Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Câmara revoga licitação para comprar softwares MS

A Câmara dos Deputados informou na manhã desta quinta-feira (05/01) a revogação da licitação para adquirir softwares da Microsoft, iniciada no mês passado. fonte: COMPUTERWORLD” A nota foi enviada por Furusho (vyfurushoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Luciano Pinheiro (informacaoΘdinamicadigital·com·br) enviou este link da notícia no Convergência Digital, do qual reproduzo trechos: "A sessão para a realização do pregão chegou a ser aberta hoje por volta das 10h17, mas depois de alguma demora e expectativas, às 10h29 o pregoeiro Ronaldo Gomes de Souza comunicou às empresas participantes, que esta licitação acabara de ser revogada e que as empresas teriam o direito de recorrer, em cinco dias úteis, desta decisão. (...) Nos bastidores, a revogação do pregão ocorreu por conta das pressões políticas ocorridas nas últimas 24 horas sofridas pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo. Parlamentares defensores do software livre, entre eles, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), pediram para que Aldo mantivesse suspenso o pregão, até que conversasse com especialistas em software livre. A decisão de hoje surpreendeu o mercado, pois esperava-se que a área de compras apenas adiasse a sessão por mais algumas semanas, cumprindo a determinação do presidente da Câmara."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pedro Rosa
Pressão: Que bom que o pregão não aonteceu mesmo. Vamos fazer dessa situação uma vitória para o software livre!

Senhores, outra coisa. Eis o e-mail do presidente Aldo: dep.aldorebelo@camara.gov.br

Por favor, escrevam parabenizando o deputado pelo feito e dando aquele pressionada básica! :) Ah, mas, por favor, nada de e-mails exaltados, ok? Porque aí a gente não consegue nada.

Abraços,

Pedro
Comentário de anderson freitas
aí tem coisa heim: parece que tem gente afim de receber comissão tentando fazer essa licitação de qualquer maneira, que é uma grana dos famigerados impostos cobrados para jogar no ralo gastar o dinheiro dos outros sempre foi muito fácil,quando voce tenta ser um bom cidadao é isso que os governantes costuma te dar de volta por que mesmo eu ''deveria'' pagar todos os impostos e taxas e nao sei la o que que são cobrados?
Comentário de marcosalex
Office: Não sei. Não acredito que seja interesse, mas sim comodismo. Se com o pessoal mais jovem eu tenho resistencia de trocar nas empresas, imagina com um bando de políticos funcionários públicos, acomodados e preguiçosos. Ter que estudar um pouquinho pra se adaptar a uma mudança é demais pra eles.
Agora, sobre as Macros e arquivos que o OO não conseguiu migrar, precisaria de uma ajuda mais forte da comunidade pra ajudar a eliminar esse problema.

Haskell developer
Comentário de The Darkness
O problema não deve ser falt: O problema não deve ser falta de ajuda.
Mas sim falta de interesse.

Sou contra radicalismos, mas já que o governo adotou o Software Livre como uma estratégia, então é necessário que se invista nisso. Os sei lá quantos milhões que seriam gastos só dessa vez dariam para arrumar muita coisa.

Se o problema são incompatibilidades do Office com "algumas" aplicações, então troquem-se as aplicações (gasta uma vez só) e não o Office (gasta toda hora), isso não parece óbvio.

E faz melhor ainda, pega 10% de tudo que seria gasto em todo o poder público com M$ Office e contrata programadores para trabalharem no projeto Open Office. A médio prazo os benefícios seriam inimagináveis.
Comentário de Anônimo dessa vez
Macros do OO na Dataprev: Um passarinho me contou que na DATAPREV tem especialistas em Macros do OO. Fizeram diversos treinamentos envolvendo o OpenOffice com Macros sendo convertidas do Word.

Perguntem ao Gerente de Software Livre da Dataprev - Sr. Júlio Neves.



Comentário de CWagner
Pois é rapaz, tem tanto caso: Pois é rapaz, tem tanto caso de sucesso no setor público de utilização de SL que às vezes parece "causo" de tão ´inacreditável´ que pode parecer.

Falta mesmo é interesse de tentarem resolver os problemas da maneira certa e definitiva, no caso seria acabar com a dependência de software proprietários, sejam eles da M$, IBM, Novell... por mim, onde pudesse instalava SL, deixaria software proprietário apenas em casos absolutamente estratégicos onde não hovesse equivalente Livre.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Daniel Dantas
Essa vai para os pessimistas de plantão: É verdade. Antes dessa notícia, o que ouvi de comentários de que "aqui no Brasil nada funciona", "eles vão fazer de qualquer jeito", "não adianta reclamar", "o lobby da M$ é mais forte" e outras pérolas de gente pessimista que acha que todo funcionário público é corrupto e/ou preguiçoso.
Talvez, se pudéssemos parar de reclamar da vida um pouco e começar a fiscalizar e encher o saco do políticos do nosoo país, poderíamos viver melhor.
Bem, a prova está aí para quem quiser ver. Talvez, alguma coisa ainda funcione no Brasil.
Talvez, eles não façam a todo custo. Talvez, adianta reclamar um pouco. Talvez, o lobby da M$ não seja tão forte assim. Talvez...
Comentário de elektron
E a mídia?: O que eu acho mais engraçado nesta história é que a grande mídia simplesmente ignora um fato de tamanha repercussão como esse!
Na tevê e no rádio não se ouve falar absolutamente nada. Incrível!

Será que o assunto é tão irrelevante assim? Será que não é de interesse geral, dizendo respeito apenas a um restrito nicho do mercado de TI? Será que o lobby dos grandes interessados no assunto é forte a ponto de impedir que se informe? Ou será um mero desleixo dos meios de comunicação???

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004