Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuários do Wine são discriminados em site de downloads da Microsoft

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas e acrescentou um trecho: “Ontem saiu uma notícia no Slashdot e hoje outra no Microsoft Watch que Ivan Leo Puoti, um dos desenvolvedores do Wine, descobriu que a ferramenta de validação verifica se é o Wine e não libera o download com uma mensagem de erro genérica quando é encontrado. Isto é significante, embora não seja a primeira vez que a Microsoft tenha discriminado de forma ativa os usuários quando estão rodando seus programas via Wine.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ananias
Ahn?: "Ivan Leo Puoti, um dos desenvolvedores do Wine, descobriu que a ferramenta de validação verifica se é o Wine e não libera o download com uma mensagem de erro genérica quando é encontrado."

Alguém entendeu essa frase? A ferramenta "verifica se é o Wine"? Verifica se O QUE é o Wine? (Não, eu não li o artigo)

Além do mais, para que os usuários do Wine vão querer baixar alguma coisa do site da MS? Quando a MS oferece algo para download gratuito o pessoal daqui reclama, diz que ela quer "viciar" o usuário, no seu cruel plano de dominar o mundo Quando ela restringe o acesso aos seus softwares, o pessoal daqui também reclama!

Afinal, o que vocês querem?
Comentário de Manoel Pinho
"Alguém entendeu essa frase?: "Alguém entendeu essa frase? A ferramenta "verifica se é o Wine"? Verifica se O QUE é o Wine? (Não, eu não li o artigo)"

Sim, a tradução pode não ter ficado boa mas é exatamente isso o que sigifica: a MS está verificando se o usuário está usando o wine e se nega a permitir o download.

Para instalar qualquer programa relativamente moderno feito para windows no wine normalmente é preciso instalar diversos componentes como DCOM98, componente para helps em html, etc. Os instaladores e programas atuais estão cada vez mais dependentes desses componentes extras que estavam disponíveis para download no site da Microsoft.

No wine HQ de hoje saiu mais detalhes sobre isso:

http://www.winehq.com/?issue=262

02/12/2005 News: Microsoft Looks for Wine Archive
News

Slashdot covered a story that first appeared on wine-devel and WineHQ about Microsoft checking for Wine. The Slashdot story read:

IamTheRealMike writes "In January, Microsoft announced a new anti-piracy initiative called Genuine Advantage. From this summer onwards all users of Microsoft Downloads will be required to validate using either an ActiveX control or a standalone tool. Yesterday Ivan Leo Puoti, a Wine developer, discovered that the validation tool checks directly for Wine and bails out with a generic error when found. This is significant as it's not only the first time Microsoft has actively discriminated against users running their programs via Wine, but it's also the first time they've broken radio silence on the project."

Well, that's a pretty good summary of the news. The actual thread is covered in the next section, so we'll save the details for that. Surprisingly, most of the armchair lawyers stayed at home and didn't ponder some of the ramifications.

As far as Wine is concerned, Microsoft certainly chose an interesting time to try this out. In the past, several free downloads such as DCOM and MSI were necessary to get a lot of apps to install and run. However, work is progressing at a phenomenal rate in both of those areas. By the time this tool is required, Wine's own builtin versions will be more than adequate.

It sure is nice to be noticed.


02/16/2005 Microsoft's Wine Check: Details Archive
News

What spawned the news above originated with a post from Ivan Leo Puoti:

As some of you may know, Microsoft is planning to totally restrict access to the Microsoft download center to all non-genuine Windows users. So you would expect some check for pirated copies of Windows to be involved. If you visit the download center with IE you get an activex control, but if you try with Firefox, you'll have to download a little program, that returns a code you have to copy into the download page, to get access to the download you selected.

By quickly looking at the program, I noticed it looks for a registry key, this key is...

SOFTWARE\Wine\Wine\Config

the Wine configuration key.

The Windows Genuine Advantage program press release

http://www.microsoft.com/presspass/press/2005/jan05/01-26GenuineAdvantagePR.asp

says that in the second half of 2005, all users connecting to the Microsoft download center or to Windows update will have to validate their copy of Windows. Interestingly if you run the validation program on wine, and the version of windows you're emulating is prior to 2000 or is windows server 20003, you get a message saying a validation code couldn't be found, because of technical difficulties or because you're running an unsupported operating system. If you set winver to win2000, you'll get a validation code that doesn't work, this may be a bug in wine, or in the validation program. A valid and working code is returned if the version is set to XP.

