Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Distribuição derivada do Suse Linux 10 na PC Master

A Linux PC Master desse mês está trazendo o Suse Linux 10. E mais: "Linux Duplicado - O que é preciso para que dois usuários utilizem a mesma máquina de forma isolada e simultânea. Sistema Seguro - Proteja seu Linux de ataques com o firewall gráfico Firestarter. GPL 3 Vem aí ! - A principal licença de software livre vai mudar. Descubra as novidades. Programação Livre - Aprenda a utilizar a internet para ajudar e ser ajudado por programadores do mundo inteiro. " Mais detalhes no link a seguir.” A nota foi enviada por Jefferson Xavier (jeffersonhenriqueΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Atualização: Segundo informações de leitores que já tiveram acesso à revista, o CD encartado não é o próprio SUSE Linux 10, mas sim o projeto comunitário SLICK, baseado nele mas com algumas características específicas. Alterei o título da notícia para refletir esta situação. Novos detalhes serão bem-vindos nos comentários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
A proposito do CD, será que: A proposito do CD, será que alguem poderia explicar porque em determinada fase da instalação (linkagem final, eu acho) o programa de instalação simplesmente demora mais de 1 hora ?

Eu nem finalizei a instalção.

É uma das coisas mais equisitas que já vi ao se tratar de instalar uma distro. Só perde pro gentoo e seus 6 dias compilando uma instlação!

Será que é possivel pular esta fase ?


Comentário de Reply
Até onde eu sei isso ocorre: Até onde eu sei isso ocorre apenas no SLICK, uma versão customizada do openSUSE. Nesse estágio longo é feito o prelinking, que melhora o desempenho do sistema.

A última versão do SUSE que instalei foi o 6.3 :) mas testei o SLICK esses dias e vi essa demora também.

Comentário de Brunno Gomes
Apenas 1 CD ?: Ia comprar essa revista hoje mas fiquei com uma dúvida:

Como o SUSE 10 está sendo disponibilizado em apenas 1 CD se no site são 5 CDs ou 1 DVD ?

Alguém sabe me dizer qual a diferença ?

-
O DOS nunca me disse:
"Excellent command or filename !"
Comentário de Reply
Existem projetos para disponi: Existem projetos para disponibilizar o openSUSE em 1 CD, e existem algumas versões diferentes deste projeto (por exemplo, uma com o GNOME e outra com o KDE no CD principal). Acho que a revista está disponibilizando um destes, em particular o SLICK.

Comentário de Icoslau
Apenas confirmando, a versão: Apenas confirmando, a versão que vem no CD é a versão SLICK.

Abs
Comentário de Brunno Gomes
Obrigado aos dois pela respos: Obrigado aos dois pela resposta. =)

-
O DOS nunca me disse:
"Excellent command or filename !"
Comentário de Emerson Gomes
DVD: Poderiam pelo menos ter disponibilizado a versão em DVD Dual Layer, hein?
Ai até compensaria comprar a revista.
Comentário de Orlando Castro
Suse 10: Instalei o CD da revista e achei meio limitado. Não vem com Gnome ou outros ambientes. Também não vem com ferramentas para desenvolvimento nem kdegames e outras coisas que eu, como desktop user, gosto de ter.
Daí baixei no site os 5 CD´s da distribuição OSS. São 5 CD´s porque tem um monte de pacotes adicionais. A desvantagem é que, por ser uma distribuição OSS, não dá pra rodar DVD ou tocar MP3 por causa dos codecs. A versão que veio na revista não tem esse problema. Então, a solução foi instalar a versão da revista e depois atualizar a partir dos 5 CD. Ficou muito bom.
Comentário de ricardomoc
Bug ou ignorância minha?: Não consegui configurar o ADSL. Reconhece o dispositivo, faço toda a configuração. Na hora de finalizar, informa que precisa instalar alguns arquivos. No gerenciador de arquivos do YAST, informa que já estão instalados. Não procurei ainda uma alternativa ao YAST, mas vou continuar fuçando. Isso é, assim que acabar de baixar o Mandriva do clube em 06 cd's =)


A vida começa na fecundação do óvulo.
Vida sim, Morte não!
Comentário de yamane
Divulgação atrasada: Eu recebi esse exemplar a uns 20 dias.
A reportagem sobre o "Linux Duplicado" é muito interessante! Vale a penas conferir (se ainda encontrar nas bancas, pois já estamos quase em Fevereiro).
Um abraço,
Renato
Comentário de Ulisses
SUSE SLIK: O processo de lincagem eh longo mesmo e eh proposital. A intencao eh fazer com que a distribuicao como um todo funcione mais rapido a partir de uma pre-lincagem das aplicacoes mais usadas. Acredita-se que na proxima versao do SLIK esse processo possa ser pulado. Porem nessa versao atual cada vez que um programa for instalado o prelink vai acontecer.
Comentário de renatogdelf
não é bem assim :): ...A desvantagem é que, por ser uma distribuição OSS, não dá pra rodar DVD ou tocar MP3 por causa dos codecs.

Sim, não dá para rodar mp3 e dvd porque, por ser OPEN SOURCE SOFTWARE, a versão oficialmente não oferece suporte a formatos/softwares proprietários.

No entanto, é só só habilitar os aplicativos não-OSS, com algumas entradas no YAST.
É mais rápido que a solução adotada por você:
-Hacking SUSE 10 OSS Flash, Acrobat, Windows Media, MP3, and RealMedia support

Mas, já que você encontrou outro jeito, e tudo está funcionando, então tudo bem.
É que tem pessoas que nem tentam algo, como você fez. Ao primeiro problema, descem a lenha (tá vendo como isto é uma droga?? vou voltar para minha querida distribuição antiga...).

É isto aí.
Comentário de Reply
Existe também o próprio SUS: Existe também o próprio SUSE, em 5 CD's, baseado no openSUSE mas com software proprietário.
Comentário de Emerson Gomes
Que também pode ser distribu: Que também pode ser distribuido normalmente...
Mas o legal seria a versão boxed q tem 7GB de coisas, além dos 5 CDs normais... Algo que é praticamente impossivel para nós meros humanos fazermos em casa, com uma midia dual layer custando R$40

Comentário de ano@nimo.com
Obrigado pelos esclarecimento: Obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar instalar mais uma vez. Espero que o desempenho melhorado compense o tempo de espera de mais de 1 hora.
Comentário de bebeto_maya
Não compro mas revista com CD pela distro.: __Não compro mas revista com CD pela distro. E a principal razão é que a distro geralmente não me agrada, e posso baixá-la pela internet...Compro pelo conteúdo. O problema, para gente como eu, é que o CD/DVD encarece o preço final com algo que acaba sendo absolutamente inútil para mim...Um DVD do SUSE, Mandriva, Debian...Valeria a pena mas um CD com uma distro de 650MB...

__Com relação as matérias, sempre achei a Linux PC Master a mais técnica revista sobre Linux...Aprendi a configurar o Samba pelo número 3...Que veio com Kylix e o Techlinux 2...Isso em 2001!!!

__Mas cada caso é um caso e respeito as individualidades.
Comentário de bebeto_maya
__Desculpem me confundi com a: __Desculpem me confundi com a Finada PC Expert Linux...Que Deus a tenha!
Comentário de Cleber
SuSE 10, na PC Master: O CD da Revista PC Master, edição 104, que traz o SuSE 10 além da lentidão da instalação tem vários pacotes com conflitos. O que fazer?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004