Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo - QTParted - Particionador gráfico, simples e fácil

“Confesso que tive muitos problemas até descobrir o QTParted, programa gráfico para manipulação de partições. Este artigo é dedicado para usuários que não se dão muito bem com o fdisk e semelhantes. Dêem um olhada, não se arrependerão de conhecer essa poderosa ferramenta! ” A nota foi enviada por Matheus Lima (matheusslima?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eurico
Me desculpe, mas que artigo?: Me desculpe, mas que artigo? lá têm uma tradução do readme e nada mais, eu pensei que iria encontrar um artigo com dicas e coisas novas, mas é a mesma roda só que com calota diferente.

Me desculpe o autor, mas o "artigo" é muito fraco.

----
Campanha não reinvente a RODA!
Comentário de Paulo Zambon
QTParted: O QTParted foi, por um tempo, descontinuado. Após esse certo tempo, o pessoal do Arklinux decidiu continuá-lo, lançando a versão 0.45. No Kanotix 2005.4 ele está "de volta" na versão 0.45cvs. Esse particionador gráfico é excelente. Uma vez, na casa de um cliente, o mesmo só tinha uma partição Windows (C:) com todos os seus documentos lá dentro. Seu Windows tinha perdido o boot e o mesmo só tinha um drive combo. Como não queria remover o HD para fazer cópia, peguei um CD do Kurumin que tinha o QTParted 0.44 e dei o boot. Fiz um resize na partição (C: formatada em NTFS) e diminui de 40GB para 25 GB com total sucesso. Após isso fiz uma nova partição no espaço que "puxei" e a formatei em FAT32. Aí abri o Konqueror e copiei todos os seus documentos, programas e MP3 do C: para a nova partição (FAT32) que eu fiz. Formatei o C: instalando o Windows e logo depois o cliente estava satisfeito e eu com uns trocados a mais no bolso. Logo após o "feito" aconselhei-o a fazer um backup e isso foi feito. Ponto para o software livre!
Comentário de ricardomoc
Parted: Bom lembrar que o qtparted é um front-end gráfico para o parted: http://www.gnu.org/software/parted/parted.html. Além do mais, existe uma versão em gtk, o gparted: http://gpartded.sourceforge.net. Ambas interfaces são intuitivas e fáceis de utilizar. Quem tiver oportunidade, não deixem de conhecer.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de hamacker
o parted sem frontend nenhum: o parted sem frontend nenhum é complicado de ser usado, as chances de fazer uma ca*ada é muito grande. Dotar uma pessoa de conhecimento de cilindros, trilhas e setores é ofuscar por demais a capacidade dum software tão nobre.
Acho que 8 em 10 pessoas utilizam apenas para fazer resize. Apenas 2 vão querer criar partição e/ou formatar.

Se ele fosse semelhante à um partimage que mesmo em modo texto possui uma inteface semi-grafica para interagir, atingiria melhor o objetivo.

Uma pergunta aos colegas, alguem sabe porque particoes NTFS sempre deixam um pedaço sobrando ? Já usei os mais variados programas e parece impossivel usar 100% do disco sempre sobra um espaço. Já procurei uma explicação razoável e não encontrei nenhuma.


Comentário de Klaus
QTParted ".exe" ?: Acredito que se existisse um executável para windows ".exe" seria legal também, poderia ampliar seu uso.
Comentário de Paulo Zambon
Sobras...: Eu também já tive este problema. Se não me engano "sobram" em torno de 8 MB. É uma nova partição que é feita. O que eu faço é deletar a mesma e esticar a que ficou próxima dela. O QTParted dá para fazer isso, assim como outros softwares da mesma função.
Comentário de Manoel Pinho
.exe: .exe ? Para que se você pode dar boot em um livecd e rodar o qtparted por ele ? É prático, não precisa ser PhD e um processo crítico como redimensionar partições será feito de forma muito mais segura.

Já viu o Partition Magic ? Operações mais perigosas exigem reboots e operações na inicialização, antes de carregar completamente o windows para evitar besteiras.
Comentário de tijucas
Não achei muito dificil de u: Não achei muito dificil de usar. Redimensionei uma partição HFS+ tranquilo, sem perder dados. Só demorou um pouco mas acho que é culpa do HFS+ pois a algum tempo atras (bastante na verdade) redimensionei uma partição ext2 e foi tranquilo..
Comentário de hamacker
Isto mesmo, sempre sobram 8M.: Isto mesmo, sempre sobram 8M.
Comentário de hamacker
Ok. : Ok.
É até simples quando voce redimenciona sempre 100% ou começar a partir do inicio do bloco, mas experimenta algo mais avançado ?
As unidades solicitadas do cilindro que "começa em" e "onde termina" não são didáticas e é preciso calcular algo quando o que se quer é mover ou redimencionar algo que não seja 100%.

Não é que é complicado fazer isso, é que as chances de fazer mer** são bem maiores. Me diga porque não poderia ter uma orientação por menu/telas e tem de ser por um prompt ?

Se numa planilha onde vez ou outra voce come 1 digito, imagina num particionador, só que dessa vez sem CTRL+Z.
Comentário de nemesis
score?!: "Formatei o C: instalando o Windows e logo depois o cliente estava satisfeito ... Ponto para o software livre!"

perdi alguma coisa? SL marcou ponto pq com o kurumin vc foi capaz de reinstalar o Windows e ganhar um trocado?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de matheus lima
Obrigado pela cirtica Eurico: Obrigado pela cirtica Eurico mas eu nem toquei no readme, fique avontade para ler denovo e ver que nao é igual.
Comentário de David Junior
Bom que mencionaram o Gparted: Bom que mencionaram o Gparted tb, pois iria faze-lo.
So ia esclarecer que o desenvolvmento do Gparted esta sendo continuado pelos desenvolvedores do Ubuntu, boa noticia, ja que as front ends do parted (ambos QT e GTK) ainda não estão lá muito estaveis.
Comentário de Paulo Zambon
Perdeu sim..: Já que não sou capaz de mudar o mundo e fazer com que meu cliente use Linux, uso do Software Livre para meu trabalho ao invés de usar softwares proprietários pirateados, como poderia ter usado o Partition Magic. O gosto e a responsabilidade são do cliente, não meus! O fato de usar um software livre, no caso o Kurumin (poderia ser outro) e o QTParted já são significativos, porque o cliente acompanhou todo o processo e ficou impressionado com o que viu, até pediu uma cópia do Kurumin e eu a forneci gratuitamente, somente me cedeu o CD para gravar. Acho que isso responde sua pergunta quanto a pontuação! Não mencionei antes pois achei desnecessário e nem fazia parte do questionamento.
Comentário de nemesis
ok, foi pura trollice. mal d: ok, foi pura trollice. mal de família... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004