Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Presentes de Natal e ano novo para os usuários do Kurumin

Aqui estão meus presentes de final de ano para quem usa o Kurumin ou acompanha o projeto:

1- O Kurumin 5.1 final já está disponível para download gratuito. Os mirrors ainda estão sendo atualizados e é normal que muita gente baixe a nova versão nos primeiros dias, por isso tenha paciencia caso o download esteja um pouco lento. Você pode encontrar uma lista dos mirrors no: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

2- Está a caminho também o primeiro Alpha do Kurumin 6.0, que será disponibilizado dia 01/01. Ele inaugura a fase de desenvolvimento da próxima versão trazendo o Kernel 2.6.14 e atualizações nas bibliotecas e scripts de detecção de hardware, além de atualizações e melhorias diversas.

3- Publiquei hoje dois novos Guias no Guia do Hardware, desta vez falando sobre o Kurumin. O primeiro aborda as opções de boot e instalação do Kurumin e o segunda fala sobre a configuração do sistema e correção de problemas. Veja os anúncios dos dois Guias e links:

Guia: Kurumin, opções de boot e instalação: Embora a instalação do Kurumin seja quase sempre muito simples, existem várias opções de boot e dicas que permitem solucionar muitos problemas, além de lhe permitirem personalizar melhor a configuração do sistema. O próprio instalador inclui algumas opções "escondidas" que embora úteis, acabam sendo pouco usadas, sem falar na parte de particionamento e instalação em dual boot com o windows e outras distribuições. Este guia fala sobre tudo isso, uma referência completa e atualizada para acabar com suas dúvidas. Por Carlos E. Morimoto http://www.guiadohardware.net/guias/03/

Guia: Kurumin, configurando e solucionando problemas: Colocar o CD no drive e dar boot qualquer um faz, mas é quando os problemas começam a aparecer é que os usuários Linux tarimbados se destacam sobre os meros mortais :) Este guia fala sobre a configuração do Kurumin, tratando desde as opções mais básicas dentro da configuração do KDE, até como solucionar problemas mais cabeludos com a configuração da placa de som, teclado, mouse, placas wireless e outros dispositivos. Além de ser um guia definitivo sobre a configuração do Kurumin, muitas das dicas se aplicam também a outras distribuições. Por Carlos E. Morimoto http://www.guiadohardware.net/guias/04/ ”
A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Adailton
Parabéns: Sem desmerecer as demais, mas está é uma ótima noticia.

Uma das melhores distribuições e atualizadíssima :)

Parabéns Morimoto

já estou baixando


Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de Eloir Viecelli
Kurumin: Eu ja baixei quando ela estava em beta... e a versao ja
estava otima... reconhecimento de hardware está muito bom, e
os script de instalacao estão ótimos.
Alias esses script de instalacaoes no Kurumim é uma otima
ideia e que deveria ser melhor aproveitado por outras
distribuicoes, isso representa dar mais seguranca quando
resolvemos instalar um programa... eu falo isso na
condicao de um usuario leigo.

Um abraço a todos e um feliz ano novo, por que esse ano
que passou ja foi otimo :-)
Comentário de ricardomoc
Parabéns: Parabéns ao Morimoto. Muito bom!

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Edards
Não consigo acessar o guiadohardware: Pessoal, alguem sabe algo sobre o site do Kurumin ?

Nao to conseguindo acessar mais o site, o firefox sempre diz que não conseguiu localizar o servidor.

Valeu,
Comentário de Patola
Qual dos sítios?: O kurumin.com.br continua funcionando.

Aliás, nunca entendi porque ao invés de cair na página de download do kurumin, esse domínio cai no fórum. Não poderia haver jeito maior de confundir o usuário que acessa lá pra baixar o famoso Linux brasileiro...
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de anakinpendragon
Mandou bem Morimoto! No kurum: Mandou bem Morimoto! No kurumin 6 você pretende colocar o kde 3.5 e o firefox 1.5? Eu fiz um script legal para instalar um programa de videoke no kurumin, não sei se vc não viu ou não se interessou, era para o programa chamado plarpebu, um videoke em java muito bom, estilo cante.

