Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Competição para design da GUI do KOffice 2

“O projeto KOffice recebeu uma doação de US$1000,00 para servir como prêmio em uma competição para colher idéias para a GUI do KOffice 2. O anúncio está no link a seguir.” A nota foi enviada por Teo Victor (teovrs?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Design: Rapaz, acho que a GUI atual do koffice está de bom tamanho. Gosto do jeitão dele, aliás, mais do que a do Abiword, por exemplo. Talvez um pouco poluída, pelo excesso de ícones que vem exibidos por padrão.

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de pappacena
Com a QT não dá pra usar si: Com a QT não dá pra usar sistemas de templates, tipo os de interface web não? :D

print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena
Comentário de pappacena
Com a QT não dá pra usar si: Com a QT não dá pra usar sistemas de templates, tipo os de interface web não? :D

Seria legal... ai deixaria disponível um montão de templates diferentes pro usuário escolher a cara do KOffice... hehehe

print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena
Comentário de Daniel Dantas
Parece uma boa idéia, mas te: Parece uma boa idéia, mas temos que pensar que tem gente que vai querer rodar o koffice em um pentium 100.
De qualquer forma, escreva a sua idéia e mande para eles.
Deve sair umas coisas muito loucas dessa competição.
Comentário de pappacena
Comentário duplicado. Modere: Comentário duplicado. Moderem-me
Comentário de ricardomoc
Precisa não: Não são exatamente iguais. Tenho certeza que foi para complementar o anterior, o que não justifica a moderação. Bom, pelo menos na minha opinião. Afinal, quem sou eu para dizer, não é mesmo? ;)

Na comunidade Linux há muitos gênios.
Só falta achá-los...
Comentário de nemesis
excessos: "um pouco poluída, pelo excesso de ícones"

aí não tem jeito: é trademark do KDE... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Excesso de frescuras: Se você acha que excesso de ícones e frescura é coisa do KDE veja só o M$ Office 12

http://www.winsupersite.com/images/showcase/office12_pre_word_05.jpg

http://www.winsupersite.com/images/showcase/office12_pre_excel_03.jpg
Comentário de nemesis
tal pai, tal filho. eventual: tal pai, tal filho. eventualmente, ele chega lá... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Cristóferson Bueno
Excesso de frescuras: Eu acredito que o motivo desse incentivo para a criação de uma nova GUI para o KOffice é justamente por este re-designer que o MSOffice está sofrendo.

Não gosto das cores, mas acredito que essa nova organização da barra do MSOffice apesar de um pouco poluída visualmente, é na verdade mais produtiva e rápida para se identificar os itens desejados.

Muito embora, não goste da atitude de sempre estar correndo atrás do "padrão" estabelecido pela M$ ou outras empresas de software comercial. Acredito ser possível criar sistemas e interfaces que sejam amigáveis ao usuário sem ter que fazer clones. Os "clones" são feitos muitas vezes para eliminar ou reduzir a curva de aprendizado para uso do software, mas isso também cria uma dependência. Quando acontece uma grande remodelagem, como a M$ está fazendo agora como ficam os softwares que baseiam suas interfaces na aplicação comercial? Mudam novamente para manter a semelhança?

Acho que temos que romper esse paradigma. Uma interface completamente remodelada pode aumentar a curva de aprendizado, mas pode garantir maior usabilidade e produtividade para quem se adaptar. Se esta nova interface e aplicação forem realmente eficientes, suas chances de se estabelecerem como padrões no mercado aumentam.

Espero que surjam boas interfaces nesse concurso e não clones nas novas interfaces do MSOffice.
Comentário de hamacker
A microsoft está fazendo um: A microsoft está fazendo um teste com sua interface Office partindo da premissa de que agora o padrao de desktop é 1024x768x16, 256M RAM, 1.2Ghz+.

Ou ela tem um plano alternativo, ou vai ser um belo tiro no pé, já que usuários não parecem mais estar tão sucetiveis a uma interface bonitinha quanto antes. Office97 ainda é bem popular entre as empresas.
Comentário de Manoel Pinho
Velho: Não sei se estou ficando velho mas eu ODEIO as últimas alterações de visual feitas nas últimas versões do Windows e do M$ Office.

Quando sou obrigado a pilotar um windows XP a primeira coisa que faço é colocar o visual clássico no menu principal e no painel de controle, além de desativar aquela opção que esconde opções dos menus e a opção que esconde extensões dos arquivos e arquivos do sistema. Odeio aquele visual teletubbies e fico perdido por alguns segundos tentando achar as opções. Além do mais, não gosto de ser tratado como idiota ao esconderem as opções dos programas.

O M$ Office então nem se fala. A melhor versão foi a 97 e todas as seguintes tiveram detalhes cosméticos alterados e para pior.

A mudança de formato desse Office 12 é que é a coisa mais significativa desde o Office 97 mas mesmo assim eles não aprendem e insistem nesse formato proprietário em vez do ODF.

Visual bonito todo mundo gosta mas visual poluído, confuso e que parte do princípio de que usuário é idiota é outra coisa.
Comentário de CWagner
É a velha mania de tratar "u: É a velha mania de tratar "usuário final" como uma criatura estúpida.

... tem gente que gosta de ser tratado assim e até briga se você oferece uma ferramenta que necessite de um pouco mais de esforço por parte do intocável ser mencionado
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004