Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Wikipedia alemã interditada por decisão judicial

Apesar de não afetar o site principal www.wikipedia.org, a "enciclopédia livre" sofreu mais um baque quando sua "versão" alemã foi interditado e tirada do ar por uma decisão judicial. Cresci ouvindo que a liberdade de um acaba onde começa a do outro, mas como "enxergar" esses limites? "O conteúdo do site www.wikipedia.de, versão alemã da enciclopédia on-line Wikipedia, tornou-se inacessível ontem por uma decisão judicial. As informações deste site são redigidas e editadas por internautas. A Justiça da Alemanha tomou esta decisão com base em um processo aberto pela família de um pirata virtual. Os parentes de "Tron" --que morreu enforcado em um parque em 1998-- não queriam que seu nome verdadeiro fosse revelado. Por isso, processaram a Wikimedia Foundation, responsável pela enciclopédia virtual que tinha a informação.



Ao entrar no site em alemão, o internauta se depara com uma nota informando que o conteúdo está inacessível por uma decisão judicial. "Nossos advogados estão tomando todas as medidas possíveis para que a situação se normalize", afirma a página, segundo a agência de notícias Associated Press. No entanto, ainda é possível ler as informações disponíveis na página em alemão ao clicar em www.wikipedia.org e selecionar "deutsch"."”
A nota foi enviada por Marcelo Mendes (marcelomendesΘgmail·com) , que enviou este link da Folha para mais detalhes.

O Heise online tem mais detalhes sobre as providências que estão sendo tomadas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Silas
Mais na Principal(.org) da pra acessar normalmente!: Salve,

Essa decisão e besta, pois pela principal da pra acessar normalmente o conteúdo em alemão e ainda da pra ver a página do descarado do TRON, além do nome dele: Boris Floricic ---> http://de.wikipedia.org/wiki/Tron_(Hacker)


A familia dele tem que cair na real, se ele foi uma pessoa ruim pra outras, ele tem que pagar e ser desmascarado!

Valeu!!!!
Comentário de vmedina
Essa questão me deixa dividido: A minha primeira impressão era que seria melhor, como forma de protesto, privar os atacantes do que eles querem divulgando o nome em vários sites ao mesmo tempo, pois seria impossível (ou muito dispendioso) fecharem todos.

Mas após ler a biografia dele (ao contrário do que o silas colocou acima, não ví que mau ele fez a outras pessoas) e as controvérsias sobre a morte dele... sei não, não seria melhor a wikipedia fechar uma versão satisfatória na linguagem alemã que a família permita? Se bem que isso só abriria um antecedente perigoso.

Realmente, caso complicado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de silveira
Absurdo: Essa decisão é um absurdo, eu não considero legítima sua motivação e completamente exagerada censurar uma enciclopédia.
A motivação é inlegítma porque o tal Tron era uma pessoa pública, se expôs e é natural que ele tenha seu nome divulgado numa enciclopédia ou em qualquer outro veículo de comunicação.
A decisão de fechar o wikipedia.de é completamente exagerada porque o artigo que ofendeu alguem é 1 artigo entre os mais de 344.000 artigos da wikipedia alemã, que agora estão inacessíveis através do endereço alemão.
Eu considero esta decisão uma censura descabida e completamente incompatível com os valores civilizados da livre informação.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de CWagner
Concordo contigo. : Concordo contigo.

Será que a família do Tron não sabe que poderia apagar o artigo completamente da wikipedia e impedir que fosse publicado (?!?!?!?!?) qualquer artigo sobre o dito cujo?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de vmedina
Explicando o porquê desse dessa ação: Lí por alto tá. Esta explicação é (muito) passível de erros.

No site em inglês da Wikipedia explica que o lance todo é porquê um escritor fez um livro dizendo que o rapaz se matou, versão não sustentada pela família e amigos, e publicando o nome inteiro do rapaz. Ao ser pedido que retirasse, a editora ou o autor disseram que não iriam retirar pois a Wikipedia veiculava o nome livremente.

Então o porta-voz do clube de computação do falecido, falando como amigo do rapaz e aparentemente representando a família, pediu para a Wikipédia remover o nome. Porém ele falhou em provar que falava pela família e ela não removeu o nome.

Aí as coisas chegaram aonde estão. Claro que isso não justifica a atitude egoísta da família do rapaz.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricardomoc
Professora: Uma professora minha de pós-graduação, Dra. Maria Aparecida Silva, de Belo Horizonte, ficou maravilhada com a Wikipedia. Ativista estudantil, hoje é uma das mais procuradas especialistas em programas para doutorado e mestrado em Belo Horizonte, onde trabalhou durante muitos anos na UFMG e agora tem um escritório onde trabalha inclusive para universidades e prefeituras. A liberdade de se incluir e mesmo de rever o texto por qualquer pessoa foi para ela o máximo. Também gosto de ter essa possibilidade. Não sei da possibilidade do texto publicado receber críticas, mas seria um ótimo caminho para desmascarar pessoas que incluem textos falsos ou com má intenção na Wikipedia. Isso, claro, na minha opinião.


A vida começa na fecundação do óvulo.
Vida sim, Morte não!
Comentário de Silas Ribas
Desculpe!: Salve,

Vinicius, desculpe mais eu falei o que?

"A familia dele tem que cair na real, se ele foi uma pessoa ruim pra outras, ele tem que pagar e ser desmascarado!"

Eu disse que SE ele fez alguma coisa de ruim ele tem que pagar, mostrar a pessoa verdadeira!

Valeu!!

Comentário de MnB Linuxer
Pagar ?: Ele já está morto, pagar o quê ??
Comentário de Leonardo S, R,
www.wikipedia.de não é de.wikipedia.org: It is worth noting that the domain wikipedia.de has never been used as a means of accessing the German language Wikipedia, which has always resided at http://de.wikipedia.org/, and that despite media reports to the contrary, German language Wikipedia was never closed or inaccessible in Germany. The court order only affected a domain owned by the German Verein.
Comentário de Leonardo S, R,
A fonte da informação acima.: http://en.wikipedia.org/wiki/Tron_%28hacker%29
Comentário de Leonardo S, R,
Fonte da informação acima.: http://en.wikipedia.org/wiki/Tron_%28hacker%29
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004