Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O poder dos nomes

Este artigo traz um ponto de vista que pode provocar a reflexão, ainda que parte das suas afirmações seja questionável. Ele discute a significância dos nomes de aplicativos livres, comparando com os típicos da plataforma Windows. Não vou tentar fazer uma estatística, mas para mim parece que o autor primeiro escolheu a sua conclusão, e depois procurou os dados que a comprovassem.

De fato, nomes como Gimp, Amarok, Mozilla e K3B não dão nenhuma dica ao novo usuário sobre o que os aplicativos fazem, ao contrário de Illustrator, Media Player, Internet Explorer e Easy CD Creator. Em compensação, nomes como Excel, Opera e Eudora também não dão nenhuma pista, e estes softwares são (ou foram) bem-sucedidos.

Ainda assim, vale a reflexão: embora o nome do seu projeto possa não ser o fator mais importante para determinar seu sucesso ou fracasso, seu valor também não deve ser subestimado. Encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre um nome distintivo o suficiente, sem deixar de ser claro e sem pisar no campo minado das marcas registradas pode não ser fácil, mas em geral vale o esforço.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Daniel Dantas
É inegável que um bom nome: É inegável que um bom nome torna a propaganda do produto mais fácil, mas ainda acho que tudo depende da qualidade da propaganda envolvida. Uma boa campanha publicitária faz milagres.
De certa forma, concordo com o autor do artigo. Os nomes no linux realmente não são tão "bem escolhidos". Não que os nomes sejam ruins, nada disso. Konqueror para mim é muito melhor que windows explorer.
Só que os nomes utilizados no windows tem um apelo maior para o usuário médio, o que não acontece com o linux. Realmente, no windows, os nomes são cuidadosamente criados para ser comercializados e comprados pelo usuário médio. Puramente comercial. Os nomes no linux são cuidadosamente (tudo bem, nem sempre. heheheh) criados para serem bonitos, interessantesou representativos.
Nesse ponto, voltamos aos primórdios do linux. O linux foi criado para ser o melhor sistema que os seus desenvolvedores poderiam conseguir. O windows foi criado para ser o sistema mais apelativo comercialmente de forma que todos usuário queiram comprá-lo.
Depois de tanto tempo, qual sistema você prefere??
Comentário de henrique.
Excel: O Excel não é bem sucedido por sí proprio. Hoje ele é importante e tem muitas funcionalidades ... Mas ele é algo hoje graças a seu irmão WORD onde o nome do aplicativo é tudo.
Comentário de Piero
Achei o artigo interessante,: Achei o artigo interessante, mas algo provocou a minha curiosidade.
A imagem de exemplo da primeira página do artigo (http://www.xyzcomputing.com/images/stories/articlepics/mini_itx_2/mepis_003_full.jpg), apresenta algumas aplicações no menu K. Mas ao fundo, há um papel de parede um tanto quanto fora do padrão. Não sou "gnomaníaco", mas é óbvio que "KDE" está evidente. Nenhum problema nisso mas, quem usaria "INSTALL ME" em um papel de parede quase sólido e uniforme, logo acima do menu K? Estranho... (por favor, perdõem-me pelo comentário totalmente desnecessário.. talvez seja o excesso de café, talvez eu esteja vendo coisas!)
Comentário de ano@nimo.com
Não li a noticia indicada, a: Não li a noticia indicada, ainda.

Mas, vale comentar que empresas de software grandes tem departamentos de markenting ! Quer dizer, ou eles achan um nome apelativo ou usam o rolo compressor da midia para fazer o nome "pegar".

Nomes como k3b ou gimp podem "pegar", mesmo que lentamente, pela carencia de recursos para usar a midia. É só usa-los com mais frequencia e sem vergonha do fato de serem OpenSource/free software. Nem tudo que é free é ruin, ou tem mutreta. Exemplo:

MySQL
Comentário de RRaver
KaZaa: KaZaa não significa absolutamente nada, mas nem por isso ele deixou de ser um dos programas mais baixados da história... e antes que alguém diga que o Kazaa não é um programa comercial, sim! ele é comercial!o download pode ser gratuito, mas o preço que você paga por usá-lo é bem alto.
Comentário de rafaelmb
Estranho: Ele colocou nomes de aplicativos que não são muito utilizados como o AOL Instant Messenger, só pra dizer que o nome era fácil, sob esta mesma analogia, MSN também é uma porcaria de nome.

