Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Cinco temas para acompanhar atentamente em 2006

O SearchOpenSource selecionou 5 temas que devem ser acompanhados em 2006. São mesmo bastante interessantes, incluindo assuntos como o desenvolvimento do debate sobre a nova versão da licença GPL, o avanço da virtualização (com ferramentas como o Xen), o retorno que a Novell e a Sun terão com suas iniciativas de código aberto, o surgimento de mais alternativas sólidas ao MS Exchange e o crescimento do Linux no desktop corporativo.

Surge a pergunta: que temas serão interessantes de acompanhar no Brasil? Eu tenho interesse por alguns em particular, e vou apontar 5 (sem nenhuma ordem particular) esperando que vocês complementem com os seus próprios temas de interesse nos comentários.

- O destino do PC Conectado / Computador para Todos / micro popular com software livre: haverá oferta e suporte continuados?
- Uso de software livre no governo federal: crescimento significativo ou manutenção de nichos?
- Destino de iniciativas governamentais e semi-governamentais como o interessante CACIC, a discreta OTUN, e a adoção do controverso laptop de US$ 100,00 do MIT.
- Relacionamento entre a primeira edição nacional do evento LinuxWorld e a comunidade.
- Eventos e mídias comerciais voltadas aos usuários de software livre nacionais conseguirão encontrar a rentabilidade sem publicar anúncios de produtos concorrentes ou ser indiretamente financiados pelo governo?

Acrescente seus temas nos comentários, e quem sabe poderemos fazer uma matéria sobre isto ao final do ano que vem?

Sobre o último item em particular, gostaria mais uma vez de acrescentar que embora eu não tenha a menor intenção de algum dia exibir publicidade da Microsoft no BR-Linux, graças à limitação do escopo, a boas parcerias e ao apoio da própria comunidade, minha situação é bastante particular: manter o BR-Linux é muito barato para mim (e os aumentos de custos planejados para 2006 não serão suficientes para mudar esta situação). Lamento a situação em que a ausência de outros anunciantes de peso leva outros veículos de interesse da comunidade a ter de considerar este tipo de anúncio com outros olhos. Talvez a solução não esteja nas mãos das mídias, e sim na dos anunciantes - será que em 2006 eles irão procurar nossas revistas, programas de TV, eventos e outras mídias?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Melhor suporte ao desktop doméstico: Detecção de hardware principalmente usando o HAL.

Mais desempenho com o Xorg 7.

O KDE 4.0 que ainda não se sabe ao certo como vai ser.

Quais jogos serão lançados... será que um dia a Eletronic Arts ainda irá lançar seus jogos nativos para Linux?

Melhor desempenho de programas importantes como Firefox e Open Office, é uma vergonha a diferença de velocidade de abertura que existe entre o Firefox no Win e no Linux.
Comentário de Damarinho
Velocidade de abertura: (*_*)

1 - QUICK START - Há anos, no Windows, que a carga de programas é executada
com o processo de residência fixa em Memória.
- A partir da segunda execução, a velocidade processual é maior, porque
não há I/O de disco para o LOAD.

Este fato gerou uma fantasia e êrro de interpretação, comparando-se com
a carga de programas no Linux.

Lembrando: o OpenOffice tem o recurso de QuickStart, que favorece a carga do OO, mais rapidamente.

2 - Com aquele recurso do Windows, houve frequência de congelamento do sistema (freeze, tela azul) - porque não havia um gerenciamento de memória.

Depois, criou-se um programa para LIMPAR a memória de resíduos e dejetos.

3 - Outros itens que prejudicam desempenho do sistema:

a) Cooler vencido, com mais de um ano de uso (++)
b) agentes - processos de residência fixa em memória, compartilhando CPU - memória e I/O de disco. Exemplo: anti-virus e recursos semelhants.
...
Fato: Foi sensível a melhora de desmpenho quando troquei o cooler de
um AMD 1800+,após 2 anos de uso, com reflexos na velocidade. Antes a
temperatura chegava a 58 gráus, depois 41 graus (após 1 hora de uso).

4 - Os processadores AMD - 64 bits.






Comentário de liberie
Xen virtual machine monitor : Xen virtual machine monitor

http://www.cl.cam.ac.uk/Research/SRG/netos/xen/

Asterisk

http://www.asterisk.org/


Comentário de rafa
5 COISAS MINHAS: no mundo:
1. ubuntu: nova versão e projetos relacionados (smartpm, launchpad, kubuntu etc)
2. laptop de 100 doletas também.
3. ie7 x firefox x opera.
4. windows vista.
5. java x c# x mono.

no brasil:
1. uso do fust.
2. mais uma eleição com urnas da marca diebold de segurança duvidável.
3. mandriva conectiva.
4. participação do brasil no debate sobre a descentralização do controle da internet.
5. uol x google x yahoo x telefônicas.
Comentário de ricardomoc
Empresas: O Linux está entrando em várias empresas, devagarinho. Algumas notícias tem dado conta disso, inclusive uma interessante matéria na revista Exame, que fala sobre Casas Bahia, Pão de Açúcar, dentre outras que já adotaram o sistema do pinguim, como eles dizem. Acho interessante acompanhar de perto esse crescimento. Na Caixa Econômica Federal, já foram adotadas diversas iniciativas em relação ao SL. Algo interessante que podemos acompanhar é na área de loterias, que passa para o controle total da Caixa, com a inclusão do Linux nos equipamentos de loteria. São mais de 18.000 em todo o país.

