Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise sobre o Computador para Todos no WebInsider

Foi publicado hoje (domingo) o artigo que escrevi para o WebInsider sobre o Computador para Todos. O artigo está saindo com link para vários sites e iniciativas nacionais e fico torcendo para que novas pessoas fiquem conhecendo o trabalho que elas desenvolvem. Trecho: "O Computador para Todos chamou a atenção dos lojistas para o fato de que é viável (e lucrativo) vender computadores com Linux. Há um ano era raríssimo encontrar para comprar computadores com o sistema operacional livre. Hoje, já são anunciados em folhetos de grandes supermercados e redes de lojas. (...) Os primeiros números do programa PC para Todos começam a sair e pelo que tudo indica, será um sucesso de vendas. Em 12 dias, o Magazine Luiza vendeu 15 mil unidades do equipamento. Do ponto de vista industrial, o programa do governo federal também já demonstrou sua força. Já são 23 fabricantes credenciados, entre eles: Positivo, Itautec, Semp Toshiba, Amazon PC, Epcom, Login e Solectron (que fabricará PCs da HP). Tanto os varejistas quanto os fabricantes elevaram suas expectativas de venda frente à demanda do PC Popular. "” A nota foi enviada por Marcelo Terça-Nada (marcelonadaΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes. O BR-Linux agradece a menção no texto, e aproveita para mencionar mais uma vez a existência do Suporte Livre, iniciativa que busca responder a dúvidas de novos usuários de Linux e que provavelmente ficaria feliz em receber mais voluntários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de renatogonca
Receio: O meu receio em relação a esses micros com Linux é que qualquer um pode comprar o computador e em seguida comprar ou pedir para um "amigo" instalar o Windows. Afinal, o CD é encontrado facilmente por R$ 10,00. Algumas pessoas talvez tentem manter o sistema original e se adaptar a ele, por não querer software pirata ou por preferência mesmo. Mas não acredito muito que isso aconteça. As pessoas que passaram a utilizar linux, tinham Windows na maquina e procuravam uma alternativa por necessidade ou por curiosidade. São profissionais ou entusiastas da informática. O diferencial do computador para todos é o financiamento, porque o preço a vista não foge do que encontramos em máquinas montadas, que todas as lojas fornecem com Windows, Office e qualquer programa que você pedir.

Comentário de Tiago de Lima Castro
O grande problema, na minha o: O grande problema, na minha opinião, não é o usuário mudarde sistema operacional, o problema é que serviços como speedy, vivax e etc não sabem mexer no sistema e podem inclusive comprometê-lo ao instalar estes serviços, eu vi um caso destes recentemente.

Fora isso muitos técnicos necessitam aprender a usar o sistema livre para fazer manutenções, afinal um técnico que resolva instalar o windows por ser "mais fácil" passa por um profissional ruim mesmo aos olhos de um leigo...
Comentário de The Darkness
A preocupação que alguns te: A preocupação que alguns tem de que o LINUX será substituido por XP pirata procede mas acho que é algo que não deveria nos estar preocupando tanto assim. Quem tem que cuidar disso é a dona do XP que é pirateado.
A nossa preocupação enquanto comunidade deve ser de lutar para que os usuários não precisem fazer essa troca. Fiscalizando as empresas que vendem esses equipamentos e as que fornecem suporte para eles.

Falando sério, hoje a única parte que ainda está carente é a oferta de jogos (já temos muitas opções, mas ainda falta muita coisa), o que não deveria ser uma preocupação de quem compra um PC popular como esses onde os jogos não ficam bons nem no XP mesmo.

Mas se algumas pessaoas quiserem comprar apenas um computador mais barato e colocar XP pirata o problema e delas. Eu fico feliz da vida de poder comprar um micro que já venha com LINUX e (principal) suporte para ele.


[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de ruivo
E qual o problema do usuário: E qual o problema do usuário trocar de SO? Onde está a liberdade? Eu acho que a obrigação do mercado (e do governo) está sendo bem feita, provendo recursos para uma democratização do acesso à computadores e oferecendo opções, privilegiando, é claro, softwares de qualidade e que sejam abertos (livres), fazendo com que o usuário não se preocupe com questões como licenciamento e custos embutidos.
Agora, se a pessoa que adquirir um Computador e resolver instalar nele um sistema proprietário, qualquer que seja esse sistema, não somos nós que devemos nos preocupar. Se ele adquiriu o hardware e quer remover o Linux e instalar outro, problema dele. Desde que adquira o software de seu respectivo produtor e pague o valor que lhe é cobrado.
Mas se mesmo assim ele optar por instalar uma versão ilegal, que ele arque com os problemas que isso vá lhe acarretar.