Still, even if this is only an initial attempt, they appear to want to discriminate Wine users, while this may be acceptable for operating system components/updates, this is probably a violation of anti-trust law for all other downloads.

It's also the first time Microsoft acknowledges the existence of Wine.

Ivan provided a link showing the Wine registry key in the executable, http://spazioinwind.libero.it/nonsolomicrosoft/GenuinceCheck.html and provided an MD5 hash of the program: 05499eaa4d4f55af32f5b14561ee7e55. Other developers verified they found the same thing. You should try it too; it's fun for the whole family.

Shachar Shemesh noted that it would be relatively simple to work around the problem. Mike Hearn thought it would be a waste of time:

I don't think we want to go there. I demonstrated a way of checking for Wine to Rob last night that we really cannot fix or workaround, and if I can think of it they certainly can too.

Basically if we start integrating workarounds into Wine, it'll lead to an arms race we cannot possibly win. Better to ensure our users don't need anything from that website.

And now, back to our regularly scheduled program of Wine development news.
Comentário de brain
Eu não quero nada: Eu não quero nada, mas acho que quem pode ter algo para se queixar neste caso são as pessoas que eventualmente utilizem os aplicativos da Microsoft (como o Office 2000, por exemplo) sobre o Wine ou seus primos como o CrossOver. Se elas são usuárias registradas destes produtos, e a licença não as impede de usá-los com outros sistemas operacionais (me parece que a do Office XP não permite), elas podem encontrar dificuldade em instalar atualizações ou complementos.

Mas você tem razão ao apontar que esta falha, embora se manifeste sobre um software livre, afeta basicamente os usuários de software proprietário.
Comentário de Manoel Pinho
Esclarecimentos: Acho que vocês não entenderam o que quis dizer. Hoje é praticamente impossível rodar um programa feito para windows no wine sem utilizar algum componente fornecido normalmente pela Microsoft por download.

Outro dia desses precisei instalar um programa gratuito (Mplab) no wine para demonstrar a alunos e precisei instalar o DCOM98 e outros componentes, senão não funcionava.

Lembram quando há alguns anos a Microsoft retirou do seu site as fontes Microsoft (Times New Roman, etc) ? Mas como a licença permitia a redistribuição sem modificações, colocaram os arquivos .exe em sites como o Sourceforge e, através de scripts, pode-se baixar destes lugares e extrair as fontes true type para o linux.

E provavelmente não vão repetir esse erro no futuro e vão colocar na licença desses softwares extras, que só poderão ser baixados do site da Microsoft por licenças validadas, alguma cláusula proibindo a redistribuição por outro meio ou site.

Bem, agora estão tornando aos poucos a verificação de autenticidade do windows obrigatória para evitar a pirataria e, o pior, eles consideram como não válida a execução sob qualquer tipo de emulação. Ou seja, hoje afeta o wine e amanhã irão criar barreiras até ao uso de cópias autênticas do windows em emuladores como o Bochs, qemu, Xen e cia.

Resumindo, a gravidade da notícia não está no fato em si de afetar o wine, mas do fato da Microsoft estar verificando explicitamente (como foi provado na notícia oficial que citei acima) a presença do wine para negar, de forma disfarçada, o acesso ao site de downloads. No futuro veremos mais ações desse tipo contra softwares livres.

Mesmo no windows, a tal verificação de autenticidade do windows não funciona em outros browsers (como o firefox ou mozilla) pois exige o ActiveX para funcionar.

Comentário de eje del mal
Molinho: Basta o Wine declarar-se Windows 2003 Server Professional. De fato não é uma solução lusitana mas norueguesa (primeiramente implementada pelo pessoal do Opera)
Comentário de Ananias
Falácia?: Ou seja, hoje afeta o wine e amanhã irão criar barreiras até ao uso de cópias autênticas do windows em emuladores como o Bochs, qemu, Xen e cia.

Ou seja deve ser utilizado quando você apresentou argumentos que comprovem a sua conclusão.

Nesse caso, o seu argumento foi "a MS está negando downloads está negando downloads a quem utiliza Windows emulado", e a sua "conclusão" foi "a MS no futuro vai negar downloads a quem utiliza Windows real, em hardware emulado". Corrija-me se eu estiver errado, mas não vejo como a primeira afirmativa comprova a última. Sua segunda afirmação me parece uma previsão, um chute, e não uma conclusão baseada nos argumentos previamente apresentados.