Parabéns pelo seu trabalho!
anakin
Comentário de Anderson Prado
usar icones magicos em outras distribuições basedas debian: tem como fazer isto?

usar os icones mágicos em kubuntu,kalango,knopix etc.

Como fazer para instalar eles em outras distribuições, pode ter efeitos colaterais dependendo do programa usado né.

Mas estes icones mágicos quebram um galho tem muito programa legal Emuladores, jogos, servidores.

Icones mágicos do kurumin, rodando em outras distribuições seria muito bom. Não seria.


falou
Comentário de CWagner
Creio que seja uma questão d: Creio que seja uma questão de adaptar os repositórios adequados. Basta dar uma olhada no script para ver quais são utilizados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Copernico
Parabéns ( + 1): Sou mais um a te dar os parabéns, Carlos. São poucos os profissionais que atuam em Código Livre que realizam trabalhos realmente orientados a usuários finais.

A maior parte do pessoal que eu encontro no mundo Linux gosta de aplaudir projetos tidos como "de elevado nível técnico" (desnecessáriamente rebuscados), por que isso os faz se sentirem "especiais". Sem consciência de que, se nós profissionais de TI nos fecharmos em nosso mundinho e esquecermos o usuário final, nossos próprios conhecimentos perdem um sentido. Esquecem que o importante para o mundo é a cômoda pronta, não o martelo que se usou.

O Kurumin foi a primeira distro Linux que me chamou atenção ao aliar elevada qualidade com praticidade de uso. E graças a ele eu tenho divulgado o Linux com sucesso junto a muitos usuários do Windows, que agora usam o Kurumin em detrimento deste a maior parte do tempo.

É uma notícia muito benvinda que esta nova versão esteja disponível tão rápido. Só não vou baixar correndo a imagem porque pra mim é mais rápido fazer o pedido dos CDs gravados no guia do hardware.

Só tenho algumas "revendicações": Alguém já pensou em montar uma distro Kurumin com o JDK da própria Sun Microsystems (ainda há desconforto com o licenciamento? Existem hoje outras licenças disponíveis além da SCSL), o DeCSS (esse talvez não dê pra distribuir), e acrescentar o Projeto Looking Glass para criar uma opção de Desktop 3D?

[]s

Comentário de Carlos E. Morimoto
Eu estou usando Jre da Sun no: Eu estou usando Jre da Sun no 5.0/5.1, independentemente da licença, eles autorizaram o uso na época do Kurumin Caixa. No caso do JDK, seria mais pela questao do espaço, mais fácil quem for usar baixar e instalar do que todo mundo baixar o pacote junto com o ISO do sistema.

No caso do desktop 3D, eu particularmente não vejo utilidade. É bom para agradar quem escreve reviews, mas nunca tive notícia de alguém que tenha usado o Looking Glass ou similar por mais de 15 minutos (excluindo os próprios desenvolvedores, claro ;). Sou contra incluir muitos recursos cosméticos no sistema, principalmente quando estes são de dificil instalação e muito sujeitos a problemas.
Comentário de Copernico
Looking Glass e JDK: Ok, ok... Eu confesso que eu não usei o Looking Glass Live-CD (baseado no Slax) por mais de meia-hora! :-)

Mas acho que isso se deveu mais à falta de programas e suporte a dispositivos (e a falta de tempo e paciência para prover esses recursos manualmente) do que por algum desconforto no uso da interface com o usuário (que ainda tem como evoluir conceitualmente, mas já está em bom nível). Lembro de ter pensado que se eu tivesse todo o conteúdo do Knoppix ou do Kurumin com a interface do LinG, essa seria a "minha" distro, por isso dei a sugestão.

Talvez ainda seja muito cedo para interfaces inteiramente 3D (e talvez seja cedo para sempre...) mas considero que a proposta de ampliar o controle que se tem sobre as janelas uma boa idéia, principalmente para profissionais que trabalham com muitas aplicações simultaneas (o dispositivo de mudança de desktops visuais em 3D, como incluído no Kurumin Games, é interessante pra mim, pois trabalho com tipicamente mais de seis desktops e sempre esqueço qual está rodando o quê).

