Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anunciada a disponibilidade de sistema GPL de Ponto Eletrônico de Funcionários

É com muito prazer que venho a comunidade de Software Livre, para disponibilizar um projeto que foi desenvolvido por mim, para atender as necessidades da empresa onde trabalho, porém desde o começo do desenvolvimento, que já vinha pensando em torná-lo livre, portanto, me preocupei ao máximo com a parametrização e outros detalhes para o projeto crescer.

Trata-se de um sistema bem simples, para o ponto eletrônico de funcionários de uma empresa, ele usa APACHE + PHP + POSTGRESQL + BROWSER, portanto, basta um máquina com um browser aberto, onde os funcionários possam digitar seu login e senha (nada impede de uma implementação com cartão magnético) e o ponto foi registrado, podendo ser emitido relatórios a qualquer momento.

Quando comecei a desenvolver o sisponto, verifiquei a existência de algum sob GPL e apenas achei o timeclock (http://timeclock.sourceforge.net/) porém, não atendia as necessidades aqui da empresa, por tanto, apenas me inspirei no layout dele.

O TODO list do sisponto é grande, por isso peço ajuda da comunidade para melhorarmos e acrescentar novas funcionalidades ao projeto! ”
A nota foi enviada por Beraldo Leal (uid0Θberaldoleal·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Parabéns!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlos José
Parabéns: Puts... fazia muito tempo que eu procurava um sistema desses, parabéns!
Comentário de nemesis
eu também: com os fontes disponíveis, é muito mais fácil fazer uma modificação que me permita chegar mais tarde ao trabalho mas ainda assim acumular horas... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
erro: Acho que tem um erro no penúltimo parágrafo:
"Quando comecei a desenvolver o timeclock (...)"

Acho que é:
Quando comecei a desenvolver o sisponto (...)"

No mais, parabéns, com certeza será um sucesso!

[]s,
Emerson
Comentário de espardo
gargalhadas!: nemesis, você é um pândego!

[]s,
Emerson
Comentário de Beraldo Leal
Re: Erro: De fato... é um erro de digitação, quando comecei a desenvolver o sisponto! :( Por favor Brain, pode corrigir ?

Comentário de ricardomoc
Muito bem!: Bela iniciativa, cara. Está de parabéns!

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de tijucas
Interessante. Em breve entrar: Interessante. Em breve entrarei em contato para disponibilizar o projeto de um relógio ponto, falta conseguir comunicar com a base de dados via porta serial (e futuramente ethernet:^). Parabéns pela iniciativa.
Comentário de Beraldo Leal
Unir Forças?: Por que nao unir forças? Dois modulos.. relógio e web ? O que acha amigo ?
Comentário de tijucas
claro.. : claro..
tentei dizer isso, talvez me expressei mal :), mas só retornarei o trabalho em janeiro.
Comentário de belmedeiros
Parabéns Beraldo!: Parabéns Beraldo!!!Muito legal a iniciativa.
Comentário de Daniel_
Crítica construtiva (ou quase o:): Primeiro, parabéns, nem vi o software, mas pela iniciativa, parabéns.

Só uma coisa...

Pretende conectar na serial/paralela com PHP ?

Esse é o tipo perfeito de aplicação pra um daemon, a nao ser q o relogio ponto funcione por descarga de dados.

Em todo caso... acho que o PHP ha muito já fugiu ao escopo original pro qual foi feito. Hoje se faz coisas que sao muito identificadas como função de desktop, não de web.

Abraço !

Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Espírito do Software Livre: Só compreende este prazer em contribuir quem já contribuiu com algo, é simplesmente fantástico. E certas mentes ficam sem palavras ao tentar explicar o que não se explica, esta força é a mesma de Gandhi, de Zumbí, é a mesma de Antonio Conselheiro. é também a mesma força de Martin Luther King. Compartilhamos idéias por prazer em ver o progresso da humanidade, e juntos caminhamos para um futuro tecnológico em que a lógica é do trabalho cooperativo e não do lucro a qualquer preço. Continue assim e que Deus te ilumine cada vez mais.