O papel da "comunidade" é dar o suporte para que as pessoas interessadas em continuar usando o Linux para que estas não desistam de usá-lo, evitando dar respostas ridículas como "man ", "consulte o help" ou a pior e mais odiada delas: "Procure no google". A partir do momento em que essas pessoas perceberem que o linux é interessante e há pessoas dispostas a ajudá-las, mesmo nas dúvidas mas simples e banais, aí sim, poderemos deixar de ter medo de pessoas comprarem um PC barato pra instalar um SO proprietário.
Comentário de Emerson Gomes
Não há problema nenhum em t: Não há problema nenhum em trocar para outro sistema, basta que ele não seja pirata.
Comentário de ricardomoc
Volto a insistir: Volto a insistir que, o camarada que pouco ou nada entende de computador pode não mudar o sistema operacional, pois também nada entende de Windows. Mas esse mesmo camarada, por sua ignorância em lidar com computador vai requisitar o auxílio de alguém para ajudá-lo. E geralmente esse alguém, se sabe de alguma coisa, vai saber é de Windows, infelizmente.
Pior ainda se for procurar um curso para aprender a mexer com a máquina. Praticamente todos os cursinhos que tem em minha cidade trabalha com Windows. Os poucos que tentaram trabalhar com Linux acabaram desistindo, por pouca procura...

A vida começa na fecundação do óvulo.
Vida sim, Morte não!
Comentário de shadow
E não tem nenhum termo de ga: E não tem nenhum termo de garantia onde especifica nesses PCs que se for modificado alguma coisa, inclusive instalação de outro SO enquanto o esquipamento esta em garantia, acarretaria na perca desta?

Deveria vir com algo desse tipo, ai depois de 1 ano que passou a garantia a pessoa faz o que quiser com o PC. E aposto que depois de 1 ano usando Linux, seriam poucos os que colocariam outro SO no computador.
Comentário de asd
Isso nao eh legal. Eh a chama: Isso nao eh legal. Eh a chamada 'venda casa'. Vc obriga o consumidor a usar um X produto para que o Y produto funcione.
Foi justamente isso que a microsoft fez com o IE. Agora eu pergunto, continua achando sua ideia correta? :/ Mesmo o OpenSource sendo uma causa nobre (compartilhamento do conhecimento, tra la la todo q conhecemos), a lei deve ser igual para todos.


Nao me importo com o SO se isso ajudar a diminuir a Exclusao Digital no Brasil.

>> Vcs estão esquecendo que o objetivo do programa nao é disseminar o Linux, e sim diminuir a Exclusão Digital! <<
Comentário de asd
apenas adicionando: : apenas adicionando:

prefiro 90% da populacao com computadores em suas casas usando windows que 90% da populacao SEM computadores, COMO EH HOJE!

Seria otimo que esses (exemplo!) 90% fosse com Linux! Mas veja, é muitissimo mais valioso ter uma população desenvolvida tecnologicamente, do que uma q nao sabe usar o mouse!! a internet etc e tal.

Eu vou ajudar nao soh as pessoas que usam linux, mas tb as que desintalaram o linux e usam o windows! Poxa pessoal! Isso eh ser humano!! Eh dar a chance aos proximos de conhecerem mais o mundo! Alias, de se integrarem ao mundo!!
(E outra, GRANDE, mas GRANDE maioria aqui aprendeu computacao mexendo com o windows!! É ou nao é??)
Comentário de RockerTux
eu também prefiro que haja i: eu também prefiro que haja inclusão digital, o problema é que muitas vezes vira escravidão digital =P
Comentário de Marcelo Arão
Impressoaras?: Tenho um amigo que comprou um micro desses. Ele veio com com o kurumin 5.0. Após, uma semana, trocou de sistema. Não conseguiu fazer a impressora funcionar. Lexmark Z513.
Comentário de Richard Stallman
E usuário sabe o que quer ?: Vem cá que mundo vcs vivem ?

