Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Samba: Nova versão do FAUS com instalador

O FAUS (significa "Ferramenta de Administração de Usuários do Samba") chegou a sua versão 1.4.4 trazendo uma série de problemas corrigidos, uma documentação mais detalhada e um script instalador do mesmo. Com o script, você poderá testar o FAUS de um modo bem mais rápido, visto que a instalação do mesmo é um tanto complicada para os usuários menos experientes. O script foi escrito e testado no Debian Sarge, mas estamos abertos a sugestões na lista oficial do FAUS. Faça o download em algum dos espelhos do SourceForce agora mesmo!” A nota foi enviada por Tiago Cruz (tiagocruzΘforumgdh·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Poxa até que o programa é l: Poxa até que o programa é legal, porém a necessidade dum servidor Web no mesmo servidor samba não me agradou muito. Uma realidade que eu vivo muito é servidor samba dedicado sem outros serviços pendurados, no maximo um postfix.

Bash scripts funcionam muito bem para o meu caso porque sempre há as personalizacoes (logon-scripts, backup,...) mas sempre dei uma olhada em projetos similares para ver se algum dia algum programa generico conseguiria fazer eu aposentar meus scripts.
Comentário de Tiago Cruz
low cpu...: Fale grande hamacker,

rapaz, eu usava o SaMBa para mais ou menos 100 estações e o consumo de CPU dela era baixíssimo, cerca de 2% de um processador qualquer de 2 GHz.

Acho que um apache todo fechado, protegido por senha, só para você usar não vai doer tanto assim... :-p

LinuxRapido.org
Comentário de hamacker
Depende, se for apenas para a: Depende, se for apenas para abrir documentos talvez. Mas se tiver aqueles programas legados... fica vendo o consumo da sua CPU estagnar-se quando uma aplicação clipper reorganiza seus indices.

Além disso não é apenas o apache, é o apache, cgi, perl,... e todas as suas atualizaçoes, até usaria o apache neste servidor mas apenas se fosse para algo maior que adicionar/remover usuarios. Por exemplo, eu esqueçi o nome, mas tem aqueles gerenciadores que permitem fazer um browser/incluir/remover/renomear arquivos do samba diretamente no browser como se fosse um FTP, e ainda tem mais, o apache nao precisa estar instalado juntamente com samba.

Comentário de glasswalk3r
Explicando melhor o que é o FAUS: Olá Hamacker,

Por ser uma aplicação web em Linux é até natural que o FAUS use o Apache, mas isso não é mandatório. Tudo o que o FAUS precisa é um servidor web que suporte CGI. Existem alternativas bem mais leves que o Apache para isso. No mais, usar o Apache é praticamente "estratégico" visto que o FAUS no futuro rodará em mod_perl aumentando em muito sua velocidade. Mas isso não vai acontecer até termos uma versão estável do FAUS.

A idéia que originou o FAUS é justamente ter o mínimo de funcionalidade para editar usuários nas duas bases necessárias ao Samba: passwd/shadow e smbpasswd. É interessante também fornecer a funcionalidade de editar grupos mas MUITO dificilmente o FAUS irá além disso. Você não verá o FAUS copiar arquivos (exceto talvez para fazer operações de lote em usuários). E sendo um pouco mais justo, essas aplicações que permitem navegar em compartilhamentos via browser com certeza são maiores que o FAUS uma vez que elas mesmas tem que fornecer suporte a camada de rede.

Quanto a sua aplicação Clipper... bem isso eu não posso ajudar. :-) Talvez usando o Flagship você consiga resultados melhores (se já não estiver usando).

---
http://faus.sourceforge.net
Comentário de Tiago Cruz
"no maximo o postfix": Sei lá cara, mas meu postfix dá bem mais trabalho para a CPU do meu apache, ambos _bastante_ movimentos e com um servidor dedicado...

LinuxRapido.org
Comentário de hamacker
Ja tive problemas de % uso de: Ja tive problemas de % uso de CPU com o postfix tambem, mas no meu caso nao era bem o postfix e sim as caixas pop usado juntamente mailbox+webmail. Como os usuarios quase nunca limpavam a sua caixa, o problema apenas crescia.
Desde que troquei para imap e mudei o armazenamento para maildir todos estes problemas sumiram. Nunca mais quero usar a método antigo novamente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004