Qua Tal um wiki para este seu projeto? ou que usase uma seção de algum wiki? A idéia é que seu programa seja pensado na internacionalização.
Comentário de Beraldo Leal
Criticas ? São bem vindas! :): Cara.. sobre a porta paralela não foi intenção do meu "projeto" e sim do do amigo a cima, apenas pensei em juntar nossas forças, linguagem ? Qualquer uma.. desde que tecnicamente funcione! Possivelmente, por motivos seus e outros que tenho.. nao seria em PHP, PHP apenas a interface WEB, para funcionários que queiram bater o ponto via web, possivelmente C, Python, Shell, sei la.. qualquer uma.. desde que funcione corretamente!

Valeu pela crítica! :)
Comentário de penta
Alguem tem alguns screenshots: Alguem tem alguns screenshots para mostrar o funcionamento?

Comentário de Beraldo Leal
Wiki ...: Claro. claro.. o projeto tem que crescer... pq nao começarmos com um wiki e uma lista de discussão para o projeto!
Sérgio Luiz, topa botar isso pra frente ? Posso hospedar provisóriamente no meu dominio! (beraldoleal.org) mas depois que o projeto tivesse legal, e vissemos que nao passa de um "suspiro inicial de empolgação" colocariamos em um outro qualquer!

Valeu!
Comentário de Eurico
Nemesis, faz um melhor então: Nemesis, faz um melhor então em python ou não consegue ?

Comentário de Beraldo Leal
Screenshots fresquinhos saindo...: Acabei de disponibilizar.. esta com a logo alterada, pois já esta em funcionamento em uma empresa aqui no estado! :)
http://www.beraldoleal.org/site/sisponto/screenshots/
Comentário de Manoel Pinho
Parabéns: Parabéns. O visual está muito bom. Eu gostaria de usar o sistema em meu trabalho mas nele são usadas catracas eletrônicas acionadas por crachás com um software para windows muito do mal feito (e que veio junto das catracas e vive dando problemas). Como não sou eu que lido com isso não sei a marca dos aparelhos mas vou me informar.

Se tiver links ou informações sobre como interfacear o programa com essas catracas por favor coloque no site.
Comentário de SKytoHEll
Ponto eletronico ???: Puxa essa e nova um ponto eletrônico que vc digita senha e login !! entaum devia ser ponto manual e naum eletrônico !!! =P faz em C e melhor com conexão via serial ou paralela e faz o projeto de um circuito que leia os cartões magneticos ai se fala que e ponto eletrônico...........
Comentário de Pmarc
Dimep?: Quem sabe a Dimep ou outros fabricantes de relógios liberem as especificações do protocolo de comunicação??

não custa tentar...
Comentário de Beraldo Leal
Ponto Eletrônico!: O nome foi dado ao ponto eletrônico pelo fator de não se ter mais assinar um livro de ponto onde antigamente sim era manual, assinatura!

Isto perdeu valor junto ao Ministério do Trabalho, e não fui eu que deu o nome de Ponto Eletrônico, pois desde os primeiros dispositivos onde, se tinha um pedaço de papel, o funcionário colocava o papel, e puxava uma alavanca, para carimbar a hora que marcava no relógio (quer coisa mais manual do que esta ? ) já se chamava ponto eletrônico!!!

Sobre sua sugestão da porta paralela em C.. ajude-nos! Estamos precisando de pessoas boas como vc, pois demonstra ter um excelente conhecimento em C!



