Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Super Interessante e Software Livre

Achei interessante quando abri minha revista Super interessante deste mês e me deparei com uma das enquetes falando sobre Software Livre. A pergunta da enquete é: "Você acha que o Brasil deveria investir no software livre?" Achei uma boa oportunidade para aqueles que se interessam, poderem votar. Um abraço a todos!” A nota foi enviada por Juliane Beckedorff Pinto (julianeΘportalcon·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
Já estamos.: "Você acha que o Brasil deveria investir no software livre?"

Deveriam perguntar por quê não estamos investindo mais ainda. Só pelo fato do FISL ser aqui no Brasil já mostra o quão grande é o nosso potencial.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?


Comentário de Passante Curioso
Mas eles explicaram antes?: Alguém sabe dizer se a superinteressante já fez alguma matéria explicando detalhadamente (até com infográficos ;P) o que era, qual a filosofia, metodologia do software livre? E do aberto tb.

Meu primo tem uma assinatura, que ele alegremente compartilha comigo da tal revista, e embora faça tempo que não dou uma olhada, eu não me lembro deles já terem feito algo sobre SL. O que seria um tanto estranho pra uma revista que costuma (ou costumava, não sei como tá agora) ter matérias tão... interessantes.
Comentário de Passante Curioso
Opa...: Que lapso, acabei de olhar o site deles, e a matéria vem acompanhada de enquete.
Mais um caso de RTFM (Read The Fine Magazine).
Mesmo assim, demoraram muito!
Comentário de well
Sim, houve uma "matéria". J: Sim, houve uma "matéria". Já faz um bom tempo, mas depois de exaustos estudos, os editores desta tão renomada revista explicaram que Linux é uma linguagem de programação gratis, como o HTML.

Comentário de Anon-Ra
Entao ja melhoraram, disseram: Entao ja melhoraram, disseram corretamente que o Linux eh um sistema operacional e explicaram sobre as distribuições... Pena q disseram q Kde e Gnome sao exemplos de distribuicoes....
Comentário de biozit
Matéria: Provalvelmente vai ter uma materia sobre software livre na proxima edição da revista Super... :-)

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de joaquim
Chamada da matéria: No site só está disponível a chamada da reportagem:
TECNOLOGIA
Tudo liberado
Há um novo jeito de produzir tecnologia: deixe qualquer um fazer o que quiser com ela. O software livre tem mudado o mundo - em especial o Brasil.


Link para o sumário da edição: http://super.abril.com.br/super/revista/222.shtml
Comentário de glenio
enquete: Demorou para mencionarem o assunto na revista (leio ela há mais de 6 anos :-P).

Quem foram os doidos que votaram 'não' na enquete?
Comentário de Morvan
Enunciado: ... mal elaborado (não se pode dizer se intencionalmente ou não):

Você acha que o Brasil deveria investir no software livre?
a) Sim, o código aberto pode impulsionar a indústria nacional do software
b) Não, o Brasil tem outros investimentos a serem priorizados

Até onde o investimento (não no sentido estritamente financeiro) impacta ou empata outras prioridades?
Fui assinante da Super (pioneiro; li, comprado em banca, o primeiro exemplar, o nº 0, que trazia uma bombástica reportagem sobre SuperCondutores) mas deixei de assiná-la porque acho-a muito tendenciosa. No tempo da Guerra do Golfo (é o novo!) eles fizeram uma reportagem bastante pró-americana, inclusive totalmente fora do foco da proposta da revista; mandei uma carta (incrível, hoje quase só usamos imêil) tecendo algumas considerações e recebi, como "agravo" uma resposta irônica por parte do(s) editor(es), o(s) qual(is) me cognominou(aram) de "Amigo de Sadan"! Deselegante e descabido, ao meu ver. Bem recentemente, colocaram uma reportagem do tipo "Como Pensa um Criminoso", alusiva ao atantado de 11 de setembro. Acho que, com um enunciado menos dirigido, a vitória pró-SL será esmagadora. Já o estava, no momento em que votei (95,??% pró-adoção do SL).
Comentário de Juliane
Já é um bom começo...: Também acho que em alguns pontos da matéria ficaram a desejar, com alguns erros, mas a matéria em si foi boa. Citaram alguns projetos importantes, e mostraram o Linux de forma mais atrativa, diferente de outras matérias que simplesmente disseram que era um sistema díficil de usar, e para poucas pessoas.

Comentário de Tiago Cruz
Super: Eu gosto da revista, mas não lembro de matérias com infográficos sobre o linux.

