Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convergência Digital: "Câmara ignora Aldo Rebelo e retoma pregão para compra de soluções da Microsoft"

Atualização: imediatamente após a publicação desta nota, chegou ao nosso conhecimento a notícia acima, informando sobre a nova determinação de suspensão do pregão. Esta notícia, portanto, fica publicada apenas para manter o contexto e ampliar o conjunto de informações divulgadas sobre o andamento do Pregão 71/05.

A Câmara dos Deputados pretende retomar amanhã (05/01) o pregão eletrônico para aquisição de 14 itens de soluções da Microsoft. O pregão chegou a ser aberto no dia 20 de dezembro pela área de compras, mas foi suspenso por tempo indeterminado, sob alegação de não ter havido disputa entre os concorrentes.

A decisão de retomar esta modalidade de licitação contraria a promessa feita pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB/SP) à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Aldo havia garantido para a parlamentar que a Casa manteria suspenso o pregão, até que ele se reunisse com especialistas em software livre. A sessão do pregão eletrônico será reaberta pelo pregoeiro nesta quinta-feira às 10 horas. (...) Oficialmente a área de informática da Câmara alegou, por meio da assessoria de imprensa, que a suspensão se deveu justamente por conta da ausência de concorrentes, mas nos bastidores, entretanto, a decisão da Câmara foi interpretada por alguns revendedores como sendo um recuo daquela Casa, que vinha desconsiderando uma denúncia que já circulava há semanas no mercado, de que o pregão tinha indícios de estar sendo dirigido para garantir a vitória de uma única empresa, pelo menos na maioria dos 14 itens licitados. (...) A Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados confirmou que tinha conhecimento da denúncia, porque a correspondência eletrônica teria sido despachada para vários gabinetes da Casa. Mas o teor da mesma foi desconsiderado por não haver um denunciante formal e pelo fato da área de informática considerar que o sistema de pregão eletrônico seria um meio seguro de compras, que não permitiria fraudes.”
A nota foi enviada por Andres (andresbiagiΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes. A imagem que ilustra esta notícia também é proveniente do site Convergência Digital.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Falta de concorrentes?: ...Oficialmente a área de informática da Câmara alegou, por meio da assessoria de imprensa, que a suspensão se deveu justamente por conta da ausência de concorrentes...

Será que não há nenhuma empresa especilizada em Soft. Livre nesse país?
Até parece que as empresas estão com medo de ganhar dinheiro :-(
Um abraço,
Renato
Comentário de jluis
Até quando: Até quando, meu Deus, vamos ter que aturar esta pouca vergonha! Não costumo falar de dessa forma. Mas acho que está mais do que na hora de renovar a Camara que deveria representar o povo brasileiro, cuidar de seus interesses. E o que temos visto? Uma Camara desmoralizada, cheia de Corruptos e desacreditada. Escandalos, mil. Sem moral, sim! Porque sequer obedecem uma ordem superior. Senhores Deputados! Esse ano teremos eleição e fica a pergunta: O que vão dizer aos seus Eleitores? Certamente o que fizeram. De bom, claro! Mas o povo esta ciente e suas mentiras não mais farão efeito. Quero deixar bem claro que existem bons palamentares. Portanto, o que foi dito acima, não valem para eles. A resposta será dada nas urnas. Quanto a equipe de informática da Câmara, acho melhor eles procurarem outro emprego, algo que eles saibam fazer. Exonera todos, começando pelo chefe e coloca alguem que, pelo menos, saiba converter uma macro, para nao fazerem os contribuintes gastarem milhões de reais por pura incopetência. Concordo com o que foi dito acima. Onde estão as empresas de software livres? Manifestem-se! Caros amigos do BR-LINUX, perdoem-me pelos comentários. Mas é que estou profundamente indignado, não só com esta situação, mas com outras também. Se alguem quiser, pode moderar o comentário.
Comentário de minholi
Estamos falando da mesma turm: Estamos falando da mesma turma que está ganhando milhões para *não* trabalhar durante esse mês? Claro que é preciso expor cada problema de forma individual, mas ao que parece a compra de software desnecessário é a última das preocupações que a população em geral deve ter com relação ao congresso, afinal de contas, sequer estão trabalhando.

Eu até imaginei agora os deputados lidando com planilhas super complexas como foi dito anteriormente... :-D

Possivelmente são destinadas aos cálculos de despesas de viagens, hospedagem, alimentação e outras coisas relacionadas com a ardua tarefa de viajar com o nosso dinheiro.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004