Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow: Mandriva Conectiva anuncia crescimento de 40% do faturamento em 2005

“A Mandriva Conectiva, operação brasileira Mandriva Linux, fechou o ano de 2005 com faturamento bruto de 5,1 milhões de reais no País. De acordo com Jaques Rosenzvaig, presidente da companhia no Brasil, o resultado representou crescimento de 40% na comparação com o ano anterior e foi baseado principalmente nos resultados da divisão de sistemas embarcados. "No último trimestre, tivemos um grande crescimento de Linux embarcado principalmente no mercado de desktops. A divisão de treinamento também foi significativo para nós e crescemos 50% na base de parceiros", aponta. Entre as estratégias de destaque no ano passado também esteve o lançamento do sistema operacional Mandriva Linux 2006, primeiro fruto da integração com a antiga Mandrakesoft. "Seguimos o plano de negócios e cumprimos o objetivo de ter um produto conjunto, atingindo uma repercussão em relação à marca", explica. A fusão entre a Mandrakesoft e a Conectiva aconteceu no início do ano passado, em um investimento avaliado em 1,79 milhão de euros.” Veja o texto completo no IDG Now!.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jeca Tatú
mas que podiam ter corrigido uns buguezinhos lá isso podiam...: Tentem usar o driver da nvidia...arrrrrre...
Mas de resto, tá bom!!!

Comentário de Guerreiro
É verdade! Para desligar o s: É verdade! Para desligar o sistema por exemplo tenho que usar a linha de comando, pois o link desligar o computador do kde simplesmente não funciona.

Charles
Linux 4ever!
Comentário de ricarab
Bem que a Mandriva poderia ser mais "boazinha": Vejam que a Novell liberou completamente o SuSE linux, o YaST e mais recentemente o AppArmor, ou seja, tecnologias de ponta da distro que estão disponíveis na forma livre da distro, o Suse Linux OSS 10.0!

A versão livre do SuSE, apesar de não vir com drives propietários provê meios de agregar programas e drives propietários apenas adicionando os repositórios oficiais, ou seja, é bastante simples usar software propietário quando necessário!

O Ubuntu, que estou utilizando no meu PC agora, vem com algumas partes de softwares como o drive da nvidia pré-compiladas, ou seja, o módulo nvidia (parte do kernel), que daria trabalho para compilar e instalar, já vem na distro, basta apenas instalar o drive para o X dos repositórios (a parte realmente propietária), ou seja, tudo muito fácil, uma idéia bem pensada!

O Mandriva Linux 2006 não vem com nada disso, ou melhor, só está disponível aos que podem pagar e entrar no clube, além de uma certa carência de software disponível livremente (não do clube!) para a comunidade, em comparação a distros livres como Debian, Fedora e SuSE. Fora isso, ainda há um certo incoveniente de ter na distro, espalhado por todos os lados, a palavra "Free", ou seja, tornando a versão gratuíta da distro realmente diferenciada da paga.

Não é uma crítica infundada, sei que a Mandriva teve dificuldades financeiras no passado, e não dá para pedir a uma empresa que trabalhe e entregue seus produtos de graça, no entanto, é difícil não comparar com outras distros livres, que fornecem bem mais e sem restrições!

Acho que o melhor seria que abrissem o desenvolvimento do Mandriva á comunidade, pelo menos tem dado certo com o Projeto Fedora e OpenSuse.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de ivansb
Mandriva é aberto: Só corrigindo:

O Mandriva é tão aberto quanto o OpenSuse e o Fedora. Você pode baixar livremente a distro inteira da Internet. O clube é só um serviço a mais, e contém alguns repositórios adicionais, mais rápidos, normalmente somente versões ligeiramente mais atualizadas, mas acho que 100% deste software está disponível em outros repositórios. Aliás, a única distro que empacota mais software que a Mandriva é o Debian.

A única diferença é que a Mandriva sempre foi aberta, e a Red Hat e a Novell só fizeram isto agora.

Pro usuário final, a Mandriva facilita mais ainda, empacotando drivers mp3, java, flash, etc.

Dê uma olhada em

eazyurpmi.zarb.org
Comentário de ricardomoc
É isso aí!: Venho endossar as palavras do meu colega aí de cima. Além do mais, tenho experiência com várias distros, e a única, pelo menos até agora, que se mostrou totalmente coerente com o conceito de usabilidade pelo usuário final foi a Mandriva. Cheguei a esta conclusão após utilizar várias distros, e a que me atendeu melhor no quesito desktop doméstico foi a Mandriva. Pequenas coisas como:
- auto-montagem de mídia (tem em várias, mas com o now-how da Conectiva ficou melhor ainda);
- plugins para os navegadores - sim, eu disse navegadores - que funcionam praticamente em todas as páginas visitadas, para assistir filmes, animações em flash, ouvir rádios, dentre outras;
- O Open Office em português do Brasil pelo urpmi.
Além de muitos, muitos programas. Além do mais, eu particularmente prefiro o urpmi ao apt, por exemplo porque, ao fazer uma instalação "na marra" de um pacote rpm, o urpmi continua funcionando sem mensagens de erro. Alguns podem interpretar isso como um defeito, mas na minha visão é uma virtude, desde que você instale o programa com absoluta consciência que a falta de uma determinada biblioteca não afetará o desempenho geral do sistema. Ah, e uma série de benefícios que talvez consumisse muitas palavras a mais. Antes que me joguem pedras: admiro e gosto muito do Debian e derivados, aliás, ainda o utilizo frequentemente e recomendo a todos os que conheço, em especial o Kurumin ou Kalango, que ao meu ver estão ótimos.
Vale dizer ainda que o clube, do qual faço parte, tem diversas vantagens. Não só acesso a programas comerciais, mas atualizações como uma versão completa (de Natal) disponível pelo torrent (para os assinantes do clube) com 06 cd's (sou categoria bronze).
Os programas que tem no clube (exceto os comerciais) podem ser acessados pelo endereço que o nosso colega informou acima. Quanto à informação de que programas comerciais estão disponíveis para downloads nos sites do Suse, Debian e outros, vale verificar a questão da licença de distribuição, como no caso do flash, por exemplo. É isso aí.


