Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Wordpress 2.0

Os desenvolvedores do Wordpress anunciaram o lançamento da versão 2.0 desta popular ferramenta de suporte a blogs. Disponibilizado sob a licença GPL e usando o MySQL para a persistência dos dados, o WordPress teve um grande salto na sua base instalada no momento em que os autores do MovableType adotaram uma licença mais restritiva ao lançar sua versão 3.0, em 2004. Esta migração para o WordPress, juntamente com a sua facilidade de instalação e ausência de dependências difíceis de suprir ajudaram a gerar o efeito típico de projetos populares, fazendo com que hoje seja bastante fácil encontrar temas, plugins e documentação sobre o software. O Wordpress faz parte da infra-estrutura de diversos sites interessantes, incluindo o brasileiro Linux Daily Log.

A novidade que mais me agradou foi a inclusão por default do plugin Akismet, bastante eficaz no bloqueio a spam de comentários. O novo editor WYSIWYG também parece interessante, assim como os novos previews automáticos. O upgrade do Wordpress é um procedimento bastante simples, mas tenha sempre um bom backup ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ivan taborda
Têm algo errado, o mysql par: Têm algo errado, o mysql para a persistência de dados??????

não seria banco de dados???
Comentário de Douglas Augusto
Não vejo problema algum. Per: Não vejo problema algum. Persistência de dados é de alguma forma ou de outra armazenar dados. Portanto, o WordPress utiliza o banco de dados MySQL para armazenamento de dados.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Eurico
Se você ler sem preguiça va: Se você ler sem preguiça vai ver que o que está escrito que persistência e a forma de armazenar objetos em sgdbs relacionais, e pelo que acho o wordpress nem OO é :)

Persistência é um pattern responsável por armazenar objetos OO em sgdbs relacionais.


----
Campanha Ignore o Nemesis!
Comentário de ivan taborda
Olha eu sempre achei que era: Olha eu sempre achei que era a camada de gerenciamento dos objetos e que se responsabilizava da persistência dos mesmo no sgdb, acredito que esteja errado falar que a persistência é com mysql.


Comentário de hamacker
Até onde eu aprendí persist: Até onde eu aprendí persistencia à dados é o metodo de acesso aos dados contidos num banco de dados, não é em si o banco de dados. Agora, persistencia à objetos, este sim é outra coisa. Será que preciso me corrigir ?
Comentário de Everaldo Canuto
Não. Você está correto.: Não. Você está correto.
Comentário de Ananias
Você está certo...: ... e, mesmo assim, foi moderado para baixo. Isso comprova o que eu sempre disse: aqui não é permitido discordar. Ou você concorda, ou você é troll.

Quem faz persistência de dados é o hibernate. O problema é que todo mundo adora utilizar palavras novas e sofisticadas para se tornar mais atrativo.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de ivan taborda
É ... pelo que vi aqui só n: É ... pelo que vi aqui só não é moderado quem pucha o saco do morinoto e quem não discorda de nada, somente fala amém.

Não quer ser moderado, não critique o jurumin,
Não fale dos problemas do Kde,
Não corrija erros de português,
Não utilize outra distro a não ser o Debian!


Comentário de Everaldo Canuto
Você pode desabilitar a mode: Você pode desabilitar a moderação, eu mesmo vejo todos os comentários.

Agora no caso da persistência, bem, o termo é usado com maior frequência para persistência de objetos em banco de dados mas não deixa de ser correto usar o termo para "persistir dados no banco de dados". Poderia ser usado também o termo "persistir informações no disco rígido", que apesar de não estarmos falando nem de objetos nem de banco de dados ainda sim está correto o uso da palavra "persistência".

Agora vocês não pode achar ruim a moderação, é um recurso que pode ser desabilitado por quem não gosta ou mesmo as pessoas que não acham que você é um troll podem moderar o comentário como "normal".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004