Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

WebInsider: "O Office dos deputados"

Ricardo Banffy, do Webinsider, dá a sua opinião sobre o caso recentemente noticiado da compra do M$ Office pela Câmara dos Deputados.” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Trecho do texto: "Em outro documento, a Câmara justifica e dá detalhes dos problemas que, supostamente, obrigam a compra do MS Office. Eu até acredito que eles tenham feito a burrada de fazer sistemas que dependam tão visceralmente de outros produtos (afinal, todos fazemos burradas de quando em quando), mas não seria exatamente esse o sinal de que não se pode depender de especificidades do MS Office ou de qualquer outro produto proprietário? Não é exatamente por terem perdido a liberdade de escolha que o Departamento de Taquigrafia, a Consultoria Legislativa, a Assessoria Técnica da Diretoria-Geral, o Departamento de Finanças, a Consultoria de Orçamento, a Secretaria-Geral da Mesa e o Departamento de Finanças precisam de MS Office? E que espécie de dependência técnica é essa que impede uma migração?"

Na minha opinião particular e pessoal, a Câmara e qualquer órgão público deveriam poder comprar todo software cuja necessidade pudessem justificar, e até acredito que possa haver várias justificativas para a compra desta quantidade de cópias do MS Office por um órgão público. Mas a forma como ocorreu todo o processo - a ponto de suspender o pregão por iniciativa própria, a justificativa técnica apresentada apenas posteriormente e a existência de uma Frente Parlamentar em prol da adoção do software livre que aparentemente não foi ouvida antes da decisão tornam a história bem mais complicada.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anderson.
Cortar ou não o cordão umbilical ?!: Se o ciclo de upgrades e compras de novas licenças não for quebrado, continuaremos refém de tecnologias proprietárias.

O software livre incentiva na capacitação das pessoas, com cursos e treinamentos. O pagamento destas licenças que daqui a 3 anos vão ficar obsoletas (começam as incompatibilidades com novas versões), é literalmente jogar dinheiro pela janela.

Se o pessoal da Câmara não quer se reciclar, tudo bem, é um direito deles. Agora, que saia do salário deles o pagamento das licenças.


Comentário de Anderson.
Cortar ou não o cordão umbilical ?!: Se o ciclo de upgrades e compras de novas licenças não for quebrado, continuaremos refém de tecnologias proprietárias.

O software livre incentiva na capacitação das pessoas, com cursos e treinamentos. O pagamento destas licenças que daqui a 3 anos vão ficar obsoletas (começam as incompatibilidades com novas versões), é literalmente jogar dinheiro pela janela.

Se o pessoal da Câmara não quer se reciclar, tudo bem, é um direito deles. Agora, que saia do salário deles o pagamento das licenças.


Comentário de WhoIam
Amigo desculpa, mas essa utop: Amigo desculpa, mas essa utopia e esse papo de "liberdade", "anarquia", etc é pra micro em casa. Empresas (e governo se incluem) precisam pensar em produtividade, interoperabilidade, suporte, eficácia e resultados. Náo pode-se negar que independente do valor (e lembre-se que custo náo é somente licença) o MS-Office está anos luz a frente do OpenOffice por exemplo. Pode ter certeza que a decisão não foi fundamentada no coração ou movimentos irracionais.
Comentário de espardo
Ainda não entendi um detalhe: Ainda não entendi um detalhe, por que comprar novas licenças? Se as aplicações funcionam nas versões atuais do MS-Office já instaladas/adquiridas, qual o motivo do upgrade?

[]s,
Emerson

Comentário de espardo
Não é nem questão da quali: Não é nem questão da qualidade do produto (se anos luz ou centímetros à frente). Se o MS-Office permitisse a interoperabilidade com um padrão aberto de documentos ele poderia competir apenas no quesito qualidade. Governos e grandes empresas (como grandes compradores que são) podem forçar o fornecedor a oferecer mais e melhores opções permitindo que qualidade e custo (não apenas o preço da licença) sejam os diferenciais na escolha de um produto ou outro. O problema é que do jeito que está o governo fica preso a apenas um fornecedor.

