Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mono no Fedora 5

Navegando pelo OSNews me deparei com a notícia de que o Fedora finalmente incluirá o Mono na sua árvore de pacotes. Isso é uma boa notícia não só para o Mono como também para a própria distribuição, eu mesmo há alguns meses parei de usar o Fedora por não disponibilizar oficialmente o Mono e algumas ferramentas muito úteis como o F-Spot, Beagle e TomBoy, esse último um programa do qual não consigo mais viver sem. ” A nota foi enviada por Everaldo Canuto (everadoΘsimios·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Everaldo Canuto
A notícia pode ainda ser vis: A notícia pode ainda ser vista em http://gnomedesktop.org/node/2549

Aqui http://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems vocês podem ver que o Mono não faz mais parte da lista de programas "proibidos" do Fedora.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de Daniel_
Mono ?: Tomara mesmo que isso nao se popularize entre outras distros. Enquanto houver essa polemica do Mono ser uma armadilha das patentes microsoft ou nao.

Prefiro que portem os aplicativos feitos nele para outra linguagem.

Aliás... acho que é importante que consigamos desvincular um sistema da linguagem no qual foi desenvolvida. Explico. Geralmente as pessoas elogiam uma linguagem por causa de um dado sistema que foi desenvolvido nela. Entretanto, são raras as vezes que um sistema teve seu desenvolvivento significativamente ajudado por estar na linguagem X.

Java talvez seja a linguagem que mais acontece isso. Típico ver alguem falando: "ó, com java os aplicativos Web rodam num ambiente mais controlado, os recursos são melhor utilizados, php não é assim, é muito simples....". Na verdade aí a pessoa estava se referindo a um servidor de aplicações. A medida que o Zope e outros servidores de aplicações se popularizam, esses "elogios ao java" perdem força.
Comentário de Manoel Pinho
Tecnologias M$: Olha só o que dá usar qualquer tecnologia M$:

http://www.osnews.com/comment.php?news_id=13256

U.S Patent Office Awards FAT Patents to Microsoft

After 2 years of examination the U.S Patent and Trademark Office has reversed its two earlier unofficial decisions and decided that Microsoft's File Allocation Table file system constitutes a "novel and non-obvious" system enabling it to be patented. This coupled with Microsofts plans to charge licensing fees for use of the system could cause many problems for open-source operating systems that implement the file system, or even to mp3 players. Elsewhere, APCMag.com has an interview with Microsoft's "open source point man" Martin Gregory.


A M$ vai querer agora cobrar royalties para quem usar FAT depois desse tempo todo ! E quem sabe ela não fará o mesmo no futuro com alguma parte do .Net não submetida ao ECMA ?
Comentário de Daniel_
È...: Também penso por aí, bem perigoso mesmo. Essa maluquice de patentes está um absurdo.

A característica do mono que acho interessante (até pq conheço pouco) é a questão de suportar várias linguagens em cima da VM. Agora... com tantos "Java lovers" por aí, pq não pressionam a Sun para ter isso ou então que façam por conta própia, sobre o o GNU Classpath ou coisa que o valha ?


Comentário de Ark
JVM e outras linguagens: A JVM já suporta umas par de linguagens. Entre elas Python.
Comentário de Everaldo Canuto
Na verdade grande parte das m: Na verdade grande parte das mais conhecidas distribuições já incluem o Mono, no caso da RedHat havia uma grande resistência e esse é o motivo de tanto alarde por eles distribuirem o Mono.
Comentário de marcosalex
Com as ferramentas de desenvo: Com as ferramentas de desenvolvimento da Oracle voce também pode optar por compilar um programa para classes java. Haskell também tem o Jaskell.
O pior pra mim do Mono não é nem a MS mudar as patentes. É a quantidade de desenvolvedores que estão partindo pra .NET no Windows porque esperam que "um dia o Mono vai fazer os programas .NET serem multi-plataforma". Enquanto isso, mais e mais desenvolvedores mergulham no .NET e alternativas realmente multiplataforma estão perdendo apoio importante.

