Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva divulga nota de esclarecimento em resposta a declaração do presidente da Microsoft Brasil

Segue na íntegra:

Em resposta a declaração de Emílio Umeoka, presidente da Microsoft Brasil, na matéria de 18/01 da Gazeta Mercantil, em que ele diz que "A própria Mandriva, fusão da Mandrak Software e a Conectiva, também está migrando para um modelo de negócios mais comercial, com assinatura para uma série de serviços", a Mandriva Conectiva visa reforçar junto a seus clientes, usuários, base instalada e comunidades, o seu total compromisso com o desenvolvimento e a manutenção de versão de livre distribuição.

"A afirmação de uma suposta aproximação entre os modelos de softwares não inclui, na nossa visão, o modelo comercial. As diferenças entre os modelos de comercialização são encaradas de forma positiva: é preciso ter opção de oferta de qualidade para os usuários. No caso do software livre, o pressuposto básico é a qualidade e a flexibilidade. Esse é nosso diferencial e, assim, conseguimos agregar valor, sem utilizar de formas coercitivas e ameaçadoras para que os usuários se tornem nossos clientes", afirma Jaques Rosenzvaig, presidente da Mandriva Conectiva.

"Nós sempre procuramos manter um bom relacionamento e atendimento aos nossos usuários. Nossa distribuição é gratuita, nossos produtos e serviços são de alta qualidade. Os serviços como o Mandriva Club servem de apoio e contribuição dos usuários, e não venda de software", explica Rosenzvaig.

"O que para eles é pirata, para nós são usuários. O que para eles é dinossauro, para nós é nossa base instalada. Nosso foco é trabalhar para transformar esses usuários e base instalada em clientes", finaliza Rosenzvaig.”
A nota foi enviada por Mandriva Conectiva (informativoΘconectiva·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icoslau
Parabéns Jaques Rosenzvaig, : Parabéns Jaques Rosenzvaig,

É através de atitudes como essa que mais e mais usuários estão migrando seus sistemas para Linux, e boa parcela dela para o Mandriva.

Todos sabem (se não souberem visitem o site Comunidade SuSE BR) que sou fã incondicional da distribuição SuSE, porém não posso negar minhas raizes que passaram pelo Conectiva e pelo Mandrake, bem como Mandriva, até sendo um dos sorteados na promoção de acesso livre ao Mandrake Club aqui do Br-Linux, no qual pude conhecer profundamente esta excelente distribuição em seus pequenos detalhes.

Utilizei Mandrake por muitos meses seguidos, e posso afirmar que sua preocupação com os usuários de sua base não é preocupação apenas atual, sempre foi, tbém no caso da Conectiva, ponto chave e diferencial desta distribuição.

Serve, além de dar maior garantia aos usuários, a presente resposta do presidente Jaques, para dar um sacode na empresa de Redmond, abram os olhos, não queremos, nem necessitamos de seu modelo de negócios, somos independentes, somos livres!

Aos que possam achar a cobrança feita através do Mandrake Club algo não muito bem visto, digo o mesmo que disse a respeito do Moden Trend externo serial, vale cada centavo investido!

Parabéns novamente pela resposta, que indica claramente a direção que a empresa sempre tomou, estando ao lado de seu principal aliado, o usuário.

Abs
Comentário de Marco Aurélio
> "O que para eles é pirata,: > "O que para eles é pirata, para nós são usuários. O que para eles
> é dinossauro, para nós é nossa base instalada. Nosso foco é
> trabalhar para transformar esses usuários e base instalada em
> clientes", finaliza Rosenzvaig.

Uma alfinetada direta na Microsoft e suas mais recentes campanhas publicitárias. Aliás, péssimas propagandas. Já viram aqueles quadrinhos ridículos de dinossauros fazendo propaganda do MS Office?
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: Augusto,

O link para a Mandriva está errado.

A Microsoft Brazil (com z mesmo porque a empresa é americana) está se aproveitando da má informação que existe em geral sobre o que representa o software livre para soltar mais FUDs.

Infelizmente ainda tem muita gente, inclusive da nossa comunidade, que acha que software livre significa necessariamente software grátis e que é pecado explorar qualquer atividade econômica com ele.