" Fala é fácil! SHOW-ME THE CODE! "
Comentário de nemesis
bah: pra quê reinventar a roda? e tudo o que se faça em PHP se faz em python, apenas de forma mais modular e mais clara...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não sabe de nada: O login e senha são seus identificadores digitais, da mesma forma que cartões pessoais o eram antigamente. O ponto eletrônico no meu trabalho, em Delphi, também usa login/senha. Não há nada de errado nisso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jchaves13
Mouse Biométrico: Alguém tem alguma experiência com esses dispositivos (Mouse Biométrico)? Talvez seja um bom casamento de tecnologias.
Comentário de leonardo_lopes
Muito bom o projeto :) : Muito bom o projeto :)
É o RN, graças a Beraldo, deixando sua marca no mundo livre, hehehe ;)
Tá bom de babação, hey, mas tu tá viciado em PHP, ein? nunk vi alguém usar tanto ¬¬

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Jeanj
Achei isto: http://forum.microchip.com/tm.asp?m=124402
No ultimo post tem um arquivo txt onde o kra conseguiu pegar informações da porta com utilizando rwindows!
Comentário de Marcos Laureano
Parabéns - mas 1 pergunta sobre a legislação: Primeiramente, meus parabéns pelo projeto.

Agora vamos as dúvidas (e sugestões embutidas também). Infelizmente, a legislação trabalhista neste pais só favorece o empregado (nunca o empregador). Desta forma, qualquer funcionário insatisfeito pode alegar que o ponto eletrônico dele foi manipulado para esconder horas-extras não pagas, assim:
- como é a segurança do sistema ?
- o sistema foi homologado ou tem um parecer do DRT ?
- existe a possibilidade de emissão de relatórios mensais para que possa ser assinado pelo funcionário e arquivo em pastas próprias (ainda não é possível se livrar totalmente do papel)
- o que acontece se um funcionário marcar uma entrada/saída 2 vezes ? O sistema elimina a primeira ou fica registrado a entrada/saída "errada" para fins de auditoria ?
- o que garante a manipulação do sistema por pessoas não autorizadas (joão vai chegar as 10:00 mas pede para a maria bater o ponto dele as 8:00) ?
- você se preocupou com a configuração do servidor que hospeda o sistema e com o próprio banco de dados para evitar manipulações "fora sistema" ?


Existem várias outras dúvidas e problemas relacionadas com este tipo de sistema. Estou levantando todos estes problemas pois como já trabalhei numa empresa que adotou o preenchimento de cartão ponto via WEB, e este foi homologado pelo DRT, mas até hoje ainda existe dúvidas com relação a veracidade das informações... claro, esta dúvidas são levantandas por empregados insatisfeitos que recorrem ao DRT para reclamar seus "direitos" trabalhistas.

Acredito que a consultoria de um bom advogado trabalhista iria bem neste caso (algum leitor nestas condições?).

Novamente, minhas congratulações pelo seu trabalho. Caso precise de alguma ajuda relacionada a segurança ou comunicação com outros dispositivos seriais/ethernet/tcp por favor entre em contato.
Comentário de skyegg
Nome: Parabens, apenas de uma olhada em http://www.sisponto.com.br/ , e verifica a questao do nome, boa sorte!
Abraco
Comentário de leonardo_lopes
--- : ---
Agora vamos as dúvidas (e sugestões embutidas também). Infelizmente, a legislação trabalhista neste pais só favorece o empregado (nunca o empregador).
---
*Você mora em que país?

---
Desta forma, qualquer funcionário insatisfeito pode alegar que o ponto eletrônico dele foi manipulado para esconder horas-extras não pagas, assim:
---
*Ele pode pedir para alguém, ou ele mesmo, ver o código-fonte, essa mesma reclamação poderia ocorrer num programa fechado, mas aí ele num teria como conferir.

