O SearchOpenSource selecionou
5 temas que devem ser acompanhados em 2006. São mesmo bastante interessantes, incluindo assuntos como o desenvolvimento do debate sobre a nova versão da licença GPL, o avanço da virtualização (com ferramentas como o Xen), o retorno que a Novell e a Sun terão com suas iniciativas de código aberto, o surgimento de mais alternativas sólidas ao MS Exchange e o crescimento do Linux no desktop corporativo.
Surge a pergunta: que temas serão interessantes de acompanhar no Brasil? Eu tenho interesse por alguns em particular, e vou apontar 5 (sem nenhuma ordem particular) esperando que vocês complementem com os seus próprios temas de interesse nos comentários.
- O destino do PC Conectado / Computador para Todos / micro popular com software livre: haverá oferta e suporte continuados?
- Uso de software livre no governo federal: crescimento significativo ou manutenção de nichos?
- Destino de iniciativas governamentais e semi-governamentais como o interessante CACIC, a discreta OTUN, e a adoção do controverso laptop de US$ 100,00 do MIT.
- Relacionamento entre a primeira edição nacional do evento LinuxWorld e a comunidade.
- Eventos e mídias comerciais voltadas aos usuários de software livre nacionais conseguirão encontrar a rentabilidade sem publicar anúncios de produtos concorrentes ou ser indiretamente financiados pelo governo?
Acrescente seus temas nos comentários, e quem sabe poderemos fazer uma matéria sobre isto ao final do ano que vem?
Sobre o último item em particular, gostaria mais uma vez de acrescentar que embora eu não tenha a menor intenção de algum dia exibir publicidade da Microsoft no BR-Linux, graças à limitação do escopo, a boas parcerias e ao apoio da própria comunidade, minha situação é bastante particular: manter o BR-Linux é muito barato para mim (e os aumentos de custos planejados para 2006 não serão suficientes para mudar esta situação). Lamento a situação em que a ausência de outros anunciantes de peso leva outros veículos de interesse da comunidade a ter de considerar este tipo de anúncio com outros olhos. Talvez a solução não esteja nas mãos das mídias, e sim na dos anunciantes - será que em 2006 eles irão procurar nossas revistas, programas de TV, eventos e outras mídias?
Mais desempenho com o Xorg 7.
O KDE 4.0 que ainda não se sabe ao certo como vai ser.
Quais jogos serão lançados... será que um dia a Eletronic Arts ainda irá lançar seus jogos nativos para Linux?
Melhor desempenho de programas importantes como Firefox e Open Office, é uma vergonha a diferença de velocidade de abertura que existe entre o Firefox no Win e no Linux.