Vocês acham mais simples:
Gaim Instant Messenger
ou
MSN Messenger?

Abraços
Comentário de thebluesgnr
GNOME: A HIG do GNOME já solucionou esse problema há um bom tempo. Os nomes Gimp, Amarok, Mozilla e K3B não aparecem; o que aparece é:

- Editor de Imagens Gimp;
- Reprodutor Multimídia Amarok;
- Navegador Web Mozilla;
- Gravador de CD's K3B.

Nomes de aplicativos são problemas em qualquer computador (com qualquer sistema operacional), mas o GNU/Linux já resolveu isso faz tempo, ao contrário do Windows e do Mac OS X.

Edit: lembrando, http://developer.gnome.org/projects/gup/hig/2.0/desktop-integration.html#desktop-application-menu


Comentário de Ark
Bem sucedidos: Ubuntu, Gentoo, Joomla e outros me parecem nomes horríveis. Mas os projetos são relativamente bem sucedidos.
Comentário de manoel_lobo
Realmente o bom marketing faz efeito, porém...: Realmente o bom marketing faz efeito, porém há certas coisas que eu não aceito, por exemplo:

Ao invés de falarem "Windows Media Player", falam "Media Player", como se o único Media Player (reprodutor de mídia) fosse o do M$/Windows (ou seria melhor "M$\Windows", já que a barra usada é a contrária ? :).

Vocês já notaram que o menu "iniciar" quando usando o novo look do M$\Windows XP põe o nome do M$\Internet Explorer como simplesmente "Internet", ou seja, como se a "Internet" (a rede mundial de computadores) se resumisse ao M$\Internet Exlorer ?

Eu gostaria que o quadro fosse exatamente o contrário, que Media Player fosse sinônimo de Kaffeine/Totem/[G]Mplayer, que Internet fosse sinônimo de Firefox/Konqueror/Opera.

Com certeza a M$ iria cair de "pau" (no bom sentindo) na mídia fazendo propaganda para inverter a situação.

É quando o velho hippie tem razão em "teimar" que o nome correto é Gnu/Linux, imaginem só pessoas que não conhecem o "Linux" (que no caso é "apenas" o kernel, o SO em pessoa), nem imaginam o que seja Gnu ou simplesmente não sabem que o projeto existe, e faz tempo.

Alguém por exemplo já experimentou instalar o Mozilla/Firefox no M$\Windows XP, remover o ícone (infelizmente só dá pra remover o ícone) do M$\Internet Explorer e colocá-lo no lugar do mesmo, como o nome de "Internet", será que cola ?

Na minha opinião isso chama-se "Marketing-do-Cabresto", ofusca-se a existência dos concorrentes, e o seu é o "único".

Tá postado o meu comentário.
Comentário de Helvio Mota
Eu fiz...: "Alguém por exemplo já experimentou instalar o Mozilla/Firefox no M$\Windows XP, remover o ícone (infelizmente só dá pra remover o ícone) do M$\Internet Explorer e colocá-lo no lugar do mesmo, como o nome de "Internet", será que cola?"

Eu fiz isso no computador da namorada, hehehe (um primeiro passo rumo à 'assimilação'); e ela está se dando muito bem com a 'raposinha'...
Paz a todos.
Comentário de mrecondo
Ícone internet: Alguém por exemplo já experimentou instalar o Mozilla/Firefox no M$\Windows XP, remover o ícone (infelizmente só dá pra remover o ícone) do M$\Internet Explorer e colocá-lo no lugar do mesmo, como o nome de "Internet", será que cola ?

Quando se define o Firefox (por exemplo) como navegador padrão, ele fica como "Internet" no menu iniciar do XP, com direito a ícone e tudo.

Michel Recondo
http://michel.recondo.nom.br/
Comentário de Copernico
KaZaa: KaZaa é uma interjeição, não familiar, e sem significado aparente. Ela te deixa com vontade de saber o que significa. O marketing emprega largamente esse truque, vide seu uso em campanhas de TV (lembram do "Bamboocha", da Fanta?).