E pense bem: a MS vive de vender software. Esse é o ganha pão do Bill Gates. Por que ele deveria oferecer downloads para quem não comprou o software dele, e está utilizando outras alternativas? A MS tem que pagar pelo tráfego gerado pelos downloads, sem esquecer do investimento feito no software que você está querendo baixar, então não vejo nada de demais em ela querer limitar esse serviço a quem pagou pelos softwares da MS.
Comentário de
Mas e quem pagou?: Acho que quem pode ter algo para se queixar neste caso são as pessoas que eventualmente utilizem os aplicativos da Microsoft (como o Office 2000, por exemplo) sobre o Wine ou seus primos como o CrossOver. Se elas são usuárias registradas destes produtos, e a licença não as impede de usá-los com outros sistemas operacionais (me parece que a do Office XP não permite), elas podem encontrar dificuldade em instalar atualizações ou complementos.

Não acho ideal e nem tenho especial simpatia (embora também não ache um pecado mortal) por quem recorre ao expediente de usar o Office sobre Wine, mas me parece que isto pode acontecer legalmente (pelo menos para algumas versões do produto), e os usuários destes produtos (quando devidamente licenciados) não deveriam ser discriminados.

Mas eles devem ter a quem recorrer, já que são pagaram pela licença, e possivelmente não fizeram nada proibido por ela. Não conheço os termos das licenças, e nem tenho interesse especial nisso. O mais interessante da notícia, para mim, independe de alguma obrigação contratual ou legislação antitruste estar sendo violada: é perceber que a MS se deu ao trabalho de ativamente tentar bloquear os acessos de usuários do Wine procurando por uma chave de registro específica dele, tão poucos dias após aquela mensagem sobre interoperabilidade que saiu na imprensa do mundo todo.

Não acho que isso vá prejudicar o projeto Wine em si, mas ironicamente me parece que os prejudicados vão ser justamente os usuários de aplicativos licenciados da Microsoft, que já pagaram pela licença do aplicativo e agora teriam que adquirir também o sistema operacional, ou mudar de aplicativo - se nenhuma das variáveis da situação se alterar.
Comentário de Manoel Pinho
"Sua segunda afirmação me p: "Sua segunda afirmação me parece uma previsão, um chute, e não uma conclusão baseada nos argumentos previamente apresentados."

Não sei porque tanta agressividade comigo. Se você leu tudo o que citei verá que a notícia fala especificamente que a MS está verificando o uso do wine e negando o download. Tudo a mais é uma previsão pessoal, que pode se concretizar ou não, mas não é improvável dados os fatos.

Antes que falem que estou delirando, é trivial fazer qualquer programa que verifique se a cópia do windows ou de um outro programa MS está rodando ou não em um determinado emulador. Se vc estiver usando o qemu, por exemplo, o windows detectará determinados dispositivos e pela configuração deles é fácil verificar. O hd no qemu, por exemplo, contém a string "qemu" no seu nome e a BIOS tem um determinado nome que não existe em placas-mãe reais.

O que é mais grave nisso tudo é que agora a M$ está sabotando o uso de alternativas como o wine e isso é um precedente perigoso. Amanhã ela pode considerar inválido o uso de windows em emuladores "não-autorizados", que não paguem algum tipo de licença. Lembrem que ela comprou recentemente uma empresa que fazia um produto concorrente ao Vmware e agora vende o produto com a sua marca.

Quanto à necessidade do uso do wine, felizmente vemos cada vez menos necessidade. Porém, há certos casos em que essa possibilidade é desejável, como em casos de softwares legados, softwares sem alternativas livres, etc.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Foi sem querer querendo...: Além do mais, para que os usuários do Wine vão querer baixar alguma coisa do site da MS? Quando a MS oferece algo para download gratuito o pessoal daqui reclama, diz que ela quer "viciar" o usuário, no seu cruel plano de dominar o mundo Quando ela restringe o acesso aos seus softwares, o pessoal daqui também reclama!