A matéria em si não tem nada de novo para a gente, mas meros mortais como meu pai e minha mãe adoraram a matéria. Alias, a super é uma revista genérica que fala de tudo de forma superficial, se você quiser algo específico, procure uma revista específica.

Alias, saber um pouco de cada coisa é o que me faz assinar essa revista que eu goste tanto, ignorando o fato de eles acharem o GNOME um linux.... rsrsrs

LinuxRapido.org
Comentário de maiconfaria
Você esta sendo sarcastico ?: Você esta sendo sarcastico ? esta revista de renomada não tem nada!
seu conteúdo ciêntifico é tão bom quanto o de SL que segundo você define : "Linux é uma linguagem de programação gratis, como o HTM"
Comentário de well
Sim é sarcasmo puro...: Mas o que eu disse sobre a definição de Linux pela revista é verdade, a primeira vez que ela falou sobre o assunto disse que Linux é uma linguagem de programação gratuita.
Comentário de Henrique Vicente.
Realmente, pense numa porcari: Realmente, pense numa porcaria que essa revista é..

Recomendo a todos ficarem a uma boa distância da mesma para evitar ser contaminado.
Comentário de Edards
Incopentencia!!!!: Só vejo uma palavra pra definir isso: Incopetencia!

Como uma revsista publica besteiras como estas ? Linux linguagem de programação ! Gnome distribuição ! Sera que ninguem pesquisou antes de publicar ???

A 6 meses atrás, quando decidi estudar linux, em meia hora e 5 ou 6 pesquisas no google, já tinha definições de kernel, distribuição, interface grafica, e inclusive já baixava o kurumin live para o primeiro contato, talvez eles pudessem me contratar para publicar alguma coisa :-)

E era isso,


Comentário de Tiago Cruz
Humanos: Lembre-se que a revista é para humanos normais, não geeks-nerds-hackers como a maioria daqui.

Para os humanos normais que leram a revista, agora eles pelo menos sabem que GNOME e programação em a ver com Linux. Para eles, mortais, tanto faz se a "coisa" é uma IDE, uma GUI, uma sei-la-o-que pois para eles não vai fazer diferença mesmo...
Comentário de Morvan
Tudo isso: ... depõe contra a revista, que já chegou a ser comparada à maravilhosa Nature (www.nature.com), conseguindo, inclusive, alguns prêmios conquistados por aquela. Conforme disse num post anterior, reportagens oportunistas e frágeis como "Como pensa um criminoso" não acrescentam nada. Mas não há nada perdido. Não só nas definições infelizes sobre assuntos que eles certamente não dominam, bem como nas reportagens totalmente fora da proposta da revista, não há nada que uma assessoria não resolva.
Comentário de Juliane
Incompetência???????: A reportagem foi boa de forma geral. Todo mundo erra... ou será que quando cada um de nós entrou no mundo software livre, já sabíamos diferenciar exatamente o que era o que dentro de tantas opções. É facíl para uma pessoa iniciante confundir alguns coisas, mas todo mundo aprende e estamos aqui para ajudá-las entender de forma correta!
Devemos sempre apoiar e ajudar as pessoas que se interessam nesta área.
Hoje mandei um mail a revista Super interessante, dizendo alguns erros que eles cometeram na matéria.
Esta ai uma grande oportunidade de mais para frente, eles produzirem uma matéria mais completa e com menos erro. E assim todo mundo sai ganhando, principalmente o Software Livre.

;-)


Comentário de mga1729
Melhor, já houve um LIVRO!: .

A tempos a Abril publicou pela coleção "Para saber mais" (ligado à revista Super Interessante) um livro todinho sobre Linux.

http://super.abril.com.br/loja/livros/linux_g.html

"LINUX por HELIO GUROVITZ
Em meados da década de 90, Linus Torvalds desenvolvia o sistema operacional LINUX. Diferente de outros criadores de software, Linus não só fornecia o segredo do seu sistema (o chamado código-fonte) como estimulava que programadores do mundo inteiro sugerissem inovações e apontassem defeitos. Este livro apresenta os principais argumentos sobre a polêmica que cerca o software livre. De quebra, conta uma história fascinante, que ainda está sendo escrita por algumas das melhores cabeças do nosso tempo.

- Lançamento dezembro 2002
- Dimensões: 12 x 18 cm
- 100 páginas

Helio Gurovitz é diretor do Portal da Revista Exame. Formado em Ciências da Computação e Jornalismo pela USP, é Mestre em Hipermídia pela Universidade de Westminster, Inglaterra."


