Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Animação em 2D no estilo Flash com o Ktoon

Stanstyle (ludi at og.com.br) enviou este link e acrescentou: “A Toonka Film disponibilizou o Ktoon, animador em 2D, sob licença GPL. Sua interface lembra a do conhecido Flash MX e atualmente ele tem a capacidade de exportar para swf. Os screenshots são muito animadores. Um ano atrás muita gente ainda reclamava da falta do Flash para Linux, agora essa questão parece estar começando a ser reduzida.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anakinpendragon
Eu instalei e achei realmente: Eu instalei e achei realmente promissor!
A interface e mais bonita que a do flash, embora beleza não se põe na mesa, mas em caracter pratico, tem todas as caracteristicas basicas para um bom programa de animacao, mas ainda tem que evoluir na organizacao de menus, e precisa ter a opcao de importar svg para ser mais bem aceito.
Se suas ferramentas ficarem todas em dia e o programa evoluir no caminho que esta , eu ficaria preocupado com uma possivel concorrencia se fosse a macromedia, a velocidade do programa e a renderizacao das imagens e fantastica devido ao suporte ao openGL.
Comentário de StanStyle
Aguarde: Calma, em apenas um ano o programa já está assim. O Scribus na versão próxima (1.3 não a 1.2.2), será *imbatível*.
A versão 1.2.2 terá recursos de extensão de interface através de script python, uso de macros (python) e outra ferramenta bem legal que vai facilitar a vida na hora de passar o texto para o quadro.
Esse ano promete muita coisa boa em áreas como a de gráficos e de audio (falando nisso, o Rosegarden 1.0 está na praça e o Ardour está a caminho ). :)



Comentário de osni_passos
Moho: Minha especialidade não é Flash, mas também existe o Moho (http://www.lostmarble.com/moho/index.shtml) que parece ter os mesmos principios que o Ktoon, com a diferença de ser baseado em GTK+, ele pode criar AVI's,Mov's e SWF's; trabalha com 3D, e um sistema de "esqueletos" ; É multiplataforma, tem um sistema de scripts. Seria interessante um comparativo entre os dois.
Comentário de Douglas Augusto
f4l: E quando ao Flash for Linux, não foi para frente?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Lúcio Corrêa
Só pra esclarecer, o Moho n: Só pra esclarecer, o Moho não é baseado em GTK+. Ele usa um toolkit próprio, usando o GTK+ pra alguns diálogos (abrir, gravar arquivos), fora que não é free software.
Comentário de StanStyle
Devagar...: Conheço o projeto a um ano. Se não me engano, foi criado para uma disputa que a IBM fez entre estudantes para a criação de um software que ainda não estava disponível no Linux (em gpl). Focava uma área específica, um "lack"...
Desde então só o site mudo mas o projeto não...
7*Engraçado, o meu relógio está 00:36... Alguém ai esqueceu de atrasar uma hora ou sou eu mesmo?
Comentário de Claudio
A Toonka Film disponibilizou: A Toonka Film disponibilizou o Ktoon, animador em 2D, sob licensa GPL.

Licença, não licensa.
Comentário de brain
Escapou na revisão: Obrigado pela gentileza
Comentário de synerama
synerama: Aliás, se fosse feito um escore da palavra mais vezes grafada incorretamente pelos br-linuxers, licensa, oops!, licença ganharia disparado;-) será que isso tem a ver com o desdém com que se encara as licenças de softwares proprietários?

Voltando ao tópico...acho que pelo ritmo de boas notícias nessa área dentro de um ou dois anos já não haverá desculpas para não usar apenas aplicativos livres.
Comentário de RATCida
Gostei muito do software. Por: Gostei muito do software. Por ter uma empresa desenvolvendo o projeto, que parece ser do ramo, eu acho que ele ainda será um excelente concorrente aos softwares de animação usados atualmente.
Comentário de Paulo Zambon
Binários: Não vejo a hora de disponibilizarem os .deb para poder usar no meu Kurumin. Melhor ainda... via apt-get. =)
Comentário de Leandro.SS
Pacote .deb? Pra que?: Está lá o binário, é só descompactar o arquivo e rodar.
Comentário de Douglas Augusto
> será que isso tem a ver co: > será que isso tem a ver com o desdém com que se encara as licenças de softwares proprietários?

Acredito que não. Provavelmente porque "licença" em inglês é "license", com "s". E como muitas vezes na nossa língua o 's' tem o som de 'ç', fica fácil criar a orgia com a escrita da palavra.

Por outro lado, este é um erro bastante apontado. Aqui mesmo no br-linux, em várias oportunidades, presenciei correções desta natureza. Salvo erro de digitação (o que é difícil, visto que as teclas 's' e 'ç' são distantes), escrever licença com 's' indica total falta de atenção ou então que a língua nativa do escritor é a inglesa. ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ednei Pacheco
s após o n...: Estamos muito habituados à utilizar o s após o n... Acho que seja isto. Também já cometi muitos destes errinhos.

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Júlio Monteiro
Ktoon agora no Kurumin!: Paulo Zambon, acabei de criar um ícone mágico para tornar o Ktoon facilmente instalável no Kurumin Linux.
Segue abaixo a URL:

http://www.kuruminlinux.com.br/fdev/viewtopic.php?p=1395#1395
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004