---
- como é a segurança do sistema ?
- o sistema foi homologado ou tem um parecer do DRT ?
- existe a possibilidade de emissão de relatórios mensais para que possa ser assinado pelo funcionário e arquivo em pastas próprias (ainda não é possível se livrar totalmente do papel)
- o que acontece se um funcionário marcar uma entrada/saída 2 vezes ? O sistema elimina a primeira ou fica registrado a entrada/saída "errada" para fins de auditoria ?
- você se preocupou com a configuração do servidor que hospeda o sistema e com o próprio banco de dados para evitar manipulações "fora sistema" ?
---
*Isso fica pro Beraldo responder

---
- o que garante a manipulação do sistema por pessoas não autorizadas (joão vai chegar as 10:00 mas pede para a maria bater o ponto dele as 8:00) ?
---
*Você pode botar um fiscal na porta ou comprar um aparelho para identificação por impressão digital ou algo do tipo...

---
Existem várias outras dúvidas e problemas relacionadas com este tipo de sistema. Estou levantando todos estes problemas pois como já trabalhei numa empresa que adotou o preenchimento de cartão ponto via WEB, e este foi homologado pelo DRT, mas até hoje ainda existe dúvidas com relação a veracidade das informações... claro, esta dúvidas são levantandas por empregados insatisfeitos que recorrem ao DRT para reclamar seus "direitos" trabalhistas.
---
*O programa é livre, o funcionário mesmo pode ver como as coisas funcionam, hehehe. Você também pode ajudar a melhorar o sistema de forma a adicionar recursos para que ele seja mais confiável. Ex.: você poderia adicionar um modo de o sistema imprimir um comprovante registrando a jornada diária do funcionário, aí no fim do mês ele poderia conferir as horas trabalhadas por ele.


---
Acredito que a consultoria de um bom advogado trabalhista iria bem neste caso (algum leitor nestas condições?).
---
*Infelizmente ainda faltam 4 anos para eu me formar, hehehe, mas se você é empresário, poderia ajudar o sistema com esse custo ;)

---
Novamente, minhas congratulações pelo seu trabalho. Caso precise de alguma ajuda relacionada a segurança ou comunicação com outros dispositivos seriais/ethernet/tcp por favor entre em contato.
---
*"Encaminhado p/ Beraldo Leal"

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de ricardovm
Os dados não podem ser alterados?:
---
Desta forma, qualquer funcionário insatisfeito pode alegar que o ponto eletrônico dele foi manipulado para esconder horas-extras não pagas, assim:
---
*Ele pode pedir para alguém, ou ele mesmo, ver o código-fonte, essa mesma reclamação poderia ocorrer num programa fechado, mas aí ele num teria como conferir.


Mesmo assim, nada impede que o funcionário alegue um UPDATE registro SET hora_saida = hora_saida - '02:00' WHERE funcionario = 'fulano'.

O que fazer quando o funcionário alega isso?
Comentário de ricardovm
Perdeu validade?:
O nome foi dado ao ponto eletrônico pelo fator de não se ter mais assinar um livro de ponto onde antigamente sim era manual, assinatura!

Isto perdeu valor junto ao Ministério do Trabalho


Perdeu validade? Onde você viu isso? E o ponto eletreônico, adulterável com um simples comando de SQL tem mais validade do que algo assinado na hora pelo funcionário?

Não entenda as perguntas como provocativas. Gostaria mesmo de saber onde posso encontrar alguma informação correta sobre isso.
Comentário de ricardomoc
Alteração de Dados: Xará, aqui na empresa onde trabalho o ponto é feito via aplicativo que fica hospedado em um mainframe. Não sei dar muitos detalhes, pois trata-se de empresa grande, sou do interior de Minas Gerais e as máquinas de grande porte estão, respectivamente, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas aqui existe opção de controle pelos empregados. Podemos consultar o sistema e, somente após assinar digitalmente o ponto fica valendo. E isso só fazemos após consultar todos os lançamentos do ponto. Acredito que é homologado pelo DRT, e não tem gerado muita controvérsia, inclusive com os sindicatos. O único problema é que, como acessamos diversos sistemas heterogêneos, ou seja, não conversam entre si e tem sistema de autenticação diferentes, o ponto eletrônico também não registra se, por exemplo, o empregado dá baixa no ponto e continua a trabalhar. Isso ainda não foi feito e, segundo a empresa, está em fase de consolidação das bases acessadas para regularização.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Beraldo Leal
Pelo menos...: Cara.. aqui na empresa o gerente de RH, falou que sim! Que o ministério do trabalho aqui do Estado está caindo em cima das empresas, para automatizarem, mas nao sei se perdeu validade o fato de ser assinatura, ou o fato de ter em uma folha de ponto de um funcionário, 30 assinaturas feitas num mesmo dia, com o mesmo horário, 12:00, 12:00, 12:00, etc... pq o funcionário esquecia... sobre o comando SQL.. como um funcionário poderia fazer isso no servidor se ele nao tem a senha?
Comentário de Beraldo Leal
Respondendo....: "...Infelizmente, a legislação trabalhista neste pais só favorece o empregado (nunca o empregador)...."