A vida começa na fecundação do óvulo.
Vida sim, Morte não!
Comentário de kjasdnkjlasdn
Funciona sim cara, basta voc: Funciona sim cara, basta você fazer o seguinte depois que tiver instalado o driver NVIDIA

1-digite mcc em algum terminal (konsole ou xterm serve)
2-va em "Inicialização"
3-clique em "habilitar auto-login ......."
4-deixe o botãozinho "executar o sistema x-window na inicialização" ativado, escolha se você quer ou não login automático pra algum user

e pronto, acho que nem tem necessidade de reiniciar o pc pra você ver que a opção de desligar o pc está no kde
Comentário de Manoel Pinho
Nvidia: Qual o problema ? Eu estou usando

$ rpm -qa | grep nvidia
libnvidia-xorg1-8178-4.1.20060plf
libnvidia-xorg1-devel-8178-4.1.20060plf
dkms-nvidia-8178-4.1.20060plf
nvidia-xorg-8178-4.1.20060plf

E os pacotes fazem parte do repositório PLF (http://plf.zarb.org/), que é aberto a todos, mesmo quem usa a versão Free.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de ricarab
Também gosto do Mandriva Linux!: Só acho o Mandriva Linux um pouco mais restritivo que as outras grandes distros, mas é claro, isso não é um problema, é um grande distro! :-D

Estive usando ela por esses dias, porém, tive dificuldades com o urpm, digam-me: dá para atualizar os pacotes através do urpm ou necessito de usar o gerenciador gráfico?

Obrigado! :)




Comentário de Manoel Pinho
urpmi: Sim, os comandos urpm* fazem a mesma coisa que o apt, smart, yum e cia fazem.

Para atualizar o sistema:

urpmi.update -a (atualiza os índices de todos os repositórios)
urpmi --auto-select (seleciona tudo o que tiver de atualização, baixa e instala)

Mais informações:

http://www.linuxdicas.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=189

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20030605.php

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de henrique paiva
+1: Além de tudo acima ser verdade, o mandriva deixa a disposição mais 30.000 pacotes, se eu não me engano é mais que qualquer distribuição linux. E pra quem é membro do clube o número de pacotes pode chegar próximo dos 50.000.
Comentário de bode
Mandriva lento: Desculpem perguntar isso logo aqui... mas como tá cheio de gente q tb usa mandriva pode ser q a resposta venha mais rápido.
Depois que instalei o aMule, deixei o bicho puxando um filme e saí... qdo voltei tava o descanso de tela padrão e qdo tento voltar pro desktop o HD fica lendo por horas e o Notebook vira uma carroça. Desabilitei o lance de desligar HD, hibernar, etc pra ver o que acontece... desconfio que pode ser isto, mas se alguem souber de algum bug do amule, me dê um toque (amule 2.1.0).
TKS!
Comentário de Manoel Pinho
kate: Você está com o kat (aquele programa de indexação de arquivos) instalado ? Se estiver, desintale-o e veja se resolve.

Caso não seja isso, pode ser também que o daemon apmd seja responsável. Tente desligá-lo e veja se tem a ver.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de bode
Pinho, foi batata! : Pinho, foi batata!
Mandei embora o Kat e os malditos mini-mini arquivos que vem pelo amule pararam de ser indexados eternamente heheehhe...
Obrigado! COmo faço pra reportar esse bug?
Comentário de Manoel Pinho
kat: Não é propriamente um bug. Esse kat ainda está imaturo e sobrecarrega muito a máquina. Infelizmente eles tomaram a decisão errada de incluí-lo na primeira edição do Mandriva 2006 mas se não me engano ele não está mais no perfil padrão de instalação na edição especial que saiu no natal.

Por ora, recomenda-se desinstalar mesmo esse kat. Você já vai sentir uma grande diferença no desempenho. Ligue também o DMA (editando o /etc/sysconfig/harddisks ).

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de bode
Valeu pela dica do DMA! Vou t: Valeu pela dica do DMA! Vou testar logo após configurar minha webcam! To baixando o spca5 (urpmi spca5). Tks! Torço pro site mandrivabrasil.org decolar!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004