Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pargres: De uma hora para seis minutos. E de meio milhão de reais para custo zero de aquisição

"Que tal levar seis minutos para obter de uma base de dados informações que normalmente demorariam uma hora para chegar? Pois isso seria possível com um novo software desenvolvido na Coppe/UFRJ, chamado Pargres. Trata-se de uma solução de consultas a grandes bancos de dados totalmente desenvolvida em software aberto." "Segundo Marta, os custos de migração para um software de mercado podem chegar a mais de meio milhão de reais. Com o Pargres, por sua vez, a economia é total. Ele só não é o software ideal para consultas rápidas, que exijam pouco poder de fogo." O software, regido pela licença LGPL e rodando em GNU/Linux, está disponível na web aqui. ” A nota foi enviada por marcon (elmarconΘig·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Claudio Filho
Link quebrado: Parece q o link para a UFRJ está quebrado.
Comentário de Manoel Pinho
Link correto: O link correto é este
Comentário de Douglas Augusto
Notícia duplicada: Postada em Dez/2005: Software livre da UFRJ agiliza consulta a dados.

Esta reedição veio com um título turbinado. :D

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de brain
Não é duplicada: Não é duplicada, Douglas! Embora o Pargres já tivesse sdo mencionado aqui antes, o ensejo da notícia de hoje foi dado pela nota do O Globo, que acrescenta detalhes diferentes sobre o sistema e sua origem.
Comentário de toti
Economia total?: Com o Pargres, por sua vez, a economia é total.

Quem vai implementar/customizar o negocio vai trabalhar de graça?

Esse conceito errado que mata o software livre..
Comentário de brain
Também acho chato: Não chega a matar, mas não ajuda e ainda atrapalha. O título da notícia eu corrigi na hora de postar, mas o conteúdo fica difícil. às vezes parece que não é óbvio para todo mundo que o custo de implantação não necessariamente se resume ao custo de aquisição das ferramentas de software.
Comentário de Bruno Gonçalves
Mas o software é gratuito: A maioria das empresas que utilizam tabelas desse tamanho não deveriam já possuir pessoal de informática qualificado para a migração?

Nesse caso o custo realmente é nulo.

Mas se eles não tem esse pessoal e precisam migrar e optam por um software proprietário, o pessoal do proprietário vai la instalar e fazer manutenção gratuitamente?

Eu pelo menos vejo como custo zero com software, já se a empresa vai ter gasto com a migração pode ser que sim ou que não, depende do que ela já gasta mensalmente antes da migração.
Comentário de Rafaellg
"A maioria das empresas que u: "A maioria das empresas que utilizam tabelas desse tamanho não deveriam já possuir pessoal de informática qualificado para a migração?
Nesse caso o custo realmente é nulo."

E esse pessoal não é pago, ou não tem outras responsabilidades na empresa? Então o custo não é zero.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004