-> Concordo com vc!

"..Desta forma, qualquer funcionário insatisfeito pode alegar que o ponto eletrônico dele foi manipulado para esconder horas-extras não pagas.."

-> Acho pouco provável, existe uma peça chave no sistema, ADMINISTRAÇÃO, simplesmente o gerente ou coordenador do setor, é responsável pelo cumprimento do ponto (como em qualquer outro sistema de ponto), podendo sim (já respondendo a sua pergunta abaixo) ele emitir um relatório mensal, onde o funcionário, deve assinar e concordar com a veracidade dos dados!

..."como é a segurança do sistema ?.."

-> Confesso que pensei bastante a esse respeito, fiz testes de SQL Injection e tudo mais, a parte administrativa, possui o metódo de autenticação do Apache, por tanto, só entra na parte administrativa, usuários cadastrados no arquivo de configuração, isso pode ser melhorado! Porém já acho de bom tamanho! Um dos tópicos do TODO-LIST, é fazer um script, que fique como daemon, analizando os logs do APACHE, e filtrando apenas o que diz respeito ao SISPONTO para uma análise futura! Sei que pelo fato de estar em um servidor *UNIX e com senhas criptografadas em MD5, e com diretórios cheios de permissões para apenas o usuario sisponto, e um banco de dados, com autenticação do postgresql que pode variar de acordo com o DBA, e as tabelas com os apropriados grants e revokes, e regras do iptables, bloqueando requisições de máquinas nao autorizadas, e seja lá o que tenha mais no servidor, não bastam! :)

Segurança é uma coisa que de fato, deve ser melhor analizada! Porém para uma empresa de pequeno porte, acho que tudo isso (ou apenas isso, dependendo do ponto de vista) resolve! :) Porém, nós ajude! :) Analise, veja as falhas (lógico que deve ter) e nos reporte, vamos deixá-lo ainda mais seguro! Conto com sua ajuda! :)

"...existe a possibilidade de emissão de relatórios mensais para que possa ser assinado pelo funcionário e arquivo em pastas próprias (ainda não é possível se livrar totalmente do papel)..."

-> SIM :) Já foi respondido la em cima!


"..o que acontece se um funcionário marcar uma entrada/saída 2 vezes ? O sistema elimina a primeira ou fica registrado a entrada/saída "errada" para fins de auditoria ?..."

-> Excelente pergunta, isso tem acontecido muito aqui na empresa, mas não assim... e sim , o funcionário esquece de bater o ponto na saída, e de manha, ele bate como entrada, pq o sistema não computou a saída! Isto está sendo analisado aqui como faremos, mas a principio, resolveu-se com uma seguinte imposição do chefe: Ou bate o ponto, ou não recebe as horas extras, pq não terei como saber quais horas vc bateu, então cada gerente fica fiscalizando isso, e tem sido um sucesso esse método! :) Claro, que eu não é o mais eficiente, e isso acho que nem é legal, porém, estamos pensando nisso! Também é um item do TODO-LIST :)

"...o que garante a manipulação do sistema por pessoas não autorizadas (joão vai chegar as 10:00 mas pede para a maria bater o ponto dele as 8:00)..."

