Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT

Poós 2 anos de exame, o escritório de marcas e patentes americano reverteu suas duas decisões não oficiais anteriores e decidiu que o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table) constitui um sistema "inovador e não óbvio", tornando-o passível de ser patenteado. Esse fato somado aos planos da Microsoft de cobrar licenças pela tecnologia pode causar muitos problemas para os sistemas operacionais livres e mesmo para fabricantes de aparelhos eletrônicos como tocadores de mp3.” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eduardo Linux
Gostei da idéia: No final das contas, acho até bom que isso aconteça. Quem sabe assim não sejam convertidos mais esforços para sistemas de arquivos livres, como o Andrew FS e outros semelhantes, ou mesmo para um livre destinado a dispositivos removíveis?

Seria uma vitória e tanto para o software livre/de código aberto se todos os MP3 players, IPods e similares passassem a usar um sistema de arquivos livre em vez do FAT.

Isso provavelmente faria com que os mesmos viessem com um driver para instalá-lo no Windows até que, utopicamente imaginando, a próxima versão do Windows viesse com este driver já incluso "de fábrica".

Agora, mudando um pouco de assunto... se a Microsoft pretende pedir a patente do FAT (e fazer uso dela), por que não pede também a patente do NTFS? Ele não é melhor ainda que o FAT, oras?
Comentário de thebluesgnr
O NTFS já é patenteado, e p: O NTFS já é patenteado, e por esse motivo não é incluído no Fedora.

Comentário de thomaz
O sistema FAT foi criado mesm: O sistema FAT foi criado mesmo pela Microsoft?

Comentário de brain
detalhes: http://en.wikipedia.org/wiki/File_Allocation_Table
Comentário de Douglas Augusto
Eu sinceramente não acredito: Eu sinceramente não acredito que a Microsoft consiga esta patente (com vantagens comerciais), pois além da disseminação muito grande, esta reivindicação atrasada poderia caracterizar má-fé, e portanto seria negada.

Mas que isto sirva de alerta para a utilização de tecnologias proprietárias. Daqui a pouco o alarde pode vir sobre o popular MP3.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de ano@nimo.com
Que a MS proiba (baseada na p: Que a MS proiba (baseada na patente) que outras empresas usem a FAT como nativa em seus produtos se entende. O que a MS não pode é proibir que outras empresas criem soluções para a leitura e escrita de dados em partições FAT.

Quer dizer:

Uma distribuição linux não pode ter (se a patente for concedida) ferramentas para formatar uma partição no formato FAT sem pagar pela patente. Faz sentido.

Mas pode, por outro lado, ter ferramentas para ler e escrever em partições FAT, NTFS etc criadas pelo Windows!

Qualquer coisa fora disto é protecionismo descarado e suspeito.
Comentário de antonypeople
Humm...: Mas ao criar um aqruivo e depois deletar o mesmo estou "formatando" o hd num ponto especifico. Uma formatação é apenas tirar a referência àquele arquivo do file system e formtar faz isso, mas no disco/partição.

Posso estar falando besteira... mas creio que seja isso...

E sobre a notícia: estava até demorando, as empresas que produzem pendrives e mp3 players estavam pensando o quê?! Claro que a Microsoft vai querer tirar uma boquinha disso tudo...

Antônio Rogério
_____________________________

Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de Aluno
Creio que mesmo com patente podemos usar FAT:
Supondo que alguém patenteasse o alfabeto,
isso impediria alguém de ler ou escrever?

Deletar, formatar, e criar arquivos, é
um ato de alterar o conteúdo de um arquivo INODE,
e lançar alguns bytes sobre uma região do HD,
com um determinado padrão, do sistema de arquivos.

Impedir que alguém use uma implementação livre
que crie e acesse um sistema de arquivos FAT,
seria semelhante a impedir que alguém use
um Editor de Textos, porque patentearam o
Microsoft Word.

Talvez o problema seja com empresas que vendem
produtos que usem exclusivamente, e dependam,
para o seu funcionamento, de tal sistema.

Outro dia estavam tentando patentear
o "duplo clique", e o "link", ou "atalho"...

Quando patentearão a visão? O alfabeto?
O ato de comunicar? O pensamento?

Quando patentearão o genoma, o DNA?

Quando patentearão a raça humana,
e as pessoas só poderão se reproduzir
após o pagamento de taxas de franquia?


Comentário de alan
Na China...: Quando patentearão a raça humana,
e as pessoas só poderão se reproduzir
após o pagamento de taxas de franquia?


Na china, já há limites sobre o número de filhos, ou seja, embora não cobrem taxas, não é possível reproduzir-se livremente


--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de hamacker
Quando se patenteia uma idéi: Quando se patenteia uma idéia voce bloqueia avanços que utilizem parte daquela idéia, portanto, a menos que se faça vistas grossas a MS poderia tornar qualquer produto que leia/escreva FAT em infração de patente.

