Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KDE 4 poderá ter camada de compatibilidade para 'widgets' do OSX

Segundo esta nota do KDE Developer Journals, o futuro KDE 4 pode estar próximo de ter compatibilidade com widgets do dashboard do MacOSX. O principal pré-requisito (o elemento Canvas) já está em fase adiantada da sua implementação no KHTML, e o plano é oferecer compatibilidade integral.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alexandre_Martins
Que venham mais: Que venham mais contribuições, afinal era o que (alguns) esperávamos a partir da migração do MAC_OS para um sistema "unix based" na versão X.

Até acho que demorou. E ainda são tímidas as contribuições, pelo menos as de que tenho notícias. Sei que a Apple sim se beneficiou dos códigos do Konqueror para seu navegador (creio que o Safari).

Abraços.


Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de ricardomoc
: E o que isso irá melhorar em termo de usabilidade no KDE? Desculpem a pergunta, mas não entendi mesmo...

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Willian
GNOME: O KDE é um ótimo desktop, muito completo e de interface amigável.
Porém tenho me surpreendido com o GNOME do Ubuntu 5.10.

Instalei o Kubuntu 5.10 (Ubuntu que utiliza o KDE como padrão) e não achei gostei do KDE que venho junto, daí voltei para o GNOME.
Vai ver foi a simplecidade do GNOME que me agradou no Ubuntu, fazendo com que eu deixasse o Slackware para ficar com o Ubuntu.

Mas mesmo assim continuo gostando do KDE, porém não no Kubuntu.

:o)
Abraços,
Comentário de Hugo
Apple?: Acho que você entendeu errado a notícia, pelo menos até onde eu sei isso não é contribuição da Apple, quem esta fazendo isso é o Zack Russin.

A Apple só começou a contribuir com a equipe do KHTML depois de muita reclamação por parte do pessoal do KDE... e suas contribuições ajudam mas não fazem milagre, visto que o código do Safari é muito dependente da API gráfica do Mac OS que esqueci o nome.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de
Re: Dã: Acredito que a notícia e o link não afirmam que a inclusão de uma camada de compatibilidade com os Widgets do OSX irá melhorar alguma coisa em termos de usabilidade.

Mas se considerarmos o conceito mais amplo de usabilidade (aquele que leva em conta a utilidade, ou os recursos de um produto, sem se restringir à interface com o usuário), a incorporação de uma gama de aplicativos já disponíveis e (em muitos casos) ativamente mantidos pode acrescentar bastante à usabilidade da plataforma, especialmente para aqueles usuários que têm demanda por algum deles e ainda não a vêem suprida por aplicativos hoje disponíveis.

Acredito que mesmo se ficarmos no conceito mais restrito (e mais comum, acredito) de usabilidade, algumas widgets hoje existentes, como o iSpeak, podem acrescentar.
Comentário de ricarab
Tive a mesma impressão!: Sou um migrante do KDE adotando o Gnome! Adoro o KDE, porém, para mim a melhor distro para quem gosta do KDE ainda é o SuSE.

Aos amantes do Gnome, o Ubuntu não deixa a desejar! Porém faço uma ressalva: para mim, a distro com Gnome mais bonito é o Fedora, principalmente pelos ícones e temas de boot e login gráfico da distro, ainda assim, o Gnome que mais provê usabilidade e facilidade é o do Ubuntu!

Falando de Ubuntu: gostaria muito que essa distro tivesse um tema um pouco mais profissional! Não é questão completamente de subjetividade, pois percebam, as grandes distros como Fedora/RedHat, SuSE e Mandriva possuem temas desde de os mais sérios até os mais voltados para o usuário doméstico com cores fortes e vivas, porém, ainda muito sóbrios! Eu realmente gosto do estilo do tema, bastante limpo, porém a cor marrom, convenhamos, não é usada em muitos desktops!

O Ubuntu já possui temas de ícones bonitos como o Human, porém, não vem por padrão, além do fato da área de trabalho vir completamente limpa, sem nenhum ícone! Em uma distro voltada para o usuário doméstico, a beleza e a facilidade falam muito!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de hamacker
No que um StringList, Checkbo: No que um StringList, Checkbox, Progress Bar, .... parecido com o do sistema Apple ajuda ?

Será que é uma tentativa de rivalizar com o Vista ?

Se até lá não derem uma melhora no X.org, esqueçe, vai ser eyecandy para um sistema gráfico que sofre de diabetes. O melhor do Apple está no conjunto, uma Api grafica sob um hardware potente.
Comentário de nemesis
mais tranqueira: mais widgets, mais iconezinhos saltitantes supérfluos, mais checkboxes com opções redundantes, mais bloat -> menos performance

claro, maníacos por configuração e futilidades dispendiosas terão um orgasmo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Koolosh
Kubuntu: Engraçado, conversando com o Hélio Castro em um evento que ocorreu a uns meses na UNIRIO (RJ), ele comentava que não gostava do KDE que acompanhava a grande maioria das distribuições, mas elogiou o que vem no Kubuntu, dizendo que era feito por gente que realmente lidava com KDE.

