Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto OpenOffice.org no Brasil é formalizado com a ONG BrOffice.org

Segue a íntegra do comunicado recebido: "Nesta quarta-feira, dia 25/01/2006, foi anunciado oficialmente o lançamento da ONG BrOffice.org que organizará as atividades da comunidade OpenOffice.org no Brasil. O anúncio foi acompanhado por diversas modificações na estrutura do projeto, além da formalização através da ONG, o portal do projeto e a configuração do servidor foram totalmente remodelados. Criado em 2002, o projeto OpenOffice.org.br participou ativamente na tradução e desenvolvimento do projeto para o Português do Brasil e atuou como incentivador da adoção deste software em empresas, comunidades, entidades governamentais e instituições em geral. "O trabalho desenvolvido pelos voluntários do OpenOffice.org.br foi fundamental para chegarmos até aqui. Agora, está na hora de darmos o próximo passo, de forma que possamos ter um crescimento orientado. Esta é nossa meta com a ONG." afirmou Claudio Ferreira Filho, coordenador do projeto OpenOffice.org.br e presidente da ONG BrOffice.org.

Apesar da mudança de nome, os coordenadores lembram que o BrOffice.org não é um fork do projeto OpenOffice.org, mas a garantia de sua continuação no Brasil com todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org.


 

A missão da ONG alinha-se com as atividades da comunidade já em curso e inclui apoiar e desenvolver ações para fomentar a comunidade brasileira do OpenOffice.org e seus projetos relacionados. Entre os objetivos da ONG BrOffice.org incluem-se a difusão do Software Livre e de Código Aberto, a sustentação do projeto BrOffice.org e a promoção do voluntariado. Além disso, a criação da ONG BrOffice.org permitirá ao projeto relacionar-se com outras figuras jurídicas na forma da lei, seja através de contribuições financeiras, de equipamentos ou recursos em geral ou, ainda, através de projetos contratados junto a ONG, desde que alinhados com a missão e objetivos definidos em seu estatuto.

Junto com as mudanças organizacionais, diversas mudanças estruturais foram feitas no projeto. A reorganização do servidor permitirá aos colaboradores melhorar os fluxos de trabalho no desenvolvimento de conteúdo exclusivo voltado para o público brasileiro. Os usuários também terão uma nova alternativa de acesso ao portal. Além do já conhecido www.openoffice.org.br , os domínios www.broffice.org.br e www.broffice.org também apontarão para o novo site do projeto.
"

Sucesso à nova ONG!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Só falta o site funcionar: Bom... agora só falta o site funcionar :)
A mais de 1 semana o site está fora do ar... O www.broffice.org (ou www.broffice.org.br) também não está on-line!
Um abraço,
Renato
Comentário de Manoel Pinho
Site: Está no ar sim. Acabei de acessar mas não tem conteúdo ainda, só o template do Drupal.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de David
BR ficava melhor: Acho que BROffice seria melhor.

Se o "Br" do nome for a sigla para "Brasil", como em BR-Linux.org, então está errado, porque as duas letras devem ser maiúsculas.
Mas é claro que pode ser apenas o começo da palavra "Brasil", então o "Br" não estaria errado.

Em todo caso, "BR" é mais bonito que "Br".
É uma questão estética, muitos podem achar irrelevante, mas outros se importam. Eu, por exemplo :)


Comentário de theneus
Wikipedia:
O projeto Wikipedia Portugues vez 101 433 artigos
Comentário de yamane
Agora consegui acessar, mas está muito lento.: Agora eu consegui acessar, mas demorou quase 1 minuto para carregar.
O www.openoffice.org.br também está absurdamente lento.
O pessoal deve estar fazendo alguma alteração lá, já que o site ficou 1 semana fora do ar.
Um abraço,
Renato
Comentário de Roger de Almeida
Desejo muito sucesso!! : Desejo muito sucesso!!

Contudo, gostaria de saber se o canal irc indicado na página do BROffice, realmente existe. irc.openprojects.net

Tenho duas dúvidas cabais.
A primeira é como compilar o BROffice para uma cpu específica, no caso um Pentium4
A segunda é mudar o caminho automático da instalação, pois o que fizeram é um terror: /etc/broffice.org-2.0
Isso eu ainda não entendo. Pra que usar o /etc para instalar os binários se temos /usr??? São 308M. Prá quem costuma criar partições separadas e específicas, isso se torna um desastre. Será que isso é uma tendência???


[]
Roger
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004