Distribuições comerciais de linux precisam ganhar dinheiro e a maneira mais honesta e usual é oferecendo serviços, exatamente o que faz a Microsoft e sua rede de parceiros autorizados. A MS, portanto, além de cobrar licenças de software extorsivas no modelo tradicional, também vende serviços direta ou indiretamente. Logicamente que com o dinheiro fácil e gordo que ganha vendendo licenças de uso de software não precisa se esforçar muito em prestação de serviços.

Para quem não se lembra, a Mandrake Linux, nome anterior da Mandriva, saiu da concordata com o dinheiro de serviços, tanto do Mandrake Club quanto de serviços que prestou ao governo francês.

Eu uso o Mandriva Linux (além de outras distribuições) e considero uma excelente opção para o mercado nacional, ainda mais depois da aquisição da Conectiva. Para empresas ou pessoas que tem mais de uma máquina então o custo da associação do Mandriva Club ou da compra de uma das caixinhas é irrisório pelo benefício obtido. E mesmo quem não quer ou não pode pagar pode usar a versão Free do Mandriva, que é tão funcional quanto o OpenSuse, o fedora ou outras versões free de distribuições comerciais. Com pouquíssimo trabalho pode-se instalar os programas adicionais que não fazem parte da versão Free por diversas razões.

Aproveitando o tópico, eu gostaria de anunciar que eu e o colega Douglas Tabajara estamos começando a criar um site de usuários do Mandriva Linux, especializado em trocar dicas, experiências e discutir assuntos específicos da distribuição, assim como já existem sites do gênero no Brasil para o Suse, Ubuntu, Fedora, etc. O domínio só foi registrado essa semana e ainda devemos levar um certo tempo até estrear. No momento só existe uma página estática provisória. Anotem aí o endereço:

http://www.mandrivabrasil.org
Comentário de yamane
Deixa a Microsoft saber que a MandrivaStore está em WinServer: Isso tudo porque a Microsoft não sabe que a MandrivaStore está hospedada em um servidor Windows, rodando em ASP ehehehehe.
Ok, Ok, o serviço é terceirazado, mas eles afirmarão que a Mandriva escolheu um parceiro que usa servidor Windows.
Um abraço,
Renato
Comentário de bebeto_maya
Já vi piores!: __Essa informação de fato não é das piores, a Microsoft já fez pior...E ainda faz.Agora chamar clientes de dinossauros porque usam versões anteriores de seus produtos é uma grosseria crassa...É um abuso de quem detém um monopólio tão grande e idiota, a ponto de chamar seus clientes de dinossauros. Um termo altamente perjoratiro, nesse nosso contexto atual.
Comentário de dtiziani
Renato, Acho que você está: Renato, Acho que você está enganado.

Não conhecia o site da MandrivaStore, mas ao entrar me deparei com o seguinte link:

http://store.mandriva.com/product_info.php?products_id=313&osCsid=309659dc1e56bc372dd33973590fd641
Indicando que o sistema do site é feito em php.

Quanto ao servidor, alguns dados:
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.mandrivastore.com

Indicam que o site nao rola em cima de uma solução MS.
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva Store brasileira: Ele está querendo dizer esta

http://www.mandrivastore.com.br/

Tudo bem que realmente não é agradável ver uma página ASP vendendo linux, mas pelo menos pertence a uma outra empresa e é para vender. Mas concordo que a Mandriva Conectiva deveria escolher outro parceiro ou oferecer-lhes uma solução linux de e-commerce.

A Microsoft já usou muitos servidores freebsd em serviços importantes como o Hotmail e usou os servidores linux da Akamai para se "esconder" dos ataques :-)

Comentário de dtiziani
Ah sim, desculpe o MEU engano: Ah sim, desculpe o MEU engano :)

Na verdade, vendo por outro lado, é até bom o site rodar em cima de soluções Microsoft.

