao nível do tom exato da cor, não perco dinheiro.

E com o GIMP? Quem está atestando que nele o mesmo vermelho que está na tela é o mesmo vermelho que sai na impressora?

Pode ser um absurdo, mas mesmo com os exatos 32 bits de cores CMYK, dois dispositivos podem ter resultados diferentes entre o bit e o papél. O Photoshop cobre todas as transformações internas, a indústria já sabe.

Talvez até seja um caso de "medo, incerteza e dúvida", mas quem vai certificar o GIMP pra acabar com essas incertezas?

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de leleobhz
Pantone: Que um raio o parta. Sabe pra que serve paleta pantone? O designer monta tudo que precisa, decompoe (Coisa que nenhum programa linux faz ainda) pra CMYK e boa.

Mas e se ao invez de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, o cara queira fazer N cor e p&b? ou 6, 7 cores (o que acontece pra impressoes de altissima definicao), ou mesmo 2, 3, 4 cores que nao estao nas cores basicas?

Ai como voce vai ter a fidelidade na hora de misturar as tintas? Pra isso existe pantone.

Tabela pantone e REQUERIDO em ambiente de produção grafica. Voce vai na rotativa e lá perto esta a tabela pra poder montar a tinta no tom certo.

Eu ainda acho que, como disseram lá encima, a questão e tudo ser Free (entenda como de graça) e as pessoas so verem assim. E o mesmo do driver da nvidia... E oia que uma pancada de gente mete o pau nos drivers da nvidia pq sao fechados...

P.S: A patente nçao é das cores, e sim do metodo de indexa-las.
Comentário de leleobhz
Concordo Cássio: 1800R$ pra grafica media-grande não é nada. Sei porque desde pequeno tenho contato com Agencias e com graficas (Principalmente a ultima, porque meu tio tem uma e conheco mais uma porrada).

As pequenas, como sempre, pirateiam, e nem tem como negar, mas se voce parar pra pensar, que uma maquina pra rodar A4 1 cor, sem registro, e no minimo uns 15k... (Recentemente adquiriu uma maquina de uma cabeça por 70mil, e ainda usada! Uma plana (jornal) nao sai por menos disso.

Essas empresas SIM, torram grana nuns macs e compram o soft, porque vale a pena.

E isso não é torrar dinheiro, isso é investir em um programa que simplesmente e o melhor na area (Sim, eu considero o photoshop melhor, pela precisao, pelos recursos e pela usabilidade.)

Pra quem falou em padrão de cor alternativo, boa sorte. contrua a tabela de cores, que é a parte mais porre do negocio (a cor sair na paleta impressa como sai na tela).

Idem aplicado ao Corel.
Comentário de nemesis
relevante: "que software relevante de FATO você fez até hoje ?"

Alguns extremamente relevantes para clientes, mas que, como a maioria dos sistemas de aplicação comerciais, extremamente chatos e sem-graça: a típica ponte entre o cliente e o BDs...

Eu gosto de programar, mas não me interesso muito pelo que o software realiza de fato. Ainda mais no caso de aplicações comerciais...

"Onde está o nosso EMACS ? O nosso X ?"

o que é isso? ufanismo em software livre? Como todo bom programador, gosto do conceito de reutilização de software. Não vou tentar reimplementar o Emacs com 1/8 da funcionalidade existente apenas para chamá-lo de BREmacs, ainda mais quando posso contribuir com código para melhorar o original.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Baboo
Windows XP for Linux: Se portassem o Windows XP para o Linux, daria para
rodar o Adobe Photoshop, o Autocad, e todos
os outros programas que todos querem.

Dessa forma, portando a API ou o próprio Windows XP,
estaria resolvido o problema de não terem estes
programas rodando no Linux.

A solução fica só mais cara, mas com um port do
Windows XP, você poderia comprar a licensa do
Windows, e a licensa do Photoshop, ou da Corel,
e estaria resolvido o problema.


