“
O driver linux para modem Smartlink tem apresentado problemas ao ser usado em qualquer distribuição com kernel 2.6.12 em diante. O driver não compila acusando um erro no arquivo modem.c e, mesmo depois que o erro dentro do código é manualmente corrigido, ele continua não funcionando, exibindo um erro ao carregar o módulo: "insmod: error inserting 'slamr.ko': -1 Unknown symbol in module". Este erro é conhecido e afeta todas as distribuições recentes, baseadas no Kernel 2.6.12 em diante. A Smartlink ainda não disponibilizou uma versão corrigida do driver e nem existe previsão para isto, já que a última versão do driver foi lançada em abril do ano passado, quando o problema já existia. Mesmo na lista do Kernel, a única referência sobre o problema é esta mensagem, que simplesmente recomenda o uso dos drivers open-source incluídos recentemente no Alsa (que funcionam apenas com algumas variações do chipset do modem, encontradas em notebooks com chipsets Intel e Ati e placas mãe com chipset nForce), sem indicar uma solução para o driver original.
Pesquisando mais a fundo, encontrei dois patches distintos, um postado na lista do Fedora e outro no Linux-on-Laptops. Isoladamente, nenhum dos dois corrige o problema, mas combinando ambos é possível chegar a uma versão corrigida do driver, que funciona perfeitamente no Kernel 2.6.14 e, possivelmente, qualquer outra versão recente onde o driver regular apresenta o problema. Aplicar os patches envolve modificar o código fonte da camada do driver que faz a junção com o Kernel, o que é trabalhoso. O primeiro patch pode ser aplicado diretamente usando o comando "patch", enquanto o outro precisa ser aplicado manualmente. Outro problema é que, para que o driver funcione, é necessário alterar a linha com a licença para "GPL". Isso é mais problemático (do ponto de vista legal) do que pode parecer à primeira vista. Nas versões atuais do Kernel, muitas funções estão disponíveis apenas para uso de módulos marcados como GPL. A alteração da licença dentro do código do driver burla isso, fazendo com que o driver da Smartlink seja tratado como se fosse um módulo GPL pelo Kernel, embora seja um módulo proprietário. ...” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este
link para mais detalhes.
Eu uso o kernel 2.6.14 do debian unstable.
Não lembro o link onde peguei, me enviaram na lista do slmodem.
Se alguem quiser eu passo, a pessoa testa e disponibiliza ai em algum lugar para todos. Agora não sei se esse driver foi "patcheado" ou será a proxima versão realmente.