O usuário tá se lixando se o programa é Linux, Windows, OS/2, etc. O que ele quer é falar no MSN, acessar o Orkut, ver páginas pornôs e rodar o CD de joguinhos da revista.

Se isto atender as necessidades dele, a ideologia vai pro ralo !


Comentário de Marcelo Arão
Impressoaras?: Tenho um amigo que comprou um micro desses. Ele veio com com o kurumin 5.0. Após, uma semana, trocou de sistema. Não conseguiu fazer a impressora funcionar. Lexmark Z513.
Comentário de brain
inkjets da lexmark: É, a Lexmark ainda não oferece drivers para Linux de todas as suas impressoras a jato de tinta, embora suporte bem o Linux em algumas linhas específicas - particularmente nas lasers, mas também em algumas a jato de tinta.

A Z513 nem aparece ainda no linuxprinting.org, e aparece como não suportada no linuxcompatible. Mas para aqueles que toparem ter um pouco mais de trabalho, existe uma receita de bolo para fazer ela funcionar com os drivers de outro modelo. Mas é bem complicado, nada que devêssemos achar natural um novo usuário fazer.
Comentário de Flavio Moreira
Cada um usa o que quiser e qu: Cada um usa o que quiser e que assuma os riscos por isso.
Chega de tutelamento e paternalismo.
A máquina deveria ser vendida SEM sistema operacional ou no máximo com opção de escolher este ou aquele, exemplo :

Micro com Linux EuqueFix: R$ 1.500,00
Micro com Linux Kurumin: R$ 1.510,00
Micro com Linux SuSe ou Mandrive: R$ 1.530,00
Micro com WinXP/SE : R$ 1.610,00
Micro com WinXP/Home OEM : R$ 1.235,00

etc, etc

A loja, ao vender, entregaria um CD autobootável que instalaria no HD uma imagem pré-formatada (como a Compaq fazia antigamente)

Estamos trazendo para o SL uma questão que é do arbítrio do consumidor !
Comentário de André Luiz (cafecraft)
Um vizinho do meu cunhado com: Um vizinho do meu cunhado comprou um PC (acho que é desse programa) e o mesmo veio sem Sistema Operacional!.. o mesmo veio somente com o Live CD do Kurumin...

Não teria que vir com o sistema pré-instalado ????
Comentário de o Heremita
Linux na mídia: É assim mesmo que as coisas acontecem.

Grande parte destes micros, terão seu sistema trocado.
Mas nos levaremos nossa parte, que é simplesmente, ter o Software Livre - Linux, na mídia.

A algum tempo, poucos conheciam...
Depois as bancas de jornal os mostraram em algumas revistas...
Agora eles estão nos folhetos das lojas...

É um passo de cada vez.
E não adianta esperar por nada mais, pois é só isto que teremos.

Felicidades!!!
T+



-----------
Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, Slackware 10.1
Comentário de Sitenl
1.235,00: Você não quer dizer:

Micro com WinXP/SE : R$ 2.610,00
Micro com WinXP/Home OEM : R$ 2.235,00
?
Comentário de Francisco Matos
Liberdade de Escolha: Acho que, e de acordo com a opinião geral, o "usuário" tem que ter liberdade de escolher qual SO será usado no "seu micro".

Não concordo é com o que está ocorrendo na minha cidade (Guaíra-SP) e, possivelmente, em muitas outras: o "técnico" credenciado pela M.Luíza liga para todos os que compram um micro com Linux e oferece a troca desse SO "difícil" pelo "ótimo" ruWindows-XPodre (pirata, é claro) pela "bagatela" de R$ 30,00.
(Sem mais comentários).
Comentário de João Marcus
A M.Luísa deveria demitir t: A M.Luísa deveria demitir técnicos que fazem isso. Isso pode causar SÉRIOS problemas legais para eles! Afinal, se a empresa souber e mesmo assim permitir, eles também se dão mal.

