Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Edição 15 da Linux Magazine

Na semana passada publiquei o anúncio de lançamento da edição 15 da Linux Magazine, baseado nas informações de um leitor que a havia encontrado nas bancas. Hoje, revisando minha correspondência da semana do Natal, encontrei o anúncio oficial de lançamento, descrevendo com detalhes o conteúdo da edição. Esta edição tem capa sobre fotografia digital, e matérias sobre o Mandriva Linux e SUSE Linux, uma análise bastante crítica sobre o Nero, um tutorial do OOo Base, outro sobre criptografia de sistemas de arquivos, e muito mais. O que mais me chamou a atenção foi perceber que agora a revista tem 100 páginas. Segue abaixo a reprodução do comunicado na íntegra, como de costume.


Fotografia digital
Linux Magazine 15

Em nossa edição de dezembro mostramos como mandar para o computador, retocar e organizar suas fotos, sejam as digitais ou aquelas de infância ainda em papel, guardadas em uma caixa de sapatos no fundo do armário.

A moderna tecnologia de aquisição digital de imagens oferece soluções para problemas que atormentam os fotógrafos desde a invenção das primeiras câmeras. Mas as fotografias digitais também introduziram novos tipos de problemas e o próprio poder da mídia despertou novas possibilidades no campo do processamento de imagens, que deram início a uma nova geração de ferramentas. O ambiente Linux fornece excelentes utilitários que ajudam a ver, editar e processar suas fotografias digitais, como veremos nas matérias de capa deste mês. Uma introdução detalhada a essa fascinante tecnologia está disponível online!

Você vai conhecer os termos e conceitos usados no mundo da fotografia e ler um comparativo entre seis modelos de câmeras digitais de cinco megapixels disponíveis no mercado, inclusive no Brasil. Vamos também mostrar o digiKam, uma solução completa para baixar, editar, organizar, e exportar suas fotos digitais, e falar do Xnview, um visualizador rápido para lhe ajudar a encontrar e fazer pequenos ajustes naquela imagem especial escondida entre outras mil em um diretório qualquer no HD. E, por último, você vai aprender o que é preciso para instalar e usar um scanner no Linux. Hora de tirar aquelas fotos amareladas da caixa de sapatos e passá-las para o computador!

Na seção de análises falamos primeiramente do Nero ,que é atualmente quase um sinônimo de programa de gravação de CDs no Windows®. Mas será que entre os recursos da versão Linux há algo que justifique a compra de um produto comercial, ou será que os programas de código aberto para gravação de CDs dão conta do recado para a maioria dos usuários? Além disso, analisamos o primeiro fruto da fusão entre a Mandrakesoft, Conectiva e Lycoris. O Mandriva 2006 não é uma, mas sim um conjunto de três distribuições Linux, cada uma voltada a um uso específico. Entre elas está a Discovery/Lx, dirigida ao usuário iniciante, que está tendo o primeiro contato com o Linux, e examinada em nosso artigo.

O OpenOffice.org 2.0 tem um novo módulo de banco de dados, chamado Base, baseado no HyperSonic SQL, um sistema de banco de dados relacional escrito em Java. Você pode usá-lo como substituto para o Microsoft Access® e construir desde um simples livro de receitas a um poderoso sistema de gerenciamento de ativos. Nosso tutorial ensina, passo-a-passo, como criar um simples banco de dados empresarial com essa ferramenta. E para que suas missivas digitais sejam entregues sem que o carteiro virtual dê uma olhada no seu conteúdo, ensinamos você a criptografar tudo: no segundo tutorial da 15ª edição, descrevemos como usar os recursos de cifragem já existentes nos manjadíssimos Mozilla Thunderbird, KMail e Evolution.

E por falar em criptografia, nesses dias de bisbilhoteiros digitais à solta, proteger o disco rígido de seu computador contra olhos suspeitos é quase uma obrigação. Afinal, eles podem conter segredos industriais, fórmulas secretas ou até mesmo o registro financeiro completo de sua empresa. Use o trio DM-Crypt, LUKS e Cryptsetup para proteger suas informações de forma tão segura que até mesmo especialistas forenses em análise de dados pensarão em mudar de profissão se tiverem de analisá-las.

Na continuação do nosso curso de Python, você vai aprender a fazer um programa para buscar verbetes em espanhol no dicionário disponível no servidor da Real Academia de la lengua Española.