TINHA que ser o Chaves...!
Comentário de lordello
Sabotagem: Isso me cheira como a sabotagem que o Velox faz com os autenticadores, eles sempre mudam as strings de autenticação. Eu como usuário do Terra, tenho que visitar sempre a página do Veloxzone pra buscar pela nova string, que muda de TERRA, pra TERRA3 TERRA7 TERRA5 TERRA1 etc...
Claro, o wine poderia ficar nessa briga de gato e rato, mudando suas configurações para se livrar do bloqueio, mas isso não iria mudar nada no que tange as licenças. O Manoel tá certo, muito programas e instaladores usam cada vez mais uma interação com o windows, leia "MS Windows Installer". Esses tipos de instaladores seriam barrados também, visto que eles se atualizam via internet durante a instalação. Eu particularmente sou livre de qualquer software da MS, mas isso me afeta sim, pois gosto de jogos e cada vez mais os jogos usam o péssima combinação "DirectX + Windows Installer", o que dificulta muito a vida dos usuários do wine. Na grande maioria das vezes é necessário instalar o programa na máquina de um amigo ou no trabalho para posteriormente copiar as pastas e arquivos para o fake_windows do wine.
Vamos incluir na lista dos prejudicados aquelas pessoas que instalam um sistema Linux para fazer desenvolvimento web e para não ficar dando boot na máquina instalam o IE dentro do wine para testar suas páginas. Claro, eu acho isso horrível, pois pelo meu ver, ninguém se preoculpa com os *Zilla, muitas páginas ficam terrivelmente mal montadas nesses navegadores e até mesmo no proprietário Opera.
No final das contas, a menos que seja movido um mega processo em cima da MS, assim como foi feito com o IE, vai ficar muito difícil uma saída legal desse problema.
Chutando ainda mais pra frente, a MS vai começar restringir o uso dos sistemas proprietários dela em rede com outros sistemas não homologados =^)

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.10-nitro4
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Patola
Ilegal!: E pense bem: a MS vive de vender software. Esse é o ganha pão do Bill Gates. Por que ele deveria oferecer downloads para quem não comprou o software dele, e está utilizando outras alternativas?

http://winehq.com/hypermail/wine-devel/2005/02/0563.html: "...Since they cared as much as actively checking for a Wine key and preventing downloads in the case of success (a thing that I'd never imagined they would do since it's quite likely illegal),..."

Por que é ilegal? Porque é uma medida anti-competitiva.

Mas cabeças-duras como você não conseguem entender isso, não?

* Suspiro * Como é difícil explicar certas coisas pras crianças.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Matheus Villela
Ou seja, hoje afeta o wine e: Ou seja, hoje afeta o wine e amanhã irão criar barreiras até ao uso de cópias autênticas do windows em emuladores como o Bochs, qemu, Xen e cia.
Hehe, pois é, acho que vai ter algo +- assim:
Longhorn EULA:
...
Você só pode usar essa cópia do Windows em um máquina real ou em um emulador/virtualizador da MS.
...

Aposto que vão fazer esse tipo de coisa pra derrubar o VMWare(bochs e compania acho que são "pexe pequeno" perto do VMWare e aos interesses da MS) em favor do Virtual PC.

Só não sei até que ponto esse tipo de medida pode ser considerada abusiva e inválida em alguns países, de qualquer forma funciona bem como FUD pra atrapalhar o desenvolvimento de certos apps =/
Comentário de Ednei Pacheco
Acho que isso já aconteceu...: Acho que isso já aconteceu... Veja só:

O abuso de posição dominante da Microsoft ao incluir o Internet Explorer no Windows, foi a primeira demonstração pública da "Embrace, Extend, Exterminate". Mas já antes a Microsoft havia utilizado tácticas abusadoras. Há uns 12 anos atrás, para eliminar o seu rival DR-DOS, a Microsoft colocou mensagens de erro no Windows 3.0 quando um utilizador pretendia instalá-lo sobre o DR-DOS. Mais tarde isto viria a ser levado a tribunal e a Microsoft, percebendo que não conseguiria ganhar a acção e para abafar o caso, indemnizou os accionistas da Caldera, empresa então detentora dos direitos do DR-DOS, numa soma avultada. Mas já era tarde, pois o DR-DOS já se tinha eclipsado e o seu criador, Gary Kildall (criador do CPM e da ROM BIOS), já tinha falecido...

Há receios que a estratégia "Embrace, Extend, Exterminate" possa vir a assumir contornos mais tenebrosos. Leiam, a este respeito, a última crónica do Robert Cringely. Atenção especial deve merecer, também, a lei das patentes de software que, caso seja aprovada na União Europeia, poderá representar uma catástrofe de proporções difíceis de avaliar (Samba e Wine são alvos potenciais).

FONTE

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Metatron
Simplesmente...: ...não usem o Wine!
Por mil demônios! Sempre ficam nessa de rodar os programas do Windows via emulação! Para que ? Excetuando-se editoração gráfica, o resto no Linux já está maduro o suficiente para ser usado de forma produtiva
Quer usar o Photoshop ? O Illustrator ?
Então compre (mesmo, não em camelôs...) o Windows e use!
Mas ficar maculando (a palavra boa é sujando mesmo...) o Linux usando emuladores para rodar produtos MS é deplorável!
Comentário de ferdam
Putz cara, eu concordo plenam: Putz cara, eu concordo plenamente com voce.