[]s,
Emerson

Comentário de Decao
Anos Luz, Produtividade???: Anos Luz? Temos centenas, milhares de cases de empresas sérias, que se preocupam com produtividade migrando p/ openoffice. Agora, como o dinheiro é nosso, é mais fácil e confortável optar pela compra. Treinamento, reciclagem...hum...dá um trabalho....e afinal eles só voltam a trabalhar em março.
Produtividade na Câmara dos Deputados. Você tá brincando?
A decisão realmente não foi fundamentada no coração e sim na malandragem como é de praxe.
Comentário de lmveloso
"Ainda usamos Office 97?": Isso aqui ôô! é um pouquinho de Brazil iá iá!

Eles não querem ser chamados de 'Dinossauros' pela produtora do Software igual na propaganda na 'veja' (alias, propaganda de extremo mau gosto). Esse é um dos cíclos viciosos que já existiam tão naturalmente antes do Software Livre aparecer que o usuário nem pensa se 'precisa', se 'deve' ou 'quanto custa', e no final das contas o dinheiro não é deles mesmo.
Isso significa cair na lábia do vendedor! Eles já tem uma solução adequada, mas o vendedor chama eles de dinossauros com toda a educação e no final o viciado proclama: "Sim! Eu quero mais uma dose!" ops, "Sim! Precisamos atualizar!"

Questão: E o que são 10 milhoes perto do que vai ser pago para os deputados e senadores naquela sessão extraordinária de fim de ano só pra neguinho sentar a bunda no almofadado e apertar uns botões!

Comentário de edivaldo
Office 97 ainda persiste: Aquela propaganda da Microsoft mostra uma realidade, o office97 ainda está bem vivo nas maquinas, assim como o clipper em algumas empresas.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
Falta de coerência: Deixando de lado a paixão (seja pelo software livre quanto pelo proprietário) comum em qualquer thread vale salientar a parte mais importante: Não seria muito mais interessante gastar a metade dos recursos que serão investidos na compra de licenças MSOffice na capacitação de técncios e migração das "aplicações" existentes? Com isso além de novas versões a câmara também atingiria a independência tecnológica e de fornecedor, tendo o domínio da tecnologia. Isso traria com certeza mais economia no futuro.

Ninguém costuma olhar por esse lado, isso geralmente demonstra uma enorme preguiça das equipes de TI, que se acomodam com o que tem "e está rodando". Gente o problema nestes casos nunca é com os "donos" das empresas(neste caso os Deputados) e sim com os nossos colegas da informática, que ou são preguiçosos ou tem preconceito em relação ao Software Livre.
Comentário de espardo
É preciso lembrar que quem a: É preciso lembrar que quem assina o cheque pra compra nem sempre é um profissional de TI.

[]s,
Emerson

Comentário de Luk
É preciso lembrar também:: Acho que o Software Livre não paga "comissão" para quem decide / fecha a compra e o pagamento...

Ano que vem tem eleição, vamos renovar ??

Feliz 2006 !


Luk

Comentário de vmedina
Produtividade?: Para o setor público, nada mais produtivo que instalar um software sem precisar fazer uma Licitação.

Independente do valor, é melhor migrar direito para o OpenOffice.org. Você inclui um curso do mesmo a ser ministrado pelo vencedor da licitação para X cabeças, que deve no final sair pela metade do preço das licenças para UMA ÚNICA VERSÃO do MS Office, e pronto! Funciona como uma maravilha.

Quer mais interoperabilidade que o OpenOffice.org? Ele usa um padrão universal de documentos que pode ser mantido pela câmara se for preciso, acessa a maior parte dos formatos de documento existentes E gera PDF. Já no caso do MS Office eu abro alguns documentos, salvo em versões do office e não leio o do OpenOffice.org. Sei lá, mas racionalmente e tecnicamente eu acho melho o OpenOffice.org.

