Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Valor Econômico: EUA querem barrar proposta brasileira para software livre

Said Treberh enviou este link e acrescentou: “A notícia (18/02/2005) vem do Valor Econômico. 'Os Estados Unidos pediram para se reunir com o Brasil hoje cedo em Genebra afim de, segundo negociadores, tentar neutralizar a proposta brasileira de propagação do "software livre e aberto" como uma opção para desenvolver tecnologia e indústria nacional'.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O software livre não é uma: O software livre não é uma questão ideológica, mas de desenvolvimento, de autonomia", diz Rosa [Presidente do Serpro]

Ouvir isso de uma autoridade como o presidente do SERPRO é sinal de que os conceitos fundamentais do que realmente significa software livre já avançou dentro do governo.

Falta só pôr isso em prática criando uma indústria nacional alicerçada por software livre do qual nós brasileiros participemos como desenvolvedores. Esta percepção o Governo ainda não demonstrou que entendeu, aparentemente.

Se tivesse apoiado a indústria de SL nacional desde o início, em vez de promover ideologia, teríamos maior poder de barganha neste momento. Mas, paciência, uma coisa de cada vez. Só espero que não entendamos tudo, finalmente, muito tarde.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
A grande criança mimada !:
Os EUA parecem criança mimada, se for não é para "brincar" do jeito dela ela fica com raiva e vai contar tudo para tia ONU/OMC etc.

Olha acho que este pais (EUA) precisa reler seus velhos conceitos de democracia e dar a outros paises o direito de desenvolver sua tecnologia ( desde que ela não seja nosciva a pessoas que vivam neste planeta e não apenas insatisfatórias economicamente aos norte americanos ).

Agora o Brasil ta falando bonito, mas vamos ver se faz bonito e vai ter diplomacia lidar com a grande criança mimada e sua nova ordem mundial e ser ouvido pela OMC


Retaliação comercial ???

É coisa de criança mimada mesmo. " - Se é assim você não vai brincar !!!"




Comentário de Metatron
Não é criança mimada...: ...não, é uma Roma contemporânea, pronta para esmagar qualquer um que cruze o seu caminho...Roma Victor! Lembra da frase ?
É, o Tsunami foi na região errada do planeta...seria um grande favor a humanidade se um acontecesse lá nos states...com uns 10 graus na escala Richter, ondas de 100 metros de altura e 1000 km/h...
Sou maluco ? Pergunte para um Iraquiano o que ele acha dos EUA...
Comentário de Everaldo Canuto
Isso parece aqueles filmes de: Isso parece aqueles filmes de ficção em que uma grande corporação e país dominam o mundo através da técnologia.

Será que em breve não teremos guerras por causa disso? Algum supunham que as próximas grandes guerras seriam por causa da água mas...

Outra... Será que não estamos virando uma pedra no sapato dos EUA?

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
pois é, o que acontece é qu: pois é, o que acontece é que não é interessante pra eles que nos tornenos independentes tecnologicamente, não que trocar soft proprietário por livre vá nos tornar independentes, mas pelo menos não teremos de sustentar mais os grandes dos EUA. Vejam por exemplo que se o governo trocar seus win pra linux, alem de não depender mais da m$ não pagaremos mais grana a esta, com isto menos dinheiro vai pro bolso da m$ e consequentemente menos dinheiro pro caixa dos EUA.
Cabe a nós fazer campanhas mais a favor de nossos produtos/tecnologias e não incentivar o uso de produtos de grandes monopolizadores de mercado ou produtos vindos de fora. Se isto não for feito, eles continuaram dando as ordems, dizendo o que é bom para nós, o que devemos fazer, enfim, controlando nossas vidas; e nós continuaremos a sermos meros usuários do que eles produzem, gastando milhões para sustentar os nórdicos, como acontece hj.