Nunca usei o Kubuntu mas sempre tive a impressão que lá estava a melhor adapatação de um KDE a uma distribuição GNU/Linux.
Comentário de Gnome_USER
Alguem ainda usa kde?: KDE ?
Fala serio.

Usem algo que preste.
Aquele bagulho pesado e parecido com aquele outro SO.
Comentário de Hugo
Não entendi o termo "tema pr: Não entendi o termo "tema profissional" que você citou, a princípio parecia se tratar de um tema completo e bem feito.... mas pela sua descrição parece ser um tema "não-colorido", mais discreto.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de ricardomoc
Eu: Eu... uso Gnome às vezes. Windowmaker, Icewm também.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Hugo
Pelo visto você assim como e: Pelo visto você assim como eu não sabe o que é o dashboard do Mac. Pelo meu entendimento é algo como o superkaramba, se eu estiver errado alguém me corrija.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de ricardomoc
Tem gente que gosta...: Se tem gente que gosta, tem máquina suficiente para rodar, qual o problema? Se minha máquina guentasse, eu também usaria...=(

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de AntiGerme
Viva ao KDE: Gosto muito do KDE e tudo que venha adicionar mais recursos (mesmo os que adoram hardware potente) são bem vindas. Uso o KDE desde sua primeira versão e a cada dia me surpreendo mais com as novas funcionalidades.

Não estou para entrar no merito de qual o melhor GNOME/KDE/XFCE/WindowMaker/FlushBox e muitos outros que não me recordo no momento.

Só em termos muitos gerenciadores para os mais diversos requisitos, diferente dos nossos colegas do "código fechado", me faz apoiar ainda mais qualquer contribuição ao SL.
Comentário de ricarab
Eu explico!: Um tema profissional para mim é que aquele que "anda dentro dos padrões"! Não é necessariamente verdade, mas não há como negar que os temas das distros SuSE, Fedora e Mandriva e o própio Windows tem algo em comum! Todos eles são baseados na cor azul, forte ou clara, indo do tema mais chamativo, ao mais limpo e polido.

Há quem diga: isso é completamente subjetivo! A resposta está logo acima! Sim é subjetivo, porém, não completamente, pois se fosse, os temas das distros não teriam absolutamente nada em comum!

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de nemesis
nenhum: "qual o problema?"

nenhum. como eu disse, pessoal que adora superficialidades e irrelevâncias terão um orgasmo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Gnome_USER
Funcionalidades?: Que funcionalidades?

As unicas funcionalidades que eu conheco dele sao firulas. Coisas pra deixar o *desktop mais bonitinho*

Notable Changes:
SuperKaramba is included in KDE, providing well-integrated and easy-to-install widgets for the user's desktop

Que mudanca notavel ne'?

Konqueror can also now free web pages from adverts with its ad-block feature

So pelas mudancas notaveis voce ja tira uma ideia.

Pra mim kde e' desktop pra designer.
Comentário de hamacker
O colega deve estar se referi: O colega deve estar se referindo a um tema mais sóbrio(=sério), cores leves e suaves com 256 cores ao estilo debian pós-instalação. Eu acho que só pode ser isso.

Para mim (nao sei para os demais) quanto mais belo e colorido for o tema, mais enjoo dele voce acaba tendo. Eu experimentava temas lindos no Redhat, mas depois de um tempo eu ficava cansado e voltava ao BlueCurve, o mesmo para KDE e o tema Cristal.
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Como assim?: Como assim? Bloquear Pop-up não é importante? Vc gosta deles?
Eu acho até que demorou para chegar no konqueror.

E com o karamba, podemos colocar vários aplicativos no desktop.

E pra que servem aplicativos? Para acrescentar funcionalidade!! Ohh!! que conclusão genial... Então o Karamba acrescenta funcionalidade pelo fato de estar mais integrado.

Não quero começar uma flame, mas acho que seu conceito de funcionalidade no desktop está equivocado.

Também não tenho nada contra o Gnome ou o XFCE, WindowMaker, enlightenment, etc.

Comentário de Manoel Pinho
Gnome x KDE: Essa piada do Morimoto cai bem aqui

Gnome x KDE (piada)
Comentário de Xico
Eu sempre chamei isso de "Eye: Eu sempre chamei isso de "Eye Candy"...

O linux não vai pra frente no desktop, em grande parte, porque os usuários mais antigos pensam que todo mundo tem que gostar de telas pretas com letras brancas...

Viva a evolução de computadores, que trouxe Eye Candy e deixou o visual do computador agradável ao ser-humano, tornando-o assim, muito mais produtivo e menos cansativo.. \o/

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de maiconfaria
gnome é um espetaculo!?: o gnome é muito simples mesmo ! mas gostaria de saber o que ele faz com minha memoria!
Viva o kde!
os velhotes caducos que fiquem com o gnome mesmo hehehe
Comentário de maiconfaria
kubuntu: eu experimentei o kubuntu, tb naum gostei muito instavel ainda ! o kde deles esta cheio de bugs!
eu gosto mesmo é do kde3.3 do debian que vem redondinho!

