Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora Core 5 test 1 disponível

Estava visitando o site do Fedora e vi o anúncio da versão 5 disponível para teste. Como usuário do Fedora e notando o crescimento de usuários do Fedora no Brasil, achei interessante divulgar.” A nota foi enviada por Paulo Dias (joshua·tΘtutopia·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafa
fedora é tosco demais: fedora core 5?
quem sabe quando chegar no core 15 o fedora seja um sistema decente...
Comentário de Guilherme
Mais um já querendo começar uma briga: Mal chega a notícia e já vem um querendo puxar briga...
Comentário de nemesis
engraçado: quando eu usava o fedora 1, ele já era um sistema decente, para a época...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tek
Testando: Eu estou testando (essa máquina aqui de casa fica parada mesmo) e ainda está muito tosco. Mas para quem só quer se divertir como eu, é só "perverter" o beta e pegar os pacotes do Livna do FC4 e o que faltar vai do FC5T1 mesmo.
Ainda assim vale a pena, se você está disposto a ajudar o projeto...
--
Tek
Comentário de MnB Linuxer
...: o beta do beta.
Comentário de thluxx
Não gostei: Não gostei do Fedora! Muito pesado. O trabalho do pessoal é bacana mas ainda não focaram a otimização do sistema.
Comentário de Bob Esponja
FC é legal: Fedora Core é legal sim...
Pode ser que logo após o lançamento o sistema fique meio "crú", sem pacotes, com alguns bugs a resolver, mas com o passar do tempo, esses problemas são resolvidos.
Quanto a ele ser "pesado" creio que deva ser pela otimização utilizada (Pentium 4). No meu sistema (que tem o referido processador), O fedora dá de 10x0 em cima do Ubuntu (pacotes i386 + kernel 686).
Pra quem não quer ficar o final de semana compilando pacotes (gentoo), o fedora é uma boa pedida (infelizmente atualizar o fc4 a partir dos isos disponíveis é um porre mesmo pra quem tem banda larga. Se alguem souber se há uma forma de obter os updates todos de uma vez, pode me informar por favor ?).
Comentário de ricardomoc
Bonito: É um belo sistema. Muitas ferramentas legais. Para mim, tem dois problemas. Pequenos, é verdade, mas que acho um pouco chatos. O primeiro é com relação ao gravador de cd. Tanto o K3B quanto o xcdroast, que vêm nos cd's de instalação não permitem gravar cd como usuário comum. Se não pode, para que adicionar um usuário comum na instalação? Em segundo lugar, e não é mérito somente do fedora, é o tal do mp3. Ai, ficar baixando arquivo para habilitar o bicho é bem chato. Pelo menos eu acho. Mas que é um belo sistema, isso é...

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de nemesis
dumb: "não permitem gravar cd como usuário comum. Se não pode, para que adicionar um usuário comum na instalação?"

pois é, né? coisa mais inútil e chata esse negócio de permissões de acesso! rode tudo como root que eu resolvo remotamente o problema para vc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricarab
Adoro o Fedora!: Adoro o Fedora! Quando usava o Fedora com o KDE achava chato, e logo encontrei no Suse a melhor distro para quem gosta de KDE, porém quando comecei a usar Gnome vi no Fedora uma ótima alternativa!

Gosto muito da simplicidade, o fato de ser livre, e ainda: ser um belo sistema! Na minha opnião o Fedora é a distro com Gnome mais bonita, porém, o Gnome que mais provê funcionalidade e praticidade ainda é o do Ubuntu!

O que me chateia completamente no Fedora é realmente a estabilidade da distro! É bem verdade que são problemas muito específicos e localizados pois a distro como um todo é bem estável, porém, algumas vezes nos deparamos com bugs chatos e difíceis de engolir! Definitivamente o Fedora não foi feito focando o usuário doméstico (como Ubuntu!), então esses bugs chatos acabaram deixando lugar para outras distros como o CentOS.

Não tenho visto mudanças significativas, apesar da distro ter melhora muito boa de performance em relação a anterior, fora isso, não houve muitas mudanças, então acho que o time do Fedora deveria dar mais atenção a correção de bugs, ou ao menos implementar mais melhorias!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Vinicius Menezes
Atualização fácil e "rápida"?: abra seu console preferido e :

yum update

Espere terminar. A velocidade vai depender da sua largura de banda e do seu processador :).

... Vinicius Menezes ...
Comentário de Dark Nemesis
Assim como voce:
> pois é, né? coisa mais inútil e chata esse negócio de permissões de acesso! rode tudo como root que eu resolvo remotamente o problema para vc...