Comentário de Carlos E. Morimoto
XP pirata: sobre a questão do Linux pre instalado ser substituído pelo XP pirata, tem também o outro lado da moeda:

Muita gente compra PCs e notebooks com Windows pre instalado e instala Linux. A Microsoft não resarce o valor pago pela licensa nestes casos, muito embora no contrato de licença do Windows esteja incluso que você pode devolver o software em sua embalagem original e ter de volta o valor pago caso nao concorde com os termos da licença.

Ou seja, dentro das leis Brasileiras, a Microsoft e/ou os integradores além de estarem fazendo venda casada, estão violando os termos do próprio contrato de licença do Windows.

Comentário de Emerson Gomes
Bem lembrado: Mas acho que essa parcela da população seja bem infima.
Afinal, alguém que pretende instalar Linux na máquina geralmente vai ter a noção de não comprar uma máquina que já venha com Windows.

Alguém assistiu The Code Linux?
Lá falam de um movimento que Grupos de Usuarios Linux foram até a Microsoft tentar ser ressarcidos. Mas acho que eles mesmos não tiveram muita sorte.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Não é bem assim, fora os no: Não é bem assim, fora os notes da pc-chips, é praticamente impossivel comprar um notebook sem Windows, por exemplo. Você pode imaginar, só pra começo de conversa, que quase todo mundo que usa Linux num notebook tem uma licença do Windows que não usa.
Comentário de mdfiszer
Excelente comentário,é exat: Excelente comentário,é exatamente isto que devemos ter em mente a todo minuto!Ter uma visão empresarial da coisa é fundamental para o suceso do SL/CA,afinal,as pessoas comuns estão interessadas apenas em usar o computador,nada mais(90% dos meus conhecidos são assim),independente de sistema operacional(a maioria nem sabe o que é um sistema operacional).Quanto ao governo só está interessado em diminuir de fato a exclusão digital,e eu pergunto,por que?Fácil a resposta,um país onde a exclusão digital é pequena atrai mais investimentos e as empresas já instaladas também investem em expansão,porque os recursos humanos são mais qualificados,e como estamos vivendo a era digital,isto faz muita diferença.
Não podemos e não devemos ter uma atituda apaixonada do SL/CA,devemos ter uma visão empreendedora.
Comentário de Lauro
É verdade!: Eu mesmo tenho um Note HP com Ubuntu 5.10. O Windows que veio pré-instalado eu até retirei, ou seja, paguei pela licença e não uso.

Por falar nisso tem algumas funcionalidades neste notebook que nunca utilizei, como porta para cartões de memória CF, porta IR e também um controle remoto ligado através de um sensor a ser conectado na porta USB. No Windows funcionaria, mas como não o tenho instalado... Alguém tem idéia de como fazê-los funcionar? Mestre Morimoto, com todo respeito que devemos a você, tem uma luz pra mim?

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de glenio
Pedir pro vizinho que entende: Pedir pro vizinho que entende de Windows instalar uma versão genérica é uma coisa, mas uma empresa grande OFERECER isso, já é brincadeira.
Comentário de Manoel Pinho
"técnicos": Esse técnico não deve ser funcionário da Magazine Luiza, apenas um técnico que deve estar numa relação que eles indicam para fazer alguma coisa.

A primeira coisa a fazer é denunciar esse picareta para a M. Luiza, que provavelmente não está sabendo da atitude criminosa desse cara. A segunda é denunciar para a ABES:

http://www.abes.org.br/templ2.aspx?id=224&sub=224

Se você suspeitar que uma pessoa ou uma empresa está utilizando ou vendendo software não licenciado, utilize a linha direta da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), ou até mesmo a internet, para fazer a sua denúncia. A ligação é gratuita, a denúncia leva apenas alguns minutos e suas informações serão mantidas em absoluto sigilo. Não é preciso indentificar-se para fazer a denúncia.

* Ligue para nossa linha direta: 0800 11 0039

* Deseja fazer a denúncia on line, clique aqui

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de brandizzi
Por que não apaixonada?: Por que não ambas as visões? :) Eu realmente sou apaixonado por SL: o troço é divertido, inspirador, instrutivo, comunitário... não tinha como não gostar :) Mas eu entendo que é necessária malícia e empreendedorismo para levá-lo mais à frente (tanto que acreditei - opinião pessoal - que o PC para todos não seria uma boa idéia - apesar de gostar de Linux). O segredo é equilibrar...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004