Comentário de dondalski
hehehe: assim como muitos ranzinzas terão um infarto.
Comentário de Bruno Gonçalves
Kubuntu: Eu gosto muito do KDE, mas das distribuições que já testei a que achei o KDE pior foi o Kubuntu e o melhor Gnome o do Ubuntu
Comentário de Kid-X não logado
Qual KDE nunca causou DoS?: Quem tem um KDE que nunca causou Denial of Service (travamento), levanta a mão!

Assim como o Windows, a única solução que eu sei para não deixar o KDE travar é não usando...

PS: Não uso o GNOME, uso os Window Managers mais leves como Fluxbox, XFCE, TWM e WindowMaker. São simples mas pelo menos são estáveis.
Comentário de Hugo do Prado
A equipe que desenvolve o KDE: A equipe que desenvolve o KDE nada pode fazer se em alguns casos, ou por culpa do usuário, ou da distribuição, o kde acaba sendo instalado de forma a ficar instavel..... eu nunca tive problemas com ele. É mesmo pesadão, mas os benefícios e atrativos gráficos que ele trás só vem a ajudar o linux a conquistar cada vez mais usuários, até pq cada um escolhe a interface q mais lhe agrada, e o KDE é a que seguiu esse caminho. Se ele fosse simples como o Gnome, não seria muito diferente e talvez não trouxesse tanto avanço por seguir uma linha diferente
Comentário de Manoel Pinho
KDE travando ?!: KDE travando o computador ? Nunca vi isso não... O máximo que se pode ver por causa de bugs são aquelas janelas para relato de erros à equipe do KDE ou no máximo core dumps.

Se o seu computador trava muito ou é problema com a configuração do X ou com o hardware. O que pode acontecer também é você ter um hardware muito antigo ou com pouca RAM e ter a sensação de que o sistema não está respondendo por causa do swap excessivo e lento.

Comparar com windows é dose...

Comentário de Manoel Pinho
Why KDE rules: Olhem só essa opinião aqui que saiu na imprensa

WHY KDE RULES
http://www.terra.es/personal/diegocg/kde/index.html

versão do texto em espanhol
http://www.terra.es/personal/diegocg/kde/index.es.html
Comentário de ricardomoc
Poucas vezes: Das poucas vezes que vi o meu micro travar com interface gráfica foi com o Gnome. Mas isso quando ele estava em estágio pré alfa beta gama, sei lá o quê. Para simplificar, foi antes da versão 1.0, acho. Já o KDE nunca travou comigo. Pelo menos não que me recorde. Agora o Gnome tem uma coisa que me chamou a atenção: mudança do tema dos ícones à quente, ou seja, sem necessidade de reiniciar o gerenciador de desktop. Bem que o pessoal do KDE podia fazer isso, né?

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de zezosc
Funcionalidades: Caro Gnome_User,

Se você acha que as funcionalidades do KDE são firulas, o problema é seu. Além de deixaram o desktop mais bonitinho (e que bom, porque aquela aparência anêmica e pálida do gnome me assusta), entretanto, com os widgets é possível acrescentar várias funções úteis ao seu desktop, para que seja uma área de trabalho realmente.

Ainda, acho importante tentar definir funcionalidade, que pra mim está ligado diretamente à manualidade, o estar-à-mão; ou se preferir, pode ser usado um termo mais popular: "mão na roda".

Eu ainda sou usuário Windows, mas estou migrando para GNU/Linux, em breve (é o meu projeto de vida para esse ano). No ambiente windows, já é possível acrescentar essas "firulas", que tem algumas funções como dicionário, tradutor, calendário, monitoramento do micro etc.

Se você prefere a simplicidade (falta de funcionalidade) do Gnome, permita que aqueles que gostam de firula e deixar o desktop bonitinho tenham essa possibilidade.
Comentário de lmveloso
Aqua!: Aqua!
Comentário de Djames
Travar o KDE: Como já foi citado, para travar o KDE basta exagerar nos recursos. No SUSE, não tive um travamento sequer nos últimos 10 ou 12 meses, porém, não uso o recurso de "Comportamento da Janela", no menu "Área de trabalho" do Kcontrol. A mensagem que dá antes de habilitar o recurso:
"O Suporte de transparência é novo e pode causar travemntos..."
Esse efeito é fabuloso, mas gasta bastante CPU pra nada, além de tornar a interface instável.
Comentário de dondalski
Qual KDE nunca causou DoS?: Bem... uso o KDE a muitos anos e raramente tive problemas com travamentos, as poucas vezes foram com versões beta.