É assim que voce usa? =]

Comentário de ricardomoc
Root: Concordo que em um sistema de produção, como um servidor de arquivos ou internet, o acesso a dispositivos como cd-rom, gravadores e disquetes devem ser realmente restritos. Mas não se encontra justificativas plausíveis quando o caso é máquinas domésticas, como é o meu caso. Na minha casa não só eu faço gravação de cd's. Meu filho mais velho também o faz. E aí? Passo a senha de root para ele? Faço as gravações e backup para ele? Sei não, até hoje não me convenceram que em um ambiente doméstico a restrição de acesso a gravadores de cd's seja realmente necessário...

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de nemesis
woot: "não se encontra justificativas plausíveis quando o caso é máquinas domésticas"

será que o exemplo do Windows não é suficiente? Permissões de acesso estão lá por um bom motivo, *nix admins bem o sabem, mas usuários Windows torcem o nariz, preferindo simplesmente entupir a máquina com anti-vírus, firewalls e executar um backup e restore ocasional quando a coisa fica séria...

"Passo a senha de root para ele?"

se não tem sudo, é o jeito.

"até hoje não me convenceram que em um ambiente doméstico a restrição de acesso a gravadores de cd's seja realmente necessário..."

e vc não me convenceu de que por causa de uma bobagem dessas seja melhor simplesmente rodar tudo como root...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de toor
Engraçado é que eu uso o K3: Engraçado é que eu uso o K3B sem ser root. Basta configurar certinho.
Comentário de Douglas Augusto
> será que o exemplo do Wind: > será que o exemplo do Windows não é suficiente? Permissões de acesso estão lá por um bom motivo, *nix admins bem o sabem, mas usuários Windows torcem o nariz, preferindo simplesmente entupir a máquina com anti-vírus, firewalls e executar um backup e restore ocasional quando a coisa fica séria...

Mas que ameaça comparável você vê na liberação da gravação de mídias?

> e vc não me convenceu de que por causa de uma bobagem dessas seja melhor simplesmente rodar tudo como root...

Como assim rodar tudo como root? Aqui no meu Debian faço gravação de CDs/DVDs como usuário normal, sem para isso nem mesmo usar o sudo.

Acredito que a melhor alternativa nesses casos é definir grupos de usuários, como 'cdrom', 'audio' e 'cdwrite'. Então, como root, um 'adduser usuário grupo' liberaria o respectivo acesso.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de nemesis
boob: "que ameaça comparável você vê na liberação da gravação de mídias?"

eu não vejo ameaça nenhuma. Eu estava discutindo com ele porque ele queria deixar permissões para lá e simplesmente rodar tudo como root apenas por causa de um maldito gravador de CDs...

"Como assim rodar tudo como root?"

não sei, pergunte pra ele.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tango
Eu poderia ir mais longe. Ach: Eu poderia ir mais longe. Acho que o RH9 já era bem decente. E até mesmo o 5 já era decente, para os padrões da época, claro...

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Ananias
sudo: se não tem sudo, é o jeito.

Aqui jaz o chmod.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Tango
Otimização sim, mas em outra frente: Desde os primórdios do RH que é sabido que as otimizações do mesmo não são tão voltadas para a performance, e sim na usabilidade. O FC, assim como o RH foi em seu tempo é um dos linuxes mais "user-friendly" que existem.

É de se esperar que um drawback seja no âmbito da performance, com tantas ferramentas de configuração gráficas disponíveis.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Fedora Extras: Tentou isntalar o xmms-mp3, bmp-mp3 e lame com o YUM? Eles estão no Fedora-Extras, que já vem configurado por padrão no FC4.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de ricardomoc
Peraí: Peraí, nemesis. Não falei no meu primeiro post em executar tudo como root. Isso quem disse foi você. Repito: acesso aos drives de cdrom, disquete e gravação de cd's. Se não me engano, o fedora e o red hat são os únicos que mantêm e dificultam esse acesso. Em algumas distros, você pode como root rodar o k3b-config e alterar as permissões. Se não quiser, basta deixar como está. No fedora, nem se você quiser. A não ser que compile do zero o k3b. Inclusive é essa mensagem que aparece quando tenta rodar o xcdroast como usuário comum no fedora. Se você não vê ameaça, assim como eu não vejo, na liberação da gravação de mídias, então estamos falando a mesma coisa, certo? Agora, rodar tudo como root não.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de nemesis
não falou, mas deixou subentendido: "Se não pode, para que adicionar um usuário comum na instalação?"

é, pra quê, quando é muito mais prático ficar como root?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardomoc
Ok: Pena que você entenda assim. Mas, acredite, não foi essa a intenção. Té mais.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de vmedina
Nautilus: O Nautilus roda bem legal aquele queimador dele... a melhor coisa no GNOME.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004