Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Debian For Dummies

Foi lançado no fim do ano passado o projeto debianfordummies. que tem como idéia principal gerar documentação de varios segmentos, para várias distribuições diferentes, desde que existam colaboradores para isso. O foco principal é em Debian, o projeto está desenvolvendo documentações para dúvidas de usuários, no momento ainda não tem muita coisa, mas é um projeto que merece um pouco da atenção da comunidade, para desenvolver mais ainda, e um dos focos do projeto mas que ainda nao está andando muito bem é o desenvolvimento de documentação referente a aplicações desktop, que pode ter uma repercussão legal devido ao grande numero de novos usuários linux” A nota foi enviada por Mike Tesliuk (mikeΘtesliuk·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlao Bazuca
Redundância...: Pra que chamar "Debian for dummies" sendo que todo usuário de Debian já é um? :)

[]s

Carlão Bazuca
http://www.brasileirinhas.com.br
Comentário de Tércio Martins
Da página oficial -> http://: Da página oficial -> http://www.debianfordummies.org/wiki/index.php/Debian_For_Dummies

"Vamos fazer juntos uma nova Comunidade Livre, onde o respeito com todos será nossa principal meta. Onde a ajuda será despretenciosa e onde, acima de tudo, consigamos atingir o maior número de computadores com Debian Gnu/Linux instalados., seja o desktop da titia, seja o notebook da vizinha!"

Não boto fé neste projeto. Por que não tentar fazer uma documentação para leigos que seja mais aberta, para mais distrôs? Muitos usuários novos em informática usam como "primeiro Linux" um Insigne, um Mandriva, até um Slackware (meu pai gostou muito dele!), que em alguns aspectos são diferentes do Debian.

Apesar do próprio comentário da notícia indicar:

"Foi lançado no fim do ano passado o projeto debianfordummies. que tem como idéia principal
    gerar documentação de varios segmentos, para várias distribuições diferentes,
desde que existam colaboradores para isso."


nada indica que este é o desejo do criador do projeto, a julgar pelo comentário que retirei do saite, pois um criador de um projeto de documentação para várias distribuições não colocaria na página do projeto: "onde, acima de tudo, consigamos atingir o maior número de computadores com Debian Gnu/Linux instalados".

Mas, se o projeto existe *somente* para promover o Debian, então que isto seja bem explicitado.
Comentário de Koolosh
Liberdade...: Bem creio que se o projeto se especializar no Debian é uma escolha deles,

Acho que se fizer algo para várias distribuições, terá que agregar várias respostas para as mesmas dúvidas, pois cada grupo de principais distribuições tem suas próprias ferramentas.

Sendo assim acho melhor que criem mesmo um slackfordummies, fedorafordummies, susefordummies, mandrivafordummies,

assim fica bem mais organizado e livre de comentários tipo tal distro é melhor que a outra e isso e aquilo. Desta maneira em cada projeto, sempre vai dizer que a deles é a melhor hehe
Comentário de reply
Debian é um sistema operacio: Debian é um sistema operacional, a existência de documentação específica a esse sistema operacional não deveria ser novidade para ninguém.

Comentário de hamacker
Acho que existe muitos projet: Acho que existe muitos projetos semelhantes iguais (santa redundancia batman!), é uma disperçao de artigos exagerada. Cada distro deveria ter um Wiki e todos deveriam colaborar lá.

É triste precisar de algo e a unica solução é ver dezenas de artigos para a mesma coisa no Google, alguns até para a mesma distro.

Uma coisa interessante que vem acontecendo com o ubuntu é justamente centralizar distro, forums, wiki, guias, blogs e até mesmo linguas diferentes num mesmo lugar. É quase um webring só que com o mesmo patricio : Ubuntu.

Para mim, debian já tem iniciativas como essa demais. De longe (minha opniao) é a distro mais documentada do planeta. Mas desejo sorte a essa empreitada nova.
Comentário de MnB Linuxer
Não bota fé ??: ... Pois eu boto. e eles escolheram debian e não mandriva, suse, etc porque eles escolheram o debian e ponto final.
Comentário de Mike Tesliuk
Distros: Senhores, precisavamos focar em uma distro que trouxesse mais facilidade aos usuarios, o ubuntu esta indo bem, devido a base debian que tem, eu uso apenas debian, compilo a maioria das coisas que uso em servidores, mas uso debian, eu não posso gerar documentação para slackware, se eu não uso slackware, a escolha do debian, como eu disse, além de ser oque nós usamos é oque torna mais pratico a vida do usuário devido a ferramentas como o apt, e a grande quantidade de pacotes disponiveis.

Quanto ao texto mensionado anteriormente sobre " a maior quantidade de computadores com debian ", eu apenas gostaria de dizer, que não estou fazendo tudo sozinho, existem outras pessoas colaborando, eu não posso monitorar tudo que excrito no wiki, a grande questão que vocês deveriam pensar a favor deste projeto, é que, nós pretendemos gerar documentação para usuários, aprtir de suas duvidas, então o cara pergunta, a como que eu configuro a rede, blz, vamos ajuda-lo primeiro, e pedir para que ele gere a documentação, se ele não quiser gerar por falta de tempo ou outra coisa, nós mesmos geraremos a documentação para que o próximo usuário possa ele mesmo ver a solução sem ter de perguntar, espero que consigam entender, isso, e aos que comentaram e não foram ver o site, por favor, façam isso, verão que existe uma série de documentações, que tentam ser o mais simples, possivel, e aproposito, estamos precisando de voluntarios para documentar a parte de desktop ! ;)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004