Sua retórica de TCO menor é tãooooo furada! Abre os olhos viu!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de so
WebInsider: "O Office dos deputados": Estranho... No final do texto, uma pequena ironia, e, pedindo uma coca-cola, estranho... Não seria Mate-couro. E ainda diz que prefere gerar renda e empregos aqui mesmo...
Comentário de Patola
Afirmação inverídica: Náo pode-se negar que independente do valor (e lembre-se que custo náo é somente licença) o MS-Office está anos luz a frente do OpenOffice por exemplo.

O ruim do seu post com várias afirmações controversas é que o pessoal se concentrou nos outros pontos e deixou escapar esse.

Pois eu digo: sim, pode-se negar veementemente que o Microsoft Office está "à frente" do Openoffice. Dê uma googlada por "office vs openoffice" que você vai achar várias comparações entre as duas suítes - e em algumas o openoffice (o 1.1.x mesmo, imagine o 2 então!) ganha. Só não vê isso quem está tristemente condicionado pela "cultura Microsoft".
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente em http://linuxfud.org:8080 até o virtua liberar...
Comentário de Alexandre Figueiredo
Concordo em parte: Caríssimos,
Quanto a compra de M$Office, acho que foi precipitada.
O M$Office pode até estar anos luz, até acredito em usabilidade, em funcionalidade não.
Agora, quanto mais gente usar o OpenOffice, mais fácil ele se tornará e mais debugado ele estará.
A beleza do Software Livre está ai. Certamente se a casa legislativa usar, as sugestões serão rapidamente atendidas pela comunidade OpenOffice brasileira. Eu, como todos, queremos que o OO.org se destaque cada vez mais, pois podemos ter certeza de que nas suas linhas de código houve a nossa ação, reclamação, sugestão e correção.
[ ]s
Comentário de Joao Melo
WoIam = Quem Eu sou!: Gostaria que QuemEusou ou WoIam explicasse, de forma "racional", o motivo do cancelamento do edital.
Quem é você?

João Melo
Comentário de SS_Sputnik
Wholan "bate e corre": Será que vocês ainda não perceberam a estratégia desse "Ananias Ortodoxo"? Ele lança uma pérola dessa e depois leva uma saraivada de argumentações contrárias mas não aparece mais para defender-se.
Dêem uma olhada nos posts do Wholan e verão que ele nunca se defende. Ele gosta é de jogar lenha na fogueira(de preferência com um pinguim em cima dela).
Comentário de atf
Cancelamento!!!: Alguém que ficou fora da panela deve ter chiado. Ou vocês, realmente, acreditam em motivos "técnicos" para essa "cambada" que é o nosso "congresso".
atf
LinuxUser#142898

Para ter esse governo é melhor ficar sem Governo.

Comentário de danieli m.
pois é, tem isso. eu trabalh: pois é, tem isso. eu trabalho numa empresa pública. usamos o office 97 e o windows 95 (!) aqui, e eles fazem tudo o que precisamos. só temos problemas de incompatibilidade quando nego traz arquivo *.doc feito no word pirata de casa pra imprimir no trabalho... ¬_¬
Comentário de importa?
respondendo a pergunta do pq: respondendo a pergunta do pq comprar licenças:
é mais fácil roubar assim.
Comentário de Manoel Pinho
Pizza: Pizza,

É exatamente isso que penso também. Uma coisa é uma lojinha ou escritoriozinho que tem 2 ou 3 computadores achar que é mais barato comprar o M$ Office (e na realidade quase sempre elas não comprar e sim pirateiam porque é ainda mais barato e não temem fiscalizações) do que pagar para alguém portar as suas macros e migrar os seus documentos e outros legados. Outra coisa é gastar 10 milhoes, e somente num dos órgãos de uma administração pública.

Mesmo que se gastasse os 10 milhões para alguma consultoria desenvolver todas as macros do OpenOffice.org que eles precisassem do zero e ministrassem cursos para os funcionários ainda seria um tremendo negócio porque seria para sempre e cópias para novos funcionários e novos computadores teriam custo ZERO, fora os problemas já citados com o formato binário e fechado dos arquivos do M$ Office.

