Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Abrasol protesta contra veto a projeto de lei pró-software livre no Rio

A ABRASOL em nome da comunidade de software livre vem por meio deste expressar a sua decepção com o veto do senhor prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, ao projeto de lei da vereadora Aspásia Camargo, do Partido Verde, propondo a todos os órgãos da administração municipal da cidade a utilizarem o sistema operacional LINUX e aplicativos open source de maneira racional.” A nota foi enviada por eje del mal (BillGΘmicrosoft·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Richard Stallman
Oportunismo: Olha aí os oportunistas ! Desde quando estes senhores são a voz do software livre ? Quem são eles ? O que fizeram ? Enganam quem ? Sinceramente mais um exemplo de aproveitadores ! Lamentável !
Comentário de Douglas Augusto
> em nome da comunidade de so: > em nome da comunidade de software livre

Como assim em nome da comunidade de SL?

Bom, eu gostaria de conhecer o projeto da supracitada vereadora, bem como as razões do veto. É conhecida alguma referência na internet para esses documentos?

PS: "billg at microsoft.com"? Não acho apropriado forjar/esconder o e-mail nesse contexto.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de leonardo_lopes
Eu não gosto de me meter nes: Eu não gosto de me meter nessas confusões de quem tem o direito de ser oq. Ainda bem que não temos esse tipo de problema aki no RN. De qualquer modo, eles só podem falar, de fato, por seus associados, sendo assim, bem ou mal, eles jamais poderiam falar em nome da comunidade software livre ou qualquer outra comunidade.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de bebeto_maya
__Um dos maiores problemas co: __Um dos maiores problemas com relação as leis pro-software livre é a sua falha interpretação...Diferente das leis pro-vacinação e pro-fluoretação, ou pro-Iodação do Sal ou as que te obrigam a doar seus ógãos forçosamente...As primeiras leis não são arbitrárias. Os ógãos públicos examinam a conveniência de se usar software livre, não sendo conveniente, usa-se o proprietário.Sem nenhuma imposição.Ou seja usa quem quer.Ninguém é obrigado...Acaba sendo bem subjetivo!

__Exatamente por isso não há motivo para vetar tal lei...Alguns direitistas acham que isso é anti-democrático, apenas porque vai contra seus interesses. Mas sinceramente, leis para o Software Livre não têm efeitos colaterais.

__O maior problema de nosso país é a falsa democrácia, onde não se discute nada de maneira aberta, com a população...Enfiam as ¨benéfices¨ do ¨pseudo-altruismo¨ esfincter adentro no ego desnutrido do povo brasileiro, e danem-se com seus efeitos adversos...
Comentário de Grobsch
FORA: O PIOR prefeito da história do Rio de Janeiro fazendo mas uma...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Anderson Pow
Po Microsoft, quando vocês v: Po Microsoft, quando vocês vão pararde comprar os políticos? NÃO ADIANTA, o Software Livre já dominou vocês :)
Comentário de ricardomoc
Qual ano mesmo?: Este ano não é de eleição? Então. E a verba pra política? Hein?

---------------------------------------------------

Quando começa a vida? Saiba mais. Reflita. Comente.
http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de Richard Stallman
Olha o Jabá...: Ce$ar Maia tá na cara que está queredno $$ para campanha né gente ?

Agora esta Abrasol, fala sério ? Quem são estes caras ?? Querem aparecer !
Comentário de dondalski
abrasol: pouco importa quem quer que sejam eles, estão lutando pelo Software Livre e pronto, feito que nenhum dos que estão criticando fizeram.


Comentário de Douglas Augusto
Importa sim: Claro que importa. Importa saber como eles estão "lutando pelo Software Livre", sobretudo quando dizem "Em nome da comunidade...".

Particularmente não gosto da linguagem que usam, por exemplo: "MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, AGORA É SÓCIO OFICIAL DO TIO SAM(EUA)" ou então "[...] Ponderamente, acredito que ele é verdinho, de MARTE sabe como é!".