Na prática acho dificil a MS fazer isso porque seria um tiro no pé fazer com que gigantes do hardware abandonem o FAT e nesse caso nao valeria nada ter patentiado, mas poderá usa-la como moeda de troca em acordos comerciais esses mesmos fabricantes, do tipo, voce nao me processa e eu nao processo voce.

Podemos dizer também que ninguém é trouxa, o mercado vai pular fora do FAT12/16/32 e o novo formato de FAT que será usado pela indústria terá de ser implementado pela microsoft nos seus produtos posteriores. Provalvemente será um formato opensource nao-GPL, mas a industria poderá criar um FS proprietário, o mp3 pode nao ser o melhor formato, mas foi o que a industria optou. E nao deve ser muito díficil um formato raw armazenar arquivos como se fosse um .zip.
Comentário de NatuNobilis
Ué, a Sony já não tinha feito uma alternativa?: Sony lança sistema de arquivos xvFAT para dispositivos removíveis
(Publicado por brain em Qua, 2005-06-08 01:05)
http://br-linux.org/linux/?q=node/1002
Comentário de salvador
Erm... Andre FS?: Guri,

O Andrew FS, até onde eu sei, é apenas para sistemas distribuídos. Claro que seria engraçado ir andando por aí com 3 pendrives ao mesmo tempo para poder acessar alguns arquivos, mas não me parece la muito prático ;)

E acho que isso é uma ingenuidade, creio que os fabricantes simplesmente continuariam a utilizar o FAT ou o NTFS, a base de usuários na sua maioria usam Windows, pq os caras iriam querer tentar forçar o pessoal a instalar drivers? :P

Valeu

S.
Comentário de anakinpendragon
Na verdade na china tem contr: Na verdade na china tem controle da natalidade, oque evita que a população cresça ate consumir todos os recursos do país e todos morram de fome. Sou contra a maioria das caisas que o governo chines faz, mas se tivessemos controle de natalidade no brasil, não teriamos crianças pobres mendigando na rua.
Comentário de marcosalex
China: Na verdade na China é possivel reproduzir-se e ter quantos filhos quiser. O que o governo faz é se a pessoa tem somente um filho, o Estado paga uma série de benefícios. Se tem mais de um filho, o Estado não ajuda nenhum e você tem que sustentá-los por sua conta, como nos outros países do mundo.
Conheço chines com 12 crianças.

Haskell developer
Comentário de Glauco
Provavelmente o interesse da: Provavelmente o interesse da MS não é patentear para cobrar ou impedir que usem, e na verdade deve fazer parte dos planos dela que são de tentar conseguir pelo menos 3 mil patentes por ano... o maior interesse dessas patentes da MS é para serem usados como uma guerra fria para nào serem processados por patentes de outras empresas que ela acabe usando... no estilo "se você nào me processar eu nào te processo"...
Cabe dizer que ela tb está na justiça tentando a patente do código binário...
Comentário de CWagner
Se tivéssemos políticas soc: Se tivéssemos políticas sociais sérias e aplicação corretas das leis, não teríamos crianças ou adultos mendigando nas ruas, muito menos presídio e cadeias lotadas ou então um congresso lotado de políticos da espécie que temos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Copernico Vespucio
Compuserve: Concordo. Algo parecido já foi feito pela Compuserve ao tentar patentear o format GIF. Eles tb. não conseguiram.
Comentário de hamacker
Tem certeza dessa informaçã: Tem certeza dessa informação ?
Porque eu sempre soube que o formato .gif pertence a compuserve (se nao me engano comprado depois pela AOL). E ela nunca perdeu a patente e chegou a exerce-la certa vez, mas aí não sei no que deu afinal na época o .gif era muito popular e é praticamente impossivel cobrar royalties de todo o planeta.
Comentário de Ark
Patente: Ela conseguiu a patente, mas se não me engano já expirou.
Comentário de Fabio Luiz (falcon_dark)
FAT é um sistema de arquivos: FAT é um sistema de arquivos, uma espécie de padrão. A operação de escrever e ler dados de uma mídia é a base de funcionamento de sistemas de arquivos.

Se a MS tiver a patente do FAT significa que para usar esse tipo de sistema de arquivos você deve pagar licença à ela. Não importa se seu código formata, lê ou grava em FAT, a operação é irrelevante já que em qualquer caso você está fazendo uso do esquema padrão do sistema de arquivos que no caso é de propriedade da MS, portanto todos estaríam sujeitos ao pagamento de licenças.

Sem dúvida que ela usará isso como moeda de troca com outras empresas e pode até mesmo querer usar isso para barrar o avanço do Linux, já que ele tornaria-se incompatível com sistemas de arquivos Windows em versões gratuítas. Para acessar FAT o Linux teria que ser comprado para render divisas para pagar as licenças de uso.

Criar outros sistemas de arquivos compatíveis com FAT não resolve o problema, pois estes ainda usariam o esquema de byte/offset do FAT e a organização das áreas de boot/fat/root/data do FAT e é isso que constitui a patente em questão. Então qualquer compatibilidade estaria sujeita a cobrança.