asta la vista
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
:
pois é, o que acontece é que não é interessante pra eles que nos tornenos independentes tecnologicamente, não que trocar soft proprietário por livre vá nos tornar independentes, mas pelo menos não teremos de sustentar mais os grandes dos EUA. Vejam por exemplo que se o governo trocar seus win pra linux, alem de não depender mais da m$ não pagaremos mais grana a esta, com isto menos dinheiro vai pro bolso da m$ e consequentemente menos dinheiro pro caixa dos EUA.
Cabe a nós fazer campanhas mais a favor de nossos produtos/tecnologias e não incentivar o uso de produtos de grandes monopolizadores de mercado ou produtos vindos de fora. Se isto não for feito, eles continuaram dando as ordems, dizendo o que é bom para nós, o que devemos fazer, enfim, controlando nossas vidas; e nós continuaremos a sermos meros usuários do que eles produzem, gastando milhões para sustentar os nórdicos, como acontece hj.

asta la vista
Comentário de André Simões
Eleições: O que me preocupa são as eleições, mesmo não associando o Software Livre com o PT, infelizmente eu duvido que o PSDB continue com essa luta.

André Simões -- alsimoes arroba gmail com

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de renatogdelf
Criança mimada II: esta criança mimada é daquelas:
"a bola é minha, então tenho que jogar na linha. Sei que sou muito ruim. No entanto, se eu for para o gol, pego a bola e vou embora.
Ninguém mais joga!!!"

Os EUA estão com a bola da vez faz um tempo (tecnologia, software, conhecimento, etc...), mas ninguém mais pode ter? Só eles?

É porque a forma com que eles lidam com o conhecimento é esta: saber para dominar.

Então acham que qualquer um que tiver o conhecimento também, vai fazer a mesma coisa que eles. SER
Comentário de Xtian Xultz
Ameça: O problema pode ser atewh mais serio que isso. Se isso representar uma grande ameaca para a economia americana (acho que nao serah, mas quem sabe o que se passa pela cabeca do governo americano?) podem inventar uma desculpa qualquer, como dizer que o Lula eh um déspota comunista e que é preciso retira-lo do poder, colocar um governo americano transitorio e restabelecer a democracia e a livre concorrencia (dos fabricantes americanos de softwares patenteados).
Pode parecer engracado e fantasioso, mas quando comecar, ninguem vai segura-los.
Como eh bom ter o maior poder armamentista do mundo e fazer o que quiser sem que ninguem reclame...
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Só saiu no Valor Econômico?: Não existe nenhuma outra noticia sobre esse mesmo assunto em lugar nenhum da Internet? Nem em português, espanhol, inglês, nada? Alguém já achou essa notícia em outro site, de preferência em inglês?
Comentário de brain
Outras fontes: Procurei por outras fontes e não encontrei. Mas resolvi publicar mesmo assim, porque o Valor Econômico não tem reputação de inventar notícias, e o relato é consistente com acontecimentos anteriores nas reuniões preparatórias desta Cúpula Mundial.
Comentário de ferdam
Nao, nao é maluco, nao....: Nao, nao é maluco, nao....
Eu vi no ano passado, uma pesquisa de opiniao (mostrada no JN - Globo, pasmem !!!) o pais mais detestavel do mundo sao os EUA (rejeicao de 55%). Dos paises que mais o rejeitavam, o 1o era a Jordania e o 2o o Brasil.

Ah! Esqueci de dizer, que a pesquisa foi feita por uma grande empresa americana, se nao me engano a ABC.

Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Isso é o que mais me preocup: Isso é o que mais me preocupa...
O Governo de SP ja deu uma amostra de como seria !
Abraços,
Fernando
Comentário de Guilherme L. Stolfo
Concordo, aqui em sp foi uma: Concordo, aqui em sp foi uma merda, essa de o careca do serra ter ganhado. Pelo menos a Marta colocou vários acessos com internet no Capão redondo onde a periferia domina. E acreditem tudo linux cada ponto ao menos com 10 micros =D

Periferia e software livre na moral é o que ah!.

só espero que o careca do serra naum invente merda e pegar ruindows do micosoft com versões básicas do 95 para tacar nesses pontos!

