Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Serpro: ano da convergência com tecnologia livre

Li esta entrevista na ComputerWorld: "Disseminar as tecnologias livres nos órgãos públicos, em projetos de inclusão digital voltados à população e, sobretudo, nas ferramentas utilizadas para transmitir voz, dados e imagens. São sobre estes pilares que estão baseadas as ações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para os próximos meses. Quem afirma é o diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados, Sérgio Rosa, em entrevista exclusiva ao COMPUTERWORLD. O executivo faz um balanço sobre as iniciativas do órgão e apresenta suas impressões sobre projetos de inclusão digital que avançaram - ou não - em 2005. Perspectivas sobre a área de TI no governo neste ano eleitoral também estão em pauta, assim como uma dura crítica ao modelo de telecomunicações em vigor no País."” A nota foi enviada por Julio Nascimento (juliocabofrioΘpop·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Barroso
Incoerencia do Serpro: Tenho acompanhado as notícias sôbre o soft livre no Govêrno que tem o Serpro como um instrumento de implementação, mas me lembra muito os dicursos de campanha do Lula, que fala uma coisa e faz outra.Uma prova
disso foi o ultimo concurso público realizado pelo Serpro, pois o que menos foi abordado foi exatamente o soft livre.
Comentário de Anonymous
Não há incoerência: Os esforços para implantação de software livre pelo Serpro são muitos. Por favor, informe-se e não julgue ao contrário em virtude de poucos casos de lock-in dos clientes que utilizam soluções proprietárias legadas.
Comentário de talex
Res.: Não há incoerência: Sou contribuinte e não trabalho na SRF, pelo contrário, sou Contador e tenho de mexer diariamente com aqueles programas horrorosos da SRF como o Sicalc, DCTF, DIRF, Dacon, que parecem feitos em VB ou Delphi...

Há muito tempo ouço falar da utilização de software livre (leia-se não dependência da M$) pela Serpro e a SRF, mas até agora nada de versões destes programas que sejam non-Windows ou multiplataforma.

Até agora a única exceção que vi o DIRPF em Java, que ficou legal na minha opinião... O que você me diz a respeito?

Comentário de Overlord
Res.: Não há incoerência: "Até agora a única exceção que vi o DIRPF em Java, que ficou legal na minha opinião... O que você me diz a respeito?"

Bom, me metendo na conversa: isto não é culpa do SERPRO e sim da Receita Federal.

O SERPRO só faz o quê os clientes mandam. Ele pode sugerir opções (como muitas vezes o SL já foi sugerido) mas o cliente é que toma a decisão final.
Aliás, a Receita parece que tem ojeriza ao software livre! É uma coisa impressionante!

Quanto ao concurso, a pouca quantidade de questões relativas à software livre não tem vínculo algum à quantidade da utilização do mesmo no SERPRO.

<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>
Overlord @ PoA / RS - Brasil
Comentário de froger
Raalmente quem não tem a min: Raalmente quem não tem a minima intenção de uso do software livre é a receita federal...e como ela é o cliente o SERPRO só tem que obedecer... quanto ao concurso foi cobrado conhecimentos de gerencia de redes (cargo de tecnico) o que independia do software ser livre ou não...

Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br
"Eu só digo uma coisa: Eu não digo é nada. Depois não digam que eu não dis
Comentário de Ricardo Barroso
Não adianta querer tapar o sol com a peneira.: Mais uma vez as desculpas e a tentativa de mostrar o que não existe no Serpro. Sou Prof. Universitário e tentei a alguns anos fazer um treinamento no Serpro em LINUX junto com o CEFET e não houve o menor interesse.Tve problemas com HPOT da Receita que nunca funcionou aqui no TCE.
Comentário de Ricardo Barroso
Outra aberração: Gerenciamento de rede pode ou não ser proprietario, você pode ter uma rede utilizando só NETBEUI (M$), o que existe muito por ai, ou TCP/IP
onde o LINUX domina.
Comentário de Overlord
Bom, Ricardo, eu trabalho no: Bom, Ricardo, eu trabalho no SERPRO na Regional de Porto Alegre.

Mais especificamente na SUNSE/SEPAE/SEDSL (SUNSE = Superintendência de Serviços Especiais | SEPAE -> Porto Alegre | SEDSL = Setor de Desenvolvimento em Software Livre).

Existem vários projetos em desenvolvimento na minha área.
E como podes notar pelo nome dela, focados em SL.


"Mais uma vez as desculpas e a tentativa de mostrar o que não existe no Serpro. "

Ah, não precisaria dar desculpas nem nada deste tipo, já que não ganho nada com isto... só incomodações de um possível flame war.
Se achas que alguém está se desculpando ou encobrindo algo, sugiro que quando tiveres uma oportunidade de vir à Porto Alegre ou alguma outra regional e perguntes sobre os projetos do SERPRO na área de SL.

Ah, outras áreas da empresa usam muuuuuuuuuito SL.
Mais um exemplo: SUPTI, de tecnologia da informação.