É uma faca de dois gumes, por um lado pode proporcionar maior adoção e desenvolvimento de outros sistemas de arquivos, livres ou mais baratos. Por outro pode ser um entrave para a indústria por obrigar cada empresa a buscar uma nova solução, coisa que muitas vezes significa incompatibilidades à vista.

Mas verdade seja dita, apesar de sua simplicidade e grande abrangência, já era hora de jogar o FAT pela janela e partir para outra coisa não?
Comentário de The Darkness
E para que mais servem as "pa: E para que mais servem as "patentes de idéias" senão para serem usadas nesse jogo sujo de gato e rato.
"Eu fiz, você fez, todos fizemos, então esqueçamos disso e vamos em frente dominando o mundo" é assim que as grandes pensam em usar essa coisa odiosa que é "patente de idéia".
Comentário de Manoel Pinho
ext2 no windows: Se não houver jeito, pelo menos é possível usar o sistema ext2 no windows :-)

http://www.fs-driver.org/

Alguém já usou ? Parece interessante.
Comentário de hamacker
Pesquisei (http://en.wikipedi: Pesquisei (http://en.wikipedia.org/wiki/GIF) e... por coincidencia expira em Agosto de 2006.
E a patente não é apenas da compuserve mas tambem da unisys que é detentora do algoritimo lzw usado no formato .gif.

Comentário de The Darkness
Lembro de ter lido a algum te: Lembro de ter lido a algum tempo atrás que houve algo parecido com o protocolo SMB.

Ela quis impedir o projeto SAMBA de se utilizar do SMB (mesmo eles tendo reescrito tudo do zero) e perdeu porque na época a atitude foi considerado "prática desleal de concorrência".
Comentário de hamacker
Sim, funciona muito bem. Incl: Sim, funciona muito bem. Inclusive consigo utilizar em discos USBs formatados em ext3 no XP.
Comentário de hamacker
O protocolo CIFS/SMB não é: O protocolo CIFS/SMB não é somente da MS, foi criado inicialmente pela IBM e posteriormente usado e modificado (nao sei se comprado) pela MS.

Na época do MSDOS havia outras redes ponto-a-ponto (me lembro agora da lantatisc) que usavam este mesmo protocolo. Nem mesmo o NETBEUI foi criação da MS.
Comentário de Daniel FL
por isso usem PNG: PNG - PNG is Not GIF ;-)

mas antes um .gif que um .swf pesado!

qr movimento? vai aprendendo SVG. esse promete...

por enqto os formatos proprietários dominam =(
Comentário de dermeister
Eu acho...: Eu acho que a idéia delas é forçar os fornecedores de equipamentos portáteis (câmeras digitais, MP3 players, etc.) a licencidar a patente do NTFS. Gera lucro para a M$ e dificulta (um pouco) o acesso dos outros sistemas.

Comentário de Dm7
Então tá. Acho que eles tã: Então tá. Acho que eles tão se preocupando demais com as patentes e esquecendo do desenvolvimento dos softwares. Pra mim isso é o retrato do monopólio que está ruindo.
Comentário de renatogdelf
ntfs: ...licencidar a patente do NTFS. Gera lucro para a M$ e dificulta (um pouco) o acesso dos outros sistemas....

Sim, dificulta um pouco, mas pelo menos parece que os avanços nesta área tem sido grandes. Existem algumas notícias boas no que diz respeito ao ntfs no Linux:Progressos no suporte a NTFS no Linux

mais alguns pontinhos para nós. :)
Comentário de manoel_lobo
Apenas uma idéia...: Salvador, lendo o seu post e focando a atenção na parte em que você fala sobre a instalação de drivers para poder acessar um sistema de arquivos, me veio uma idéia:

Suponha que a M$ consiga a patente da FAT12/16/32 e quem quiser fazer uso do sistema de arquivos tenha que pagar.

Imagine um pen-drive que utilize ext3, para isso seria necessário instalar um driver para o windows poder interagir com o mesmo, mas suponha que ao "espetar" esse pen-drive no micro ele emulasse uma unidade de CD-ROM usando ISO9660 e instalando o driver para ext3 automaticamente, e todo processo seria transparente ao usuário.

É ou não uma idéia viável ?

Ou seja: além da unidade de disco do pen-drive, ainda teria uma unidade virtual de CD-ROM, contendo somente o driver para ext3.

Dessa forma seria fácil se livrar do FAT/NTFS e consequentemente das patentes da M$.
Comentário de Rodrigo Gregori
Compuserve GIF: O gif foi sim patenteado, a unisys começou a querer cobrar royalties e aí o formato caiu em desuso ...
até então imagem na rede era sinônimo de .gif ...
foi tudo migrado pra jpg ...
infelizmente o intenet exploder não suporta png, que além de livre é melhor que o jpeg e o gif por isso eel não é tão disseminado...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004