Agora, você que teve tantos problemas, chegou a reportá-los aos desenvolvedores ? isso ajuda muito na hora de resolve-los...
Comentário de Ednei Pacheco
É graças à estes seus conc: É graças à estes seus conceitos que o GNOME está BEM ATRÁS do KDE. Até concordo que, num ambiente de trabalho, deveremos adotar um WM "menos poluído". Mas para quem quer brincar em casa, o KDE é a opção! &:-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Dark Nemesis
GNOME:
Eu acho o GNOME mais simpático. Sem contar que é (bem) mais rápido na minha máquina.

Já portaram o Clearlooks para KDE? Quando eu usava KDE, as skins eram feias, principalmente aquela das bolhas...

Comentário de spook
tem sim...: Klearlook: http://www.kde-look.org/content/show.php?content=31717
Comentário de spook
ícones? não seria mouse?: Você quis dizer temas do mouse não? Os temas de ícones no KDE são mudados sem precisar reiniciá-lo, ao contrário dos temas do mouse...
Comentário de spook
Tradução para português seria uma boa: Alguém se habilita?
Comentário de Dark Nemesis
Bakana!:
Bakana, spook! Não tão legal quanto o original, mas já é começo =]

Mas voce não deveria ser spooky?
Comentário de eumesmo
Em relação a temas o que ma: Em relação a temas o que mais gostei foi o do Conectiva 10, achei bastante sóbrio
Comentário de Gnome_USER
Para zezosc e demais usuarios KDE: >>Caro Gnome_User,
Ola' zezosc

>>Se você acha que as funcionalidades do KDE são firulas, o problema é seu.

Claro. estou expressando minha opiniao.

>>Além de deixaram o desktop mais bonitinho (e que bom, porque aquela aparência anêmica e pálida do gnome me assusta), entretanto,
>>com os widgets é possível acrescentar várias funções úteis ao seu desktop,
>>para que seja uma área de trabalho realmente.

Aparencia palida e anemica? Hm. Voce ja usou Gnome amigo? Voce pode baixar temas tambem para deixar o desktop do seu gosto.
Se quiser tenho otimos sites com temas, me da um toque que te passo uma lista.


>>Ainda, acho importante tentar definir funcionalidade, que pra mim está ligado diretamente à manualidade,
>>o estar-à-mão; ou se preferir, pode ser usado um termo mais popular: "mão na roda".

Sim. mao na roda pra mim eh o bloqueador de popup que vem no Firefox. Ou o sistema de menus do Gnome, mao na roda eh eu gravar um cd
com um clique no mouse no file manager, ate mesmo acessar compartilhamentos NFS/Samba/SSH/HTTP com apenas alguns cliques.


>>Eu ainda sou usuário Windows, mas estou migrando para GNU/Linux,
>>em breve (é o meu projeto de vida para esse ano). No ambiente windows,
>>já é possível acrescentar essas "firulas", que tem algumas funções como dicionário, tradutor, calendário, monitoramento do micro etc.
Parabens, boa migracao.
Errr, vc ja usou gnome? Voce pode adicionar isto tambem se quiser. Muito simples.

>>Se você prefere a simplicidade (falta de funcionalidade) do Gnome, permita que aqueles que gostam de firula e deixar o desktop bonitinho tenham essa possibilidade.
Agora voce falou besteira. Desde quando simplicidade quer dizer falta de funcionalidade? Olha use um pouco gnome e RTFM antes de falar abobrinhas ta?

Boa leitura
http://www.gnome.org/learn/users-guide/2.10/
http://www.gnome.org/learn/intro/2.2/
Comentário de Job
OFF Topic, : OFF Topic,

Sei que a frase sua de assinatura seria como uma piada, mas na verdade não o é.
O "Hoje somos poucos!", não é uma contradição com a humildade, e sim com a modéstia.
Humildade é ser capaz de reconhecer que esta sempre precisando das outras pessoas, que não se sabe tudo e ser capaz de pedir ajuda.
O ser antagônico é o orgulho.

Já para a modéstia o antagonico é a arrogância (metido no popular).

Infelizmente a sociedade confunde tais valores e dá muito valor na modéstia. Sendo que a humildade é o valor fundamental para o crescimento, pois é através dela que buscamos ajuda. E muitas vezes o que se expõe com extrema modéstia, esconde por vezes um grande orgulho, que o impede de pedir ajuda ou mesmo valorizar os outros.

:)







Comentário de Roger de Almeida
KDE x GNOME, A Eterna Briga: A não ser que apareça uma outra GUI, vamos ter que ler as inflamados defesas dos KDE / GNOME. É uma briga de foice no escuro.

Eu iniciei (98) a minha vida gráfica no linux, usando o WM. Depois passei a usar o FW, KDE, GNOME, blackbox e icewm. Bom...... Atualmente, uso mais o KDE. Cada um na sua.

O maior problema do GNOME na época (99), eram aquelas janelas que vazavam a resolução da tela. Algumas vazavam tanto, que iam daqui até no Sadam Rusein. Seguindo a mesma linha, o KDE também tinha essas falhas mas para o usuário, mas não eram tantas e o ambiente era mais bem trabalhado e as atualizações, mais constantes.

