Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun compartilha especificações do chip UltraSparc

"Sem fazer alarde, a Sun liberou as especificações de engenharia para os chips UltraSparc, tornando a informação que era proprietária disponível a desenvolvedores de código aberto mais de um mês antes do prazo previsto. A Sun anunciou em dezembro que abriria a fonte da tecnologia do chip após o lançamento do processador de oito núcleos T1, da família UltraSparc. Parte do objetivo da Sun é portar o Linux para o T1. Hoje, o sistema operacional roda em chips UltraSparc, mas não há muito interesse dos usuários em fazê-lo, segundo o analista da IDC Dan Kusnetzky."” A nota foi enviada por marcon (elmarconΘig·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Samuel Junior
Uma ótima oportunidade, na m: Uma ótima oportunidade, na minha opinião, de o Brasil começar a criar processadores em uma excelente arquitetura, e o Brasil consegue milagrosamente, muitas vezes, diminuir os custos das coisas. :)
Comentário de Alessandro Binharra
Grande coisa!! a microsoft li: Grande coisa!! a microsoft liberou o .net é por isto que temos a maravilha do mono!
Comentário de brandizzi
Por que?: Por que isto aconteceria com o UltraSPARC se não aconteceu com o PowerPC? Aliás, creio que as plataformas MIPS e PIC também são liberadas[1]. Oportunidades nunca faltaram. Ademais, o objetivo é facilitar a programação para SPARCs, não sua fabricação

De qualquer forma, não é porque não aconteceu que não pode acontecer. Torço para que realmente haja mais conhecimento sobre hardware no Brasil.

[1] Posso estar errado. Se eu estiver, me corrijam.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004