Dificil mesmo é ter que pagar pra usar windows...

Eu via pessoas aqui dizendo, mas o site tal ou o site xxx fica feio no Firefox. Nao visite mais estes sites, eles é que precisam de nos...
Se tiver qualquer forma de se comunicar com eles, deixem uma mensagem, "nao volto mais aqui pois seu site nao é visivel com Firefox"
Podem ate nao ler, mas que fique registrado.
Eu faco isso.

Abraços,
Fernando
Comentário de Dorival Boege Jr.
Wine: Em certas implementações de Linux como desktop para várias empresas, utilizo o Wine como forma de rodar algum aplicativo e/ou programa ainda não portado para o Linux. Esperar oq da M$. Te cuida perf. de SP...
Comentário de ricardomoc
Pode piorar para M$: Já imaginaram as empresas que já estão mudando para o linux, vendo que é mais barato, seguro e estável, e, ao necessitar utilizar algum programa para windows via wine e não conseguirem? Qual a solução? Reverter todo o processo de mudança, por causa da M$? Acho que não...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de RATCida
De fato ela viola a lei anti-: De fato ela viola a lei anti-truste pois inibe a livre concorrência de alguém poder estudar e implementar um produto abstrato (a API do Windows) que não pode ser patenteado.
Comentário de Odair Beraldo Nunes
No mundo corporativo, não é bem assim, em casa até vai...: ja postei este comentario em outro
site de noticias, e vou compartilhar
aqui com voces tambem:
----
um caso bem recente:
uma empresa que atendi, pediu para mudar
todas as estacoes deles pra linux,
e uma planilha do excel lotada de macros
demorava 5 minutos para carregar no openoffice
e 20 segundos para carregar no m$ office...
ainda bem que apenas um usuário necessita desta
planilha.

solucao: emular o office 2000 com o wine.
custo: apenas a licensa de uso para rodar o excel
funcionou muito bem...
poutz... sera q nao vai vingar essa solucao?
microshit fdp
----
eu uso linux em casa, é perfeito pra mim, tem todas
as ferramentas que eu preciso... ejá faz bastante
tempo que não uso o wine, mas e quem precisa desse
tipo de solução citado acima? o windows eh muito caro meu...
comprar uma licensa de windows por causa disso nem da
hein...
Comentário de Douglas Augusto
> solucao: emular o office 20: > solucao: emular o office 2000 com o wine.
custo: apenas a licensa de uso para rodar o excel
funcionou muito bem...
poutz... sera q nao vai vingar essa solucao?
microshit fdp


É justamente esse o receio da Microsoft: a possibilidade de que clientes migrem de plataforma e usem apenas poucos softwares Microsoft e/ou Win32.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ananias
Resposta da MS: http://www.microsoft-watch.com/article2/0,1995,1766739,00.asp

Pelo que disse David Lazar, responsável pelo programa na MS, o validador só é utilizado quando tenta-se fazer download de conteúdo extra. Para o caso de updates de segurança, que é tudo que a MS é obrigada a fornecer, o download pode ser feito normalmente.

Isso garante, por exemplo, que usuários do Office vão poder baixar os updates de segurança do Office, direito adquirido quando da compra da licença.

Já softwares extras, ou updates de componentes do Windows, como o dcom, citado pelo Manoel Pinho, esses ficarão restritos para usuários legítimos do Windows, o que é justo, já que a MS não tem nenhuma obrigação de disponibilizar esses softwares extras para qualquer um.

Espero que com isso a preocupação do Augusto desapareça.
Comentário de Ananias
Baseado em que lei?: Não tem nada de ilegal.

Se você tiver um grande investimento em um banco, Itaú, por exemplo, você vai ter certas comodidades, como gerente exclusivo, filas menores, serviço de boy, entre outros.

Não existe nada de ilegal em uma empresa oferecer benefícios para seus clientes. Se a MS quer oferecer benefícios para alguns de seus clientes, ela pode fazê-lo, sem qualquer preocupação com a justiça, já que não há nada de ilegal nesse ato.

