Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC para Todos: Varejo amplia estoque de computador

“Li no Portal Software Livre Brasil matéria sobre o aumento de vendas de computadores em 2005 destacando o programa Computador para Todos. Aí vão dois trechos: “As vendas foram boas e explodiram por causa do ‘PC para Todos’. Esperávamos vender 5 mil unidades em cinco dias, mas vendemos 13.500 computadores em sete dias”, conta Fabrício Bittar Garcia, gerente de compras do núcleo de eletrodomésticos e informática do Magazine Luiza" "No PC popular, o Carrefour oferecerá linhas de crédito para financiamento para os clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. No Carrefour, que projetava um crescimento de 20% no setor de informática em 2006 em relação ao ano de 2005, o número passou para 30% em virtude da MP do Bem e dos financiamentos do governo federal para os computadores populares."” A nota foi enviada por Mariana Borba (mariborba?yahoo·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Brigite
Tá no Digg.com: Tá no digg.com: http://digg.com/linux_unix/Brazilian_Computer_For_All_Project_is_a_major_score
Comentário de joaquim
que massa!: Legal o Computador para Todos ter destaque num site como o digg.com
Comentário de Luciano França
Agora alguem do governo deve: Agora alguem do governo deve ter notado que uma diminuição dos impostos provoca um aumento de vendas que compensa a perda de arrecadação do primeiro momento.


Comentário de Anderson.
Duvido !!: Seria necessário o telescópio Hubble, para notar algo, pois tamanha é a miopia da classe política.
Comentário de Klaatu
Acho importante: Também vi o computador à venda no Carrefour rodando o kurumin e achei muito legal, todos temos lutado pela adesão do SW livre há anos... Mas Ainda acho que o treinamento para novos usuários linux é pobre na maioria dos casos, Nada impede do usuário instalar o window$ pirata no micro depois de comprar, por isto seria legal que além de anunciar um PC barato, o governo e as lojas anunciassem que com ele vem software livre e BRASILEIRO, falar da maior segurança quanto a vírus, e todas as vantagens do linux.

Comentário de Thiago Sanches
...: É muito bom ver uma noticia como esta, pena que um amigo meu disse que uns 20 computadores foram na loja de informatica onde ele trabalha pra botar windows!!! sera que tem alguma coisa para fazer contra isso!? O pessoal nao sabe o que esta perdando com um GNU/Linux, acho importante que o governo apoie cada vez mais o uso de software livre, e de suporte a quem queira tambem, seilah, alguma rede de suporte, com todos usuarios que estejam a fim de ajudar as pessoas que estao entrando na comunidade, eu seria um voluntario!!!
Comentário de adilson
E quantos pagaram a licença?: Enquanto tiver picareta que instala windows pirata e o povo não for educado que isso é *roubo*, vai acontecer o tempo todo.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Douglas Augusto
Não só parece compensar a a: Não só parece compensar a arrecadação como promove e incita a inclusão digital, que eu diria ser um bem muito mais precioso.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Ananias
Não é verdade absoluta: Essa argumentação de que menos impostos geram mais vendas que geram mais impostos parece aquela:

- em um queijo suíço, quanto mais queijo, mais buracos existem
- quanto mais buracos temos, menos queijo temos
- logo, quanto mais queijo, menos queijo temos

Se os impostos estiverem acima de um determinado nível, baixa-los pode fazer com que o consumo aumente a tal ponto que a arreacadação não diminua. Isso, é claro, não acontece sempre, e tem que ser analisado caso a caso.

Pensando na situação limite, você poderia baixar todos os impostos para 0,000000001%, e, pelo seu raciocínio, o consumo cresceria tanto que, no final das contas, a arrecadação de impostos não seria afetada. Isso, é claro, não faz sentido.