Haskell developer
Comentário de Java Free
Results of comparison between jdk14 and classpath: "Results of comparison between jdk14 and classpath"
http://www.kaffe.org/%7Estuart/japi/htmlout/cvs/h-jdk14-classpath.html

"classpath - News: GNU Classpath "95% and counting" 0.19 released"
http://savannah.gnu.org/forum/forum.php?forum_id=4097

"The GNU Compiler for the Java"
http://gcc.gnu.org/java/

www-124.ibm.com/developerworks/oss/jikesrvm/

jikes.sourceforge.net

http://www.kaffe.org/

"SableVM SDK (version 1.12):"
http://sablevm.org/download/release/1.12/sablevm-sdk-1.12.tar.gz



alt="GNU Classpath"
title="Learn more about GNU Classpath"/>

Comentário de alan
Melhor motivo: Um dos motivos para a Red Hat não adotar o Mono é porque a Red Hat investe pesado na plataforma Java. Para exemplificar o que estou falando veja Eclipse Add-in Providers e Become An Add-in Provider Member

Atenciosamente,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de Everaldo Canuto
Mas o Mono é multplataforma?: Mas o Mono é multplataforma? Eu falo isso porque tenho aplicações rodando em em Windows/Linux/Solaris sem problemas. Ok, alguns vão dizer que as classes WinForms não estão funcionando 100% e é por isso que eu uso o Gtk# que é portável.

Na maioria das vezes as pessoas estão interessadas mesmo é no ASPNET e nesse eu não tenho problemas para rodar sendo que os programas rodam bem com no meu Linux/Mono mesmo sendo desenvolvidos no Visual Studio.

O Mono já é uma alternativa realmente multiplataforma.
Comentário de Clone Pobre do Pasquale
Português: "...F-Spot, Beagle e TomBoy, esse último um programa do qual não consigo mais viver sem."

Está errado. Troque por:

"...F-Spot, Beagle e TomBoy, este um programa sem o qual não consigo mais viver."
Comentário de nemesis
birra: "eu mesmo há alguns meses parei de usar o Fedora por não disponibilizar oficialmente o Mono e algumas ferramentas muito úteis como o F-Spot, Beagle e TomBoy, esse último um programa do qual não consigo mais viver sem"

que birra patética! instala os pacotes ou rpms, ora bolas...

usuários bobos não deixam de usar o Windows pq não vem com java. Me arrepio de pensar que um usuário mais técnico como vc deixaria de usar um sistema operacional só pq alguns softwares não vêem instalado por padrão...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
runtimes e mais runtimes!: Python também tem uma implementação para .Net que sem dúvidas deve rodar no mono.

Mas o que me deixa meio que com a pulga atrás da orelha, meramente como um usuário bobo qualquer, é a quantidade de runtimes e toolkits que uma distribuição Linux moderna deve ter: perl, python, ruby, tcl/tk, mono, java, alguma coisa de Lisp, GTK, QT, ... o paraíso para qualquer desenvolvedor que se preze, mas o terror do ponto de vista de consumo de memória!!

Imagina uma distribuição Linux lotada de aplicativos gráficos em GTK e QT, escritos em diversas linguagens diferentes, rodando seus próprios runtimes, tudo ao mesmo tempo! cacetada!...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
Na verdade, a JVM suporta qua: Na verdade, a JVM suporta qualquer linguagem. Basta que determinada linguagem tenha um compilador que gere um "executável" formado por bytecodes que a JVM entenda. O problema não é com a JVM, penso eu.

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de espardo
Tem razão! É um ecossistema: Tem razão! É um ecossistema rico (pra usar um termo da biologia), e acho que, apesar da complexidade de lidar com tudo isso, todos só tem a ganhar.

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de nemesis
nada de novo: acho que vc disse mais ou menos o seguinte: tendo um tradutor da linguagem X para a plataforma Y, X vai rodar em Y. e isso não é nada de novo...

assim, o runtime de Python também suporta qualquer linguagem. Quer rodar java bytecodes em python? Escreva um compilador ou interpretador. Pensando bem, assembly x86 também deve rodar no runtime python, seguindo essa regra. Claro, é uma tarefa ingrata...

É a famosa compatibilidade Turing...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
Isso, é que o pessoal confun: Isso, é que o pessoal confunde o runtime com a linguagem, ou linguagens. Por isso não há razão para pressionar nenhum fornecedor de runtime pra dar suporte à sua linguagem favorita como sugeriu o colega ali em cima.

