Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Thunderbird 1.5

Já está disponível para download a nova versão do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird. A nova versão 1.5 vem com muitas novidades. Entre outras coisas, o sistema possui detecção de phishing scam, possibilidade de integração com verificadores de spam do lado do servidor, filtros para autoresponder e autoencaminhar mensagens e um melhor gerenciamento de RSS, inclusive com suporte a podcasting.” A nota foi enviada por Marcelo de Freitas Andrade (mfandradeΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de honorio
Ja era bom ...: ... Agora vai ficar melhor !!!

Na minha opnião, pra ficar otimo, falta somente funçoes de agendamento de tarefas/compromissos.
Comentário de Dm7
Concordo!: Já não existe um projeto nesse sentido? Sinto que o desenvolvimento do Firefox anda mais rápido que o do Thunderbird, não?
Comentário de Bruno Laturner
Focos: Mas isso não sairia fora do foco de ser um cliente de e-mail e notícias?

Acho que o Mozilla tinha um programa calendário para isso, mas não lembro o nome... Sunbird?

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de Brunno Gomes
Realmente eles tinham um proj: Realmente eles tinham um projeto em separado chamado Sunbird, mas ao que parece eles estão trabalhando nele para integrá-lo ao Thunderbird ou então criar um outro programa de e-mail que junte os dois mas manter o Thunderbird como está.

-
O DOS nunca me disse:
"Excellent command or filename !"
Comentário de ricarab
Sairia do foco!: A Mozilla justamente fez o firefox e o thunderbird justamente para serem um pouco mais focados, diferentemente do antigo browser Mozilla que contava com o e-mail integrado, calendário, etc...

Eu particularmente prefiro assim, gosto do Evolution e o utilizo, mas para mim que não tenho muitos contatos e não preciso lidar com calendários, mal uso metade das suas funções e o thunderbird cai como uma luva!

Eu realmente gostaria de saber o porque da Mozilla ter desativado o antigo Mozilla e agora, retornado com o novo SeaMonkey que parece idêntico a ele! Lembro-me que a Mozilla disse que não mais manteria o Mozilla por falta de tempo...


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Marcio Rocha
Ainda falta algo: Só tem uma coisa que ainda sinto falta para abandonar o OE na empresa, já que por motivos de força maior sou obrigado a usar o Windows.

É o problema do SMTP ser somente um para todas as contas de e-mail. Apesar de poder configurar vários servidores SMTP, eles não ficam atrelados a suas contas específicas e aqui utilizo 3 contas de e-mails com SMTPs distintos e não correlatos.
Comentário de Fernando Tauscheck
Mas existe alternativa no Linux: Vou desconsiderar sua limitação...
Tal procedimento é suportado à MUITO tempo pelo KMail (que lembre, desde a 2) e que eu saiba pelo Evolution também (algum usuário pode confirmar)...
Acabaram suas desculpas em utilizar o outro SO...
Comentário de biozit
Está muito bom!: Acabei de instalar, está muito bom!!

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de KamiKazeNH
Não falta mais...: ...pois na versão 1.5 beta 2 que eu estou usando (Windão, na empresa - infelizmente) já suporta múltiplos SMTPs, com a vantagem que você pode "reaproveitá-los" para contas POP-Only.

Basta cadastrar e informar qual o SMTP a ser utilizado em casa conta POP/IMAP cadastrada.


:wq!

Fabio 'KamiKazeNH' Jr.

Comentário de hamacker
Verifique na aba avançado, v: Verifique na aba avançado, voce poderá escolher qual SMPT padrao para aquela conta.

Uma coisa que me faz falta no thundebird é procurar arquivos anexos em contas imap pelo nome do anexo, o usuario infelizmente deixa sua caixa postal uma zona e quando precisa procurar um anexo é aquele berro. :(
Comentário de elektron
Dá pra fazer.: Marcio Rocha, não seja por isso. É possível sim configurar vários servidores smtp no Thunderbird.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Juliano Dapper
vacation: poderiam adicionar esta funcionalidade!
Comentário de Anon-Ra
SeaMonkey não é da Mozilla: Ao inves de simplesmente abandonar o projeto da suite Mozilla, decidiram 'doar' o projeto a quem estivesse interessado em continuar.