Acho que, enquanto o KDE se atualizava sempre: mais robusto, mais funcionalidades, mais integração; o GNOME ia a passos de tartaruga. Além disso, era terrível instalar uma nova versão do GNOME, ao passo que no repositório do KDE, encontravam-se os pacotes "mamão com açucar".

Todavia, o GNOME sempre chama a atenção. É um páreo duro para o KDE. Acho que essa disputa é saudável, e faz com que os projetos ganhem motivação. A reboque vem a legião de fãs, defensores, melhor, gladiadores dispostos a lutar e decepar a cabeça daqueles que defendem KDE. O contrário é verdadeiro, mas quem defende o GNOME é mais apaixonado.

Ainda bem que podemos escolher o que defender. Basta ler a letra da música Ideologia do Cazuza.

Diante disso, vou dar um uma opinião sobre o GNOME/KDE.
GNOME:
. Muito bom
. Leve, mas as vezes traiçoeiro
. Todas as vezes que eu uso, me dá uma impressão que falta alguma coisa. Parece inacabado!!!
. Poucas inovações entre uma versão e outra
. Quem vem do Windows, acha muito estranho uma barra em cima e outra embaixo. Se perde!

KDE:
. Excelente
. Pesado, mas bem configurado, fica leve sem perder o brilho
. Sua aparência é de um sistema completo e bem acabado
. Maior número de inovações entre uma versão e outra
. Quem vem do windows, aplicativos com mais facilidade. Porém isso depende da distro.


[]
Roger
Comentário de Slack_Boy
\o/eu e mais 99,99999999%: \o/

eu e mais 99,99999999% dos seres vivos!
Comentário de Bruno Laturner
Nada a ver com o artigo, mas também vou falar do KDE.: Também estou no mesmo barco, mas mesmo com pouco tempo de Linux já passei pelo blackbox, fluxbox, icewm, enlightenment, até mesmo pelo estranhíssimo Ion. Também passei pelos ambientes desktop mais completos, XFCE4, GNOME e agora KDE.

Adoro simplicidade, mas acima disso gosto de funcionalidade, e sempre que eu tentava cada um desses eu voltava pro GNOME.
E do KDE eu achava que era muito frufru pra pouca coisa, e nunca mais passei por ele em meses.

Mas há uma semana atrás joguei tudo pro alto, minha paciência com o GNOME já tinha estourado; A maior funcionalidade que vi nele mais de uma ano foram os thumbnails automáticos e poder setar um aplicativo pra rodar um arquivo só pelo menu de propriedades.
Falta de funcionalidade extrema era não ter algo oficial pra controlar a área de trabalho, já perdi muitas cópias nessa braincadeira.
E além dele estar excessivamente lento pra executar tantas coisas simples... bem aproveitei e fui testar outra distro também, depois de anos de Gentoo.

Slackware 10.2 + KDE 3.4. Tá leve, tá rápido, tá funcional, tá lindo, amaroK é um show, praticamente tudo pode ser colocado na bandeja... Tudo muito diferente do que pensava há muito tempo atrás; Que Evolução!

Só com uma semana de uso não dá pra fazer muita comparação, talvez eu encontre os podres dele pelo caminho e me canse. Mas tudo funciona... enfim, tão bem e tão integrado que não sei como vou me cansar.

Sinceramente, ele é muito mais leve que muitos pensam. Ou será essa uma mágica do Slackware?

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Já se perguntou cadê o gerenciador de pacotes? Como configurar os serviços? Onde está tudo? Vai demorar um tempão pra aprender tudo novamente, não é?
O Distro's Book é uma série de documentos no estilo wiki em português para ser o seu mapa na transição para esse velho mundo novo. Ajude você também!
Comentário de MnB Linuxer
não acredito em gnomos.: Ótima notícia.. o KDE realmente está evoluindo e muito.(ao contrário do gnome que sempre fica a mesma &$##@)
Comentário de Dark Nemesis
não acredito em dragões:
Isso até parece o sujo falando do mal-lavado :P

O GNOME evolui aos poucos, implementando as coisas importantes, sem bloatware.

Eu prefiro assim. Daqui a 10 anos, o código do GNOME ainda será gerenciável.

O KDE é mais favela - empacota um monte de coisas e manda em cima de todo mundo. O código já está monstruoso. Um dia ele vai ficar cheio de valas negras =]

Comentário de guerreiro
slackware: Isto é uma mágica do Slackware, pois já usei várias distros com o kde 3.4.X e a única que achei rápida e leve foi com o Slackware.

Charles
Linux 4ever!
Comentário de Dark Nemesis
Firulas?:
> No ambiente windows, já é possível acrescentar essas "firulas", que tem algumas funções como dicionário, tradutor, calendário, monitoramento do micro etc.

O GNOME tem tudo isso.

Comentário de Grobsch
Usem XFCE: O pessoal começou o ano animado, ataques para todos os lados...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Lavra
Estranho...: Nossa, que estranho, eu já usei várias distros e hoje uso o Kubuntu, acho o KDE que acompanha o Kubuntu perfeito, nunca tive problemas.
Rápido, bonito e bastante estável.