Quando der pau, bota a culpa no vizinho ;)
Comentário de nemesis
é isso aí!: manda logo essa cambada de sanguessugas da M$ à merda com seus PC pré-pago, bugs, vírus e o kct a 4!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Morvan
Dinossauros: ... são eles e seu modelo de negócio (sic!) quebra-cliente. Ao fazer aquela propaganda hororrosa, sem dúvida, foi um acesso de álter-ego. "Negócios da Idade da Pedra". É o desespero! incapaz de evitar os fatos, a Microsoft tenta confundir a população. Tenta colar a imagem de software livre fatalmente atado a "grátis". Já vimos este filme; mas, quantas vezes? E o que se ouviu até ora sobre o caso do RootKit da Sony?
Comentário de Emerson Gomes
Quanto ao Akamai: Usou não, ainda usa!
Comentário de Messias
Linux em Maquinas Windows: Essa não é a 1ª vez que acontece... e nem vai ser a ultima...

Mais isso está fugindo do assunto principal da noticia...

So pra fexar...

é apenas 1 site terceirizado... e jogar culpa ne um ou ne outro não é a solução pra nada...

+1 coisa... o site não é oficial...

Entenda como oficial apenas o site oficial (haiuhaiuhaiuahiuah ilario isso)

haiuhaiuahaiuhauha

^^

Valew ai galera...
mais ta fugindo do assunto isso...

daqui a pouco volta a disputa linux x windows...

e afffffffffffffffffffffffffffffff



Comentário de paulo silva P
Acessa a Home Page: acessem o home page http://www.mandrivastore.com.br/site_em_asp_hospedado_em_windows_que_feio.htm

para gravar nos logs do site!
Comentário de Leon_theprofessional
Eu acho que ainda não existe: Eu acho que ainda não existe maturidade das pessoas. Esquecem que serviços são tercerizados, custos são valorizados!

Linux é uma maravilha??? É claro que é! Porém muitas vezes o que é avaliado por empresas(mesmo Mandriva), são os custos de hospedagem, os serviços oferecidos nela e até mesmo parcerias fundadas.

Linux não deixará de ser linux se for vendido em qualquer sistema operacional que seja.


Comentário de Alexandro Henrique
Na linux magazine número 14,: Na linux magazine número 14, de novembro de 2005, na página 8, tem algo interessante sobre esta história de dinossauros. São os quadrinhos de humor "Os monges"...


Primeiro quadrinho: Um dinossauro diz "Encontrei um daqueles defensores do software livre..."

Segundo quadrinho: O dinossauro continua "Ele disse que nós, usuários de software proprietário, estamos fadados à extinção”.

Terceiro quadrinho: O dinossauro fala: "quanta asneira..." Há uma figura de um asteróide que entra em rota de colisão com a terra, aludindo a aquela teoria da extinção dos dinossauros por um asteróide que colidiu com a terra a 65 milhões de anos atrás.

ha ha ha Muito engraçado
Comentário de SS_Sputnik
em protesto, não uso Mandriva!: Acho que como a Linux Magazine, a Mandriva faz crer que suas soluções não são as ideais quando hospeda(ou confia num parceiro que o faz) sua loja num site de sistema concorrente. Enquanto ela achar que os cucarachos e tupiniquins são otários, continuarei com meu bom e velho Debian.
Comentário de Thiago Aboud Campmany
Só uma ressalva, ASP é tecn: Só uma ressalva, ASP é tecnologia fechada, mas para rodá-la não necessáriamente precisa estar em um servidor Windows...

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=343

Assim, só falei pq não é a primeira vez que leio isso aqui e acho que vocês ao meterem o pau estão agindo como o punhado de usuários leigos por aí, vem a carcaça e já acham que o motor é X quando pode ser X, Y, Z, W, ....

PS: Parece aqueles usuários que acham que microcomputador é aquele que leva o selo "Intel Inside"! :P

Viva o software livre;
Viva a informação...
Comentário de Marco Palhares
Sobre o comentário: Sobre o comntentário acima do shop da mandriva ser em asp.

O que acontece: No brasil infelizmente as operadoras de cartão, principalmente o VISA, não rodam em servidores LINUX, talvez este seja o motivo da Mandriva utilizar um servidor Windows.

No caso do site norte-américano, este tipo de ferramenta já está disponível atravéz do PAY-PAL, que ofereçe todas as ferramentes necessárias para o desenvolvedor aplicar qualquer que seja a forma de pagamento em seu site.