Além disso todo mundo esquece que M$ Office implica M$ Windows que por sua vez implica em gastos com programas acessórios, antivírus (licenças que de aindapor cima têm que ser renovadas) e demais programas, fora o custo de upgrade de hardware das máquinas mais antigas. O OpenOffice.org é pesado ? Sim, mas pelo menos rodando no linux há a possibilidade de usar esquemas de clientes magros como o LTSP para rodar o OpenOffice.org até em máquinas jurássicas como Pentiums 1xx com 16 ou 32 MB de RAM.

Infelizmente ainda existem muitos gerentes de TI, especialmente no setor público, que acham mais fácil fazer "listinhas de compras", que serão pagas pelos contribuintes, do que ter o trabalho de migrar legados ou pelo menos contratar alguém para fazer isso para ele.

Se pelo menos as compras governamentais de material de informática fossem centralizadas e tudo devidamente justificado não teríamos esse tipo de escândalos. Alguém que fosse fazer as contas de quanto seria preciso para comprar M$ Offices para todo mundo que pedisse veria claramente que seria muito mais barato montar uma equipe de programadores ou contratar empresas para portar tudo que é tipo de macros do que comprar as malditas licenças.
Comentário de Aluno
M$ Office: Anos luz a frente, no quesito travamento e viciamento:
Aos M$ Office Boys de plantão, já que o MS Office
está tão bonitinho, porque grandes capitais europeias
estão migrando para Linux?

Porque o Metrô de São Paulo migrou para Linux?

Será que lá ninguém faz mais ofícios, nem fazem
mais planilhas eletrônicas?

Ei, porque vocês estão usando M$ Office pirata
nos seus micros?

Por um lado, a M$ faz vista grossa para a pirataria,
pois com a pirataria, a M$ evangeliza bilhares de
zumbis, que não saberão usar outra coisa que não
seja o sistema dela.

Quando chegam na empresa, todos os funcionários
daquela empresa, que possuem computador em casa
só sabem usar sistema da M$, então o dono da empresa
tem que botar M$.

Se toda empresa tem M$, então a "Rosana" vai
fazer um curso de M$ Word, para ter algo a mais
no seu curriculo.

E assim vai, a pirataria é o maior marketing da M$.

É ruim, mas milhares de zumbis querem usar.

É igual coca-cola, tem gosto de xarope, mas todo
mundo quer beber. Não sabem o quanto um copo d'água
é mais saudável.

E ainda ficam achando que são os caras da propaganda
que mostra gringos no meio de índios, gringos
que saem do trabalho mais cedo, etc...

Bem dizia aquela frase:

"A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes"

Acordem.


Comentário de Morvan
Misto de Preguiça: ... mental com desrespeito, pura e simplesmente, para com o OTINTE (o Otário do Contribuinte). Preguiça mental por parte do Depto de TI, que, a exemplo da grande maioria, tem medo do novo - trabalho na esfera pública e conheço o fenômeno como poucos, acho;
desrespeito, como já de praxe, por parte destes escroques (leia-se, com relação à maioria!) que se auto-intitulam "representantes do povo". Ora, não se esqueçam de que são estes mesmos que se autoconvocam para votar o que não o fizeram durante o ano inteiro, ao custo de mais de R$ 100.000.000,00! O que se poderia esperar desta combinação explosiva?
Comentário de Anderson.
WhoIam, isto é comodismo. Aq: WhoIam, isto é comodismo. Aqui usamos OpenOffice em todas as máquinas, e MS Office em apenas 3 por documentos de terceiros que venham com macros. Alguns usuários já acham mais fácil trabalhar no OO que no MSOffice e a explicação é simples - quanto mais você usa, mas se adapta.

Acha que é utopia de brasileiro. Existem mais coisas, além dos custos de Licenças (e das outras licenças - Windows, antivírus, firewall, etc. - além do vasamento e interceptação de dados). A pior coisa é ficar refém de um único fornecedor ou cair na ilegalidade.