[]´s

Lavra

Comentário de Willie
XFCE pode se tornar boa opção: Sou usuário do KDE desde que nasci no mundo Linux, no entanto, já experimentei uma porrada de wm pra ver no que virarava.

No final das contas acabei optando pelo KDE mesmo pela quantidade de inovações que são incluídas a cada versão. Penso nisto como um bem. Tipo, se computador tem recurso disponível por que não utilizar. KDE tem em termos de utilitários e "frufrus" recursos valiosos para quem se interesse a utilizá-los mas isso não quer dizer que quem use KDE seja obrigado a usar.

Já fiz configurações pra consumir poucos recursos e fica levinho sim! Mas também já fiquei horas embelezando meu desktop com os recursos disponíveis! Isso vai do gosto de cada um!

Não vou comentar muito sobre GNOME, mas ele também tem coisas que eu gostaria muito que fosse implementadas no KDE. O problema "pra mim" é que vira e mexe, não sei se pelo costume KDEsístico, eu penso em fazer algo que no KDE era num estalo de dedos e no GNOME simplesmente o recurso não está nem disponível por default ou nem mesmo foi implementado. Mas não deixa de ser um belo projeto.

XFCE tenho usado tb, achei muito promissora por ser leve, por conseguir trazer "ares" de KDE e GNOME. Ainda falta muita coisa, mas se levarmos em conta leveza + recursos disponíveis talvez ele possa se destacar em suas próximas versões. Eu achei impressionante ele aparecer no Slackware, sei lá se em substituição do GNOME, mas querendo ou não uma hora ou outra a gente sempre precisa de um WM alternativo pra algum fim. Então, XFCE seria pra mim campeão na alternativa ao KDE quando estou impossibilitado de usar o KDE. Se caprichar na personalização fica com a cara do KDE.
Comentário de ricarab
Maravilha!: Gostei muito do visual do XFCE porém gostaria de saber uma coisa, que para mim é muito importante: odeio aquela barra dele embaixo, que fica bem e no meio e pela metade! Tem como arrumar ela para ficar como no KDE, cobrindo toda a área de baixo?

Obrigado! :-D


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de hamacker
Entenda que GNOME, KDE, *BOX,: Entenda que GNOME, KDE, *BOX,XFCE e tantos outros são projetos distintos, o GNOME não está perseguindo o KDE, mas o KDE depois de perseguir e ultrapassar o Windows agora persegue o Acqua.

Até acho o GNOME simplista demais, reduziram o numero de opçoes avançadas, se fosse para competir com o KDE certamente não fariam isso. O GNOME segue um roadmap bem diferente do KDE e talvez essas duas linhas nunca se cruzem, a não ser talvez com os conceitos do FreeDesktop que servem para ambos.
Comentário de CWagner
EMHO, o GNOME pode se tornar: EMHO, o GNOME pode se tornar tão "enfeitanto" quanto o KDE 'padrão' e este último pode se tornar tão sóbrio quanto o primeiro.

O que mais me agrada nos dois ambientes, e nos demais gerenciadores de janelas é a possibilidade de personalização e integração com os aplicativos, sejam eles nativos ou não.

A tal "guerra" dos desktops não tem lugar, senão na mente pequena de certas pessoas que não podem ver o sucesso de duas espécies que podem conviver no mesmo ambiente.

Pelo visto ainda temos muito que progredir para entender, de fato, o espírito de colaboração do SL.

Vejam bem, colaboração e não competição, é assim que o SL se fez perceber e será dessa forma que continuará existindo e evoluindo, para a alegria de quem tem um mínimo de consciência coletiva e para desespero dos que não conseguem entender nada além de competição.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de aa
O Kubuntu pra mim funciona mu: O Kubuntu pra mim funciona muito bem. Não percebi diferença de desempenho pro KDE 3.3 que eu usava no Slack 10.0.
Comentário de Fábio Palácio
Lançamento?: Existe previsão de data de lançamento do KDE 4? Onde posso ver screenshots do KDE 4?
Comentário de Manoel Pinho
KDE 4: Data eu acho que não há ainda mas este artigo mostra o que virá no KDE 4

http://software.newsforge.com/software/05/09/19/1616206.shtml

e o site do Plasma dá uma idéia do que será usado no KDE 4

http://plasma.kde.org/
Comentário de aa
huummm... quando eu usava Sla: huummm... quando eu usava Slack diziam que uma das coisas boas nele era que, na medida do possível, as aplicações nele contidas são o default como liberado pelos autores originais. Por sinal, o KDE que que usei nele tava igualzinho aqueles screenshots que se vê no site www.kde.org.

Eu acho que as outras distros é que customizam e diexam-no pesado, e não que o Volkerding fique mexendo pra deixá-lo mais leve.
Comentário de nemesis
o cu e as calças: "Eye Candy e deixou o visual do computador agradável ao ser-humano, tornando-o assim, muito mais produtivo e menos cansativo.."