Comentário de YODA
Momonga: Augusto,

O que me diz do MOMONGA Linux?
Puxa, este ganha em disparado...
Comentário de Paulo Pontes
ótimo exemplo: O Kazaa é um ótimo exemplo, era um ótimo programa de p2p até o emule, que tem um nome muito mais significativo chegou e desbancou ele.

ok, o nome não foi tudo, o emule também não tem spyware e (em geral) é mais rápido. Mas o nome de fácil associação é muito mais próprio para aumentar a adoção de uso do sistema.

ps: k3b é o pior nome que poderia ser escolhido
Comentário de Grobsch
GoblinX é ótimo nome... ??: GoblinX é um nome que sempre recebe dúvidas... daonde veio, qual a origem, qual a idéia?? Mas nome não tem explicação, a sonoridade é o mais importante... depois a forma escrita... e depois o significado por trás... Quem conseguir casar isto tudo tem ótima solução... um exemplo, o Elive... um livecd que roda Enlightenment... e um nome forte graficamente e sonoramente... Naum gosto dos nomes derivados do Slackware porque Slackware é um nome ruim no meu entender..
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Ananias
Slackware: Slackware é um nome ruim no meu entender..

E GoblinX é ótimo...

Sonoridade? Forma escrita? Significado?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Koisa de Kriança: Algo que sempre me incomodou são os programas que começam com 'K' para indicar que pertencem ao KDE, e os que começam com 'G', para indicar que pertencem ao GNOME.

Será que ninguém percebe que isso é, para dizer o mínimo, infantil? Kmail, Kontact, K3b, amaroK, juK, Konqueror, Kwallet, Kedit, Kword, arK, etc, etc, etc.

O KDE é infestado por programas que começam com K. O GNOME já foi pior, mas melhorou bastante: epiphany, rhythmbox, banshee, totem, dia, evince, f-spot, evolution, nautilus, abiword, etc... ainda sobram o gedit, o gnumeric e alguns outros.

Pode parecer pouco, mas dá um ar tão infantil ao sistema. Parece que tudo não passa de uma guerrinha de egos e falta de profissionalidade.

Isso kansa.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Aim
AIM não é pouco utilizado...: ...apesar de no Brasil não ser muito popular.
Comentário de Aim
Concordo: Concordo, mas é até útil, geralmente dá pra identificar de que ambiente o programa é na hora.
Comentário de Manoel Pinho
WinSomething: Konkordaria com isso se no windows também não houvesse um monte de programas WinAlgumaCoisa, como WinZip, WinRAR, Windows MediaPlayer, WinDAC, WinBOOST, WinAMP, WinDVD, etc

Mas concordo que usar esses prefixos é falta de imaginação.
Comentário de Ednei Pacheco
O KDE também tem este recurs: O KDE também tem este recurso. Basta ajustar as opções de configuração do Painel. Nele, as descrições ficam entre parênteses.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ananias
Você não concorda por que n: Você não concorda por que no Windows também existe isso?

Desde quando o Windows é referência para definir o que é certo e o que é errado?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de SS_Sputnik
Concordo totalmente.: É verdade Ananias. Sou apaixonado pelo pinguim a ponto de minha esposa ter ciumes da "coisa quadrada"(o micro), mas se tem algo que me deixa tremendamente chateado é essa aporrinhação de Galgumacoisa ou Kalgumacoisa.
Além disso a outro problema. A excesso de abreviação. Eu li já faz um bom tempo, creio que na antiga Revista do Linux, um artigo criticando a falta de criatividade pra escolher nomes pra programas livres e o autor até brincava comparando com os nomes 8.3 do DOS.
Só pra ilustrar dei uma passada agora(podem conferir) no freshmeat e eis alguns projetos que estão na pagina principal:
gjots, rstudio, cprops, SaVi, TjMSNLib, jGnash, Openmaillist, TnFOX, psync, Gifsicle, Jomic, ukolovnik, sverb, Zim, JiBX, PRepS, cksfv, pyemf, mtPaint... E isso é so alguns projetos que colhi de publicações de dois dias, domingo e segunda.


Comentário de Grobsch
Não... bom é Mandriva...: Não GoblinX não identifica a base Slackware, bem como 99% das distros com base em outras... Veja o MiniSlack mudou de nome para Zenwalk.. Melhorou? Piorou? GoblinX é um nome universal, tem apenas esta vantagem, e o nome ganha força no marketing em volta, os usuários tem adotado as referências, o apelido de goblin.
Slackware é um nome que não gosto, como Fedora, Ubuntu, Madriva (ki horror), Debian é um nome legal, como PcLinuxOS, Elive...
O nome GoblinX tem a meu ver a característica da distro, foge da indiferença, tem gente que gosta e tem gente que desgosta, mas indiferentes não existem.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de hamacker
GlobinX me faz lembrar daquel: GlobinX me faz lembrar daquele antigo jogo Ghost Globins.
Quando foi anunciado aqui até achei que tinham portado o jogo para linux.
Significado ? Bem, Globin pode lembrar aquelas criaturas misticas, globulos em ingles, enfim Globin tem multi-uso.
Comentário de Ananias
Herança da linha de comando: Isso vem, acredito eu, da época pré-ambientes gráficos. Os comandos tinham que ser pequenos, sem espaços, e, como consequência, sem significado.