Comentário de _Revolt_
>É, a gente poderia ter um s: >É, a gente poderia ter um só tipo de carro, um só tipo de
> geladeira, um só tipo de computador, ... ...
#############################################################


A questão é desenvolver software de qualidade e diminuir a quantidade, pelo menos por enquanto...

É o que o projeto GNU esta tentando propor, com os softwares que são prioritários para o desenvolvimento. Mas se começarem a desenvolver 20 FLASH's para Linux e cada um tiver 3 desenvolvedores, os projetos não vão muito longe.

Isso é o que eu queria deixa a entender.

mas blz... é apenas o que eu acho.
Comentário de GDA
Software prioritário???: Se o projeto GNU propõe realmente isso (o que eu duvido), ele está redondamente enganado!

Antes de priorizar "softwares", é preciso priorizar "soluções"... O Linux precisa, por exemplo, de uma ferramenta gráfica capaz de atender às necessidades dos estúdios gráficos, e não do Gimp necessariamente; precisa de uma ferramenta capaz de emular os erros de renderização do IE, e não de um Wine pra fazer o IE rodar no Linux; precisa de desktops adequados à enorme diversidade de gostos e usos, e não do Gnome ou do Kde, ou dos "Box"es... e por aí vai.

É assim que os softwares nascem: à partir da busca de soluções para necessidades específicas, e não o contrário! Se temos muitos grupos desenvolvendo ferramentas livres (aparentemente) semelhantes, isso só se deve apenas ao posicionamento do foco em aspectos diferentes de problemas (aparentemente) semelhantes.

O que parece pulverização, no fim das contas será o grande trunfo do software livre pois, superadas as divergências egóicas, todos terão acesso à soluções uns dos outros (o que não acontece no esquema proprietário), todos aprenderão, e as ferramentas poderão ser cada vez melhores. Então, mesmo que um projeto esteja sento tocado por apenas um único indivíduo, o trabalho dele estará dsiponível para todos os demais, e será como se ele nunca tivesse trabalhado sozinho... Essa é a idéia da coisa toda.

Abração!

Comentário de anon
...:
"Com certeza seu modo de operação é bastante similar ao notepad, por isso, usuários destes se sentirão em caso, mas agraciados com bem mais poder de fogo."

Na primeira afirmação o tom era pejorativo, agora você tenta
se esquivar ... ( ainda não se decidiu )


"interfacear com um sistema não necessita de gráficos."

Eu não disse isso. Agora keystroke não é interface, é apenas
keystroke.


"algumas pessoas nunca abandonam velhos vícios."

Você está demorando para abandonar o vício de trolar, parece
que está na mesma categoria que tenta me enquadrar.


"não, é o comentário típico de alguém que percebe que digitar CTRL+S e voltar a editar textos sai bem mais rápido do que tirar a mão da área de edição de texto do teclado, alcançar o mouse, movê-lo ao ícone de salvar e clicá-lo, voltar a mão pra área de edição de textos do teclado e voltar a editar textos..."

Então se devia largar vim e emacs e usar o textpad
Ctrl+s é mais rápido que :w ;)

"acredite: com keystrokes apenas é possível realizar um número bem maior de tarefas num período de tempo mais curto do que usando mouse e menus..."

Acredito, e uso bastante. Não estou atacando keystrokes, estou atacando editores sem interface nenhuma. Não tem botões simples
para tarefas que não são rotineiras. Não quero ficar lendo manual
de emacs só para descobrir como gravar e rodar macros.

Sei que com o uso vc acaba decorando a sequencia de comando, mas
abri o textpad e quero rodar uma macro tem um botão record,
play e stop. As pessoas trabalham com vários programas. Cada um tem seus keystrokes. Então pode confundir um com outro. Muito
mais simples ter um botão lá ( caso o usuário tenha esquecido a keystroke ou seja a primeira vez que usará a função naquele programa ), isso é interface. Pensar no usuário e facilitar a vida.