A Fundacao Mozilla dá todas as ferramentas que os caras precisam para desenvolver o Seamonkey, mas o projeto não é mais de responsabilidade da Fundação.
Comentário de Damarinho
(*_*) : (*_*)
Alternativas:
### 1

Name : evolution Relocations: (not relocatable)
Version : 2.4.0 Vendor: SUSE LINUX Products GmbH, Nuernberg, Germany
Release : 3.4 Build Date: Seg 19 Dez 2005 15:25:32 BRST
URL : http://gnome.org/projects/evolution/
Summary : The Integrated GNOME Mail, Calendar, and Addressbook Suite
Description :
Evolution consists of modular components (at the moment: mailer,
calendar, and addressbook) which should make daily life easier. Because
of the modular design one can plug new components into Evolution or
embed the existing ones in other applications.

Addressbook
Artwork
Calendar
Mailer
Notes
Pilot
Shell
Translations
UI
Widgets

### 2
Name : sylpheed Relocations: (not relocatable)
Version : 2.1.8 Vendor: (none)
Release : 1.FC4 Build Date: Qua 30 Nov 2005 09:03:47 BRST
URL : http://sylpheed.good-day.net/
Summary : GTK+ based, lightweight, and fast email client
Description :
This program is an X based fast email client which has features
like:
o user-friendly and intuitive interface
o integrated NetNews client (partially implemented)
o ability of keyboard-only operation
o Mew/Wanderlust-like key bind
o multipart MIME
o unlimited multiple account handling
o message queueing
o assortment function
o XML-based address book

NOTA - O Sylpheed é o que apresenta melhor desempenho de velocidade,
TX - RX e reconhece outros formatos de Mail.


Comentário de henrique paiva
se eu nao me engano tinha uma: se eu nao me engano tinha uma extensao chamada mozilla calendar que tinha essas funções.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Dá para fazer, mas é chatinho...: Se você tiver tudo certo no OE, manda o TB importar as configurações que é mais fácil.

Senão, vamos lá:

1-) Vá em Ferramentas | Configurar contas...

2-) Vá em Servidor de envio (SMTP).

3-) Deve ter um servidor (o principal), configurado... Clique em Adicionar.

4-) Coloque o nome do servidor, uma descrição para ele, e a porta (normalmente 25), e se o sistema exige autenticação e o nome do usuário a ser usado. Dê OK se tudo estiver nos conformes;

5-) Vá na conta que usará essa nova configuração de SMTP criada, e selecione a configuração criada na listbox "Servidor de envio (SMTP)";

Essas configurações são para o novo TB 1.5; em versões anteriores é um pouco mais chatinho, mas também dá para fazer. Isso vale tanto para o TB em Windows quanto em Linux.

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

Comentário de Fábio Emilio Costa
Dá para fazer, mas é chatinho...: Se você tiver tudo certo no OE, manda o TB importar as configurações que é mais fácil.

Senão, vamos lá:

1-) Vá em Ferramentas | Configurar contas...

2-) Vá em Servidor de envio (SMTP).

3-) Deve ter um servidor (o principal), configurado... Clique em Adicionar.

4-) Coloque o nome do servidor, uma descrição para ele, e a porta (normalmente 25), e se o sistema exige autenticação e o nome do usuário a ser usado. Dê OK se tudo estiver nos conformes;

5-) Vá na conta que usará essa nova configuração de SMTP criada, e selecione a configuração criada na listbox "Servidor de envio (SMTP)";

Essas configurações são para o novo TB 1.5; em versões anteriores é um pouco mais chatinho, mas também dá para fazer. Isso vale tanto para o TB em Windows quanto em Linux.

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

Comentário de gervasioantonio
Sunbird: O Sunbird é justamente a versão stand-alone dessa extensão.
Comentário de Manoel Pinho
Calendar como extensão: O Calendar já está como extensão experimental de algumas versões do Firefox, Thunderbird e Seamonkey:

http://www.mozilla.org/projects/calendar/download.html

E para quem não viu o programa, aqui estão alguns screenshots:

http://www.mozilla.org/projects/calendar/screenshot.html
Comentário de biozit
Falando em suite mozilla: eu tive alguns problemas com o suite mozila..até perdi favoritos...config do cliente de emal...coisas assim.....