Hoje, não digitamos mais o nome dos comandos. Clicamos nos ícones. Esses nomes já deveriam ter sido abandonados...


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de schrödinger
Koisa de Kriança???: A gente não pode esquecer que tudo começou com Gnu is Not Unix (imaginem nome mais anti-marketável que este), e as pessoas iam desenvolvendo, criando e dando nomes estranhos, talvez até tentando criar o nome mais estranho possível para chamar a atenção do público alvo, que era a comunidade desenvolvedores. No início de qualquer projeto Open Source, o desenvolvedor está mais interessado em angariar testadores e co-desenvolvedores do que em ver seu soft em um outdoor iluminado na frente da FIESC. Por isso, talvez, os nomes sejam tão estranhos: Criar um nome tipo 'Banda de rock underground", apelativo para a comunidade open source acostumada com acrônomos. Já pensaram se alguém lançasse um projeto chamado "Calculadora Científica", ou "Visualizador de videos"? Quem iria baixar para testar e colaborar???????
Um exemplo prático tirado de outra área: "Bombril" no Brasil é uma marca de fantasia e ao mesmo tempo sinônimo de palha de aço. Quando lançaram um similar, o pessoal deve ter quebrado a cabeça para baipassar esta hegemonia cultural e lançaram o "Açolan". De início, quem iria identificar Açolan com bombril? Ninguém.... os caras gastaram rios de dinheiro para marketizar a marca e mesmo assim ainda tem mãe que manda o filho comprar "bombril da Açolan" no mercado.
Por outro lado, aplicativos tremendamente bem sucedidos, como o Open Office, são malhados toda hora na internet por pessoas que acham que houve falta de criatividade; que copiaram ATÉ o nome do aplicativo similar para windows e outros, como o Fire Fox ou o Thunder Bird (putz, nomes nada a ver?), ganharam milhões de usuários...
Excel não é um nome mneumônico? Realmente não é; mas após tantos anos de hegemonia da Microsoft, virou sinônimo de planilha (que alias foi copiada da Lotus-1234).
É difícil a encruzilhada: Se adotar um nome similar a um já consagrado no mercado, o pessoal do contra acusa de plágio; se adotar um nome desconectado do mercado; o pessoal acusa de infantilismo.....
Recentemente, no SOLISC em Floripa teve um cara que deu uma palestra exatamente para explicar os aplicativos disponíveis em GNU/Linux para usuários caseiros e empresas: Eu achei que ninguém iria comparecer, mas apareceu uma pá de gente para aprender o que era Gimp, Open Office, etc.
Quanto a K para aplicativos KDE e G para aplicativos Gnome, acho válido: Não esqueçam que o Office, na realidade chama-se MS-Office e que todos os aplicativos da Microsoft são MS-alguma coisa; que o Word é MS-Word e assim por diante.
Eu acho que os nomes poderiam ser um pouco mais mneumônicos (tb tive dificuldades e tive que pesquisar p saber o que era o quê) mas acho que isso é uma tendência que irá se estabelecer aos poucos.
Na realidade, tirando alguns "da antiga", todo mundo aqui aprendeu que Excel era uma planilha, porque alguém ensinou... Com o uso cada vez mais generalizado do Gnu/Linux, isso também vai se tornar realidade.

Comentário de nemesis
gnumeric: gnumeric é um excelente nome e muito mais objetivo do que Excel, por exemplo.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
CLI: Estamos falando de Linux: a linha-de-comando está viva e passando bem, obrigado.

Aliás: Vista finalmente vai trazer um shell decente, o tal monad. E o MacOS moderno, baseado em BSD, também trouxe CLI para um sistema que sempre a desprezou.

Eu diria que a linha-de-comandos está mais viva que nunca.