"Sou Prof. Universitário e tentei a alguns anos fazer um treinamento no Serpro em LINUX junto com o CEFET e não houve o menor interesse."

Não sei porque não houve interesse.
Podem existir vários motivos para isto: um deles talvez seja orçamento.
Infelizmente, o orçamento de SERPRO é limitado e, por isto, muitas vezes, até os treinamentos para funcionários podem demorar.
Em vez de reclamar, podes tentar novamente!
Quem sabes não tem mais sorte?


<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>=<>
Overlord @ PoA / RS - Brasil
Comentário de Andre Moraes
Conhecimentos gerais: Ricardo,

Duas coisas importantes, na minha opinião:

- O concurso do SERPRO, que fiz no ano de 2004, cobrou muita coisa de gerenciamento de redes, protocolos de aplicação (HTTP, SMTP, etc), protocolos de redes (TCP/IP, NETBEUI, SNA). Acho que isso foi o correto: um profissional com conhecimentos básicos sólidos consegue aprender um novo produto com certa facilidade. O contrário nem sempre é verdade.

- O Linux é só um player novo no campo do TCP/IP, creio que o mais próximo da realidade é dizer "ou TCP/IP onde os BSD dominam" ;-)

Um abraço.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Fernanda G Weiden
Isso me parece incoerente :): A Microsoft e Serpro ( Serviço Federal de Processamento de Dados) convidam para a assinatura de termo de criação de Centro de Competência de Desenvolvimento de Código Seguro, que acontece na próxima quinta-feira, dia 05 de janeiro, na sede do Serpro.

A iniciativa contará também com o apoio da Universidade de Brasília e prevê a capacitação de 1,5 mil desenvolvedores em um ano e meio.

Agenda:

Local: SERPRO - Ed. Sede (SGAN Q 601, Módulo V) - Sala do Conselho - 3o. Andar

Data: 05 de janeiro de 2006

1 1:00h - Assinatura do Acordo de Cooperação para o Centro de Excelência em Código Seguro e o SCP - Security Cooperation Program.

1 1:30h - Coletiva de imprensa

Mais informações :

Empório Comunicação
Adriana Mendes
Tel: (61) 3425.1122
E-mail: adriana@emporio.inf.br
Comentário de Anonymous2
Antes de falar é bom conhecer...: Procurando a incoerência:

1. Trabalho no SERPRO, passei no concurso de 2004 e uso Linux 100% do tempo.
2. Minha estação é linux, autenticando em servidor Linux.
3. Hoje, podemos dizer que 90% dos trabalhos internos são voltados pensando na transição proprietário -> software livre.
4. Com relação a outros Orgãos: a decisão de migrar é do cliente, mas o SERPRO tem influenciado bastante em suas decisões e o resultado está aparecendo - diversos Orgãos migrando ou com planos de migração !!!

Ainda digo mais, o SERPRO fala pouco e faz MUITO.

Então, Ricardo, podemos dizer que a incoerência é sua. Procure propagandas enganosas da M$ para criticar !!!

Acho que contra fatos... :)
Comentário de Andre Moraes
Nem tanto...: Fernanda,

Como já foi dito aí em cima, o SERPRO depende dos seus clientes para sobreviver, e parte destes clientes ainda usa infra-estrutura da Microsoft e por conta disso ainda investe em ferramentas proprietárias, e, em alguns casos, em treinamentos para ferramentas Microsoft, para atender à Receita Federal, por exemplo.

Seria irreal desprezar uma parte significante do orçamento da empresa, o mesmo orçamento que permite que a empresa invista em diversas ações em SL (inclusive as internas, que não representam retorno financeiro), e chegue ao ponto de influenciar alguns clientes que já estão mudando para SL, apoiados no conhecimento adquirido pelo SERPRO.

Abraços,

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Anonymous2
Não precisa dizer mais nada: Fernanda,

Estava para responder, mas Andre disse tudo !!!

O SERPRO não usa somente software livre, mas a maioria de suas ações são voltadas para isto.

As notícias que você tem lido falam de ações para SL. Já viu alguma dizendo que o SERPRO não usa Windows ?

Então onde está a incoerência, senão na sua nota ?
Comentário de Manoel Pinho
Hilário: Eu entendo o lado do Serpro em ter que lidar com as tecnologias proprietárias da M$ por causa de clientes mal informados.

O hilário é ver a M$ ensinando a desenvolver código SEGURO... Será que eles não vão usar linux e outros softwares livres no curso ? :-)
Comentário de Ananias
Se fosse uma criança...: ... até entenderia.

Será que até hoje você não aprendeu que o que faz um software ser seguro não é o sistema operacional em que ele roda, ou em que linguagem ele é feito, e sim a qualidade do desenvolvedor?

Compare, por exemplo, o Apache para Windows e o Apache para Linux. Um é tão seguro quanto o outro...

Não pode ser tão difícil entender... se bem que espero de tudo de alguém que escreve M$...


