Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Caderno de Informática do jornal O Dia publica dica sobre OpenOffice.org

Achei interessante postar para a comunidade sobre uma seção dedicada ao OpenOffice.org no Caderno de Informática do Jornal O Dia/RJ, mais precisamente última capa, coluna "ABC da Tia Mônica". Esta seção é dedicada à usuários mirins, e nela consta uma simples dúvida de um garoto de 13 anos que teve contato com o Linux e sentiu falta do "Office" (MS-Office) para este SO. Então foi-lhe indicado o OpenOffice.org. ” A nota foi enviada por Ednei Pacheco (rootΘlinuxhome·eti·br) .

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de crbs
Muito Importante a iniciativa...: Muito Importante a iniciativa, visto que além de ajudar a proliferar a ideia de software livre reflete uma tendência da maior parte das distribuições linux atuais, o foco na usabilidade/facilidade de uso, pois vejam bem, foi postada uma dúvida de um jovem de 13 anos se aventurando no linux, show de bola, nota 10, é o linux no desktop para quem quiser!
Comentário de Manoel Pinho
OpenOffice.org nos jornais: Até que enfim, e mesmo assim foi em resposta a uma carta !

Eu fico impressionado com a parcialidade ou desinformação de vários colunistas de informática de jornais e revistas. Alguns chegam ter quase que colunas dedicadas inteiramente a dicas do M$ Office e nenhuma delas fez um artigo mais profundo analisando o OpenOffice.org e dando dicas sobre ele.

E olha que o sistema é multiplataforma e funciona muito bem no windows também ! Acho que na cabeça deles quem usa esses programas ditos "alternativos" são os "nerds" do linux e que esses assuntos não interessam à plebe rude.

Assim como começaram a aparecer matérias sobre o Firefox, eu gostaria sinceramente de mais matérias nos jornais sobre o OO.org dissociadas do linux.
Comentário de Miguel Figueiredo
Infelizmente...: Infelizmente Manoel, existe uma visão ( erronea ) de que software livre tem que estar diretamente ligado a Linux.

Como vc mesmo disse, o OO funciona bem no Windows. Eu particularmente não consigo entender pq ele ainda não é amplamente usado, já que para a maioria das necessidades ele atende e bem.
Comentário de Manoel Pinho
Exceção: Para não dizer que fui injusto nas críticas, o UOL fez uma série de reportagens especiais sobre o OpenOffice.org:

http://tecnologia.uol.com.br/especiais/


Ainda dão muita ênfase ao "gratuito" como se fosse mais um freeware da vida mas já é um começo. Pelo menos as análises não foram tão superficiais.
Comentário de nemesis
BPiropo: o dia que esse cara do Globo der uma dica de OpenOffice, vou estar certo de que a M$ está em franco declínio...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
RE: BPiropo: Esse cara foi professor da minha faculdade, já assisti à palestrasa. A formação dele sequer é em informática, o cara é engenheiro.

O cara é no máximo um "micreiro"... Eu pessoalmente acho ele um bu*ão.

Acho que o dia que o SL estiver lado a lado aos *usuários* em geral, vai chegar esse dia que vc. falou. Só depende de nós.
Comentário de Copernico Vespucio
Matéria sobre Open Source: Tá faltando ainda uma matéria *séria* sobre código aberto, sem focar em nenhum produto específico. Com o intuito de esclarecer a população, acostumada à escravidão das licenças proprietárias sobre o assunto...
Comentário de javaes
Piropo: Comentar só não basta, temos que inundá-lo de e-mails protestando contra aquilo que eu chamo de sala de imprensa da M$, não só para ele como para o jornal e também emails para o responsável pelo o suplemento, que deve ser, não tenho certeza, a Cora.


Comentário de nemesis
Cora: uma mulher que já almoçou com Richard Stallman, mas cujo editorial é máquina M$ a pleno vapor. Protestos não pagam como anunciantes ou benfeitores...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ednei Pacheco
Escravidão?: O conceito de "escravidão" deles é diferenciado do nosso, caro Vespucio. O "livre" e o "de grátis" deles são termos eqüivalentes; já para nós - especialistas no assunto - sabemos que são conceitos distintos. Se o Windows fosse cedido de graça, mas ainda com o código-fechado, isso seria encarado com pouca importância.

Portanto, a população não está "acostumada à escravidão"; apenas não conhecem o verdadeiro valor da liberdade!

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
Nos lembraremos dela quando o: Nos lembraremos dela quando o Software Livre estiver "à todo vapor"...

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004