Não é com a Mandriva que devemos nos irritar; claro que se ela explicasse seu ponto de vista nos entenderiamos, mesmo assim respeito sua atitude; devemos nos irritar com as prestadoras de serviços como Visanet, Redecard, Itaú Shopline, Bradesco que não oferecem serviço algum para Servidores Linux!
Comentário de Márico Cunha
Devemos protestar contra a Ma: Devemos protestar contra a Mandriva porque?

Pessoal foi assim que nos acabamos com a Conectiva, paraece até que a Linux Magazine está sofrendo por nossa causo, será que devemos ficar sem uma revista seria por um motivo de um anúnioc da Microsoft?

Se eles estam neste ponto com certeza devem estar em dificulades, ou que seja o motivo, já está na hora de amadurecermos, e fazer com que nossa comunidade cresça, não tudo somos obrigados a concorar, mas quando atitudes assim são tomadas devemos refletir, respeitar e apoiar a empresa e indicarmos novas soluções, afinal não somo uma comunidade de 1 pessoa e sim de muitodas mãos que trabalham 24HS por dia!
Comentário de carlosjj2
O Presidente da Microsoft do Brasil...: ProfºCarlos José "Santa Rita do Araguaia - GO.

A Microsoft foi por muitos anos pioneira na venda de softwares, porém com o surgimento do software livre, a sua liderança em vendas de softwares está claramente ameaçada. Por este motivo e outros atacam os desenvolvedores e distribuidores de softwares free.
Comentário de flaviothunder
PIONEIRA ? : PIONEIRA ?
Tem gente que ainda pensa que Bill Gates inventou o computador...
Comentário de dtiziani
Eu sinceramente acho que vc n: Eu sinceramente acho que vc nao faz mal em continuar com o seu debian nao :)

Agora, quanto à parte da hospedagem, me parece que ninguem aqui pensa como EMPRESA. Sendo eu a Mandriva e tendo os fornecedores X e Y de hospedagem, cada qual garantindo a permanencia do site 24 x 7 x 365, condicoes equivalentes, mas o que tem menor preço usa uma solução "diferente", salvo algum caso especial, lógico que escolheria a opção mais barata. Não conheço ninguem além do tio bill que ande queimando dinheiro por aí.

Quem está prestando o serviço que se vire para manter o site rodando. O site é apenas para a VENDA do produto, a Mandriva não precisa de um site de vendas para demonstrar a qualidade do seu produto. Alias, esse não é o foco PRINCIPAL da Mandriva, e sim usuários Desktop. (nao comentem que a mandriva tem uma versão SERVER, por favor, porque disso já sei). O contraditório nessa história toda seria se o foco principal da Mandriva fosse um produto exclusivo para Vendas na Web, aí sim eu acharia estranho esta escolha de parceiro para vender. Afinal, a atividade/destino é a mesma.

Isso tudo que eu disse acima não quer dizer que REALMENTE foi o motivo da escolha da Mandriva em relacao à hospedagem, e sim uma das visões.

Lógico que pode ter qualquer tipo de lobby junto à MandrivaBr (o tio do cunhado do presidente talvez :) ) ou qualquer outro motivo. Não tentem fazer leituras do tipo SE A LOJA NÃO USA ENTAO O PRODUTO NAO PRESTA.

Se for assim, daqui a pouco a equipe de venda da Embraer vai ter que andar APENAS em vôos que façam uso de seus aviões para ir para outros países vender seu produto.

Comentário de dtiziani
Me desculpe a (possível) ign: Me desculpe a (possível) ignorância, mas porque o fato da VISA não rodar em Servidor Linux me impede de se ter uma loja na WEB que ofereça tal serviço de pagamento?

Isso que você disse foi um palpite ou você tem alguma base técnica pra falar disso? (não leia isso como sarcasmo, por favor).

Porque pelo que trabalhei com isso, sinceramente acho que a VISA pode rodar até em OS/2 que isso não vai implicar em não se comunicar com um sistema em cima de Linux.