P.S.: Esse livro é até bem razoável. Não fala somente de Linux e foi escrito c/ muito mais cuidado e pesquisa q estas repostagens sobre software livre. Eu recomendo!

P.S.2: App, acho q a Super deixou a tempos de ser uma revista séria ao praticamente abandonar reportagens mais profundas sobre hard-sciences, ainda q escritas de maneira leve e atraente até p/ leigos.
Comentário de mga1729
Link direto p/ a enquete (CORREÇÃO): .

p/ o caso de alguém querer ir direto ao q interessa e votar:
http://super.abril.com.br/enquete/8025_pergunta.shtml

.
Comentário de bleh
Nature ???: Cê tá de brincadeira né ? A Nature é um periódico científico de alto nível...enquanto que a "super"...bem...well...censurado...
Comentário de sri_canesh
Nature?? ahahhahha você tá: Nature?? ahahhahha você tá de gozação, né?

A SuperInteressante é no máximo uma ..."Capricho" científica

Nada contra, mas o público alvo dela são os leigos. A revista que mais se aproxima no Brasil da Nature é a Ciência Hoje (para ser sincero, não sei se existe ainda).

Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Manoel Pinho
Capricho: A Ciência Hoje é bem legal e dá para ler alguns artigos aqui

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/

Outra revista muito legal é a Scientific American Brasil

http://www2.uol.com.br/sciam/

A SuperInteressante até que foi boa no início mas eu acho que a pressão por vendas no Brasil faz com que qualquer revista ou programa de TV tenha que baixar o nível para atingir a maioria do nosso povo ignorante (infelizmente).

Comentário de Douglas Augusto
Bom, li a reportagem, em gera: Bom, li a reportagem, em geral está boa, com mais ou menos 4 págnas. Coloco aqui alguns equívocos:

- "Calcula-se que cada versão do Linux teria custado mais de 1 bilhão de dólares se fosse feito por uma empresa tradicional. E olha que há milhares de versões do programa.". Não questiono este valor de 1 bilhão de dólares, mas sim "E olha que há milhares de versões do programa". Naturalmente estão se referindo (acredito) às versões com um remendo ali outro remendo lá, que certamente não exigiriam 1 bilhão de dólares. Isto cria a falsa sensação de que o Linux ao todo custou milhares de bilhões de dólares.

- Em um momento eles dizem que o Software Livre elimina *qualquer* direito sobre a obra, e também dizem que o fechamento do código culminará na possibilidade de processo por infração das regras (há exceções).

- Citam o endereço do OpenOffice.org como 'www.oppenoffice.org' (dois p's).

- Acho que poderiam precisar melhor o papel do Linux (o núcleo) e as ferramentas de sistema GNU. Ficou confuso quando tentaram definir o que seriam as distribuições Linux: "Não existe um programa específico chamado Linux que você posa baixar da internet. (...)"

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Alexandro Henrique
Concordo em gênero, número: Concordo em gênero, número e grau. Até uns quatro anos atrás eu tinha TODAS as edições, da primeira à última. Mas o conteúdo dela se tornou além do patético quando começaram a publicar reportagens relativas à religião. A teoria da evolução se tornou para eles uma verdade absoluta.
Na minha opinião deveriam mater neutralidade.

Gostei da frase: "A SuperInteressante é no máximo uma ..."Capricho" científica", na verdade, metida a científica.
Comentário de Ark
6 anos: Se vc lesse há mais de 10, veria o quão lixo ela se tornou.
Comentário de CWagner
Eu aprendi muito com a Super: Eu aprendi muito com a Super e também com a Exame Informática, mas isso foi há mais de 10 anos. Atualmente nenhuma das duas tem assunto realmente interessante, não sei se fiquei muito exigente com o conteúdo das minhas leituras ou se a qualidade dos impressos caiu tanto a ponto de não mais agradarem.

Espero que seus editores percebam o estrago que foi feito e consigam melhorar as publicações· Não sei quem escolha as matérias a serem publicadas, mas precisaria fazer uma pesquisa, tipo: "que assunto você gostaria de ver na sua revista predileta?" Acho que dessa forma o relacionamento com os leitores seria melhor, e com isso cresceria o conceito das revistas junto a outros públicos, criando, quem sabe um público mais fiel e satisfeito.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Fabio Capela
O resultado da votação pare: O resultado da votação parece estar indo bem, e acredito que tem muito mais votantes do que o normal para as enquetes deles:
Sim: 7645, 109.04%
Não: 489, 6.97%

(As porcentagens estão como aparecem no site deles, deve ser bug na página mesmo...)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004