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de Damarinho
Copia de segurança: (*_)

Há versão (mozilla, firefox), em que há uma cópia de segurança do
BookMark, denominados pelo dia da semana.

Mesmo aassim, em caso de 'bugs' no processo, costumo gerar minha
cópia de segurança.

Note-se também que, em evolução de versão, foi-me necessário expurgar
(deletar) o $HOME/.mozilla ou $HOME/.firefox para normalizar novos
procedimentos. (Copiar, antes do expurgo, as "extensions" e plugins)




Comentário de Marcio Rocha
Não é bem assim....: Fernando, acho que não me expressei direito.

Quando eu disse que por motivos de força maior eu utilizo o Windows, é porque aqui na empresa a rede é baseada em AD, com programas internos feitos exclusivamente para Windows e que utilizam o MS-SQL.

Mas quem sabe um dia...
Comentário de xxx
Besteira investir nesses nego: Besteira investir nesses negocios, o futuro eh o uso do webmail. Vejam, ate o Yahoo está adotando novo modelo de webmail, usando ajax.

Novo webmail do yahoo: http://patcavit.com/2005/09/14/y-mail-beta-impressions/
Comentário de Douglas Augusto
Quando conseguirem replicar a: Quando conseguirem replicar a leveza, funcionalidade e flexibilidade do Mutt, bem como integrarem o Vim para a edição de mensagens, eu penso na possibilidade de migrar para alguma solução web.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Damarinho
Mutt: (*_*)

O Mutt recebeu o prêmio em 1o. lugar, em 2004, conforme NewMedia-Award

Comentário de Tango
Sunbird: : Sunbird:
http://www.mozilla.org/projects/calendar/sunbird.html

Por sinal o site da Mozilla está uma lesma. Todo mundo deve estar baixando o TB novo. (Eu estaria, se conseguisse!)

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Senhores, chequem suas versõ: Senhores, chequem suas versões. Desde o TB 1.0 que eu utilizo um SMTP para cada conta minha.

Editar, Configurar contas, Enviar, Avançado.
Adicione quantos SMTP's quiser, com ou sem TLS, SSL, etc.

Depois em cada conta:
Receber, Avançado, SMTP e escolha o seu preferido.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Pois nem aí eu migro para so: Pois nem aí eu migro para soluções via web. Simplesmente não gosto, prefiro ter todos os meus emails no meu computador pessoal. Até o Gmail, que é um brinco em termos de velocidade, agilidade e espaço eu uso em modo POP3.

Não confio me nenhum computador que não seja o meu próprio.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
FF & TB 1.5 PT-BR para FC4: A quem se interessar, construí pacotes RPMs binários para o Firefox e Thunderbird 1.5 em português do Brasil para Fedora Core 4.

Foram seguidas as instruções do FedoraNEWS e, em meu sistema pelo menos, está tudo funcionando na mais perfeita ordem.

Quem se interessar pode fazer o download aqui:
http://amigos-list.org/~nasheer/firefox-1.5-1br.i386.rpm
http://amigos-list.org/~nasheer/thunderbird-1.5-1br.i386.rpm

Informações sobre o empacotamento aqui:
http://fedoranews.org/tchung/firefox/
http://fedoranews.org/tchung/thunderbird/

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de yamane
Múltiplos SMTPs já existe a mais de 1 ano!: Acho que vocês estão desatualizados!
Os múltiplos SMTPs já existem a mais de 1 ano! Desde a versão 1.0 (pelo menos).
Um abraço,
Renato
Comentário de duh
Duh....: "Não confio me nenhum computador que não seja o meu próprio."

Putz vei... se vc ler um pouquinho so, so um pouquinho... vai ver q esse lance de privacidade é fragil.
Comentário de Jean Fiorin
Problema de performance: Quando nós temos várias mensagens e cada mensagem possuir um média 1800 destinatários, o Thunderbird fica MUUUIIITTTOOOO lento.
Eu resolvi o meu problema somente excluindo as mensagens inclusive da lixeira.
Parece loucura ter 1800 destinatários, mas isso não elimina o problema da lentidão.