Parece coisa de adolescente rebelde, e eu como defensor do Software Livre não gostaria de ser associado a este tipo de comportamento. Que fale então em nome deles, tão somente.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Profano
Concordo com Dondalski, e mais...: Concordo com você, Dondalski;
E acrescento o seguinte:

O noticiante, com o psudônimo "BillG*microsoft.com", deu-me a impressão de, conhecendo este BR-Linux, resolveu trazer ao nosso conhecimento uma notícia que entendeu ser interessante - o que, de fato é;

Creio que, provàvelmente, iniciado no "SO rival", lá abriu sua conta de e-mail e a mantém (nada contra) até hoje; Seu conhecimento da existência do BR-Linux, para mim significa uma aproximação e desejo de enriquecer seu conhecimento e, até, alguma simpatia pelo SL - A exemplo de muuuitos assíduos frequentadores desta página (estou enganado???);

Temos aqui um companheiro que usa o codinome de "Richard Stallman", devemos apedrejá-lo, por isso??? (isonomia de tratamento);

Com relação ao sítio "Abrasol - Associação Brasileira de Software Livre", que visitei, pelo "link" oferecido na nota postada, só encontrei notícias pertinentes ao LINUX, em um possível empenho em vê-lo implantado, aqui na Cidade do Rio de Janeiro/RJ. Menciona o Projeto de Lei n. 324/2005, elaborado pela Câmara dos Vereadores e que foi Vetado pelo atual Prefeito da Ex-Cidade Maravilhosa. Outra Nota indaga as razões/motivos do "veto".

Talvez seja interessante dizer, aqui, neste espaço, que o Sr. Cesar Maia, atual Prefeito do Rio/RJ, é Economista, por formação, capacitado o suficiente, para avaliar as vantagens econômicas que podem ser alcançadas com a implementação do Software Livre, e se não o faz, tem lá suas "razões pessoais", quaisquer que sejam, até mesmo as mais escusas.

O mesmo ocorre na esfera Estadual, onde o Software Livre não é admitido, em detrimento de apoio maciço ao Soft proprietário.

Isto serve-me de "Guia" para saber em quem NÃO VOTAR, nas futuras eleições.

Alguém já observou que notícias do SL, oriundas do Rio de Janeiro, são raridade na comunidade? Umas poucas notícias, esporáticas, partem, normalmente, de entidades vinculadas à administração federal.
Da esfera estadual e da municipal do Rio/RJ - NENHUMA!!!

Creio que devemos apoiar e não desprezar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABRASOL, além de incentivar e ajudar no seu crescimento (Aqui faço uma ressalva: Se não estiver mascarando alguma agremiação político-partidária).

Sendo natural aqui do Rio de Janeiro, daqui só conheço o NOTÍCIAS LINUX e o GULBF. Ahh, também o BOADICA, que vem abrindo espaço em suas "dicas" e "notícias", para o SL.

[]'s, a todos.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de Fernanda G Weiden
A lei mudaria alguma coisa?: Eu li o texto da Lei na integra quando ela tinha sido aprovada em segunda discussao na Camara, e fiquei preocupada porque, como a maioria das "leis do software livre", tinha problemas. E este projeto em especial, descartava todos os softwares nao Copyleft, ou seja, BSD, Apache, e outras licencas nao estavam inclusas no conceito de "Software Livre" do projeto, como voce pode ver aqui:

§ 2° A licença de utilização dos programas abertos deve permitir modificações em todos os níveis e os produtos resultantes devem também ser de livre distribuição, alteração e acessibilidade sob os mesmos termos da licença do programa original.

Acho que o site da Camara nao esta funcionando direito, caso esteja, o link para o projeto de lei e:
http://cmrj3.cmrj.gov.br/ofc/scripts/spldocdown.asp?id=5097

Caso nao esteja funcionando, como para mim nao parece estar, pode ser acessada atraves do cache do Google aqui:
http://72.14.203.104/search?q=cache:eNyE21FOjxIJ:cmrj3.cmrj.gov.br/ofc/scripts/spldocdown.asp%3Fid%3D5097+lei+rio+de+janeiro+324/2005+software+livre&hl=en&gl=us&ct=clnk&cd=4&client=firefox

Comentário de Sônia Apolinário
pl software livre da vereadora Aspásia Camargo: A íntegra do veto do prefeito Cesar Maia ao projeto de lei sobre software livre da vereadora Aspásia Camargo está disponível no site dela: aspasiacamargo.com.br
O site também tem a íntegra do PL sobre o software livre, mas, quem quiser mais informações pode entrar em contato com o gabinete no telefone 38142905 ou pelo e-mail sonia.silva@camara.rj.gov.br
Agora, o projeto de lei voltará para o plenário da Câmara para ser votada a derrubada ou manutenção do veto. Quanto maior a mobilização, mais chances a vereadora tem de derrubar o veto.
Abraços,
Sônia Apolinário
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004