Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mantendo seu Slackware atualizado com o slackcurrent

Neste artigo irei falar sobre o slackcurrent, uma ferramenta desenvolvida em python que segue a filosofia da distribuição Slackware Linux. Com o slackcurrent é possível manter seu Slackware Linux atualizado com os pacotes do slackware-current. O slackcurrent verifica novas versões de pacotes disponibilizado pelo mirror e gera uma lista ou mostra na tela conforme você desejar.” A nota foi enviada por Vagner Rodrigues Fernandes (vagner·rodriguesΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cubano
Slackware: Ferramenta interessante...
Mais um auxilio para quem utiliza a melhor distribuição para desktop pra quem REALMENTE gosta de linux!


Comentário de NatuNobilis
Concorrência ou duplicação de esforços?: Eu sei que no modelo do software livre a concorrência é um fator sempre presente. Mas eu acho que a duplicação de esforços deve SEMPRE ser evitada.

A página do Smart Package Manager diz:
"Support is currently implemented for RPM, DPKG, and Slackware package management systems"

O SmartPM está bastante maduro e pode ser usado facilmente por qualquer um.

Não quero atacar esse aplicativo (slackcurrent); eu só gostaria de diminuir a duplicação de esforços e assim potencializar a capacidade criativa da comunidade.
Comentário de dagmoller
Mais um...: O slackpkg desenvolvido pelo amigo PiterPunk e encontrado no extras do Slackware, tbm faz isso...
Comentário de TaQ
Nem um nem outro: Oi!

Eu acho o Smart muito bem feito, (inclusive meu nome está nos créditos pelas explicações sobre o Slackware), mas eu fiz o slackcurrent para ser bem mais "cru" (vamos trocar o "simples" costumeiro de quando falamos de Slackware, por cru, ok?), não precisava de tudo que o Smart tem.

Vale mencionar que eu o fiz como uma ferramenta pessoal para gerenciamento aqui das máquinas com o Slackware, e resolvi jogar na web para ver se alguém gostava também. Sem compromisso. :-)

Então, não é concorrente de nada. Eu achei interessante publicar pois em lugar algum achava uma feature que eu precisava, que era gerar a lista de pacotes que precisavam de atualização. Isso era uma mão na roda para gerar a lista em casa, onde usava conexão discada, e levar na pendrive para o serviço e baixar tudo na conexão rápida da empresa, e não encontrei isso em nenhuma outra ferramenta (vide mensagem abaixo para mais sobre isso).

Não sei se fiz duplicação de esforço: não consegui ver quando foi lançada a primeira versão do Smart, mas a data do README é de 23/11/2004, e eu lancei a primeira versão do slackcurrent em 26/05/2004.

Será que ele não poderia ter seu "motorzão" embutido dentro do Smart, como faz o pessoal do kslackcheck (outro!)? Não sei, mas também, sem stress. O programa está aí, espero que ajude alguém. :-)

[]'s
Comentário de TaQ
Não faz não. Ou não fazia,: Não faz não. Ou não fazia, sei lá, não sei como o slackpkg está hoje. :-)

Como eu mencionei ali em cima, eu fiz o slackcurrent para suprir uma necessidade específica que não encontrava em lugar algum, que era a geração da lista de pacotes que precisavam de atualização.

Eu até mandei um patch com essa feature para o PiterPunk, para inserir isso no slackpkg, explicando que seria uma boa para quem estivesse na mesma situação que eu (se eu bem me lembro eram 5 linhas no patch) mas ele não incorporou o patch pois segundo ele o pacote estava em "freeze" e não iria fazer isso tão cedo. Então, eu fiz o meu script, pois eu estava doido para atualizar as coisas em casa e aquele modenzinho estava dando no saco. :-)

Inclusive para atualizar a lista o slackcurrent faz download de menos coisa que o slackpkg, que era um dos requisitos que eu tinha por causa da conexão discada e lenta. E se você programa em Python, pode importar as features dele para dentro de outro programa.

O resto comentei acima: achei que ficou legal e joguei na web para ver se alguém sem interessava, numa boa. E está aí. E é o programinha que uso no dia-a-dia, mesmo agora com ADSL em casa. :-)

[]'s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004