Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log fala sobre a escolha de uma distribuição

“Como prometi, na segunda-feira, que iria tentar responder às duas perguntas que mais ouço de quem esta à minha volta, e como nos últimos dois artigos dei minha resposta para a primeira das perguntas, aqui estou eu para tentar explicar como é que eu escolho uma distribuição. Quem lê o Linux Daily Log com alguma freqüência já sabe que, apesar de utilizar o Kubuntu como meu desktop em casa, tenho mais de uma distribuição instalada na minha estação. A lista completa inclui o próprio Kubuntu, o SUSE Linux 10, o Mandriva 2006, o Debian etch/sid e o Fedora Core 4, além de máquinas virtuais com o Dapper Drake e com o CentOS 4.2. Os motivos para cada uma variam da mera curiosidade à necessidade profissional.

(...)

Escolher uma distribuição, seja para uso pessoal ou profissional, é uma decisão extremamente subjetiva, ainda que pautada em alguns critérios objetivos. (Talvez, por isso, a discussão sobre a “melhor distribuição” seja sempre tão inflamada.) Creio que a melhor forma de se escolher uma distribuição é definir os critérios que são importantes para determinado uso, pesquisar as opiniões sobre as distribuições que você acha que podem atender às necessidades, escolher algumas delas, testá-las e selecionar aquela que chega mais perto dos critérios de avaliação. Não existe distribuição perfeita, completa ou melhor. Cada usuário, à medida que vai pegando experiência, intimidade com sua distro, vai modificando mais e mais coisas, deixando-a do jeito gosta ou precisa. No fim das contas, quando penso sobre esse tipo de escolha, fica mais claro que o que importa é que existem opções adequadas para caso e para cada gosto.
” Veja o texto completo em
Linux Daily Log » Porque uso a distribuição X.

O BR-Linux também já tratou desta questão, com uma conclusão semelhante.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de trollolló
tipico dos linuxers: Típico dos linuxers: uma discussão sobre comparar distribuições perde mais tempo com papo-furado politicamente correto sobre ser melhor pra você e não pros outros e demais bobagens do que realmente abordando os aspectos interessantes.

Acordem e deixem de papinho de virgem! It's a tough world, e há os melhores e os piores. Deixem os piores morrerem, e larguem mão de ser defensores de defuntos.
Comentário de Aparecido
Você voltou!!!! Nunca mais v: Você voltou!!!! Nunca mais vi na era Drupal, tava na hora! Aquela guerrinha "será que ele é?" entre o Patola e o Ananias estava ficando sem graça. Mais um incendiário com idéias diferentes é ótimo.
Comentário de ricardomoc
Meu gosto: O que eu gosto mesmo é de experimentar diversos "sabores" de linux. Mantenho uma distro mais tempo no meu hd (atualmente é Mandriva) e deixo uma outra partição para testes. Estou tentando me entender com o Librix. A minha primeira experiência com o tal do emerge foi impressionante, mas demorou um bocado para instalar o rpm (necessário para instalação da impressora). Estou pensando em utilizar o opensuse logo após. Talvez dessas experiências saia alguma que venha a substituir o Mandriva que uso hoje.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Copernico
liberdade de escolha?: Ué... Eu achei que era sobre o conceito de liberdade de escolha que o software livre se baseava... Errei feio?

Embora muita gente possa chegar a um consenso sobre as "piores" distros (eu não iria tão longe e diria: as "piores" distros *atualmente*. Várias delas passaram por maus momentos - algumas, por momentos horríveis - e evoluíram novamente, conquistando usuários), com certeza há uma "terceira guerra mundial" na hora de escolher a melhor.

Do meu lado, digo que ainda bem que existe liberdade de escolha no mundo Linux e espero que ela contagie outros círculos.

Que o Linux continue atendendo a todos, sejam "Slackers", sejam usuários de fim de semana. E que os "mortos" ainda sirvam de inspiração e trampolim para outras distribuições, cada vez melhores para todos os tipos de usuário.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004