Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gnash: Flash player livre do projeto GNU

Um flash player livre na forma de plugin do Firefox e programa stand-alone. Mais um flash player? Esse promete ser o melhor dos livres até hoje: já tem suporte a todos os objetos ActionScript do Flash 7 (embora ainda falte implementar alguns métodos).” A nota foi enviada por Bardo (Cárlisson Galdino) (bardoΘswissinfo·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ananias
Para variar...: ... um nome idiota.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananash
Que tal Ananiash ?: Ou Ananash ? Ou panacash ?
Comentário de antonypeople
Humm...: Gostei do nome, apesar da alegação de que "eles não são nem um pouco intuitivos sobre a função do mesmo" ele não deixa de ser legal... e além do mais foge destes nomes tão comuns que vemos no mundo das Janelas (System Machine, System Registry, Spyware Remove etc.)... vamos ser um pouco mais criativos... afinal "(...) metade da diversão de se fazer um programa é a escolha do nome dele (...)".

Antônio Rogério
_____________________________

Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de Felipe Rafailov
E o que houve com o GPL Flash: E o que houve com o GPL Flash (http://gplflash.sf.net) ?? Quer dizer, a primeira versão tinha suporte a Flash 4.x e estavam prestes a implementar uma versão que tivesse suporte a Flash 7.x. Espero que um dos dois consiga suporte a flash 7 (ou 8).
Comentário de Leandro R. M. de Marco
64?: Tem versão para 64 bits? Se tiver resolve em partes o problema de quem usa AMD64.
Comentário de Analnias
nome ?: Como você com um nome feios destes pode reclamar pode reclamar do nome do software.
Você tem nome de personagem de programa humoristico dos anos 80... na verdade, você é uma piada mesmo... só que de mal gosto, claro
Comentário de caio1982
Bleh: Muitos comentários interessantes e pertinentes sobre o tal Gnash (inclusive explica a dúvida de um dos comentários já postados aqui):
http://www.kdedevelopers.org/blog/14
Comentário de Concordo
Olha se for ver bem o ananias: Olha se for ver bem o ananias tem razão o nome não diz o que o software faz.
Comentário de Ricardo Carvalho
Valeu pelo link. Simplesmente: Valeu pelo link. Simplesmente muito bom o trabalho da FSF.
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu não vejo mal em a FSF tra: Eu não vejo mal em a FSF transformar o projeto original (de domínio público)em um projeto GPL, só acharia interessante se a FSF deixasse alguns fazerem o mesmo com alguns de seus projetos.
Comentário de PauloCesar
Acho que dificilmente substit: Acho que dificilmente substituirá o fechado da macromedia...

principalmente se eles conseguirem portar bem o flash8.5 pro linux, que, segundo desenvolvedor da macromedia em seu blog, só estão tendo dificuldades em achar programadores que entendam de linux o suficiente pra portar os algoritmos de otimização complexos

(segundo o blog, eles nao conseguem pq todos os fodoes estao indo pro google :P )

Mas idéia é boa, acabei de ler lá que eles usam opengl pra renderizar os gráficos, o que é muito bom.. A performace do flash sempre deixou a desejar na minha opinião, essa do opengl me parece uma boa solução
Comentário de vmedina
A GPL não permite isso, graças a Stallman!: A GPL não permite o caminho contrário para não acabarem usando partes do código ou a totalide dele em software proprietário, como já fizeram(MS) com código protegido pela licença BSD.

A GPL é MUITO engenhosa nesse ponto.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Oras, libera o código então! :P: Aí vai ter muitas gente disposta a ajudar com os algoritmos deles.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
flash também não. bate fot: flash também não. bate fotos?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Kid-X não logado
Mas re-escrever não é tão difícil...: Re-escrever um código em GPL ou qualquer outra licença para domínio público não é tão difícil...

Esse negócio de ter um sistema 100% L/GPL felizmente nunca vai acontecer. Quantos programas você tem instalado no seu computador que não são GPL? X11/X.Org, libpng, Mozilla/Firefox, OGG Vorbis....... Que mais???
Comentário de Kid-X não logado
Bem lembrado...: É verdade, e se já não existisse esse software sob o domínio público, será que hoje a FSF faria o Gnash?

Acho que a FSF vai esperar lançarem um microkernel estável sob o domínio público para implementa-lo no Hurd e re-licenciar sob a GPL!

Viva o Domínio Público!!!
Comentário de vmedina
As idéias não são patente: As idéias não são patenteáveis, apenas a implementação. Ou estou equivocado?

Sobre o sistema, eu sei... mas em compensação eu não ligo muito pra isso. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
viva!: Bill Gates: "Viva!!!"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
Gnash = GNU is not ash. ;) : Gnash = GNU is not ash. ;)

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de jesuino
Sim mas se for para trabalhar: Sim mas se for para trabalhar como o flash não posso colocar um nome que ao menos não lembre ele. por exemplo
gnuFlash
ficaria muito melhor.

imagina acho que deve existir algum algoritimo de escolha aleatorio de nomes para projetos opensource.


