Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Finalmente aberto o desenvolvimento do XGL

Após uma série de críticas públicas sobre a forma da Novell desenvolver o XGL (uma arquitetura servidor do X.org que roda sobre OpenGL), seu código finalmente viu a luz do dia. Diversos desenvolvedores vinham criticando ferozmente a forma como a Novell mexia nessa parte do X.org, pois o trabalho que muitos estavam fazendo abertamente era na verdade perda de tempo, pois desenvolvedores internos dela faziam todo o trabalho real mas escondiam de todos... até agora.


 

Aaron Seigo do KDE, Zack Russin (idem e que trabalhou também em partes do X.org como o EXA) e outros desenvolvedores do Freedesktop.org publicaram recentes notas sobre tudo isso e aparentemente a Novell perdeu a queda de braço. David Reveman, que está por trás do XGL desde sempre, enviou o último recado... pedindo que o novo código seja incluído no CVS do Freedesktop e posteriormente no X.org. Antes tarde do que nunca :-)”
A nota foi enviada por caio1982 (caio1982Θgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Passante Curioso
Falando assim faz parecer que: Falando assim faz parecer que a Novell seqüestrou o XGL, quando na verdade ela tirou o projeto do esquecimento pq pelo que se falava por aí o bicho tava era parado. Era quase unanimidade nos fórums da vida que a iniciativa da Novell era louvável e todos estavam empolgados com as possibilidades. Não que eu esteja dizendo que aberto não é bom, só queria saber onde estavam os reclamões quando os urubus já começavam a voar ao redor do XGL.
Comentário de caio1982
Mais ou menos, AFAIK: Até onde eu li e fiquei sabendo, rolou fork do XGL por causa disso, e duas equipes passaram a existir: uma fechada trabalhando na Novell e um pessoal fazendo commit/desenvolvendo abertamente, com bem menos gás.

Não foi sequestro, foi mais como falaram no OSnews em algum momento: "fecharam pra depois vir e mostrar de uma vez, pra dizer que foram eles que vieram salvar o XGL do esquecimento". Funcionaria (como já funcionou e até funciona hoje em empresas que simplesmente aparecem com algo pronto e novo), mas seria muito, muito feio. Crianças levadas não ganham presentes do bom velhinho.

Pense no seguinte: poderiam até fazer mágica tendo o desenvolvimento fechado. Mas as pessoas querem mexer no XGL, querem usá-lo, então pessoas perderiam tempo (de certa forma) tentando implementá-lo abertamente, pra aí a Novell aparecer e foder todo mundo, sendo que se fosse tudo feito de forma aberta... bom...
Comentário de alan torres df
pô, mas precisava botar logo: pô, mas precisava botar logo uma foto com esse recurso 100% chupado do osx??
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004