Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC Livre: iniciativa de apoio a novos usuários de Software Livre

Pelo que tudo indica, o "Computador para Todos" será um sucesso de vendas. Naturalmente as pessoas que estão comprando esses equipamentos vão precisar de apoio, pois a maioria estará se iniciando no uso de softwares livres e Linux. Aos interessados em ajudar, sugiro que conheçam a iniciativa PC Livre. "O PC Livre é um projeto de iniciativa do PSL-Brasil, mas aberto a outras organizações, coordenado por voluntários e operado por vários parceiros que apoiam a iniciação de novos usuários de Software Livre. Desenvolve seu trabalho através de formação comunitária, por meio de materiais didáticos livres, elaborado por uma rede colaborativa de autores. Surgiu como um elemento apoiador de uso de Software Livre no projeto go
vernamental "Computador para Todos".”
A nota foi enviada por Marcelo Terça-Nada (marcelonadaΘgmail·NOSPAMcom) , que enviou este link para mais detalhes.

Conheça também o Suporte Livre, com objetivos similares mas um enfoque diferente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bene Fatuelo
Lista de discussão: Os caras do http://www.pclivre.org.br/ têm uma lista de discussão que está bem ativa, vejam:
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/pclivre/2006-January/thread.html
Comentário de RogerLovato
Começou mal: Bem, se estão querendo ajudar usuário leigos, acho que muitos projetos estão começando mal e esqueceram de uma coisa: o usuário é leigo!

Ficar usando fóruns, wiki e esses outros tipos de recursos é inútil para quem está começando, pois para eles, utilizar essas ferramentas é muito confuso e desistirão rapidamente de obter as informações.

O ideal ainda é uma página web bem feita onde através de poucos cliques possam obter as principais informações.
Comentário de Bene Fatuelo
Boas sugestões: Olá Roger,
O site do PC Livre para usuários finais ainda está sendo preparado, de acordo com o que está escrito lá:

"Este é o site de colaboração dos voluntários do grupo PCLivre, acessível em http://colaborar.pclivre.org.br. Por enquanto não criamos ainda o portal para usuários finais, por isso http://www.pclivre.org.br aponta ainda para este site".

De todo modo suas sugestões são bem legais, porque vc não entra em contato com eles para dar uma força?

Pelo que vi no lista de discussão (pode ser acessada no endereço que coloquei no comentário anterior), as atividades do PC Livre não se restrigem à web: eles estão preparando materiais didáticos, treinamentos para vendedores e treinamentos para usuários. Iniciativas que merecem uma força, não acha?
Comentário de ricardomoc
O que vejo: Para dizer a verdade, o que muitos usuários iniciantes procuram é uma pessoa que os possa ajudar. O primeiro a ser procurado é o colega ou aquele amigo que "manja" muito de computador. Depois, escrevem cartas para esses colunistas, tipo Abel Alves para conseguir uma resposta para um determinado problema. Não vejo muitas páginas web com ajuda para Windows, quiçá para Linux. Fora um clube do hardware que, na minha opinião também é bastante confuso. Estamos evoluindo bem com as revistas para Linux, como a Linux PC Master e Linux Magazine. Acho, pessoalmente, que o caminho é por aí.

________________________________________________________


A vida começa na fecundação do óvulo.
Vida sim, Morte não!
Comentário de Adailton
Penso dieferente: Há muitas pessoas que procuram ajuda com amigos, conhecidos, vizinhos, mas Clube do Hardware não é uma opção para iniciantes, antes, o Guia do Hardware, com diversos ebooks de ótima qualidade, além de diversos outros artigos.
Em geral, as pessoas procuram por alguém conhecido por usar computador.
P.E., o amigo do filho do vizinho, que tem computador a mais de um ano.
Essas pessoas, quando não encontram ajuda, geralmente, são direcionadas para sites de busca: Google, Yahoo, Altavista, etc.
Quem escreve para revistas e jornais é um usuário que já conhece alguma coisas, mesmo que pouco.


Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004