-> Não se garante! :( Da mesma forma que acontecia com livro de assinatura, maria sabia imitar a assinatura de joão e assinava por ele. PORÉM, mas uma vez vem a ADMINISTRAÇÃO, ela controla e monitora para saber se os funcionários estão batendo o ponto, aqui na empresa, colocamos os terminais propositalmente, na frente de câmeras de filmar, para uma eventual disconfiança, saber quem bateu o ponto de quem, e só pelo fato de estar na frente das câmeras, isso já é inibido!
Mas, com o Leonardo falou, nada impede de uma implementação melhorada para a autenticação, seja via cartão magnético ou impressão digital!

"..você se preocupou com a configuração do servidor que hospeda o sistema e com o próprio banco de dados para evitar manipulações "fora sistema?" ..."

-> Foi respondido la em cima ?


"...o sistema foi homologado ou tem um parecer do DRT ?..."

-> Para fazer a homologação de um sistema, precisa-se ser um SOFTWARE HOUSE, e eu não sou! :) Portanto não fiz, agora, posso estar enganado, mas aqui no estado nunca houvi falar de um Sistema desses homologado, o DRT exige isso ? Acho que não, isso fica para os PDVs, e sistemas que manipulam com as operadores de Cartão / TEF. Posso estar enganado! Acho que a opnião de um advogado trabalhista seria uma boa! Leonardo ?


Cara... queremos sim, ajudas como a sua, lembre-se este é um sistema muito, mas muito simples, que atende a necessidade de 90% das empresas de pequeno/médio porte, então como eu fiz, só pensei em disponibilizá-lo pra comunidade! Nos ajudem a torná-lo compatível com os outros 10% e depois pensaremos em grandes empresas, e implementações mirabolantes que sempre serão bem vindas ao sistema!

Abraços
Comentário de Beraldo Leal
Alteração...: No post kilométrico que respondi, fala mais ou menos sobre isso... como o funcionário mensalmente, terá um relatório para assinar, ele pode ficar com uam cópia sem problemas, agora se no decorrente mês, ele viu divergências de horários e se recusa a assinar o ponto, o gerente chama o DBA, e pede pra analizar os logs, simples! Se não ta nos logs, e ta no sistema, alguem manipulou os logs, se está nos logs e não esta no sistema, alguem manipulou o sistema! É facil saber quem vai ser culpado! Leia o post que eu escrevi, pode esclarecer algumas dúvidas!
Continua com dúvidas? Vamos criar um wiki para o projeto, e discutiremos por la.... Leonardo ? Pode fazer isso ?
Comentário de Beraldo Leal
Nome: Obrigado amigo, realmente, estava tão louco pela idéia de achar um sob GPL que só procurei os FREE, esqueci que tem essa questão do nome :) heheh.. mudamos então! :) Gsisponto :) ou qualquer coisa.. mas obrigado! :)
Comentário de leonardo_lopes
Hehehe, pow, ainda tou começ: Hehehe, pow, ainda tou começando meu curso, não estou nem perto de Direito Trabalhista ainda ¬¬

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Posso sim, estou na minha sem: Posso sim, estou na minha semana de recesso ¬¬, é só dizer como você quer que eu arrumo um wiki e boto para funcionar...

Só preciso saber se o CodigoLivre suporta php...

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de ricardovm
Problema não é o funcionário: O problema maior não é o funcionário alterar, mas sim o empregador boicotar as horas extras do cidadão com o comando SQL.

Ou simplesmente o fato do empregado dizer que o técnico tem acesso ao banco de dados e foi forçado pelo empregador a cortar as suas horas extras.
Comentário de leonardo_lopes
Eu voto em GSIPE : Eu voto em GSIPE

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de ricardovm
Mensalmente?: Não quero boicotar ninguém. Estou soltando essas quetões porque o projeto me interessa muito. Mas antes, é necessário ter certeza de que ele não vai trazer mais problemas do que soluções.