Na guerra entre as operadoras de telefonia, você não precisa escolher um lado. É possível atacar uma outra frente e conseguir preços incrivelmente baixos para os seus telefonemas locais, interurbanos ou internacionais, usando um computador e software gratuito. Com o Skype e o Gizmo, além de falar de graça com outros usuários desses programas, você pode fazer ligações para telefones em qualquer parte do mundo e até mesmo receber chamadas feitas a partir de telefones comuns. E tudo isso não requer prática, hardware especial, nem tampouco habilidade. Veja como em nosso artigo na seção Linux User.

Quando você termina de instalar o SUSE Linux 10.0, seu desktop ainda não está completo. Se você tiver instalado a versão livre, ainda precisará adicionar suporte a Java, arquivos MP3 e plugins para que seu navegador seja capaz de ver sites com animações em Macromedia Flash, documentos PDF com o Adobe Reader e vídeos nos formatos Real Media e Windows Media. Se você tiver instalado a versão comercial já deve ter tudo isso, mas provavelmente ainda não é capaz de assistir DVDs em seu computador. Vamos ensiná-lo a transformar seu SUSE Linux 10.0 numa superpotência multimídia. E para que todo mundo possa aproveitar nossas dicas, disponibilizamos esse artigo na página da revista!

E para terminar bem o ano, graças a uma parceria especial entre a Itautec e a Linux New Media do Brasil, pudemos trazer a vocês um pequeno presente de Natal. Uma cópia do Librix, o Linux da Itautec, completo em dois CDs. Venha descobrir o que uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil preparou para o pingüim. A apresentação do Librix também está disponível online!

LINUX MAGAZINE Nº 15 - Dezembro 2005
Revista especializada em Linux
Editora: Linux New Media do Brasil Editora Ltda.
Preço de banca: R$ 14,90 (acompanham 2 CD-ROMs)
Mais informações: http://www.linuxmagazine.com.br/

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Revista: Como já tive oportunidade de comentar no outro post, a revista está cada vez melhor. Peca ainda quanto à distribuição. Na minha cidade, por exemplo, a empresa que faz a distribuição da revista não existe. Desta maneira, só recebo pelo correio, como encomenda comum. Aí, demora muuuuuuiiiiito. Mais de dez dias. Paciência. Já fiz a assinatura por dois anos mesmo. Antes tarde do que nunca.

Defenda a vida! Diga não ao aborto,
se você for homem...
Comentário de espardo
Skype e Gizmo: E está muito boa a reportagem/tutorial sobre o Skype e o Gizmo. Já estou economizando uma grana. $-)

[]s,
Emerson
Comentário de Jeronimo Zucco
Ainda não recebi...: Pra provar como o atraso é um problema crônico da revista,postei na semana passada que ainda não havia recebido, que ela estava atrasada... Passada mais uma semana, ainda não recebi...


Comentário de ricardomoc
Editora: Se alguém da editora passar por aqui, gostaria de pedir a eles que olhassem com mais carinho os assinantes de Montes Claros/MG. Tenho todos os números da revista, mas mesmo pagando mais caro, parece que seria mais interessante para mim comprar em banca, uma vez que chega em torno de duas semanas antes. Obrigado.

Sem assinatura, enquanto o Brain não liberar.
Comentário de Clovis Sena
Não consegui instalar no vmware: bom dia,

estava neste fim de semana tentando instalar no vmware (não quero formatar minha máquina de casa), mas não consegui.

O processo de instalação é bem simples, com poucas opções, etc, mas depois que você seleciona os pacotes para instalar, e quando começa a efetivamente copiar os arquivos, fica extremamente lento e demorou horas...

sim, isso mesmo, demorou horas até pedir o segundo cd, e mais não sei quantas horas copiando o segundo ( eu não sei o certo pq sa? e deixei ele moendo)...

Depois de um tempo dei uma olhada, e ele estava travadão lá em 42% de alguma coisa. Ainda aguardei um pouco, mas não evoluiu e resolvi derrubar a instalação.

Alguem conseguiu instalar??
Comentário de Jeronimo Zucco
Chegou agora: A revista chegou hoje, dia 27/12. Quase três semanas depois de eu vê-la na banca de revistas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004