“
Poós 2 anos de exame, o escritório de marcas e patentes americano reverteu suas duas decisões não oficiais anteriores e decidiu que o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table) constitui um sistema "inovador e não óbvio", tornando-o passível de ser patenteado. Esse fato somado aos planos da Microsoft de cobrar licenças pela tecnologia pode causar muitos problemas para os sistemas operacionais livres e mesmo para fabricantes de aparelhos eletrônicos como tocadores de mp3.” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) , que enviou este
link para mais detalhes.
Seria uma vitória e tanto para o software livre/de código aberto se todos os MP3 players, IPods e similares passassem a usar um sistema de arquivos livre em vez do FAT.
Isso provavelmente faria com que os mesmos viessem com um driver para instalá-lo no Windows até que, utopicamente imaginando, a próxima versão do Windows viesse com este driver já incluso "de fábrica".
Agora, mudando um pouco de assunto... se a Microsoft pretende pedir a patente do FAT (e fazer uso dela), por que não pede também a patente do NTFS? Ele não é melhor ainda que o FAT, oras?