Comentário de Manoel Pinho
Spammer ?: 1800 destinatários ?! Você é spammer ?

Quem tem que mandar essa quantidade assim para muitas pessoas é melhor fazer por um gerenciado de listas de email.
Comentário de Tango
Duh, se você quer falar comi: Duh, se você quer falar comigo sobre privacidade, é melhor vir muito bem preparado de argumentos. Ler um pouco? O que? Applied Cryptography, de Bruce Scheier? Livro dos Códigos, de Simon Singh? Coding and Cryptography, de T. W. Körner?

Você usa OpenPGP ou X.509? Eu uso. Meus backups de email e instant messaging são feios mensalmente, encriptados e armazenados num drive virtual, debaixo de 4096 bits RSA.

Meu Home está numa partição cifrada com Blowfish 128.

Minhas senhas importantes têm entre 16 e 25 caracteres, alfanuméricos e "case-sensitive".

Eu digo, repito e ratifico: eu não confio em nenhum computador que não seja o meu próprio.

Acredite, existem pessoas mais paranóicas que eu em termos de computadores, mas em geral elas estão sendo procuradas pelo FBI, KGB ou Mossad.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Quando eu abro 50 abas no Fir: Quando eu abro 50 abas no Firefox ele também ficar bastante lento. Jean, convenhamos que 1.800 destinatários é algo extremamente incomum. A própria arquitetura dos computadores sofre de problemas de velocidade quando softwares executados em cima dele são levados a extremo.

Sinceramente, por favor, não venha reclamar de velocidade quando enviar email para 1.800 pessoas. É o mesmo que reclamar que seu RedHat Enterprise Linux fica lento em seu 486DX/2 66MHz com 8MB RAM.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de duh
Duh novamente !: "Eu digo, repito e ratifico: eu não confio em nenhum computador que não seja o meu próprio."

Hmmm.. a mensagem que alguem envia a vc vai direto para seu servidor de email, nao é ? Pq outro.. com certeza as msgs vao pra esse servidor e ficam armazenadas la ate q vc as baixe.... duh !

E outra, vc utiliza metodos de criptografia que Governos (como o americano), ja tem formas de quebrar.

Privacidade ? Desligue o computador e feche as janelas de seu quarto !
Comentário de Tango
"Hmmm.. a mensagem que alguem:
"Hmmm.. a mensagem que alguem envia a vc vai direto para seu servidor de email, nao é ? Pq outro.. com certeza as msgs vao pra esse servidor e ficam armazenadas la ate q vc as baixe.... duh !"


Perfeitamente verdade, e meus emails importantes, assim como meus backups, são encriptados pelos remetentes e por mim mesmo. Apenas alguns sem importância e os spams são enviados em clear-text. Entende aonde quero chegar?

"E outra, vc utiliza metodos de criptografia que Governos (como o americano), ja tem formas de quebrar."


Sei que a filosofia "Teoria da Conspiração" está bastante em voga nestes dias, mas a menos que você queira passar por leigo no assunto é bom mostrar alguns dados que comprovem sua teoria.

O RSA está na ativa desde 1970 e até hoje ninguém conseguiu uma forma razoável de quebrá-lo. As estimativas mais otimistas para ataques de força-bruta contra chaves RSA de 1024 bits são da casa de 12 vezes a idade do próprio Universo, usando todo o poder computacional do planeta.

Espero que você entenda o que vou dizer agora.

Se você cursou alguma disciplina de Física em uma instituição de nível superior deve ter aprendido sobre as Leis da Termodinâmica, especialmente a segunda ("a entropia total de um sistema fechado sempre aumenta").

Uma consequência direta da Segunda Lei é que uma certa quantidade de energia é necessária para representar uma informação. Para gravar um simples bit mudando o estado do sistema é necessário uma energia não inferior a kT, onde T é a temperatura absoluta do sistema (em Kevin) e k é a constante de Boltzman.