Acho que não seria muito vantajoso para a VISA restringir seus clientes assim...
Comentário de yamane
Complementando: ao Thiago Aboud Campmany, que disse:
"Só uma ressalva, ASP é tecnologia fechada, mas para rodá-la não necessáriamente precisa estar em um servidor Windows"


Pelo jeito você ainda precisa estudar um pouco mais, já que não conseguiu descobri qual é o servidor deles.
A MandrivaStore.Com.Br está hospedada em Windows 2003 Server.

ao Marcos Palhares, que disse:
"O que acontece: No brasil infelizmente as operadoras de cartão, principalmente o VISA, não rodam em servidores LINUX, talvez este seja o motivo da Mandriva utilizar um servidor Windows"


De onde surgiu essa informação? Já fiz compras com o cartão Visa em vários sites nacionais e internacionais que eram em PHP hospedados em servidores Linux sem problemas.
Um abraço,
Renato
Comentário de Ananias
Não, não tem: Ninguém pensa isso. O que as pessoas pensam - corretamente, diga-se de passagem - é que o BG foi a pessoa que tirou os computadores dos centros de pesquisa e os colocou dentro da casa de cada um.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de bebeto_maya
Distorção: Ananias...

__Isso é um smplismo...Tem um médico americano fracassado chamado Stepehen Barret, que alude que agrotóxicos são defensivos agrícolas e não fazem mal a saúde, vai na dele e me fale sobre seu câncer depois...A Apple já tinha feito isso e antes tinhamos o Amiga também.A IBM tinha o OS/2 que seria vendido pelo mesmo preço.Portanto afirmar que Bill Gates tirou os computadores dos centros de pesquisa é um absurdo.Eles já eram usados em empresas, inclusive as pequenas de mídia e marketing, e também em residências.

__Juntamente com a Intel, elem, Bill, formou uma dobradinha que popularizou a informática, a Wintel, mas não criou nada.Você parece um daqueles garotos de 10 anos que pegam aquelas enciclopédias vagabundas que contam a "História da computação".
Comentário de Manoel Pinho
Computadores domésticos: Ananias,

Você e essas pessoas devem ser muito novo para pensar isso também porque eu e muita gente aqui teve micros de 8 bits, como os Apple II, MSX, TK-85, etc que eram vendidos até para crianças, os mais simples custavam até mais barato do que um PC de hoje e eram bastante populares.


Bill Gates não inventou nada, nem o PC (que era da IBM), nem o DOS (foi comprado), nem o conceito de microcomputador, nem as interfaces gráficas, nada !

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Ananias Não Logado
Quem disse que ele inventou?: Apple II, MSX, TK-85? Isso era para quem gostava de computadores. Não era para o público em geral.

Quem levou os computadores para as massas foi a MS. E quanto a inventar, quem se importa? Quem inventou não teve visão, a MS teve.
Comentário de Magno K
Os Piratas do Vale do Silício: Tem um filme muito bacana se chama "Os Piratas do Vale do Silício" que conta a história do Bill Gates, do Steve Jobs etc. Conta como começaram a criar os SOs, o que foi criado, o que foi copiado, e mesmo o que foi roubado/emprestado.

Assisti esse filme na HBO, mas já vi em locadora e no Submarino.

Assistam!
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Manoel Pinho
Gostar de computadores: Não dá para comparar aquela época com a de hoje. A maioria das pessoas continua não gostando de computador e muitas compram só para acessar a internet (que não existia naquele tempo) e jogar (o MSX também tinha muitos jogos e ótimos para época, além de poder usar cartucho). Se os computadores da época tivessem tantas utilidades e capacidade de processamento garanto que seriam muito mais populares, INDEPENDENTEMENTE da MS.

As pessoas compram o computador para usar os aplicativos, tanto que a maioria usa a porcaria do windows apesar de saber que é ruim. E embora a Microsoft tenha feito vários dos aplicativos mais usados hoje em dia a grande maioria foi feito por terceiros. Se não houvesse a Microsoft alguém teria tomado o lugar, talvez a Apple, a IBM ou outra qualquer.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Henrique Vicente.
Mas peraí, : Mas peraí,
se fosse assim quem merecia a Apple. merecia o mérito, não a M$..

Lembre-se que Windows não foi o primeiro a usar interface gráfica, mouse e coisas do tipo...


