Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como o LILO e GRUB funcionam

Este é um artigo interessante pois trata de algo que qualquer usuário Linux precisa lidar, os gerenciadores do boot (LILO (LInux LOader) e o GNU GRUB (GRand Unified Boot loader)). Nessa máteria também foram analisados os prós e contras de cada um.” A nota foi enviada por Christian S. Ferreira (christian·linuxΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ananias
Lógica incorreta: Este é um artigo interessante pois trata de algo que qualquer usuário Linux precisa lidar

O artigo pode ser interessante. Gerenciadores de boot podem ser algo com que qualquer usuário precisa lidar. Entretanto, a segunda afirmação não justifica a primeira.

Sabonete é algo que todo mundo precisa lidar, e isso não significa que um artigo sobre sabonetes seja interessante.

O logicamente correto seria: Este é um artigo interessante e trata de algo que qualquer usuário Linux precisa lidar. Eu, entretanto, não consigo ver nada de interessante em gerenciadores de boot :)


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Eduardo Leandro
Sempre tive dificuldades com o Grub.: Eu acho que o LILO veio primeiro, pelo menos pra mim, então ja experimentei o grub algumas vezes, mas sempre tive dificuldades em administra-lo. É o caso de se estar "acostumado" a uma forma de trabalho.

Algumas distribuições de tinham o LILO no seu inicio, ja mudaram pra GRUB.

E fico chateado com algumas que não me dão a opção de escolha na instalação.

Abraços.
Comentário de ricarab
O Grub está mais famoso!: Realmente via que antes o Lilo era o mais usado pelas distros, justamente por ter boa documentação e ser mais simples de administrar! Hoje, porém, o Grub está tão bom quanto o Lilo, e vejo a maioria das distros o adotarem: SuSE, Fedora, Red Hat, Ubuntu e Debian, e as únicas que continuam utilizando o Lilo são Slackware e Mandriva, e todas essas distros permitem trocar o gerenciador de boot, ao gosto do freguês!

Pessoalmente, quando usava Slackware, gostava mais do Lilo, por ser um pouco mais simples, e realmente estar acostumado com ele! Depois que passei a utilizar outras distros me acostumei com o Grub, e estou bem satisfeito! Ele fornece algumas regalias a mais que o Lilo, porém a única coisa que fica devendo é a nomeação das partições, que foge dos padrões mais conhecidos!

Estamos realmente muito bem servidos de boot managers, e está por vir o Grub2 que irá melhorar ainda mais esse cenário! Maravilha!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de elektron
Lilo padrão LSB: Sempre preferi o lilo, mais ainda quando soube que ele era o gerenciador de boot recomendado pelo padrão LSB (Linux Standard Base).

No entanto, pesquisei brevemente no site antes de postar e não encontrei mais nada a respeito. Alguém sabe como está essa questão?

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de leleobhz
Err.. Eu acho o GRUB mais poderoso.: Eu não gosto da LSB (A começar pelo uso de pacotes RPM..)

Bom, o GRUB não precisa ser reinstalado a cada vez que voce modifica ele, se precisar ele tem uma linha de comando bastante interessante, e tem mais opções para usar ao inserir entradas. Isso me fez escolher o GRUB. Para quem achar complexo, grub-install, editar o /boot/grub/menu.lst, e morreu :]

Eu acho o GRUB mais poderoso e fico com ele
Comentário de Magno K
InitNG: Parece que os dias do Lilo e do Grub como gerenciadores padrão estão contados. O InitNG está superando todas as espectativas. Espero que logo esteja incluído no unstable do Debian:

http://initng.thinktux.net/index.php/Main_Page

---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Felipe Raposo
ah???: Ué... mas o InitNG faz a mesma coisa que Lilo e GRUB? Acho que esse InitNG é outra coisa.
Felipe Raposo

Comentário de Manoel Pinho
GRUB 2: Mas o desenvolvimento do GRUB também não está parado e o GRUB 2 está sendo desenvolvido quase do zero

http://www.gnu.org/software/grub/grub-2.en.html

e o initng, pelo que eu sei, não faz o papel de boot loader. Parece apenas substituir o init tradicional, primeiro processo a ser executado no linux.
Comentário de Douglas Augusto
> O logicamente correto seria: > O logicamente correto seria: Este é um artigo interessante e trata de algo que qualquer usuário Linux precisa lidar.

O que continua errado, afinal de contas nem todo usuário GNU/Linux precisa lidar com o gerenciamento de boot. ;)

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de eudasilva
Ok, ok o rapaz pode ter se co: Ok, ok o rapaz pode ter se confundido. Mas como falaram o initng nada tem em comum com o Lilo e Grub. Esse projeto aí tem por finalidade tornar o processo de boot mais rápido, sendo um substituto para o init tradicional. Inclusive foi noticiado aqui mesmo no BR-Linux.
Comentário de Roger de Almeida
Existe também o ELILO - EFI: Existe também o ELILO - EFI Linux Boot Loader. Ele basicamente pode iniciar um sistema a partir de uma File System, e o melhor, também atráves de rede (DHCP/ TFTP)

Página do ELILO

[]
Roger
Comentário de importa?
o que podia ser feito pra mel: o que podia ser feito pra melhorar estes é fazer com que vc consiga colocar dois linux que estão instalados em hd´s diferentes no boot loader tão fácil quanto se coloca dois ou mais windows.É incrivel mas até no mundo do soft livre o win consegue ser mais fácil de manipular.
Comentário de Roger de Almeida
Não entendi a sua argumenta: Não entendi a sua argumentação!!

Se o windows é mais fácil, então instale-o na 4ª partição primária do HD escaravo da IDE2 ou do SDA2 (Serial ATA 2) ou em outro computador.

Vamos ver se windows sozinho consegue dar partida.

[]
Roger
Comentário de Dirty Harry
Pesquise antes de escrever: Tá aí um comentário de quem nunca mexeu num bootloader qualquer. Uso o Grub e tenho 2 hd's, com Ubuntu e WinXP. Agora mesmo acabei de "compilar" um Gentoo inteirinho, bastou adicionar a entrada no menu.1st e voilá! Tudo pronto. Detalhe, o Ubuntu e o Gentoo ficaram em hd's separados. Estuda menino!
Comentário de manoel_lobo
Achei interessante o que o co: Achei interessante o que o colega Roger citou.

E por falar nisso, será que dá pra instalar o windows em uma partição lógica ?

Embora nunca tenha testado, creio que não.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004