"Clicamos nos ícones. Esses nomes já deveriam ter sido abandonados"

Tem razão: ícones deveriam vir com nomes chatos e genéricos como "navegador web", "editor de textos" etc... Pra que se empenhar tanto em divulgar o nome dos projetos por trás, né?

e sim, ainda digito os nomes, ou melhor, CTRL + R no histórico shell pelos meus comandos mais usados... meras 2 ou três letras bastam...

mouse é um porre, ainda mais quando tá sujo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
Não se faça de idiota: Nemesis,

que o Grep, que é executado pela linha de comando, tenha um nome curto, excelente.

Programas gráficos, que só podem ser executados dentro de um ambiente gráfico, não precisam ter.

mouse é um porre

Tudo bem. Todo mundo já sabe o quão elite você é. Todo mundo já sabe que você não gosta de nada que aumente a facilidade de uso, já que isso massageia seu ego, mostrando como você é capaz de se virar em situações "difíceis".

Não precisa repetir.

Agora, acho que você deve concordar que a grande maioria dos usuários não compartilha sua opinião de que mouse é um porre. As pessoas, em geral, gostam de utilizar um mouse.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
mouse atrapalha: "Programas gráficos, que só podem ser executados dentro de um ambiente gráfico, não precisam ter."

Realmente, não. Por exemplo, Firefox poderia ser iniciado com ffx na linha de comando, mas ter um ícone da raposa + letras garrafais com os dizeres "Navegador web Mozilla Firefox".

Programas gráficos, pelo menos nos *nix, são plenamente acessíveis e cheios de opções pela linha-de-comando. O nome do comando que o invoca não precisa ser o mesmo nome gigantesco do projeto. Isso é estúpido.

"Todo mundo já sabe que você não gosta de nada que aumente a facilidade de uso"

Meu argumento é justamente o contrário: mouse, para usuários experientes, não facilita, só atrapalha.

"As pessoas, em geral, gostam de utilizar um mouse."

Gostam pq nunca tentaram diferente, argumento similar ao uso do Windows.

A maioria nem conhece atalhos de teclado, mesmo os mais comuns como ctrl + o ( Open File ), ctrl + s ( Save File ), ctrl + c ou ctrl + v... E aí, toda hora perde produtividade tirando a mão do teclado para encontrar o mouse, movê-lo até o ícone ou descer em hierarquias de menus até encontrar o item desejado e, finalmente, voltar a mão pro teclado e voltar a fazer o que estava fazendo.

É pura preguiça de aprender e o mouse contribui enormemente para essa situação cíclica e viciante. Gostar de aprender novas maneiras de realizar coisas que vão te ajudar a ser mais produtivo não é ser "elite", é ser inteligente.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Nem tanto o céu e nem tanto a terra: Nem tanto o céu e nem tanto a terra, é possivel tirar produtividade de ambos os ambientes, isso vai depender da ferramenta que necessitamos.

É muito mais fácil editar um trecho musical, uma foto, ... simplesmente usando apenas o mouse. Assim como é bem melhor escrever shell scripts, operacoes de arquivo pela linha de comando.

Conheço gente que usa Autocad apenas pela linha de comando e conheço outros que não sabem se quer uma única linha. Já ví esses que usam apenas a linha de comando do autocad não conheguir plottar um arquivo e o que está habituado ao mouse faze-lo sem problemas.

Mas repito isso é devido a necessidade e o tipo de ferramenta que vai induzir ou não o uso do mouse.

Tocar .mid usando o timidi++ pela shell é que é um porre. os frontends como -ig não refrescam muito. Enquanto no windows tudo é no mouse, os linuxistas precisam decidir se o aplicativo vai ser modo texto ou gráfico. Amo escrever shellscripts, mas não é todo aplicativo que precisar ser modo texto porque os geeks e hackers vao amar fazendo pipe e redirecionando saida.
Comentário de elektron
Um exemplo.: Bem, pessoal. Se a questão dos nomes tem tanta importância assim eu não sei. Mas como exemplo, vejamos os nomes dos softwares do Google (muito bem sucedidos, diga-se de passagem): Google Desktop Search, Google Earth, Google Maps, Google Talk, Google Picasa.

À exceção (talvez) do Picasa - cujo nome pode não ser tão intuitivo - todos os outros são extremamente bem relacionados à finalidade do software.

Ao pessoal que lida com letras ou publicidade, de repente seria um bom trabalho de pesquisa.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004