--
Abs,
guinet gmail com


Comentário de chimpa
dim dim !:
Essa notícia vem aliada ao fato que Bill estava doido pra se encontrar com o Barbudo !

É muito dim dim em jogo ! O alarme veio a pedido de diversas empresas americanas que não querem perder sua fatia gorda em um velho cliente - governo brasileiro.

E o principal : imagina se isso vira moda ? Imagina se o Brasil, depois de 1 ano, divulga quais foram os resultados de sua opção por adotar software livre e o quanto deixaram de gastar com proprietário.

O interessante é que se essas mega empresas estão lutando para que isso não ocorra indica que deve dar certo.
Comentário de Metatron
Não estamos tão indefesos como...: ...pode parecer...sabe aquela frase famosa quando crianças ?
"Se me batê chamo meu irmão e ele te enche de porrada!"
Temos um "irmão mais velho" também
O nome dele: China
Exército: 100 milhões de soldados
Arsenal : ICBMs (Mísseis Balísticos Intercontinentais)

A única coisa que um império respeita é outro império muito bem armado...porque vocês acham que o Lula comeu frango xadrês e ofereceu um churrasco para a comitiva chinesa um tempo atrás ?
É um jogo perigoso eu sei, porque mais tarde o "irmão mais velho" pode querer nos esmagar também...mas dentro das condições atuais, era só isso que o presidente Lula podia fazer...
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O que a china tem a oferecer: O que a china tem a oferecer aos fdp dos EUA? Eles nao tao nem ae pra Copyrigth .. tao cagando pros EUA tb. O Brasil sim tem muita coisa que o Americanos querem.
Agua, Fauna e Flora do Amazonas, Gas Natural.
Recursos Minerias.. extracao de ferro entre outros...

Continue a comprar Macdonalds.. tomem coca-cola, somente usem tenis nike.
Alguem ja assistiu o documentario Fahreneheit 9/11 ? Ninguem quase se liga nesses aspectos.
Vamos abrir o olho mocada

Um grande Abraco.
Orgulho de Ser Brasileiro
Comentário de Metatron
"O que a china tem a oferecer: "O que a china tem a oferecer aos fdp dos EUA? Eles nao tao nem ae pra Copyrigth .. tao cagando pros EUA tb. O Brasil sim tem muita coisa que o Americanos querem.
Agua, Fauna e Flora do Amazonas, Gas Natural.
Recursos Minerias.. extracao de ferro entre outros..."

E quem falou em copyright ??? Se trata de jogo do poder...oferecemos um monte de vantagens econômicas para os chineses e na hora h gritamos por socorro para eles...
Tudo o que você citou, tanto americanos como europeus já tomaram conta, durante a administração FHC foi tudo vendido baratinho, baratinho...
Comentário de ferdam
Voce acham mesmo que a China: Voce acham mesmo que a China se disporia a enviar pelo menos 1 soldado para ajudar o Brasil em caso de um confronto com os EUA ?
Nao se iluda. A China foi radicalmente contra a invasao do Iraque e nem por isso mobilizou nem um homem para impedir.
Voce acha que um churrasco iria convence-los a fazer isso ?
O churrasco foi um "pelo amor de Deus, comprem nossa soja".
Ate onde se sabe, comercializar com a China é muito ruim, pois ela infringe varias normas da OMC e nao estao nem ai para elas.
Eles simplesmente dizem, "vendam para nos, como queremos e pelo preco que pagamos ou arrumem outro fregues !"
E quem é louco de abrir mao de um cliente de 1.5 bilhoes de consumidores com US$ 720 bilhoes em caixa (so de reservas) ?

Ah! So para lembrar, eu sou pro-esquerda. Mas nao sou ingenuo...