Faça o teste. Entre em um banco no qual você não tenha grandes investimentos, e tente obter os mesmos privilégios que os grandes clientes têm. Você não vai conseguir, é claro. Tente então chamar a polícia, dizendo que isso é ilegal. Seria engraçado.
Comentário de Manoel Pinho
Bancos: Acho que a analogia melhor para esse caso seria a seguinte: imagine se o Itaú só desse cheque especial e benefícios caso o cliente NÃO tivesse conta num banco concorrente, que oferecesse tarifas menores por exemplo, independentemente dos recursos que fosse investir no Itaú. Isso é ilegal e anti-ético.

O problema é que a MS é uma multinacional e ainda por cima americana. Quem vai controlar os seus atos ilegais ? Os EUA de Bush não têm interesse nisso e uma iniciativa de um país ou continente como a da Europa, só afetaria o produto localmente, como aconteceu com a obrigatoriedade da retirada do Windows Media Player.
Comentário de Patola
Você ainda perde tempo explicando...: Normalmente colocações como a dele não valem a pena nem serem respondidas, Manoel. O fato é que ele não quer entender, então sempre vai fazer as analogias que mais se adequarem ao seu modo prévio de pensar.

Ele se auto-intitula troll não é à toa... Se fosse pra explicar direitinho, dava pra dar uma pesquisada básica e colocar algumas leis antitruste e de comércio aqui. Mas - de novo - ele não vale esse trabalho.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Ah, claro!: A Microsoft não tem obrigação de disponibilizar esses softwares extras para qualquer um?!? O que dizer então do Windows 3.11, que tinha uma chave que impedia que funcionasse no DR-DOS/Novell DOS? Ela também não tinha obrigação nenhuma de deixar o Windows DELA funcionar em outros DOS's que não o dela, certo...? (Tadinha da Microsoft! Por que será que preferiu conciliar o processo movido pela Novell, pagando uma boa quantia em dinheiro? Deve ser porque ela é boa samaritana...)

Ah, pensamento TOSCO! Sempre tentando mudar a realidade pra ela se encaixar no seu jeitinho.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Alessandro
Como na Comunidade: As distribuições também fazem isso dando privilégios aos usuários que pagam pelo suporte, acho normal, é a lei do mercado.

Como foi respondido em outros comentários, temos é que juntar pessoas e montar projetos para termos as soluções em software livre e não depender do Windows, esta é sempre a resposta da comunidade.

Comentário de Manoel Pinho
DCOM: O problema do DCOM é que esse SDK já virou peça fundamental para que certos programas rodem, mesmo no windows. Como ele podia ser baixado livremente da internet, muitos desenvolvedores de software já supõe que você tenha no windows ou, se não tiver, pode baixar gratuitamente pela internet.

Outros exemplos são os runtimes do Visual Basic que muitos programas necessitam para rodar. Exigir que o cara tenha um windows válido para baixar uma dessas malditas dlls é um absurdo. É a mesma coisa que você vender um programa proprietário em Java (que depende do Java runtime para rodar) e, de uma hora para outra, você tivesse que comprar um produto da Sun para baixar o JRE.

E os programas novos que usam uma penca de dlls e componentes do IE para rodar ? Será que todo mundo terá que compilar tudo estaticamente ?

A próxima onda será essa porcaria do .Net. Os programas virão cheios de dependências do windows e a tendência é bem clara: nada será disponibilizado para quem não comprar o windows, nem runtimes, dlls, etc
Comentário de DuChêne
Wine vs. Micro (muito pequeno mesmo) Soft (não tão leve): E nós precisamos deles? Eu quero que o meu WINE rode o 3D Studio Max, o AutoCAD, o Photoshop, o PageMaker, o Illustrator, o Premiere, o Audition, o SoftImage, o Houdini, o LightWave, o MechanicalDesktop, e outras ferramentas que já são tão evoluidas que não há nada tão compatível no Linux (ainda não sei usar o Maya), pro INFERNO com Gates e cia., se vacilar até o Jobs junto. São um bando de oportunistas que enfiam sua parafernalha programada em códigos imperfeitos que só nos fazem passar raiva.
Não sei o motivo do medo deles. Antes nada Win rodava em Linux, depois alguém tentou fazê-lo e veio o WINE, agora só falta alguém aparecer com um linux que instale programas rWINDOWS e MacOS, estou falando sem aditivos, plug-ins ou programas periféricos.
Não adianta eles quererem impedir o que não há proteção, sempre alguém aparece com engenharia reversa para acabar com a alegria dos déspotas.
Para mim, já passou da hora do rWINDOWS virar open source, aí talvez vire um bom sistema, mas até lá, talvez algum JEDI consiga fazer esta coisa rodar sem travar, e se vacilar nem DEUS o faz.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004