Observe: também não estou dizendo que nesse caso específico a diminuição de impostos não vá gerar aumento de consumo suficiente de forma a não diminuir a arrecadação. Só estou dizendo que essa lógica não é necessariamente verdadeira, e mais estudos são necessários antes que uma afirmação seja feita a esse respeito.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Douglas Augusto
> ...mais vendas que geram ma: > ...mais vendas que geram mais impostos

Acho que fui cauteloso o suficiente ao dizer "parece compensar" (muito menos disse "gera mais arrecadação"), baseado no maior número de vendas. Outrossim, fiz questão de destacar que o serviço em prol da inclusão digital é um bem mais precioso, na minha opinião.

Em tempo, geralmente não é bom pensar/argumentar em "situações limite", pois no cenário real, com condições de contorno, variações não linear, etc., o argumento acaba tornando-se fútil: zerar impostos obviamente não levaria as vendas ao infinito.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Replier
Correção: Instalar o Windows pirata não é roubo, é violação de copyright.
Comentário de Evangelista
Amós 3:7 : Amós 3:7

"Sou morador do RJ e uma vizinha conseguiu a "carta de crédito" na Caixa Economica daqui só que NENHUMA das lojas que tinham na lista tem o computador para venda ????

Alguém sabe 1 loja pelo menos no RJ ?


Obrigado
Comentário de ricardomoc
Software: Ou software não contabilizado? =)

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Indignado
Desde que começaram a compar: Desde que começaram a comparar cópia "não autorizada" de software a uma prática que inclui assalto, roubo, estupros, morte de tripulações e naufrágios de navios, não duvido de nada em relação a qualquer tipo de violação.

Depois que um certo empresário convenceu outros que as pessoas precisavam pagar licenças para usar os computadores que compravam, nada mais me admira no mundo da Informática (e olha que isso faz um bom tempo).

Em relação aos impostos no Brasil, o problema é que temos que pagar toda a cadeia de corrupção entre a arrecadação e a propina no bolso de políticos, funcionários públicos e empresários, então pouco ou nada vemos de efetivo em relação à diminuição das taxas pagas.

Todos sabemos para onde vão as enormes somas de dinheiro arrecadadas pelos governos, e não vêm para a educação, saúde ou segurança (deles e não a nossa).

Aqui em S. Luís do MA apareceu um computador (localizado em uma repartição pública do Estado) que hospedava uma página que supostamente contava toda a estratégia e alguns abusos por trás da riqueza de certa oligarquia bigoduda que nos aflige há mais de 40 anos. Até hoje a Federal tenta descobrir quem hospedou as páginas e pelo que sei algumas coisas "batem" com a realidade. Pena que não tentam averigüar se o que tem na página é ou não verdade.

P.S.: Esse último parágrafo é apenas um desabafo.
Comentário de adilson
Tem um custo que não foi pago?: Então pra mim é roubo, ao menos moralmente. Deixo os detalhes legais para os advogados e juízes.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Replier
A questão não é legal, vai: A questão não é legal, vai além disso. Empresas como a Microsoft e as gravadores querem que as pessoas acreditem que violar copyright é roubo, quando não é. Então não passe adiante esse conceito errado. ;)
Comentário de adilson
Desculpe, mas vou insistir: Não é o que a MS pensa ou a letra da lei conceitua. Eu estou dizendo que, na minha opinião, é roubo pois o cidadão está fazendo uso de um produto ou serviço que tem um custo sem pagar por este custo. Algo como fazer "gato" na rede elétrica ou de TV à cabo.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de xnardelli
não é roubo: vá em www.planalto.gov.br e veja o código penal brasileiro:

artigo 157: roubo-- em resumo, quando alguém lhe ameaça para lhe turbar um bem....

artigo 155: quando alguém "pega" o bem do outro escondido...

Então, claro que o conceito faz diferença, chamar o povo brasileiro de ladrão, quando apenas é desinformado e subjugado pela impotência dos políticos é uma ignorância enorme.
Trata-se de uma violação de direitos autorais. e ponto final.

Comentário de adilson
Se você está tão certo que é "ponto final"...: ... quem sou eu para continuar a discussão?
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004