Abraços,
Fernando
Comentário de Isaac Akira Kojima
As conseqüências: Se o governo federal conseguir vencer essa briga, e trocar seus software patentedados, utilizados na administração direta e empresas estatais, por SL economizaria US$ 1 bilhão! Se a experiência dar certo, ela poderá servir de exemplo para outros países.
No entanto, o governo federal deve tomar cuidado. Peru já tentou uma experiência, mas não resistiu a pressão de empresas americanas e voltou atrás.
O que deve ser feito é um esforço para utilizar a mão-de-obra que existe no Brasil e criar soluções para o uso de SL nos governos federal, estaduais e municipais. Nós temos o pessoal, o que se deve fazer daqui em diante é uma luta para mudar conceitos e mentalidades.
O que se deve fazer agora é partir para discussões e práticas mais sérias.
Comentário de monoman
Off-Topic: "A realidade ultrapassa a ficção": A minha avaliação é ainda pior:

Os EUA estão efetivamente manobrando para criar as bases para a Terceira Guerra Mundial. E falo sério...

Monoman
Comentário de StanStyle
Um adicional: Do The Inquirer, Brazilian PC scheme founders on Linux, MS politics.
http://www.theinquirer.net/?article=21361

Uma trecho interessante: "Adopting Linux as the main operating system for newbie users became quite a dilemma among tech professionals, government, companies and manufacturers. Some say it will work perfectly, since Linux distributions nowadays are just like Windows – and some say it will happen the same thing that occurred in Asia: people will download (or ‘borrow' from a friend) a pirated-version of Windows and install it."

E outro: "The funny thing is that the Connected PC will gain government subventions and tax relief, while commercial PCs sold in stores don't have all these facilities. Someone might profit a lot from this. The answer is guessing exactly who stands to benefit."
Por que será que os "clonados" são 70% do mercado no Brasil...

O artigo ainda fala que a distribuição instalada será (talvez) o Freedow$ e ainda faz um comentário que "manter a Microsoft fora do caminho não parece estar dando muito certo".



Comentário de Metatron
Você tem toda a razão...: ...fui ingênuo mesmo.
Portanto, se na melhor das situações, o Linux vencer por aqui...pode se preparar para algo do tipo "convocamos todos os patriotas, empresários, TFP, forças armadas, profissionais de TI e a Igreja (claro, pois Deus está conosco); para o movimento de libertação dessa coisa comunista-demoníaca chamada open source"
Mas sinceramente, acho que vai acabar em algo do tipo "coisa bem gorduróóósa...coberta com chocolate..." (\ref Shrek 2)
Momento depressivo: esse país não muda mesmo...
Comentário de Tango
Sabes informar da fonte dessa: Sabes informar da fonte dessa pesquisa e onde posso encontrá-la, ferdam?

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O remédio: O que deve ser feito é um esforço para utilizar a mão-de-obra que existe no Brasil e criar soluções para o uso de SL nos governos federal, estaduais e municipais. Nós temos o pessoal, o que se deve fazer daqui em diante é uma luta para mudar conceitos e mentalidades.

É exatamente neste ponto em que vamos falhar. O que se deve é incentivar a indústria. Foi o que os EUA fizeram. A prática do governo de tentar de concentrar em seus quadros a "inteligentsia" em software livre e gastar suas energias com proselitismo não vai dar a nós poder para enfrentar o capital estrangeiro.
Comentário de FatTux
Roma caiu...: Claro que não vamos viver para ver o fim do "império EUA", mas os primeiros sinais já são visíveis.

Boa parte da supremacia dos EUA foi conquistada às custas de governos estrangeiros corruptos e incompetentes, que ganhavam uma pequena "mesada" do Tio Sam para abrir o mercado, cativar as elites, alienar a classe média e reprimir o pobre ou qualquer um que falasse contra.

Só que atualmente é cada vez mais difícil de sustentar esse esquema, que funciona baseado na ignorância do povo, especialmente da classe média. Hoje essa ignorância vai aos poucos sendo corroída, no mundo todo, para desespero dos "césares" de plantão.

É notável como os EUA passaram, em uma década, de heróis a vilões. Mudança nos EUA? Menos do que parece... Eles sempre foram imperialistas e malandros, desde a independência em 1776 (ver Carta Capital desta semana). O que mudou mesmo foi a percepção a respeito deles, hoje as pessoas têm mais acesso à informação por diversas vias, dentre as quais a mais interativa: a Internet.