Comentário de chatus
Mesmo assim...: "ainda mais quando posso contribuir com código para melhorar o original."

Você já o fez ? Estou falando de forma genérica...me refiro a qualquer projeto...
Não se trata de ufanismo, se trata de poder, ir além do usar a chave de fenda, saber fazer a chave...só por usar uma ferramenta mais complicada não significa ser melhor, elite...do que o colega que pilota o mouse...
Vou falar de modo mais econômico, dinheiro mesmo.
O mercado mundial de CIs é de cêrca de 1 trilhão de dólares por ano...sabe quanto nós comemos desse bolo ?
Nada. Porque perdemos o bonde da história da indústria de semicondutores, outros bondes que vamos perder são a nanotecnologia e o bonde do software
Tudo isso porque nós apenas usamos, seja no nível de usuário final, administrador de sistemas, ou programadores comerciais...
O mundo científico e tecnológico é dividido entre criadores e consumidores, somos o último caso.
Na verdade somos um país agrícola que acredita que só usando Linux (ou aquele velho lixo reinante) vai se tornar capaz de produzir um Saturno 5
Eu também sou um usuário Linux ferrenho, o Linux é mais uma oportunidade que temos de sair da mediocridade tecnológica, mas é imperativo ir além do mundo do usuário, alcançar o mesmo nível que os impérios do mundo alcançaram, caso contrário, é mais uma ilusão...
Comentário de Emerson Gomes
Já ouviu falar em VMWare? : Já ouviu falar em VMWare?
Mas acho que isso é desnecessário, o Wine vem melhorando a cada dia e logo teremos uma API Win32 totalmente compatível no Linux.
Comentário de Baboo
Quem controla as mensagens deve ser muito nervoso: Um comentário razoável, que toca do assunto da API do windows no Linux, tratado por projetos como o WINE. E aborda também aspectos de maquinas virtuais, que de certa forma resolve boa parte do problema de termos aplicativos rodando dentro do Linux, sem precisar reiniciar o computador. Que critério é usado para cortar uma mensagem?
Comentário de brain
moderação pública: A moderação de mensagens é pública e dinâmica. Veja como funciona. No momento me parece que nenhuma mensagem tua está moderada negativamente.
Comentário de nemesis
não: "Você já o fez ?"

não, nunca contribui com código para qualquer software livre. se eu conhecesse software livre quando tinha 17 anos seria bem possível. Talvez eu nem tivesse uma filha hoje ocupando boa parte do meu tempo livre... :P

"só por usar uma ferramenta mais complicada não significa ser melhor, elite...do que o colega que pilota o mouse..."

Usar ferramentas "complicadas" facilita na hora de realizar tarefas complicadas. E mesmo pilotos de mouse podem usar ferramentas complicadas, embora com essa prática pouco venham a ganhar do uso delas. Ser melhor é relativo: com certeza sou melhor no quesito produtividade, graças ao poder dessas ferramentas com sua interface via keystrokes.

Quanto à fazer a ferramenta, ao invés de apenas usá-la, acho muito válido -- se não, ao menos por motivos didáticos. Mas ainda acho mais útil contribuir para o que já existe.

"O mercado mundial de CIs é de cêrca de 1 trilhão de dólares por ano...sabe quanto nós comemos desse bolo ?"

é lamentável mesmo. O Brasil vende areia ( silício ) e importa microchips, vende cacau e importa chocolate...

"Tudo isso porque nós apenas usamos, seja no nível de usuário final, administrador de sistemas, ou programadores comerciais..."

hmm, é verdade: usamos APIs e bibliotecas e componentes já prontinhos para consumo. É Java, é .Net, é QT, GTK+... Mas, pelo menos, com software livre, podemos participar de sua criação e rumos posteriores. Ou ao menos aqueles com tempo e coragem. :)

Po outro lado, no mundo do software, boa parte dos programadores vai sempre necessariamente estar baseando seu trabalho em software já existente. Seria um trabalhão criar um compilador, uma VM e APIs apenas para criar um sistema de folha de pagamento, que é o que a maioria dos programadores empregados efetivamente fazem... seja no Brasil, Estados Unidos ou Inglaterra.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
dureza: "O Linux precisa, por exemplo, de uma ferramenta gráfica capaz de atender às necessidades dos estúdios gráficos"

como trabalhar com formatos de cores patenteados? meio difícil, concorda?...

