Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenSUSE chega a marca de 750.000 instalações, diz Novell

O OpenSUSE.org, projeto livre da Novell lançado em agosto de 2005, continua a gerar um tremendo interesse e atividade na comunidade. Recentemente, o projeto ultrapassou a marca de 13 milhões de visualizações de páginas e 750.000 instalações verificadas do SUSE Linux. O SUSE é instalado mais de 7.000 a cada dia, uma média de uma instalação a cada 12 segundos.” A nota foi enviada por StanStyle (ludiΘig·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de job
Sou mais um usuário Feliz: Estou usando o OpenSuse no meu notebook nx6125, e estou muito feliz.
Tentei instalar o Ubuntu, mas tive problemas. Depois achei uma dicas de como instalar o Ubuntu, mas o Suse 10, instalou sem problemas e com pacotes mais atualizados.
A única queixa é que no repositorio extra para o kde 3,5, não esta disponível o kopete.
E tem ainda versões especiais do OpenSuse, com melhoramentos para multimidia.

Esta tudo Ok, Wifi, WebCam (Mercury/AMSN), dvd (xine), audio (amarok), etc.

Logo faço um guia para instalar o OpenSuse no Hp nx 6125.

Comentário de Carlao Bazuca
Não brinca!: Se a coisa está assim então OpenSuse logo estárá descancando o Debian-BR-CDD? :D

[]s

Carlão Bazuca
http://www.brasileirinhas.com.br
Comentário de Douglas Augusto
> e 750.000 instalações ver: > e 750.000 instalações verificadas do SUSE Linux

Mas como eles verificam essas instalações? Procurei no link mas também não ajudou.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Dm7
Também sou + 1 com o OpenSus: Também sou + 1 com o OpenSuse. Já testei o Conectiva (desde o 5 até o 10), Red Hat 7.*, Mandrake 8.*, Kurumin 5 e estacionei no OpenSuse. Em cada uma das distribuições que citei sempre tinha um aspecto que ainda deixava a desejar,especialmente pela configuração de hardware (placa de rede, vídeo, modem, DVD). Só consegui essa configuração mais fácil e completa no OpenSUSE.
Comentário de StanStyle
kdenetwork3-instantMessenger: Procura por esse pacote. O kopete não é um pacote separado. Se não achar, talvez tenha nos repositórios do Guru, Packaman e outros.
Comentário de brunogama
Vai no Yast, clica em descri: Vai no Yast, clica em descrição e manda procurar kopete..
Vai a aparecer o pacote...


Qual é a tua webcam?

Comentário de Luís
Eu também estou com o OpenSu: Eu também estou com o OpenSuSE instalado em meu notebook hp pavilion zd8205 e tudo está funcionando perfeitamente! A única ressalva fica para o vídeo ATI Mobility Radeon x600, que eu precisei instalar na mão, mas o restante funcionou perfeitamente!
Comentário de ricarab
Maravilha!: Fui usuário do SuSE por muito tempo! Lembro-me que antes do lançamento do OpenSuse o usuário doméstico tinha como opções poucas distros voltadas para o usuário doméstico como Mandriva e Fedora.

Hoje as coisas mudaram muito, e recordo-me que a pouco tempo atráz, aqui mesmo no Br-Linux, o Slackware tinha sido escolhido como melhor distro linux para o usuário doméstico, e hoje as opções se tornaram muito diversas e realmente mais voltadas para o uso doméstico: Ubuntu e OpenSuse cobrem muito bem esse nicho!

Faço votos que o projeto OpenSuse continue assim, aliás, melhor!
Parabéns!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de hamacker
É uma pena que a ATI dê pou: É uma pena que a ATI dê pouca atenção para o linux. A perda de desempenho da sua placa do windows para linux é impressionante.
Por outro lado, tá muito dificil encontrar notebooks com nvidia pré-instalados.
Comentário de Decao
Suse Insuperável: Eu até experimento outras distros, mas o Suse continua insuperável até o momento. Agrega beleza, facilidade e profissionalismo.
Comentário de ricarab
Exato!: O SuSE é a distro Linux mais profissional que eu conheço, pelo menos para o usuário doméstico! Além de toda facilidade do YaST, conta-se com um manual de ajuda oficial da distro que pode ser acessado pela ajuda do KDE, além do própio site do projeto contar com ajuda extra e muitos howtos fantásticos!

Acho que os projetos deveriam ter um manual de administração do sistema! As distros que conheço, e que realmente levam isso a sério são Debian e SuSE: basta consultar o manual no própio sistema, ou ir ao site da distro, com inclusive manuais em pdf! Muitas distros não comerciais infelizmente dispresam isso!

Alía-se o fator documentação e outros tantos como a responsabilidade do projeto e a total cooeperação da Novell e vejam que o Suse, apesar de ser uma distro livre e grátis, não deixou de ter a ótima qualidade da versão comercial do Suse! Isso é muito importante!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de rainman
Palpite: Eu acho que eles verificam o numero de instalações pelo update que ele faz logo após completar a instalação...
Ou via um ID secreto ;-) ou contando o número de vezes que um pacote básico (tipo binutils ou kernel) foi baixado do update.
Comentário de Mr.Isaac
O Yast2 é melhor do que o MCC?: Dm7, vc que já usou o Mandrake, te faço uma pergunta:
O Yast2 do Suse é muito superior ao MCC do Mandriva?
Ou eles estão no mesmo nível?
Comentário de asdassa
eu não so o DM7, mas ja usei: eu não so o DM7, mas ja usei mandrake e suse por varios meses e eu achei o MCC bem superior ao Yast, ele é muito mais leve, mais eficiente e menos poluido
Comentário de Gato do Deserto
No OpenSuse você coloca um: No OpenSuse você coloca um DVD e sai assistindo direto ?

