Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Mozilla divulga detalhes do Firefox 2.0

Apenas três dias antes da segunda versão de testes do Internet Explorer 7 ter vazado para a web, a equipe do Mozilla Firefox revelava detalhes sobre a versão 2.0 do navegador de código aberto, que terá diversas modificações já visando a versão 3.0 sem perder compatibilidade com os lançamentos anteriores, como a 1.5. De acordo com Ben Goodger, engenheiro chefe do projeto, a navegação por abas na versão 2.0 será levada a um próximo nível, "fazendo com que elas atuem mais como janelas no desktop". Outros planos para o Firefox 2.0 incluem mudanças nos sistemas de favoritos e histórico, melhoramentos na interface gráfica dos sistemas de feeds RSS (Really Simple Syndication) e Atom, interface de busca mais visível e personalizável, bem como uma modificação geral no visual do navegador.

Goodger afirma também que grandes mudanças estão programadas para as áreas de textos de páginas como webmails e blogs. "O aumento no número de aplicações como webmails, blogs etc. traz à luz a pobreza dos campos de texto HTML", escreveu ele em seu blog. "Traremos, no mínimo, a ferramenta de correção ortográfica para esses campos".


 

Os planos da Mozilla Foundation são de lançar o Firefox 2.0 na metade de 2006 - junho ou julho -, com especial cuidado para não haver atrasos como aqueles acontecidos com a versão 1.5. "A idéia do Firefox 2 é trazer melhorias para a experiência do usuário com um mecanismo de renderização muito estável", escreveu Goodger. "O corpo principal de desenvolvimento está sofrendo uma reformulação significativa para o que será o Firefox 3". O mecanismo do Firefox 2 é baseado no mesmo engine Gecko que equipou a versão 1.5. "Eles serão compatíveis, sob o ponto de vista do desenvolvedor. As APIs (Application Programming Interface) podem ser adicionadas, mas nenhuma deverá ser modificada". Bom sinal para os criadores de extensões e temas para o navegador de código aberto.”
A nota foi enviada por csm (csmΘbrasnet·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Estabilidade e robustez: Acho que os desenvolvedores deveriam priorizar a estabilidade/robustez e correções de vazamento de memória.

Aparentemente na versão 1.5 do Firefox, diante do surgimento do ceticismo quanto à segurança da versão 1.0.x, resolveram tratar a questão com carinho.

Além dos quesitos citados, gostaria de ver trabalhos na direção de um navegador verdadeiramente multi-thread. Por exemplo, abrir um link para um arquivo PDF não deveria "congelar" todo o navegador enquanto carrega o visualizador.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de adell
Vazamentos??: Uma coisa que nunca acreditei é este papo de que as versões betas de produtos MS vazem para a internet, é claro que isto é bem engenhado para dar mais aquele ar de "proibido" e ir mais longe.

------
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de OPERA
Opera !: Em termos de navegador, é Opera !
Não existe atualmente outro superior... Usem e digam se não é verdade !
Comentário de Marco Máximo
Problema de Acentuação no Opera: Já que falaram no Opera, vou aproveitar para pedir ajuda!
Estou com um put* problema chato. Isso ocorre com a última versão do Opera instalado, tanto no Mandriva como no Suse 10.

O Opera simplesmente não acentua. A acentuação não funciona.

Em todos os outros browsers o problema não ocorre.
Nas versões anteriores do Mandrake e do Suse não acontecia esse problema.

Por conta disso, estou usando o Firefox. Não estou conseguindo nenhuma dica de como resolver esse problema. No site do Opera não encontro nenhuma nota arrespeito.

Alguém está passando por isso? Ou sou eu o sortudo??
Comentário de teovictor
Abas: De acordo com Ben Goodger, engenheiro chefe do projeto, a navegação por abas na versão 2.0 será levada a um próximo nível, "fazendo com que elas atuem mais como janelas no desktop".

Como as abas podem atuar "mais como janelas"?
Comentário de hamacker
vazamento de memoria vazamen: vazamento de memoria é diferente de vazamento de informacoes.
Comentário de dondalski
abas: possivelmente vc poderá desprendê-las do navegador ficando como uma janela, assim como no opera.
Comentário de hamacker
Sei lá, talvez janelas MDI (: Sei lá, talvez janelas MDI (urghhhh) ou talvez aquele agrupar janelas do Windows (urghhhh2).

Um recurso que seria bem vindo é ter um botao de zoom para a janela completa e nao somente fontes e poder quebrar uma página no preview de impressao.

Os textboxes de internet realmente poderiam vir acompanhados com um corretor ortografico ou até de botoes de edição para HTML. Um recurso que o mozilla tinha era de salvar formulários e era uma mao na roda quando de uma página para proxima falhava e era necessario completar novamente os dados com o botao voltar.

E o FF realmente tem um consumo de memória bem acima da média, o irmão primo dele que também usa gecko, o Galeon é menos consumista.

Comentário de glaydsonlima
Sei lá, talvez janelas MDI (: Sei lá, talvez janelas MDI (urghhhh) ou talvez aquele agrupar janelas do Windows (urghhhh2).

Entendi que seria isso mesmo. Eu considero de uma utilidade duvidável.

Os textboxes de internet realmente poderiam vir acompanhados com um corretor ortografico

Já tem isso instalando O Google Toolbar para o Firefox e no Konqueror já é nativo.

Um recurso que o mozilla tinha era de salvar formulários e era uma mao na roda quando de uma página para proxima falhava e era necessario completar novamente os dados com o botao voltar

Tem uma extensão chamada Form Saver que aparentemente faz isso. Eu não testei.

ou até de botoes de edição para HTML

Pelo q entendi é esta uma idéia pra próxima versão. Seria bem útil.




------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de nemesis
concordo: e gostaria de saber a quantas anda o XULRunner. Melhorias no SVG, CSS e XForms também são mais interessantes para mim do que perfumaria na GUI...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Não é verdade! :P : Não é verdade! :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ark
MDI?: Argh! Isso é voltar no tempo! :(
Comentário de adell
Não entendi??: Vazamento de memoria? Eu me referi dos produtos que chegam a internet antes do lançamento.

------------
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de brandizzi
É preciso ter fé...: ...mas para acreditar que eles fariam uma c@&@#& deste tamanho, é preciso mais fé na inabilidade humanda do que é possível ter :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de rapha...
OmniWeb: Creio que será um recurso parecido com o do navegador OmniWeb, como pode ver aqui:

http://www.omnigroup.com/images/images-5/features/tabs.png
Comentário de Daniel F. Coimbra
Pressa?: Só não entendo o porque deles "pularem" tantas números de versões, ir direto pra 2.0 por exemplo. Dá a impressão de que estão com pressa pra lançar a versão nova e não estão tendo os devidos cuidados com segurança e estabilidade.
Comentário de philippe
postei duas veces, da pra apagar este: ..
Comentário de philippe
por que pressa?: o que tem a ver o numero da versão (1.5, 2.0, 3.0) com os cuidados de segurança e estabilidade? tu achas que uma numeração mais 'lenta' (1.5, 1.6, 1.7) ?

alguem sabe qual é o criterio para as numerações?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004