"precisa de uma ferramenta capaz de emular os erros de renderização do IE"

putz!!!! pra quê??!! pra fazer webdesigners burros continuarem fazendo suas cagadas que só funcionam em um navegador ao invés de se orientarem pelo padrão oficial desse formato aberto??!

essa é exatamente uma das razões para o Mozilla não fazê-lo...

"precisa de desktops adequados à enorme diversidade de gostos e usos"

sei. pra atender "à enorme diversidade de gostos e usos" dos 98% da população que usam o exato mesmo desktop...

"É assim que os softwares nascem: à partir da busca de soluções para necessidades específicas"

uai, como vc acha que o Unix nasceu?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
de forma alguma: "Na primeira afirmação o tom era pejorativo, agora você tenta
se esquivar ..."

de forma alguma! em nenhum momento disse que o Textpad é uma porcaria. Do pouco que usei, achei ele no nível do SciTe ou kate. O tom perjorativo era para com usuários de notepad, que finalmente poderiam se sentir poderosos.

"Agora keystroke não é interface, é apenas keystroke."

eu tmb não disse isso. keystroke é interface, sim.

"Ctrl+s é mais rápido que :w ;)"

1 tecla a mais para um comando faz pouca diferença quando se tem tanto mais a oferecer com menos keystrokes. ;)

"estou atacando editores sem interface nenhuma. Não tem botões simples
para tarefas que não são rotineiras."

vejo que vc nunca usou as interfaces gráficas para emacs e vim. São o padrão, se vc estiver rodando X. Se vc, no entanto, estiver em uma sessão ssh em um servidor a alguns kilometros de distância, emacs e vim rodam igualmente bem, em modo texto...

mas veja bem, tais editores tem tanta funcionalidade que vc pode perder um bom tempo tentando se encontrar nas profundas hierarquias de menus...

"Não quero ficar lendo manual de emacs só para descobrir como gravar e rodar macros."

Vc me chamou a atenção para um fato interessante: de certo modo, menus _são_ documentação. Vc pode entender cada item de menu como um tópico sob uma determinada categoria ( Editar, digamos ). As pessoas são preguiçosas, então arranjaram um jeito de exibir comandos do índice do manual de forma gráfica e que chamem o comando quando ativado.

"Sei que com o uso vc acaba decorando a sequencia de comando, mas
abri o textpad e quero rodar uma macro tem um botão record,
play e stop."

e, sem ler o manual, a pessoa (leiga) ficará se perguntando o que diabos aqueles botões de media player estarão fazendo em um editor de textos. Certamente, a maioria dos usuários de notepad ficarão... :)

"As pessoas trabalham com vários programas. Cada um tem seus keystrokes. Então pode confundir um com outro."

verdade. frequentemente quando estou escrevendo aqui, fico apertando ESC para sair do modo de inserção... :)))

"isso é interface. Pensar no usuário e facilitar a vida."

sabia que os usuários finais originais do Unix, do vi, do sed, tar, bash e companhia era seus próprios criadores? Usuários técnicos, até pq, na época, apenas técnicos de computador mexiam com computadores. Dessa forma, acho que a interface desses programas é bem adequada aos seus usuários.

eu paro de enxergar botões depois que, com uso contínuo, memorizo os keystrokes de comandos. E quando isso acontece, preferiria que houvesse mais espaço para visualização do texto que estou editando ao invés de barras de menus e botões inúteis...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de GDA
Salve! : Salve!

"como trabalhar com formatos de cores patenteados? meio difícil, concorda?..."