O JDK 1.5 está vindo no CD do Kokar 5.1?
Comentário de ricardomoc
Looking Glass: Rapaz, já utilizei o looking glass no meu micro e ele ficou uma carroça (ok, é um 1.4 Duron com 256 mb memória e nvidia 64mb). Agora, se for preciso uma máquina muito potente, está fora dos meus planos nos próximos anos. Tenho outras prioridades no momento...

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Copernico
Looking Glass: O pessoal do projeto no java.net está trabalhando no momento para melhorar a performance (baseando-se em maximizar o aproveitamento dos recursos de aceleração no hardware), mas eles precisam de ajuda e, principalmente, feedbacks com esse.

Só pra divulgar, pra quem quiser contribuir com o projeto: https://lg3d.dev.java.net/
Comentário de punk
loking glass: Pra quem gostou da idéia do desktop do looking glass mas não tem uma super máquina, tem uma distro nacional, o Big Linux, que já traz o projeto open source pré instalado e rodando do cd. vale a pena conferir (www.biglinux.com.br).
Comentário de ricardomoc
Realmente: Realmente, é uma excelente distro. Mas apanhei para colocar a minha impressora para funcionar. Apanhei e saí muito machucado, pois não consegui até hoje...=(

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de Copernico
KDE3D: Eu testei o KDE 3D, como distribuído no Big Linux, e fiquei muito, mas muito mesmo, decepcionado.

Não se trata de um gerenciador de janelas em 3D, como o Looking Glass. Apenas se acrescentou acesso à rotinas disponíveis na própria placa 3D, com pouca usabilidade prática (que precisa rotacionar uma janela em 45 graus ou de ponta-cabeça?). Eu faço a mesma coisa no windows, com o utilitário de controle da minha placa NVIDIA. O 3D Desktop, como vem no Kurumin 5 ou no Kurumin-Games é muito mais útil, mesmo com escopo menor.

O que eu queria mesmo (tô até procurando tempo livre para fazer), uma distro que alie a usabilidade do Kurumin com o suporte Java para desenvolvedores + alternativas como o Looking Glass.
Comentário de xvr2k3rds
Concordo. Qual dos sítios?: Concordo com sua observação, este link deveria levar a páginas com informações sobre downloads. Seria mais interessante.
Comentário de psicoppardo
mas ainda falta um tham: O kurumin linux, no meu modo de ver ainda é a melhor distribuição para o usuário iniciante brasileiro, e sempre está sendo aperfeçoada, além de dar um suporte que acredito ser insuperável por equanto, só tenho algumas queixas, ou perguntas não sei:

Eu sei que o projeto kurumin tem como meta sempre manter mais ou menos 400mb em cada distro, mas não tem como lançar uma especial com 700 mb, acho que o kurumin já é maduro suficiente para isso, poderia vir com o wine sei lá?

uma pergunta pessoal, se eu colocar exemplo um novo HD, como ele reconhece o novo HD? quando coloco um dispositivo USB, ele reconhece de cara o novo dispositivo ou tenho que faze-lo reconhecer manualmente?

Mas cara, ainda assim com todas as criticas dos usuários avançados (não sei nem porque? até hoje ainda não vi uma critica com fundamento, que justifica-se tamanho ataque), minha mulher que não sabe direito nem o que é computador gosta do kurumin (ela sabe mexer mais no Kurumin que no Windows pra vc ter uma idéia), por isso que eu acho que a maior genialidade é tornar as coisas simples.

Já pensou se nós ainda estivessemos usando escripts procedurais só porque é mais complicado que usar comandos visuais, só pra dizer que eu sei e você não sabe.

Iniciativas como a do Guia do Hardware, são louvaveis, são essas iniciativas que tornam o Linux Popular, são essas iniciativas que fazem o Bill Gates coçar a cabeça.

Continue assim Morimoto, o software nacional só tem a ganhar com gente como você.

Parabéns

PS.: inventa um mascote melhor que aquele mini pinguim com cara de batata Rsss!! Valeu é bricadeira.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004