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Manoel Pinho
M$: Mas quem disse que eu falei que um software vira inseguro só por rodar no windows ? Você é que entendeu mal e está querendo trollar.

A Microsoft nunca foi referência de segurança em nenhum software que fez e tanto é verdade que eles mesmos estão caindo na real e até pagaram cursos de como escrever software de modo seguro para todos os seus desenvolvedores na matriz recentemente. No caso da notícia citada especificamente, aposto que quem vai ensinar mesmo é o pessoal da UnB e a Microsoft apenas vai entrar com a grana e assim tentar melhorar a imagem de insegurança que as pessoas têm da empresa.

E M$ é um modo pejorativo sim de se referir a uma empresa monopolista e que abusa do seu poder econômico no mercado de informática. Vai defender o "Sir" William Gates III agora ? Ele conseguiu até comprar título de nobreza com o seu dinheiro e só falta agora comprar umas indulgências com medo de ir para o inferno :-)

http://www.cacp.org.br/igrejacatolicaeasindulgencias.htm
Comentário de Ananias
Igreja: Manoel,

historicamente, quem sempre esteve do lado da Igreja Católica foi o Exército...

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Manoel Pinho
Mas felizmente o Estado agora: Mas felizmente o Estado agora é laico e eu sou xiita

http://mpinho.cjb.net/pinho.jpg

(brincadeira, na verdade sou agnóstico) :-)

Só falei das indulgências por bricadeira mas eu acho que ele deve estar preocupado com sua imagem (e seu Imposto de Renda) porque a sua Fundação Melinda Gates doou uma bolada para o combate à AIDS. É um modo moderno de comprar indulgências :-)
Comentário de Ananias
Imposto de Renda: Você sabe que falar sobre Imposto de Renda, nesse caso, não faz o menor sentido, não sabe?

É verdade, ao doar, o BG diminui o imposto de renda dele. Entretanto, essa redução é menor do que o valor doado. No fim das contas, ele paga o "resto" do imposto e o valor doado, que é maior que a parte cancelada do imposto, o que, ao total, dá mais do que ele pagaria se não doasse.

Voltando à Igreja, acho curioso você criticar as práticas monopolistas da Microsft, enquanto o Exército é grudado à Igreja Católica, essa sim Monopolista. (com M maiúsculo) e abusiva de todos os poderes possíveis.

Quanto ao Estado Laico, você já olhou as notas de Real? Já viu um "Deus seja louvado" ali no canto? Isso é o seu Estado Laico?

Por fim, esse hype de agnóstico já encheu. Fala logo que é ateu, e estamos resolvidos :)


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Fernanda G Weiden
Treinar 1500 é um tanto sim....: O problema não é usar ou continuar suportando os clientes, o problema é treinar (ou envenenar) 1500 desenvolvedores com tecnologias Microsoft.
Tenho consciência de que empresas grandes como Serpro, a IBM (onde eu trabalhei por um ano,e não tive que fazer treinamento Microsoft porque a IBM ainda tem contratos com a Microsoft), e outras, ainda tem um legado de soluções proprietárias para tocar, mas isso não justifica "treinar" 1500 pessoas nessa tecnologia. O discurso tem que ser coerente com a prática, e participar de programas de capacitação em produtos Microsoft de pessoas de dentro e fora da empresa pra mim não é cuidar de um legado, e sim fazer com que ele continue se proliferando.
Uma coisa é você ser usuário de drogas, outra é ser traficante, como diria Sergio Amadeu :)
Comentário de João Victor
Não é bem assim: Fernanda, vc trabalhou em uma empresa grande (IBM), e deve(ria) saber que a "incoerência" eventualmente faz parte das empresas grandes. É como tentar colocar uma orquestra gigantesca e espalhada pelo Brasil pra tocar em sintonia perfeita -- não é bem assim que a banda toca. E vc sabe disso porque a própria IBM é assim também -- hora é pró SL, hora lucra absurdos com licensa de software, patentes, etc --, incoerente.

E dizer q vc nunca foi treinada em produtos MS realmente não é um exemplo válido. Isto é, todo mundo na IBM sabe que vc não tem interesse em trabalhar com produtos MS; portanto, a IBM logicamente vai dar preferencia a quem *quer* trabalhar com esses produtos. A mesma coisa no Serpro.

E mais, concordo totalmente com o colega que disse que o Serpro "fala pouco e faz muito".

Ah, e mais uma coisa: pro colega que citou o IRPF como único programa da Receita/Serpro que roda em Linux... tem também o ITR, e em breve terá o Carnê-Leão.
Comentário de hamacker
Aquela coisa do http://cmt.ca: Aquela coisa do http://cmt.caixa.gov.br/ que só roda em Internet Explorer com o msjava instalado (isso mesmo, apenas o java da microsoft que nem existe mais) forao voces os responsáveis ?

Só para saber.
Gastaram tanto para usar uma tecnologia proprietária que ficou obsoleta e os usuarios tem de fazer tripas-coração para faze-lo funcionar mesmo no IE.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004