No post kilométrico que respondi, fala mais ou menos sobre isso... como o funcionário mensalmente, terá um relatório para assinar, ele pode ficar com uam cópia sem problemas, agora se no decorrente mês, ele viu divergências de horários e se recusa a assinar o ponto, o gerente chama o DBA, e pede pra analizar os logs, simples!


Mensalmente? Se eu fosse um funcionário "sem vergonha" diria que só pude conferir as horas no final do mês e que na hora em que assinei era humanamente impossível lembrar das horas extras que teria feito no começo do mês.

Nesse caso, seria interessante o funcionário poder confirmar todos os dias as horas registradas no sistema. Talvez uma conferência por e-mail ou obrigar o cidadão a conferir os registros dele todos os dias (se não fizer login o chefe é avisado).

Não disse antes, mas, parabéns pelo projeto. Algo bastante útil. Mas como toca na área de Direito do Trabalho (que convenhamos, dá muitas dores de cabeça quando existe alguma margem para problemas) acho importante analisar todos os pontos.
Comentário de ricardomoc
Voltando...: ao meu caso, podemos acessar o registro do ponto diariamente. Inclusive tem que ser homologado pela gerência à qual estamos subordinados. Se o seu sistema é web, pode ter um acesso para empregados para consulta simplesmente, não? Como nós temos aqui.


Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Beraldo Leal
Mensalmente ou diariamente: Falei mensalmente .. mas o sistema esta pra ser emitido relatórios a qualquer momento, isso vai depender da política da empresa... nada imprede de todo dia ao fim do expediente o gerente confira os pontos, como é feito em qualquer empresa que se preocupa com isso!

Sobre notificação, pode ser mandado pro gerente, mas pro funcionário ? Cara.. treinar uma funcionário com menor instrução pra digitar o login e senha, já foi uma vitória pras empresas onde foi instalado, agora querer que cada funcionário tenha um email, é complicado, infelizmente ainda vivemos em um pais, onde a maior parte da população é excluída tecnologicamente! :(

Sei que não quer boicotar.. suas dúvidas são pertinentes e lhe entendo perfeitamente ! :)
Abraços
Comentário de Beraldo Leal
perfeitamente: Sim claro.. perfeitamente... eu e o Leonardo estamos organizando um wiki, mas uma lista, mais um cvs, e contamos com a ajuda de todos para torná-lo cada vez mais confiável, seguro, estável e atendendo a todos os requesitos dos companheiros!
Comentário de tijucas
Então teóricamente não exi: Então teóricamente não existe ponto seguro. Ou existe?
Comentário de ricardovm
Livro: Acho que aquele livro onde o funcionário chega, escreve o nome, horário e assina. Na saída a mesma coisa. Obviamente os horários devem estar em ordem. Mas isso é quase impraticável numa empresa grande.
Comentário de ricardovm
Tem razão:
Sobre notificação, pode ser mandado pro gerente, mas pro funcionário ? Cara.. treinar uma funcionário com menor instrução pra digitar o login e senha, já foi uma vitória pras empresas onde foi instalado, agora querer que cada funcionário tenha um email, é complicado, infelizmente ainda vivemos em um pais, onde a maior parte da população é excluída tecnologicamente! :(


Tem razão... Estou acostumado com empresas de informática.
Comentário de Beraldo Leal
É complicado: É realmente... acho que uma impressora fiscal com o lacre de algum orgão... resolveria o problema.. não sei.. sinceramente!
Comentário de Gedson Nunes
Muito Bom: Realmente o sisponto é muito bom. Já tive a oportunidade de ver pessoalmente, onde o próprio Beraldo mostrou.

Parabéns pela iniciativa de comportilhar com a galera...

Valeu!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004