Sim, de acordo... e por isso mesmo exige-se uma solução livre com urgência. Não acredito que no mundo não exista alguém capaz de oferecer uma alternativa confiável e livre.

"putz!!!! pra quê??!! pra fazer webdesigners burros continuarem fazendo suas cagadas que só funcionam em um navegador ao invés de se orientarem pelo padrão oficial desse formato aberto??!"

Não sei se vc é webdesigner, mas eu sou (e acho que não sou um dos "burros", a não ser na teimosia... rs), e o que procuro é fazer com que meus layous funcionem ao menos dentro do target de mercado dos meus clientes. Eventualmente isso significa encarar o fato de que 70% desse target utiliza *apenas* IE. Se o meu cliente topa a parada de colocar um iconezinho do tipo "melhor visualizado no Mozilla", tudo bem... Mas podes crer que ainda não achei nenhum cliente assim... :D O meu sistema é esse: eu faço tudo funcionar no Mozilla, em seguida eu preciso ajeitar ("hacks", em geral) pra funcionar _também_ no IE. Mas se o site é meu, eu mando às favas, vai tudo formatado pro Mozilla ou sem formato nenhum, dependendo do caso. Sacou a necessidade? ;) O que eu não quero, também nesse caso, é ficar utilizando soluções proprietárias, como o IE instalado via Wine...

"sei. pra atender "à enorme diversidade de gostos e usos" dos 98% da população que usam o exato mesmo desktop..."

Sim... a liberdade de escolha pode ser uma novidade para elas, elas poderão até continuar acreditando que o GNU/Linux só oferece duas opções, mas aos poucos, a liberdade irá contaminá-las, e logo verão que "desktop" não é necessariamente o paradigma de janelas "à la MS Windows". Um exemplo, é o meu caso... Há 10 anos que não me conformo com a estupidez de tirar a mão do teclado para fazer uma coisa com um mouse... Migrando para o GNU/Linux, acabei descobrindo gerenciadores como o Ion, por exemplo, que enfoca a operação pelo teclado (além de me realizar com os comandos de teclado do VIM... :P). O ponto, na verdade, nem é o que as pessoas tinham "antes", mas o que elas poderão ter, desde que a liberdade de investigação de soluções seja presevada, e o desenvolvimento de softwares que exploram paradigmas diferentes dos mesmos problemas não sejam tratados como "dispersão", "pulverização" ou, em alguns casos, até como "traição"...

"uai, como vc acha que o Unix nasceu?"

Exato! Proprietário ou livre, o software surge a partir das mesmas motivações _técnicas_ básicas, mas não necessariamente das mesmas motivações éticas. No entanto, no contexto da minha afirmação o seu questionamento nem é cabível, pois estava justamente demonstrando o absurdo da inversão *implicitamente* proposta pelo outro colega, de que primeiro se idealiza um software para depois ver se ele serve como solução prática de algum problema, ou pior, cria-se uma ferramenta para depois obrigar todo mundo a utilizá-la tal com foi feita e segundo a idéia de poucos sobre como deveria ser o trabalho de muitos.

Como é impossível atender satisfatoriamente a todos, eu insisto: viva a diversidade com liberdade!


Abração!

.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de hamacker
Tinha um maluco fazendo um Go: Tinha um maluco fazendo um GoogleEarth em wxWidgets.
Deixa-me ver se acho o link....achei é este :
http://wyoguide.sourceforge.net/earth.html

Sinal de que o Google Earth é popular agora e merecia uma versao linux.

Comentário de Copernico Vespucio
Talvez seja essa última...: Eu devo só ter pego essa última então... Que nhaca era essa!

Mas... Corel no Motif??? Putz! Fico feliz de não ter instalado essa... :-P
Comentário de espardo
:w q ?: um pouco mais rápido: SHIFT zz

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de brandizzi
Nunca usei o Amarok...: Mas quando um amigo meu disse que pesquisa o nome de um arquivo entre bem mais que 20 mil, eu vi que o negócio era bom :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004