O que tem a ver eye-candy com produtividade?! Certamente, um tema visual mais ao seu gosto por si só não vai te tornar mais produtivo do que o que vem por padrão no ambiente.

Ademais, eu diria que interfaces gráficas em geral, e KDE em particular com suas milhares de opções escondidas em hierarquias profundas de menus, são sim menos produtivas do que a linha de comando, ainda mais se essa contar com bons recursos de autocompleção. É muito mais simples abrir um arquivo de configuração, procurar pela entrada em questão e alterá-la do que ficar navegando por toneladas de menus e dialogues até encontrar o que procura.

Mouse é para os fracos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de luizz
Nemesis,: Nemesis,

Creio que você não deveria mais entrar em discussões envolvendo ambientes gráficos ou qualquer coisa referente aos mesmos. Torna-se cansativo e extremamente irritante ler comentários arcaicos e infantis.

Eu sei que você faz isso de propósito, mas poupe-nos de sua teimosia e rebeldia nosense, por favor.

Gosta de command line? Bom pra você, também gosto. Porém, não fico me vangloriando e brigando feito moleque que quer atenção.

Respeito é bom e todos gostam. Se você não se importa com respeito, meus pêsames pra ti, aqui não é o seu lugar. Queira se retirar.

Atenciosamente,

Luiz


Comentário de luizz
Nemesis,: Nemesis,

Creio que você não deveria mais entrar em discussões envolvendo ambientes gráficos ou qualquer coisa referente aos mesmos. Torna-se cansativo e extremamente irritante ler comentários arcaicos e infantis.

Eu sei que você faz isso de propósito, mas poupe-nos de sua teimosia e rebeldia nosense, por favor.

Gosta de command line? Bom pra você, também gosto. Porém, não fico me vangloriando e brigando feito moleque que quer atenção.

Respeito é bom e todos gostam. Se você não se importa com respeito, meus pêsames pra ti, aqui não é o seu lugar. Queira se retirar.

Atenciosamente,

Luiz


Comentário de nemesis
glória: "cansativo e extremamente irritante ler comentários arcaicos e infantis"

se é assim, por que vc os lê?

"Eu sei que você faz isso de propósito"

eu não sei disso, não. Só sei que não consigo resistir a replicar a comentários imbecis como "visual melhor aumenta a produtividade"...

"não fico me vangloriando e brigando feito moleque que quer atenção."

Mas não estou me vangloriando: digitar _diretamente_, _exatamente_ o que vc precisa, via linha-de-comando, é, sim, muito mais efetivo e produtivo do que nadar em um mar de menus, dialogs e combos até encontrar o que vc quer...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Desconheço uma data, mas ach: Desconheço uma data, mas achei essas imagens.

http://vladoboss.softver.org.mk/mg2/index.php?list=5


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Alexandre_Martins
A sua verdade: "Mas não estou me vangloriando: digitar _diretamente_, _exatamente_ o que vc precisa, via linha-de-comando, é, sim, muito mais efetivo e produtivo do que nadar em um mar de menus, dialogs e combos até encontrar o que vc quer..."

Rapaz, éssa é a tua verdade. Se ela serve pra ti, ótimo. Siga teu rumo. Para mim a linha de comando cai muito bem dentro de um xterm, até prefiro o konsole, e daí, é o que me serve e por enquanto me basta, no mais, uso GUI e não preciso ficar nadando em nehum mar de menus, deixo os ícones que quero à mão e nada me impede de um clique no botão direito e utilizar o "executar comando". Ainda assim, até gosto de vez em quando de viajar um pouco pelos menus, temos muitas ofertas de programas, é bom ver um ícone que te faz lembrar de algum que não estás utilizando há algum tempo e isso não é estar nadando até encontrar o que se quer, é estar explorando um determinado campo de possibilidades.

Mas rapaz, essa é a minha verdade, serve para mim, talvez para alguém mais que passe por aqui, E DAÍ? O problema é quando tu queres impor a tua verdade aos demais, isso se chama intolerância pois as pessoas são diferentes, com necessidades diferentes, e escolhas diferentes. Querer controlar essas características do ser humano é o que caracteriza o nazi-facismo, e basta olhar a história para ver no que deu.

(A propósito, tu tens toda a liberdade de escrever "vc" é padrão da gurizada nos "chats", mas, opinião bem pessoal minha, distoa completamente de um padrão digitar_..._exatamente_o_que_VOCÊ_precisa, embora como eu disse, tu és livre para misturar precisão e exatidão com signos como "vc").

Viva a liberdade de escolha!

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Sim: Sim Hugo, concordo contigo. Minha opinião é justamente uma crítica à falta de apoio da Apple ao SL, até citei o Safa(do)ri navegador deles beneficiado pelo Konqueror.