Se k = 1,38e-16 erg/°K e a temperatura ambiente do Universo é de 3,2°K, um computador ideal, rodando a 3,2°K (perto do zero absoluto) consumiria 4,4e-16 ergs cada vez que mudasse o estado de um bit. Ter um computador mais frio que isso requeriria uma quantidade de energia muito maior, para fazer funcionar a máquina térmica que o refrigeraria, então descarta-se esta hipótese.

Agora a energia fornecida pelo Sol é de aproximadamente 1,21e+41 ergs. Isso é suficiente para algo em torno de 2,7e+56 mudanças de bit em nosso computador ideal. E não, seu computador de casa não é nem de longe algo perto de "ideal".

São operações suficientes para fazer um contador de 187 bits circular por todos os seus valores possíveis, que são 196.159.429.230.833.773.869.868.419.475.239.575.503.198.607.639.501.078.528 de possibilidades.

Se você um dia tiver verbas suficientes para construir uma esfera de Dyson ao redor do Sol e conseguir capturar toda energia que ele emite durante 32 anos, você poderia fazer o contador ir até 2^192. Claro, viver para ver o resultado são outros quinhentos, já que toda a vida na Terra se extinguiria numa Era do Gelo como o planeta jamais presenciou. Ficaria mais geladinho que Plutão, acredite.

Bom, neste caso eu realmente não precisaria me preocupar com a criptografia de 128 bits do meu HD, já que não haveria viva alma para violar minha privacidade. Não entrarei nem mesmo na questão da chave de 4096 bits que é usada em meus emails.

É bom deixar claro também que estes números não têm absolutamente nada a ver com a tecnologia dos computadores: eles representam os máximos que a termodinâmica permite. O que está escrito acima, vale para qualquer máquina, em qualquer parte deste Universo.

E eles significam simplesmente que "ataques de força-bruta contra chaves de 256 bits são impensáveis, pelo menos até uma era em que computadores sejam construídos com qualquer coisa que não matéria e ocupem qualquer coisa que não espaço"(1). Se alguém te disser o contrário, simplesmente mostre-o a física.

Finalizando, como eu disse antes, se você quiser falar comigo sobre privacidade é bom vir muito bem preparado de argumentos. Não sou São Tomé que só acredita vendo, mas para isso você tem que, pelo menos, trazer algum informação um mínimo verossímel.

(1) Schneier, Bruce. Applied Cryptography, 2ª ed, 1996, Editora John Wiley & Sons, Inc.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de animalzinho
Imagine a situação: você: Imagine a situação: você tenta convencer um cliente a usar o ThunderBird no lugar do Outlook, ele recebe várias mensagens dessas e você tenta explicar porque o Outlook é rápido e o ThunderBird é lento.

Nesse caso não adianta brigar por ideologias de Software livre, deve-se analisar o motivo pelo qual o concorrente consegue tratar isso e nós não.


O fato é que o "concorrente" consegue tratar muito bem esse tipo de coisa, é normal ao desenvolver prever certas situações inusitadas, o tratamento de mensagens com essas características é somente uma delas que será bem vinda em futuros releases.

Não tenho interesse em discutir o que é melhor ou pior, mas é fato comprovado que ele deve prever esse uso inusitado. Não adianta dizer para usar lista, nós lidamos com "usuários" e não com "pessoas".







A questão é que o tratamento de mensa
Comentário de sri_canesh
Na boa, tanta neurose só sen: Na boa, tanta neurose só sendo membro de algum grupo subversivo hahaha

Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Xico
Não que eu discorde de toda: Não que eu discorde de toda sua paranóia(sério, eu concordo), de seu ceticismo contra teorias da conspiração e seu cut-paste do livro, mas existem outras formas de quebrar chaves seguras além da força bruta.

Além de que, corrigindo, o RSA 512 foi quebrado por um grupo que disse que quebrou o código com menos de 2% do esforço usado para quebrar o DES.

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Tango
Serve colaborador no desenvol: Serve colaborador no desenvolvimento do WinPT? (É um front-end para o GPG para Windows). ;)

Atualmente não faço mais parte, saí desde que migrei 100% para Linux. Mas foram bons tempos.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Referências, por favor? : Referências, por favor?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004