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de Damarinho
TomBoy ...:

"...TomBoy, esse último um programa do qual não consigo mais viver sem"

Não consigo viver sem este: TUXCARDS
"###
What is TuxCards? First of all, it is THE notebook for TuxFreaks and for everyone who likes to use it or finds it useful during his or her work and play.

TuxCards is a hierarchical notebook. That was created out of the desire to let my own chaos of papers, notes, and post-it's vanish. Those items are useful but the chaos I produced was not.

Now, regular digital notebooks do already exist in lots of different shapes, there - similar to real notebooks - I found it quite difficult to keep track of my entries and to sort them.

Through a friend I got to know CueCards; this is a really nice program that exists for Windows. Since I am using Linux almost permanently, I got the idea to write a similar tool for myself and let every Linux/Unix user share it.
###!
Link:
http://www.tuxcards.de/

2 - Outro programa relativo a NOTES:
http://xpad.sourceforge.net/



Comentário de Everaldo Canuto
Obrigado!: Obrigado!
Comentário de Everaldo Canuto
O TuxCards parece legal, já: O TuxCards parece legal, já o xpad é muito simples. O que acho bacana no TomBoy é que ele funciona como uma espécie e Wiki local, antes dele eu costumava fazer uma instalação local do MediaWiki.
Comentário de Reply
Falando em Java, o GNU Classp: Falando em Java, o GNU Classpath tem o mesmo problema do Mono em termos de patente. A diferença é que a Sun já foi a tribunal para defender suas patentes, a Microsoft não no caso do .NET que está no ECMA
Comentário de ze
É isso mesmo. Em http://www.: É isso mesmo. Em http://www.nrpms.net/ tem pacotes prontinhos para o Fedora...
Preguiça mata...
Comentário de Everaldo Canuto
Ah é!?: Tem mesmo, eu já usei esse repositório. O problema é que as versões dos pacotes nesse repositório são sempre muito ultrapassadas, para se ter uma idéia o MonoDevelop que está na versão 0.9 lá no nrpms ainda está no 0.7, o Banshee e o Beagle não funcionavam (ou não funcionam) e não tem o mod_mono. Além disso, depois de instalar algumas coisas por esse repositório eu tinha problemas com o meu dbus, o gedit e o MonoDevelop fechava caso eu não apagasse um diretórios no "home" do usuário (demorei a descobrir)

Eu não sou preguiçoso não, tanto não sou que ajudei a fazer os pacotes oficiais para Fedora que estão na página do Mono, além disso contribuo regularmente com alguns projetos livres além de manter os meus próprios e isso sem ganhar nenhum dinheiro. Isso é preguiça?

Quanto ao "patético", eu acho que é muito mais patético ficar num fórum ofendendo a tudo e a todos.
Comentário de Ark
Concordo: Concordo totalmente. O mínimo pra ter um desktop usável está beirando o absurdo. Você ainda esqueceu que logo LUA também vai ser exigido (como já é no BSD). E, NÃO acho que todos tendem a ganhar com isso.
Comentário de Patola
Wikis: Wikis são ótimos pra organizar idéias e programas com o TuxCards e TomBoy vêm só reafirmar isso na forma de programas de desktop. Agora, o legal seria um programa desses que sincronizasse/exportasse/se comunicasse com um wiki servidor.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente em http://linuxfud.org:8080 até o virtua liberar...
Comentário de The Darkness
Everaldo. : Everaldo.

Não esguenta a sua cabeça.

A turma que fala essas coisas é a mesma que fica usando um monte de repositórios não oficiais e quando o sistema quebra fica reclamando da vida.

Sou um (atualmente não muito feliz) usuário do (falecido) Conectiva Linux 10. estou em fase de análise de outras opções para utilizar no lugar da minha distro preferida. Tenho feito um esforço para fazer por minha conta os pacotes das coisas que eu preciso e não estão lá. Mas esse esforço está ficando inviável.

Entendo a sua mudança. Para nós que temos pouco tempo não existe nada mais fácil do que disparar um "apt-get install xxx" (ou outro similar) e ter o pacote instalado com a garantia de que em 99% dos casos nada de errado vai acontecer.
Comentário de Everaldo Canuto
Humm: Humm... tá aí uma boa idéia para os fins de semana :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004