Pois é, esta empresa abaixo também deve estar viajando (utopia) :
http://www.techforce.com.br/index.php/news/linux_blog/empresa_de_contabilidade_migra_para_openoffice_org

Comentário de Hugo
ok , ok...: Ok, semestres-luz se preferir.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de ano@nimo.com
anos luz: "Amigo desculpa, mas essa utopia e esse papo de "liberdade", "anarquia", etc é pra micro em casa. Empresas (e governo se incluem) precisam pensar em produtividade, interoperabilidade, suporte, eficácia e resultados. Náo pode-se negar que independente do valor (e lembre-se que custo náo é somente licença) o MS-Office está anos luz a frente do OpenOffice por exemplo. Pode ter certeza que a decisão não foi fundamentada no coração ou movimentos irracionais."


<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>

Bem, este argumento - estar anos luz a frente - é um ótimo argumento justificando a compra de um............:


APPLE !


Mas ninguem nunca levou este argumento a serio, e por que começariam a levar agora em relação ao software livre.

O que empresas/"governos serios" querem é segurança estabilidade e economia do suado dinheirinho do contribuinte.

E PONTO FINAL !
Comentário de ano@nimo.com
"o MS-Office está anos luz a: "o MS-Office está anos luz a frente do OpenOffice por exemplo" ??????

Bem, este argumento - estar anos luz a frente - é um ótimo argumento justificando a compra de um............ :


MAC !


Mas ninguem nunca levou este argumento a serio, e por que começariam a levar agora em relação ao software livre.

O que empresas/"governos serios" querem é segurança estabilidade e economia do suado dinheirinho do contribuinte.

E PONTO FINAL !

Comentário de nemesis
o mais puro dos trolls... : o mais puro dos trolls...

:))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
renovação: "Ano que vem tem eleição, vamos renovar ??"

sim, vamos pôr novos ladrões!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de adilson
Então...: Sua sugestão para resolver o probelmas seria...?
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de vmedina
Renova para o PSDB.. Eles renovam para Windows XP/2003 e Office: Vai ser duca ver tudo virando MS enquanto os patetas que são pró SL ficarem com aquela cara de bobo!

Se vocês acham que o SL tem pouco espaço com o PT, acho que vão se impressionar com o que o PSDB pode fazer!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ananias
auPTistas serão sempre auPTistas: Até 2003, eu até entendia o PTismo doentio de algumas pessoas, que acreditavam em histórias de salvadores - iguais as religiosas - e idealizavam o PT como a encarnação de tudo que pode existir de bom.

Em 2003, essas pessoas até poderiam ser chamados de iludidos. Hoje, são burros mesmo.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
a revolução dos bichos! um: a revolução dos bichos! um pouco de sangue, de preferência de banqueiros e políticos, faria bem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de adilson
Acredito que você não tenha lido o livro: Pois nele, os porcos substituem o homem, tornando-se igualmente opressores, às custas dos outros animais.
"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros."
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de nemesis
exatamente : exatamente

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Ei, então o que ocorreu no R: Ei, então o que ocorreu no RS na ultima eleição foi só ilusão minha?

O que foi relatado por aqui sobre o serra sucatear telecentros com Linux e dar apoio para telecentros com windows tb foi?

Que isso, eu que sou burro mesmo. Devia ter acreditado, como todo mundo, que o Roberto Jeferson é um anjinho!

Paciência!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ananias
Bob Jeff: Medina,

quem acreditou na santidade do RJ foi o Lula, que o deu poder suficente para roubar dentro dos correios.

Quem controla os correios é o Executivo. Se o RJ tinha poder suficiente para roubar e desroubar lá dentro, foi o PT que deu...

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de siberian
Que tal nivelar por cima?: O nível do comentário desqualifica totalmente a idéia.
Comentário de vmedina
Assim como todos os governos: Assim como todos os governos entregam cargos para indicados de seus aliados.

AA diferença é que o pt fez algo concreto a favor do SL.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004