TK85 com joystick (do meu pai)
Comentário de Hugo
...: Thiago, olha isso:
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.mandrivastore.com.br
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Hugo
O site é hospedado na locawe: O site é hospedado na locaweb, que também oferece servidores linux e pelo mesmo preço, o problema é que a empresa que desenvolveu o site usa a tecnologia da MS.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de brandizzi
Ninguém pensa isso. O que as: Ninguém pensa isso. O que as pessoas pensam - corretamente, diga-se de passagem - é que o BG foi a pessoa que tirou os computadores dos centros de pesquisa e os colocou dentro da casa de cada um.

Coitadas... Nâo sabem que foi a IBM...

PS: Não, não estou dizendo que a IBM é santa ou o que quer que seja, mas fosse QDOS, CP/M ou VMS nas máquinas, seria a IBM quem as poria no mercado a baixo preço.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Touché!: Bem notado, Henrique. Na verdade, acho que isto ratifica meu comentário acima: não fosse o baixo preço do hardware do IBM PC o computador não seria popular, independente do SO.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de nemesis
conversa fiada!: "ASP é tecnologia fechada, mas para rodá-la não necessáriamente precisa estar em um servidor Windows"

3 problemas de cara para rodar aplicações ASP:
1. um interpretador VBScript ( que é a linguagem de fato usada pela maioria, embora ASP seja independente de linguagem )
2. uma API similar a do ASP ( o mais fácil )
3. algum ActiveX eventualmente chamado por muito código ASP de legado. é batata!

Não tenho certeza sobre a tecnologia da SUN, mas duvido que a maioria dos aplicativos ASP rodem nele sem problemas. Especialmente em vista de 3. Acho muito mais simples o sujeito simplesmente fazer em PHP a mesma meleca que ele faria em ASP. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
visão: "Apple II, MSX, TK-85? Isso era para quem gostava de computadores. Não era para o público em geral."

Na época do Apple ][, existiam mainframes no trabalho e Atari na casa das pessoas. Muitos pequenos negócios passaram a usar os microcomputadores nascentes e seus killer apps, como Visicalc. É observável que muitos microcomputadores inicialmente foram levados para a casa das pessoas para que elas pudessem "levar trabalho pra casa" e continuar suas planilhas ou editar documentos.

Isso leva à conclusão de que era um processo em andamento que não dependeria de ninguém em particular para se estabelecer. Se o IBM PC, com o poder da marca por trás, não estabelecesse essa arquitetura em particular no mercado, Commodore, Apple e outras ainda estariam com boas fatias do mercado e os perigos de segurança reconhecidos de uma fauna tão homogênea -- vírus, trojans -- não seriam tão predominantes.

"Quem levou os computadores para as massas foi a MS."

Papai Noel não existe.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de viniciusramos
Piratas do Vale do Silício: Já vi esse filme, e recomendo: não o veja.

Simplesmente pelo fato dele ser mentiroso. Não estou defendendo o Sr. Bill Gates, nunca faria isso. Mas se deseja saber a verdade sobre os acontecimentos, é mais interessante assistir o seguinte filme: "O triunfo dos Nerds". Apesar de ser mais baba-ovo, pelo menos mostra os fatos contados não por atores, mas sim pelos protagonistas reais, incluindo Steve Jobs, Bill Gates, o pessoal da IBM, 3COM, Oracle, etc...

E assista também ao melhor filme: "Revolution OS", que conta a história do software livre.
Comentário de flaviothunder
morderam a isca: Hehehehe, morderam a isca, deram a resposta que eu imaginei...

O único computador q a M$ teve parte (não 100%) na criação foi o MSX cujo padrão a mesma abandonou deixando definhar (graças em parte a visão míope de várias empresas da indústria de informática japonesa) pra não fazer concorrência com seu maior cliente ao ver que o IBM-PC estava alavancando as vendas com seu MS-DOS-comprado-pronto e isto tudo vários anos depois dos primeiros Apples, Sinclairs (o TK-85 original), Commodores que foram estouros de vendas em suas épocas e lugares e aí sim levou os computadores pras casas de cada um.

Aliás, o projeto do IBM-PC foi criado justamente para a IBM não ficar para trás no mercado nascente dos micro-computadores.