Nos debian-live-cd-brasileiros basta clicar nos icone para instalar o suporte (idem ao mp3, videos do windows, dvd protegidos, flash, etc)

Não me venham com o "é mais fácil para o usuario doméstico" ... isso normalmente é dito por um "especialista" que ACHA que sabe o que é melhor para o usuário doméstico.

Façam UM TESTE CEGO como o da cerveja Kayser ... peguem alguns usuarios comuns (donas-de-casa / medicos / advogados) que nunca usaram NENHUM linux e testem as distros com essa finalidade.

obs : gosto muito do suse assim como de muitas outras distribuições.
Comentário de Icoslau
Bem, : Bem,
se vc fizer o teste "cego" com o LiveCD do SuSE é bem provável que seria tão bem aceito como os debian-live-cds-brasileiros.

Não obstante, não podemos tapar o sol com a peneira, um sistema debian tende a ser mais simples de administrar, em relação aos pacotes, que a distribuição SuSE, deixando de lado o apt4rpm, que permite ao SuSE ter relativa facilidade tbém. Mas no geral, o utilitário YaST (que até tem fork para debian-like) tem se mostrado bem eficiente em relação a instalação de pacotes e suas dependencias, bem como a configuração de diversos serviços, parametros e recursos do sistema.

Mas é uma distribuição que tem em muito agradado os usuários por, em modo gráfico, possibilitar fácil acesso a algumas configurações que no geral, tendem a exigir maiores conhecimentos por parte do usuário em outras distros.

Para os usuários iniciantes, disponibilizamos no site Comunidade SuSE Brasil amplo suporte à instalação e configuração desta distribuição.

Abs
Comentário de Dm7
Bom, o meu conhecimento é do: Bom, o meu conhecimento é do Yast2 no Suse 10, posso dizer que está bem organizado e prático, mais do que qualquer distribuição que já vi. Mas a questão é: "O que vc quer fazer, e como fazer?". Há vários modos de se alcançar o mesmo resultado, cada um se adapta a um. Acho que o Yast2 te dá várias opções quando se trata de problemas de dependência, isso para mim é bom, para outros talvez não.
Abs,
Comentário de Gato do Deserto
è bom ver uma resposta bem a: è bom ver uma resposta bem argumentada - sem flames e que agrega mais informações que não estavam na notícia original. Parabéns !
Comentário de ferdam
OpenSuSE e PostgreSQL: Talvez eu tenha perdido o barco da historia...
Por que o PostgreSQL não vem mais nos CDs de instalação do SuSE (talvez venha no DVD) ?
Alguém sabe ?

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de dondalski
postgresql: vem no DVD e tb está no FTP
Comentário de Psico
eu não acho: neguinho tá falando que o suse é isso e aquilo, mais instalei o Suse 10, no meu desktop, só durou uma semana, se o objetivo do projeto é o usuário iniciante, ficou muito a desejar, pois não tem suporte a português nem lá de portugal, o sistema não consegue montar minhas partições fat, o que me deixou bastante chateado, além do que, travou, nunca tinha instalado em meu desktop uma distro que tivesse falhado, o Suse deu páu companheiro isso aí! Mas não sou nenhum especialista em linux como vcs, talvez o cd que arrumei tenha cido avariado não sei? no Cd 01 só tem o básico de uma instalação simples, sem openoffice, sem gimp e etc.

pra que que um usuário iniciante vai querer isso, até o kurumin, dá esse suporte. Continuo com o Debian e dele não abro a não ser, se arrumar uma distro que reconheça de forma "plug in pleyer" o novo hardware colocado, eu faço isso por linha de comando, mais o público que quero alcançar não faz, e o que eu quero é provar que o linux, é bom mesmo, principalmente pra aqueles babacas que usam o Window$ XTudo. Mas até meu slogan favorito (detalhe foi eu mesmo que bolei) "O linux não trava", Foi por água a baixo.

Se alguém mais experiente ler esse tópico. me diz porque? o Suse 10.0 Travou.

minha máquina.
Athlon XP 2800+
256 mb de ram
80 de Hd (samsung)
geforce fx 5200
Asus (tô sem a referencia aqui, mas ela é totalmente off)
Comentário de LuizHBSantos
Sim!!: Meu primeiro linux foi o Conectiva 8. Depois conheci o Kurumin, me amarrei no Kalango e agora sou usuário do SUSE. Assisto dvds tranquilamente. Eu mesmo instalei os plugins via Yast!!!
Comentário de renatogdelf
travou porque você não soube instalar, ora!: bom, a minha máquina é muito mais lenhada que a sua:
Pentium III 1 Ghz; 384 MB de Ram;80 Gb de HD (maxtor), geforce2 mx400 32 mb, placa mãe Soyo 7vba1337, off-board também.

No entanto acho que seu problema foi instalar a partir de um cd apenas (foi isto que entendi que você fez).
O SuSe que instalei foi a partir do DVD. SuSe Linux 10.0 OSS.

Tenho 2 partições NTFS, para utilizar o Delphi, e jogar need4speed. Quando estou programando ouço mp3 nesta partição D.
O Suse reconhece-as numa boa, monta no boot e estão disponíveis para mim sem problema. Acesso o que está lá normalmente.

Tenho OpenOffice, Gimp...

Reconhecimento de hardware? Meu pendrive é reconhecido sem problemas ( no gnome até o ícone aparece no desktop, com o nome do fabricante) Como normalmente utilizo o WindowMaker, acesso sem problemas (mc, console, firefox, nautilus, konqueror...)

Qual é este cd que você utilizou para a instalação? Pelo que sei, a instalação completa do SuSe a partir de cd's é feita de 5 mídias.

é isto aí.
Comentário de Jose
postgre: Não vem no DVD não....
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004