Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Presente de Natal: PUC-Rio libera como software livre todo o "padrão" para TV Digital

É com grade prazer que o Portal do PSL-Brasil informa o presente de Natal para a comunidade software livre Brasil. Acabamos de receber a notícia de Luis Fernando Gomes Soares, professor pesquisador da PUC-Rio. Toda a implementação para a TV Digital do Brasil está sendo disponibilizada como software livre, sob a GNU-GPL. O Brasil dispõe agora da melhor implementaçao para TV Digital do Mundo totalmente Livre. Este é um enorme presente de Natal para nossa comunidade. Veja mais no link a seguir.” A nota foi enviada por Andres (andresbiagiΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
foi um chute no saco do Héli: foi um chute no saco do Hélio Costa, aquele lobbista da MS >.<
Comentário de sri_canesh
Lobista da Globo, não da MS : Lobista da Globo, não da MS
A Globo quer o padrão japonês e não um nacional. Por isso que o HC vem emperrando o padrão brasileiro.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de assisoliveira
Tv padrao - GNU-GPL: Parabens a quem teve a iniciativa da ideia, nosso pais de vez enquando da exemplo a ser seguido pelos paises desenvolvido que desejam tudo para si. Sem duvida uma fato que pode provocar uma revolucao.
Comentário de Profano
É o SOL DA LIBERDADE...: É O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHANDO NO CÉU DA PÁTRIA NESTE INSTANTE... Tornando MAIS AMPLOS os nossos HORIZONTES (LATO SENSU)... Talvez, quem sabe, uma forma de frear a ganância Global...

PARABÉNS, a TODOS que participaram desse Projeto. Parabés e muito obrigado. Muito sucesso a todos!!!


-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-Profano-
Comentário de thluxx
ótimo: Sem dúvida uma das melhores notícias do ano! Parabéns a equipe que trabalhou neste projeto e aplausos pela iniciativa de liberá-lo sobre a forma GPL. Que sirva de exemplo para muitos outros países.
Comentário de Joao Melo
Lobista de Monopólios: Da Globo ou da M$, tanto faz, é lobista de impérios. E sendo lobista de impérios, tem interesse excusos e contra o povo. O Sr. ministro Hélio Costa é mais um equívoco do PT e do presidente LULA, que eu ajudei a eleger.
O que não significa que torço pela corja do PSDB, como o "Vampiro Brasileiro", atual prefeito de SAMPA.

João Melo
Comentário de Emerson
por favor deixemos a polític: por favor deixemos a política pra discutir num fórum de politica...

O que importa é que o Brasil está dando um passo muito importante. Parabéns a todos os que fizeram muito bem a sua parte.

e viva o Brasil
Comentário de SS_Sputnik
Padrão estrangeiro.: Eu sinceramente não entendo o porquê de tanta "festança" em cima disso. Não vai dar em nada. Se o ministro quer um padrão estrangeiro, de que adianta liberar fontes de algo que não será usado?!!!
Acho que está mais para lamentar que comemorar. Se liberaram sob GPL é porque estão apagando as luzes. JÁ ESTÁ DECIDIDO. PADRÃO BRASILEIRO NÃO SERÁ USADO.
Comentário de CWagner
Pelo menos o trabalhos dos ci: Pelo menos o trabalhos dos cientistas, técnicos e desenvolvedores não ficará esquecido dentro de um arquivo de pastas A-Z, em um almoxarifado qualquer.

Podem até estar apagando as luzes, mas pelo menos eles mostram como estavam fazendo as lâmpadas, e ese alguém achar interessante pode começar a produzir algo útil.

Com certeza eles resolveram muitos problemas de compactação, transmissão de multicasting, distribuição de programação, set-top-boxes (acho que é assim que se escreve o nome dos sintonizadores da TV Digital), etc.

Não é justo que esse trabalho todo fique perdido pelos laboratórios das faculdades envolvidas.

Aplaudo a coragem com com que resolveram liberar o trabalho vi GPL, e aproveitando a deixa acho que todo conhecimento gerado em Universidade Pública, seja federal ou estadual deveria ser liberado via Creative Commons ou outra licença livre.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de eu_mesmo
Escreve direito: Tá de ressaca do natal ainda ?
Comentário de Marco Aurélio
TV Digital, como será?: Ok, vi o NCL (que ainda _não_ é livre), patatipatatá. Mas quais serão as características (mais para hardware) da TV digital do Brasil? 720 linhas? 1080 linhas? Será um stream MPEG e, se sim, MPEG-2 ou MPEG-4? O som será AAC ou Layer 2?

Outra preocupação, o que mudará quanto a antena. Aqui onde moro antena externa é um belo enfeite, habito em um vortex magnético. De fato, meio mundo possui parabólicas. O sinal _livre_ enviado pelas parabólicas será digitalizado também?

Enfim, minha grande preocupação é quanto ao hardware. Eu não quero um setup box para perder metade da resolução, eu quero uma placa para espetar no meu computador ou um dispositivo USB 2 ou Firewire.
Comentário de Marco Aurélio
> Com certeza eles resolveram: > Com certeza eles resolveram muitos problemas de compactação,
> transmissão de multicasting, distribuição de programação,
> set-top-boxes (acho que é assim que se escreve o nome dos
> sintonizadores da TV Digital), etc.

Sinceramente, espero que não tenha sido desperdiçado tempo nisso. Não _existe_ o que inventar de compactação de vídeo e aúdio, bem como do formato de transmissão deles.

Outra coisa são os setup-boxes. Boa parte deles conterá circuitos para conversão digital/analógica (decoficação, descompressão, conversão para PAL-M, etc). O Brasil não tem capacidade de produção desses processadores, o máximo que pode fazer é a montagem. De fato, esse é o único momento em que eu fico "feliz" pelo atraso das empresas de hardware brasileiro: no final, vamos aproveitar boa parte dos padrões internacionais.

Para não dizer que o Brasil não fará nada de novo, é bom destacar que, como será transmissão área (e não por cabo ou satélite, como em todos os outros países), a codificação do sinal e sua transmissão é totalmente diferente no Brasil. Essa parte, que não existe tanta sofisticação (ou melhor, não demanda coisas que não possamos produzir internamente), é nossa mesmo.
Comentário de Alexandre_Martins
?: Acaso existe discussão sobre a res (coisa) pública que não seja política? Não casualmente da junção destes termos surge a palavra república (res+pública).
É claro que o padrão desenvolvido pela PUC-Rio é técnico, mas o próprio fato de sua adoção como padrão pelo Brasil estar em questão pois existem interesses econômicos (que necessariamente passam pela política) em jogo, evidencia ser esta também uma discussão política.
Concordo contigo que o Brasil está dando um passo importante, mas não é apenas um passo técnico, é também um passo político a ser defendido, e lutar por sua manutenção adoção e avanço com mais 'passos' é uma atitude eminentemente política.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004