O fim de um império começa quando o discurso dele não cola mais. Por 200 anos os EUA ditaram as regras e todos diziam alegremente "amém". Hoje isso mudou, o papo furado deles não convence mais ninguém, a baixeza ficou visível demais. Hoje vemos um governo nos EUA digno dos Collor, com seus favorecimentos à Enron e a petrolíferas, roubando o próprio povo, sacrificando empregos enquanto reduzem impostos das empresas e cortam benefícios sociais.

Enfim, os EUA são vilões, mas também são vítimas da própria elite, que neste momento tenta legitimar a grilagem internacional do conhecimento e do saber. A chamada "mão invisível do mercado" está fazendo muitos estragos por lá também. Não somos nós que iremos derrubar o Império, nem outro país. Ele vai cair sozinho, ou melhor, graças à ganância das suas elites.

E sobre as patentes de software, digo: "GRILAGEM NÃO!"

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
pois é senhores, a questão: pois é senhores, a questão do PC Conctado é que o linux não está pronto pra encarar o window$ cara a cara, ele ainda é arcaico em alguns pontos, vide instlação de drivers/facilidade de uso entre outros. O mais importante é não dar grana aos poderosos numa tentativa de quebrar suas pernas. Infelizmente isto é o melhor que poderemos fazer. Agora tb cabe a nós a não ajudar certas empresas monopolistas como m$, dando soluções alternativas aos seus produtos:
m$ office - open office
.NET - java, python...
Outlook - Thunderbird

e por ai vai

valeu
Comentário de Manoel Pinho
Ou forçar um referendo: Ou os EUA podem forçar um referendo popular para decidir pela continuidade ou não do mandato do presidente, como fizeram na Venezuela (que produz muito petróleo, assim como o Iraque) com o presidente Hugo Chávez, que por sinal é amigo do Lula...
Comentário de ferdam
É ruim citar noticias que na: É ruim citar noticias que nao se pode comprovar a fonte. Eu concordo.
Mas tenho certeza de que essa noticia foi veiculada no Jornal Nacional e posteriormente no Jornal da Globo, horas mais tarde.
Creio que foi algum tempo antes do inicio da invasao do Iraque.

Talves no site da globo ou no google, mas sei que deve ser dificil encontra-la. Se voce pesquisar "rejeicao ao EUA" deve encontrar mais respostas do que "sex" !!! :-)



Abraços,
Fernando
Comentário de Ednei Pacheco
Foi sim...: É isso mesmo! E lembro-me de uma citação de um repórter que dizia +/- "que a própria população do país repudia os atos de seus governantes (ou algo assim)."

Se não foi no JN, foi no Fantástico.

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Ednei Pacheco
Não quero atemorizá-los, mas...: Nostradamus foi um grande vidente em sua época. Previu o nascimento de Hitler, da morte do filho de um rei na época, o assassinato do pres. Kennedy, das guerras mundiais e outras. Lógico que, com este belo currículo, as pessoas voltam suas atenções para o futuro.

Tem muito tempo que li este livro (há uns 10/12 anos), pois esqueci muita coisa. Mas me lembro de 3 datas interessantes:


  • 2016 - Um grande conflito. Infelizmente não me lembro do que foi previsto, mas sei que é algo de grandes proporções (seria a 3a. Guerra?)

  • 2020 - A "Nova Roma" cai.

  • 2050 - A "Nova Roma" se reergue totalmente, tornando-se bem diferente e distinta da "Antiga Roma" (creio que seja em aspectos polígicos). Lembro-me que ela era bastante elogiada.



Desculpem-me pela imprecisão dos fragmentos da minha memória. Mas estas passagens me deixaram profundamente impressionado.

Ah, lembrei-me de outra: em 3797 será o ano do juízo final. Segundo ele... &;-D

Att., Ednei Pacheco.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004