Comentário de nemesis
não sei se vc notou...: GNash é GNu flASH

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anakinpendragon
A microsoft patentiou até o: A microsoft patentiou até o duplo click! Essa é a grande briga contra as patentes! Se patentia tudo! Diferente da lei de direitos autorais que é mais coesa... Pela lei de patentes por exemplo empresas japonesas ja patentiaram o babaçu!Uma planta Brasileira usada pelos indios pra extrair oleo, entre varios tipos de produtos. Um absurdo como alguém pode patentiar algo que ele não criou, não desenvolveu, acredito que tudo que é da natureza é patrimonio da humanidade... Então não duvidi de nada sobre patentes... Vamos rezar pra nunca ter esse problema de patentes no brasil! A lei de direitos autorais já proteje a implementação.
( obviamente depois de brigas judiciais a empresa japonesa perdeu a patente)
Comentário de nemesis
patentes vs copyright: Copyright cobre os direitos autorais referentes a publicação de determinada obra. Cobre implementação.

Alguns sacanas notaram que só o copyright não estava ajudando muito no campo de desenvolvimento de software, exatamente por só cobrir a implementação. Então, estão forçando a adoção de patentes de software, que cobrem o campo das idéias, não da implementação dessas idéias. Uma pessoa pode requerir patente sobre uma idéia apenas com a descrição dessa idéia, sem sequer ter uma implementação. E a descrição das idéias é um ótimo lugar para confundir o sistema legal com páginas e mais cansativas páginas de blablabla até que no final o sistema legal entrega a patente só para evitar o cansaço...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nosklo
Fonte: Teóricamente, é só você compilar pra 64 bits, pq você tem o fonte, diferente do plugin de flash da macromedia, o qual vc não tem o fonte.

Nosklo
Comentário de vmedina
Graças a deus vivemos no Brasil!: E aqui não rola patente de Software.

Temos que lutar para que continue assim! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Eu acho que, no caso do Japã: Eu acho que, no caso do Japão, eles patentearam(sei lá como se escreve! :P ) o nome da planta como marca.

Tipo eu chamar um produto de Jaca e patentear, aí as pessoas não podem vender jaca por que eu sou o dono da marca Jaca entende? vai ter que chamar a jaca de grande fruta esquisita! :P

Mas no Brasil as coisas são mais lights inclusive com o lance de domínios.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Kid-X
Eita, ninguém me respondeu até agora...: E se aquele projeto de domínio publico, que tinha o código fonte original já não tivesse feito o "decoder" do Flash Player? Será que a FSF seria capaz de fazer o software do ZERO?

E de fato, eu acho que a FSF está esperando que alguém faça um microkernel estável sob o Domínio Público para depois pegar o fonte e licenciá-lo sob a GPL na "nova" versão do Hurd. XD

--
DEFINA Software "Livre".
Comentário de Bruno Laturner
Ui?: Sendo um flash player, o Gnash tá mesmo é mais pra purpurina que pra cinzas, hahahah :D
Comentário de Manoel Pinho
L4: Mas o GNU/Hurd está sendo adaptado para usar o microkernel L4

http://www.gnu.org/software/hurd/hurd-l4.html

em vez do Mach...
Comentário de leonardo_lopes
Na verdade o projeto Hurd/L4: Na verdade o projeto Hurd/L4 foi abandonado por seus desenvolvedores. O projeto oficial é corrigir as falhas do Mach para torna-lo algo proximo ao L4 mas sem ter que reescrever muita coisa.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Não, a FSF colocou o Hurd co: Não, a FSF colocou o Hurd como um projeto de segundo escalão. O que ela espera é que se corrijam os erros do Mach para que ele possa ter um nível de estabilidade similar ao linux e o Hurd volte a ser um projeto principal.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
considerando: considerando que a entidade ou Stallman pessoalmente são responsáveis pelas implementações de emacs, make, configure, tar, awk, sed, gcc, gdb, bash, grep, libc e outros tantos softwares de infraestrutura importantes do mundo livre, acredito que um player flash do 0 não é lá essas coisas... mas obviamente, um player flash não é uma prioridade em um ambiente decididamente *nix.

O HURD tem uma longa, problemática e cansativa história devida principalmente a algo chamado "dar um passo maior que a perna": algo comum quando ambição e arrogância se fazem presentes. Quando o kernel Linux se popularizou e estabilizou, desenvolvimento do HURD acabou ficando parado, pois já era possível ter um sistema livre GPL funcionando a pleno vapor. O problema, claro, é que o desenvolvedor do Linux não ia de acordo com as idéias do Stallman, de forma que, para tentar manter o controle sobre as coisas, decidiu-se retomar desenvolvimento do HURD, mas isso foi claramente prejudicado pela performance crescente do Linux.

Mas o HURD está atualmente em processo de portagem do atual microkernel Mach ( já + 10 anos de estrada ) para o novíssimo, veloz e furioso microkernel L4. Acredito que vai ser um kernel importante em alguns anos. Certamente está usando uma arquitetura mais avançada que o monolítico Linux ou o furado NT...

"DEFINA Software 'Livre'"

posso usar, modificar e redistribuir livremente.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Walter Cruz
qual o link: Qual o link pra esse blog ?!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004