Então categoricamente eu digo que ele não levou os computadores dos centros de pesquisa para as casas de cada um, isso já tinha sido feito antes.

E sim, muita gente pensa que foi o Bill Gates que inventou o computador, eu conheço várias pessoas que tem este tipo de idéia e todas que eu posso explicar eu digo que a história não foi bem assim não.

Sucesso a todos
Comentário de SS_Sputnik
Embraer x Mandriva.: A Embraer fabrica jatos regionais e nem todas companhias e rotas tem aeronaves dela. Quanto a hospedagem de site, há sim muitas opções em software livre e se ela não fez a escolha por este é por pura incompetencia em não procurar no mercado nacional e descaso total com esse mercado.

Comentário de dtiziani
Fico feliz que vc entendeu a: Fico feliz que vc entendeu a minha mensagem. Assim como nem todas as companhias possuem aeronaves da embraer e MESMO assim prestam o serviço de transporte, eles podem ter escolhido por N outros motivos.

Por que vc não abre um servidor de hospedagem rodando Mandriva e oferece o serviço de graça para a MandrivaBr? Acredito que desta maneira todos ficam felizes, eles por conseguirem um serviço mais barato (motivo este que DEVE ter motivado a escolha deles) e você por eles não "entrarem em contradição".

Se há muitas opções em software livre, pode-se dizer o mesmo de opções não livres. Quando você deixar de pensar como um simpls usuário final e ver que as contas no fim do mês tem que ser as menores possíveis, qualquer diferença de preço será pesada na sua escolha.

Até lá, deixe que o seu idealismo coloque a refeição na sua mesa, euquanto os outros procuram as melhores alternativas calculando o custo/beneficio :)
Comentário de Thiago Aboud Campmany
De fato ainda falta-me aprofu: De fato ainda falta-me aprofundar em ASP, mas digo e re afirmo, que é possível fazer rodar ASP em Linux, não falei que é possível rodar todas as páginas ASP em Linux, porém uma página em ASP pode sim ter sofrido um trabalho para se adequar ao "ASP for Linux".

Quanto a servidor, conforme dito por um usuário anterior, a escolha deve e muito se basear em custos e não marcas.

Agora a solução o uso de VBScripts e ActiveX podem ser contornados, uma vez que o site tenha sido bem estruturado, sem maiores problemas nem dores de cabeça!
Comentário de hamacker
Em 86 algumas empresas aqui e: Em 86 algumas empresas aqui em SP compravam MSX e rodavam folha de pagamento nele. Meu primeiro sistema foi feito em DBASE I no sistema CP/M de 8 bits que rodava tanto em Apple, MSX e DOS. Sim, podia-se e usavam os micros 8 bits para as mais variados fins, inclusive jogar, coisa que ainda continuam fazendo com os PCs atuais.

A microsoft nao tem participação nesse inicio a não ser com o MSDOS, e olhe que nao tinha mais nada além disso, o WORD não era popular, PASCAL era um vexame e o COBOL dela era meia-boca.

A virada da MS foi com o Windows como coluna de sustentação para praticar preços agressivos contra a concorrencia e simplificando a vida do desenvolvedor. Enquanto um kit de desenvolvimento para Netware custava uma fortuna, o mesmo SDK para a plataforma Windows podia ser obtida de graça, se a API nao era das melhores pelo menos era bem documentada. Diferentemente de programas populares como OS2, Wordstar que tinham que ser adquiridos com chave de hardware e/ou discos protegidos, os programas da MS eram passados de mao-em-mao. Não é a toa que a MS é uma megacorporação, o Bill teve méritos nisso. Mas ele não teve nada a ver com a Microinformatica como conhecemos, senao eu diria que Esteve Zoniak (Apple) foi o precursor do computador popular e mais tarde evoluido e substituido pelo PC da IBM.
Comentário de nemesis
port: "uma página em ASP pode sim ter sofrido um trabalho para se adequar ao 'ASP for Linux'"

que seria o trabalho de passar de VBScript para outra linguagem e de eliminar eventuais usos de ActiveX. Tenho a impressão de que seria mais ou menos o mesmo trabalho de simplesmente reescrever em PHP ou coisa semelhante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004