Todo o crédito deste trabalho ao autor Zack Russin, com certeza. O que manifesto é mesmo um desejo de uma contribuição mais efetiva da Apple aos softwares livres.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de nemesis
rato maldito!: "O problema é quando tu queres impor a tua verdade aos demais, isso se chama intolerância pois as pessoas são diferentes"

As pessoas são diferentes, sim. Mas produtividade com linha-de-comando não é uma questão de gosto pessoal: é um fato.

Não estou sugerindo que um zé ruela sem instrução em informática seja mais produtivo com um shell do que com ícones e cliques de mouse. O que estou dizendo é que quem se habilitar a aprender a usar a linha-de-comando efetivamente, vai ser mais produtivo do que com mouse e cliques. A mesma pessoa, com a mesma desenvoltura em um ou outro paradigma, vai ser mais produtivo na linha-de-comando.

Na verdade, minha rinha de verdade é com o mouse: atalhos de teclado para ações comuns em GUIs são bem mais eficientes do que retirar as mãos do teclado, buscar o mouse e com ele percorrer algums níveis de menu até a opção desejada ou mesmo simplesmente tentar aninhá-lo no início de um parágrafo de texto que se deseja selecionar e copiar ou mesmo simplesmente achar o ícone adequado e clicar nele. E, depois de tudo isso, voltar a mão para o teclado e retomar o que se estava fazendo.

O que quero dizer é que o mouse é um excelente meio de se trazer alguém que nunca viu um computador rapidamente interagir com as opções que lhe são visualmente oferecidas. Mas basta o cara ficar um pouco mais esperto que o rato rapidamente se mostra bastante ineficaz e passa a ficar no caminho mais do que a ajudar.

Exemplos?

É muito mais rápido simplesmente se decorar os caracteres que iniciam ferramentas do GIMP do que mover o mouse fora da área que vc está editando para clicar no ícone desejado. É ou não é?

É muito mais simples -- por ser bem mais preciso -- copiar um bloco de texto em um editor decente ( vim, emacs ) do que fazê-lo com o mouse. Normalmente, no primeiro caso vc só aperta uma ou duas teclas. No segundo, é vc gasta tempo posicionando o mouse no início e no fim da seleção: ele é analógico e impreciso, o teclado é digital e preciso. E depois ainda vai ter que dar o fatídico CTRL + C no teclado de qualquer maneira. Frequentemente vejo colegas programadores se esmerando tentando em vão obter um cópia perfeitamente indentada de código falharem bisonhamente...

Mesmo no Word: é bem mais rápido digitar CTRL + S ( Salvar ), ou CRL + B ( bold ) ou os similares traduzidos, do que tirar a mão do teclado para alcançar o mouse e fazer o mesmo...

bem, espero ter deixado claro...

"A propósito, tu tens toda a liberdade de escrever 'vc' é padrão da gurizada nos 'chats', mas, opinião bem pessoal minha, distoa completamente de um padrão digitar_..._exatamente_o_que_VOCÊ_precisa, embora como eu disse, tu és livre para misturar precisão e exatidão com signos como 'vc'"

bem, não sou mais guri, mas essa é uma das gírias do internetês de que gosto. Ela me lembra de algum comando de shell. :)

"Viva a liberdade de escolha!"

e de saber escolher! :D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
Perfeita a comparação mouse: Perfeita a comparação mouse vs. teclado. Qualquer um que _trabalhe_ com um computador por mais de 6 meses ou tenha lido algo sobre usabilidade sabe disso. E não é à toa que o nome é "_atalho_ de teclado"...

[]s,
Emerson

Comentário de Guilhermy
O que falta para o Linux: Na minha opinião, o que falta para o linux são designer...
O que falta para o windows são programadores...
E para o MacOs não falta nada...


Falar que uma interface boa não aumenta a produtividade foi a pior coisa que já ouvi. Não só aumenta a produtividade como o bem-estar, alegria, e qualquer outra coisa.
Porque as pessoas que usam Mac não querem mais voltar ao mundo dos Pc's?

Essa é a minha opinião. Se o Linux corre-se mais atras de designers, com certeza já poderia ser o melhor sistema operacional... Enquanto isso o MacOs que tem um design (que não é aparência, leia bem) espetacular fica com o posto do melhor sistema :D
Comentário de Hugo
OT: Não seria como uma piada... é uma piada... e você esta certo ao afirmar que é uma contradição com modéstia ao invés de humildade... mas agora é tarde... uso ela a uns anos e tradição é tradição, por mais estúpida que seja os estúpidos devem continua-la.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Hugo
Contanto que você saiba qual: Contanto que você saiba qual a opção da linha de comando e qual o arquivo de configuração... em resumo... seu comentário é uma auto-contradição sem lógica ao dizer que isso é produtivo (para o usuário que não conhece a ferramenta).

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de nemesis
frisando: "seu comentário é uma auto-contradição sem lógica ao dizer que isso é produtivo (para o usuário que não conhece a ferramenta)"

não. Acho que fiz questão de frisar que quem vai ser produtivo é quem estudou a ferramenta, não um zé ruela qualquer, para o qual o mouse e GUI são mais adequados, sem dúvida...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004