Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UOL analisa o OOCalc

O UOL continua sua série de publicações sobre Software Livre com essa matéria sobre o Calc do pacote OpenOffice.org. A matéria anterior já se referia ao pacote mas com o Writer. "Além da gratuidade, principal atrativo dos programas do pacote, chama atenção a usabilidade para quem está acostumado com o Excel e a compatibilidade com o formato .xls, da Microsoft, utilizado pela maioria para trocar planilhas eletrônicas."” A nota foi enviada por Paulo Cesar Peixoto Sobrinho (p·peixotoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alexandre Horta
É uma pena eles citarem como: É uma pena eles citarem como desvantagem do Calc a inexistência do recurso de lista de validação. Talvez tenham usado a versão 1.x, visto que a versão 2 do Calc já possui esse recurso. Outro detalhe que achei tendencioso foi o de apagar o conteúdo de uma célula com delete, o que abre uma caixa de diálogo com opções. Ninguém por lá teve a boa vontade de apagar o conteúdo da célula com o Bakspace...

Mas é um começo.
Comentário de StanStyle
Retro-alimentação.: Encaminhe a eles suas correções, eles prontamente o atenderão assim como a Folha on-line faz.

Comentário de marcus
Listas Dropdown: Dei uma olhada aqui e não encontrei o recurso de Listas Dropdown. Estou usando a versão 2.0.0. Vc tem certeza que já existe?
Comentário de nemesis
correção: "compatibilidade com o formato .xls, da Microsoft, enfiado goela abaixo da maioria para trocar planilhas eletrônicas"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de gbpacheco
Equívocos da reportagem: O Alexandre tem toda razão.

O recurso de listas foi incorporado à versão 2.x. A partir de uma célula qualquer, basta ir até o menu Dados > Validade e escolher no combo de Critérios a opção Intervalo de células.

Quanto a questão da exclusão seletiva, também acho que faltou um pouco mais de pesquisa na ferramenta antes de uma conclusão. Essa dificuldade inicial é recorrente entre os novos usuários do OpenOffice.org, no entanto, é uma peculiaridade da ferramenta que considero muito interessante. Para a exclusão automática, basta a tecla Backspace. Se mesmo assim, esse comportamento não agradar, pode ser modificado no menu Ferramentas > Personalizar.

Vamos ver no que dá. Vou escrever para o e-mail uoltecnologia@uol.com.br com essas observações. Fora isso, acho que a matéria está bem dimensionada.

Abraços!
Comentário de WhoIam
Compatibilidade: Suporta Macro ? Programação VBA ? Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas ?) Exporta HTML Dinâmico ? Integração com Visual Studio 2005 ? Integração com RMS (Rights Management Services )? Dizer que é "compatível com xls" é muito pouco hoje....
Comentário de Ark
Não é não: Não é muito pouco. Visto que o formato é fechado, já é bastante. Sem contar que todas essas features que você falou são usadas por menos de 1% dos usuários de suítes Office.
Comentário de WhoIam
Menos de 1% ???: Desculpe amigo, mas falando de ambientes corporativos (diga-se empresas privadas e públicas) acredito que o uso é bem alto. Concordo contigo que muitos NÃO sabem os recursos que possuem na mão. Agora, formato fechado ?? Bem, como se conseguiu a compatibilidade então ? Alguma coisa ficou aberto...
Comentário de Manoel Pinho
Ambientes corporativos: Eu trabalho num lugar razoavelmente grande e nunca usei nem conheço ninguém que tenha precisado dessas coisas. Para fazer contas complexas ou páginas html dinâmicas com essas contas a melhor coisa ainda é fazer um programa para isso, em uma das centenas de linguagens de programação que existem.
Comentário de hamacker
Voce segue com um monte de re: Voce segue com um monte de recursos que a maioria dá a minima atenção, coisas mais populares que seriam necessários nao tem, quer um exemplo ? Cade o suporte ao pdf, opendocument.... ?

O EXCEL já foi bom no inicio, enquanto era usado como ferramenta de planilha, calculos do dia-a-dia para gerenciar contas e nao como ferramenta de gestão como alguns recursos atuais dele sugerem.

Fico confuso porque algumas ferramentas estao tão proximas à programação, mas ainda boicotam os compiladores, mesmos os visuais e interativos que dariam um banho nessas formulas (excel ou OOo não importa) por mais complexas que elas sejam.

Mesmo o ACCESS ou BASE estando lá (que nao sao a oitava maravilha porém melhores adaptados para gestao de dados) ainda insistem com planilhas.
Comentário de tijucas
Planilha eletrônica é uma d: Planilha eletrônica é uma das ferramentas mais usadas por "engenheiros" que trabalham no lugar de admnistradores. Lamentável.
Comentário de Ark
Formato Fechado sim: Todos os formatos do Office são fechados. O trabalho do OO.org (desde quando era só StarOffice) sempre se baseou em engenharia reversa.
Comentário de Pow
XLS: Você já esqueceu aquela mudança de uma cidade dos EUA atingida pelo furacão para o OO.org justamente pelo formato aberto dos arquivos?
Comentário de Patola
Planilhismo: Planilhismo é uma doença do ambiente corporativo moderno. Gerentes também as adoram e usam para tudo. Ê povinho bunda!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente em http://linuxfud.org:8080 até o virtua liberar...
Comentário de CWagner
Ô, nem me fale. : Ô, nem me fale.

Tremo só em lembrar as planilhas que montam só pra fazer tabelas que têm mais de dez colunas e alguns queriam por que queriam que coubesse tudo numa folha só.

E dá-lhe fonte 8 :), eles que se virassem pra arranjar uma lupa depois.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de hamacker
Aqui tem o departamento de ma: Aqui tem o departamento de marketing, eles tem photoshop e um bocado de programas para muitas tarefas, todas windows, resolveram fazer um calendário para imprimir em A0, advinha que programa usaram para faze-lo ?

Isso mesmo, o excel, mas na hora de imprimir quem é que chamam ?

O Suporte porque nao conseguem ajeitar a impressao duma planilha, imagine só numa plotter tamanho A0 !

Se fosse com o Linux eles chingariam o sistema, porque o sistema é incapaz de resoolver uma coisa tao simples, mas como foi no windows é aquela ladainha "estou mandando a impressao, mas ela nao tá saindo como deveria, pode me ajudar ?"
Comentário de gbpacheco
Correção da Matéria (finalmente): Recebi hoje o e-mail confirmando a correção da matéria.

Um ponto "contra" o OpenOffice.org foi retirado e outro corrigido. Os dois podem ser conferidos no meu comentário anterior.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004