Defenda a vida! Diga não ao aborto,
se você for homem...
Comentário de ricardomoc
Empresas: O Linux está entrando em várias empresas, devagarinho. Algumas notícias tem dado conta disso, inclusive uma interessante matéria na revista Exame, que fala sobre Casas Bahia, Pão de Açúcar, dentre outras que já adotaram o sistema do pinguim, como eles dizem. Acho interessante acompanhar de perto esse crescimento. Na Caixa Econômica Federal, já foram adotadas diversas iniciativas em relação ao SL. Algo interessante que podemos acompanhar é na área de loterias, que passa para o controle total da Caixa, com a inclusão do Linux nos equipamentos de loteria. São mais de 18.000 em todo o país.


Defenda a vida! Diga não ao aborto,
se você for homem...
Comentário de Kid-X não logado
No Brasil e no mundo...: No mundo:

1. Exokernel;
2. Open Hardware;
3. Experiências sucessivas com célula-tronco;
4. Cura da AIDS;
5. Máquina de teletransporte.

No Brasil:

1. Uso de software livre no governo;
2. Venda do PC Conectado;
3. Encontros de usuários;
4. Piadas com o Windows Vista;
5. Flamewar no BR-Linux de Ananias vs. Patola vs. Nemesis vs. Xico vs. Luc vs. Kid-X........
Comentário de CWagner
Não sei exatamene como vai s: Não sei exatamene como vai ser, mas descobri esse site que mostra umas screenshots.

http://vladoboss.softver.org.mk/mg2/index.php?list=5

Podem ser apenas idéias ou talvez uma versão beta da interface, seja o que for, dá gosto de ver a polidez da interface e a beleza dos ícones.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Daniel Dantas
É impressionante como tem ge: É impressionante como tem gente que ainda cai nessa que os programas abrem mais rápido no windows que no linux, mesmo depois de tanta divulgação disso e da criação de inúmeras soluções para isso.
O windows carrega mais rápido o programa porque ele carrega quase tudo na memória durante a inicialização. Percebe que quanto mais programa você instala no windows mais lento ele fica para inicializar??
Qual a vantagem disso?? O programa "carrega" mais rápido. Qual a desvantagem?? Desperdício de memória, levando a necessidade de comprar mais memória. Enquanto que no linux a memória gasta é utilizada para coisas úteis, no windows a memória é desperdiçada pré-carregando programas que talvez o usuário não irá utilizá-lo.
Agora, se você bate o pé e quer esse tipo de coisa de qualquer jeito, existem alguns programinhas no linux que fazem a mesma coisa.
Comentário de hamacker
se os screenshots forem reais: se os screenshots forem reais, alcançaremos em 2006 um novo patamar de resolução de tela : 1280x1024. Caramba como as telas do kde ficaram apertadas!
Comentário de hamacker
E a novela da SCO ?: E a novela da SCO ?
Será que acaba em 2006 ?
Comentário de Lauro
Gostei demais!: Atualmente estou usando o Gnome, no Ubuntu 5.10, mas gostei demais desses screenshots do KDE 4, se ele for por esse caminho posso até mudar de desktop! Bastante limpo e de muito bom gosto, nem parece o KDE ,não que o atual não seja bonito e de bom gosto, apenas acho muito cheio de penduricalhos (tela fica poluída).

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Paulo César
Quero ver mais softwares empr: Quero ver mais softwares empresariais rodando no linux. Quero acompanhar de perto o Siages, produzido pela Solis http://siages.solis.coop.br/ e acompanhar a evolução dos outros sw empresariais de fontes livres hospedados no Código Livre http://codigolivre.org.br/projects/

PC
Comentário de psicoppardo
Acabei de ver no mesmo endereço: mano..., se for tudo aquilo tá beleza, mal posso esperar para experimentar. Eu sei que esse apelativo visual e trivial, mais e daí, homem gosta realmente do que é bonito e ver o linux, superar o till Bill (não confudir com kill bill), é interessante. Sobre o carregamento mais rápido no windows, pode parecer algo sem importância (pois realmente o melhor uso da memória é significante), pricipalmente para quem trabalha com aplicativos gráficos, mas para a maioria dos usuários comuns, só ele ver o windows carregar mais rápido os aplicativos, lhe causa um falso julgamento, e não se engane ele divulga isso como eu vi nos cometários aqui citados, estou desenvolvendo uma solução, tanto para isso como também para o reconhecimento de um novo HD de forma automática (quando o usuário colocar o HD, iniciar o computador o mesmo reconheça esse novo HD sem a necessidade do aplicativo de particionamento (pelo menos não de forma aparente). Acho que um reconhecimento pois instalação de novo hardware se torna tbm interesse, não sei se isso já existe, pois meu linux é o debian (pela própria filosofia do Debian).

O linux (seja que distro for), evolui de forma muito rápida, talves quando eu, estiver acabando alguém já tenha solucionado, essa (não diria problema) dificuldade (para minha opnião deixo isso bem claro).


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004